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Marketing

Assessoria de Imprensa: como utilizá-la com êxito no franchising

8 min de leitura Iury Casartelli


A assessoria de imprensa é uma das alternativas para cuidar de uma das partes mais complicadas dentro de uma organização: a comunicação. Por isso, inúmeras instituições utilizam de uma assessoria de imprensa. Deste modo, utilizando de bons profissionais da área, é buscado melhorar a comunicação, tanto interna quanto externa de um negócio.

O que você irá encontrar neste conteúdo:

O que é assessoria de imprensa?

A assessoria de imprensa corresponde a atuação de um profissional da área, equipe ou setor existente dentro de uma empresa. A sua função é otimizar o relacionamento entre a empresa e veículos de comunicação. Esta estratégia serve para conseguir, de forma espontânea, relações amigáveis com outros meios de comunicação. No entanto, este cargo não é presente apenas em empresas, sendo comum em diversos ramos, ganhando destaque na política.

A relevância de uma assessoria de imprensa é indiscutível, já que, além de seus benefícios, ela também pode auxiliar em momentos complicados, tirando a empresa de conflitos e limpando sua imagem. Normalmente o papel de um assessor de imprensa é ocupado por um profissional da área de jornalismo ou relações públicas. O motivo é a necessidade de um profissional com grande conhecimento em comunicação para assumir essa responsabilidade. 

Resumidamente, um assessor irá colher informações de seu assessorado, irá elaborar um conteúdo com qualidade e irá enviar para as mídias, na tentativa de sua publicação ou divulgação. Este profissional não garante que o conteúdo irá realmente aparecer na mídia, pois diferente da publicidade, ele não compra o espaço em jornal, televisão, rádio, entre outros. 

Portanto, a principal característica da assessoria de imprensa é a conquista de espaços nos meios de comunicação sem utilizar dinheiro para pagamentos, por isso seu intuito é criar relações baseadas em laços amistosos. Nesse sentido, ele é o profissional que entende como funcionam os meios, sabe como as notícias são construídas e vai trabalhar para produzir material que chame a atenção de repórteres, chefes de redação e editores-chefe.

Como surgiu a assessoria de imprensa? 

Mas você deve estar se perguntando, como surgiu a assessoria de imprensa? Ao pesquisarmos a história desta vertente da comunicação, vamos encontrar o nome de Ivy Lee. Em 1906, nos Estados Unidos da América, o jornalista Ivy Lee abandonou as páginas dos jornais e criou o primeiro escritório de Relações Públicas do mundo

A sua primeira missão era restabelecer a credibilidade perdida de John Rockefeller, um empresário bem-sucedido, mas que era odiado pelo país. A partir do seu conhecimento como jornalista, Ivy Lee reverteu o cenário e transformou John Rockefeller em um homem generoso, que ajudava cidadãos menos favorecidos da sociedade e que também era respeitado pela opinião pública. Este acontecimento marca o início da assessoria de imprensa e da comunicação corporativa. 

No Brasil, o crescimento das assessorias é cada vez maior. As assessorias estão em empresas privadas, públicas, pessoas físicas (como artistas e celebridades da internet) e também em Organizações Não-Governamentais (ONGs). A assessoria de imprensa, nesse sentido, não é somente uma alternativa para fortalecer a marca, como também promove a transparência nas corporações.  

Quais as funções de uma assessoria de imprensa?

Atualmente, muitas empresas não nomeiam tal atividade como assessoria de imprensa, e sim como equipe ou setor ASCOM (assessoria de comunicação). Além disso, com o passar dos anos, a função passou a desencadear outras atividades, fazendo publicação em redes sociais e produzindo conteúdo para as plataformas digitais.

Para se ter uma assessoria de qualidade é necessário que o assessor de imprensa conheça seu cliente. Ele precisa saber todos seus aspectos, como, as fraquezas, pontos fortes, como está o mercado para seu produto, entre demais itens. Só assim será possível criar uma estratégia de comunicação e desencadear seu papel. Continue lendo para descobrir as funções de uma assessoria de imprensa.

Estratégias de comunicação

Primeiro de tudo é necessário ser elaborado um planejamento de comunicação, que irá analisar e definir quais são as mídias que são pretendidas como veículos-alvo e quais assuntos são relevantes para serem encaminhados para elas.

