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Marketing

Release para imprensa: como utilizar desse material para benefício da sua franquia!

5 min de leitura Cristiano Ritzel


Mandar releases para imprensa é algo bastante agravante na divulgação de um produto, empresa ou marca. Por isso, essa técnica é conhecida e utilizada a anos pelas assessorias de imprensa de negócios, que enviam seus materiais na expectativa deles viraram informações publicadas.

Você vai encontrar neste artigo:

O que são releases para imprensa?

Material extremamente utilizado para assessoria de imprensa, o release, de modo resumido, é um texto informativo sobre pessoa ou ação, enviado pela equipe responsável pela assessoria de alguma pessoa ou marca. Também são utilizados para o anúncio de novos produtos, promoções que serão lançadas, notícias quentes, entre outras novidades.

Os releases para imprensa são conhecidos como uma ferramenta de trabalho de jornalistas, pois é comum os mesmos enviarem e receberem esse modelo de informação constantemente. O motivo para isso, é as empresas enviarem releases para esses profissionais na intenção de talvez acontecer a divulgação do produto enviado nas grandes mídias.

A popularidade da prática de mandar releases para imprensa ajuda em diversos aspectos, dentre eles a possibilidade do item enviado virar notícia, assim ocasionando na divulgação de um negócio. Além que, caso isso ocorra, seu material poderá sair em canais em grandes mídias sem custo, virando notícia, reportagem ou nota.

Outro fator agraciado caso haja a publicação, é a autoridade e credibilidade gerada em cima da empresa. Quando uma empresa divulga algo sobre si mesma em seu site é bom, porém, quando a notícia é dada por outros portais é melhor ainda! Isso porque, mostra que ela é reconhecida pelas mídias de comunicação, a ponto de, comunicadores com autoridade estarem falando sobre ela.

É claro que com o passar dos anos, o envio de releases para imprensa passou por uma grande readaptação para atender a demanda atual, assim como o principal setor responsável por eles, a assessoria de imprensa. Todavia, tal método segue firme e forte como boa forma de divulgação, por isso, vale muito a pena utilizar de releases na sua franquia!

Veja os tipos de releases para imprensa

Como existem diferentes necessidades para uma assessoria de imprensa informar, é de se esperar que existam mais do que apenas uma forma de release. Então, veja alguns tipos de releases mais utilizados:

Padrão:

Possuem a finalidade de apenas noticiar, por isso, abrangem apenas um assunto sobre algo mais específico. Apresentam informações mais sucintas e diretas ao ponto, e durante sua elaboração, já é analisado todos os seus dados, de modo que não fique dúvidas para os jornalistas ou demais destinatários.

Editorial:

São vistos como mais sérios que os demais, normalmente por serem em primeira pessoa, e por representar a fala ou esclarecimento sobre alguma situação. É comum empresas utilizarem deste modelo de release em momentos de crise, acusações e escândalos.

Importante ressaltar, que também existem editoriais sobre análises, críticas e opiniões. E grande maioria destes materiais passam autoridade e credibilidade, pelo motivo de serem apontados como “a fonte oficial se pronunciando”.

Convite

Esse modelo de releases para imprensa busca convidar jornalistas para eventos, isso por um simples motivo: contar com a participação de pessoas de autoridade e que possam falar talvez falar ou noticiar sobre ele. Ou seja, é uma forma de solicitar uma cobertura midiática organizada para um evento.

Dirigido

É basicamente um anúncio de exclusividade enviado a para imprensa, sendo assim, a informação é passada para um portal específico para divulgação. Por exemplo, uma franquia vai disponibilizar um novo