Se você quer aparecer nos veículos de comunicação tradicionais, é importante que as pautas de assessoria de imprensa tenham abordagens sociais. Por exemplo, dificilmente um assessor de imprensa vai conseguir divulgar o lançamento de um produto como notícia em um telejornal. Porém, se for trabalhado em um contexto social, usando o lançamento do produto para reverter parte dos valores para uma causa que beneficie a sociedade, como a causa animal,  as possibilidades de virar notícia são maiores. 

Release

Normalmente é um texto ou áudio com informações sobre a instituição ou produto que pretende ser divulgado, qual será enviado para as mídias de interesse. Por exemplo, uma franquia está inovando em algo dentro do mercado, a mídia ao receber o release pode decidir se a informação é agravante ou não.

Caso veja vantagens em publicar, o anúncio irá gerar uma divulgação sem custos. Mas lembre-se: para que o release chame a atenção dos jornalistas ele precisa apresentar informações relevantes para o público, não apenas o lançamento do produto em si.

Auxílio em entrevistas

Um assessor de imprensa estará presente em entrevistas, caso sua assessora participe delas. O assessor vai dar auxílio antes, durante e após a ação, já que, irá estar junto para a elaboração de perguntas ou criação de possíveis respostas, analisando como cada fala poderá ter uma ação. Durante a entrevista também pode a interromper ao perceber seu assessorado em situação delicada. E após, analisando o impacto de cada resposta ou pergunta.

Follow up

Entre as estratégias de um assessor está a prática de ligar para editores, com a finalidade de oferecer conteúdos sobre a empresa. Também é feito para questionar o recebimento do material por e-mail e manter contato. O follow up mostra que o assessor está empenhado em alcançar os objetivos do plano de comunicação.

Clipping e análise midiática

A clipagem de notícias consiste em selecionar todas as menções feitas ao assessorado nos mais diversos veículos de comunicação. Nesse sentido, se o seu assessorado aparece nos veículos de comunicação tradicionais associados a ideias negativas, é um sinal de que o trabalho de assessoria precisa ser intensificado para transformar as associações negativas em positivas. 

Gerenciamento de crises

Em um momento de crise, uma assessoria de imprensa pode auxiliar de grande ajuda para a melhora da situação, pois ela pode moderar críticas externas e otimizar processos de comunicação. 

Por exemplo, direcionar o plano de comunicação para o desenvolvimento de pautas que transmitam valores da empresa como credibilidade, sustentabilidade e transparência é uma alternativa para amenizar crises.

Produção e administração de conteúdo 

Os releases, discursos de porta-vozes ou membros que vão representar a empresa em uma determinada celebração, roteiros para produções de vídeo institucionais, postagens nas redes sociais e esclarecimentos ou comunicados para o público são conteúdos que devem estar relacionados à assessoria de imprensa.

Qual importância de uma assessoria de imprensa em franquias?

Desde sempre a imagem de uma empresa é vista como um fator a ser levado em conta para a comercialização de um produto. Tanto que existem diversas metodologias para tal feito, como a proposta de valor. No entanto, a assessoria de imprensa, é apontada como valiosa para o lançamento de produtos. 

Por exemplo: Uma franquia de sandálias como a Havaianas está lançando um novo modelo, que é mais confortável e tem como público-alvo os jovens. O assessor pode então tentar em contato com blogs, rádios e jornais, encaminhando textos e materiais. Também poderá tentar uma comunicação com mídias especializadas sobre o assunto, como revistas e blogs juvenis. 

É nítida a exclusividade oferecida pelas assessorias de imprensa, principalmente ao mandar um conteúdo exclusivo para as mídias. Isso resulta na grande exposição de um novo produto. No caso do exemplo da franquia de sandálias, em um dia ela seria lançada e no outro estaria presente em diversas mídias, favorecendo a comunicação externa.

Uma das vantagens que o torna relevante é o fato da função ser vista com credibilidade dentro do mercado. Muitas empresas de comunicação gostam de receber estes materiais enviados e acabam utilizando eles diversas vezes. O que resulta muitas vezes em uma economia grande em anúncios. 

A solução da Central do Franqueado

Padronizar a marca em uma rede de franquias é um problema comum, certo? Franqueados costumam divulgar materiais que nem sempre passam pela aprovação do franqueador e isto prejudica a identidade da marca.  

Problemas como este acontecem porque os franqueados não dispõem das melhores ferramentas de criação, edição e divulgação de materiais. Para solucionar o problema de uma vez por todas, a Central do Franqueado desenvolveu o módulo Marketing: moderno, intuitivo e tecnológico. 

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Iury Casartelli

Redator em Central do Franqueado


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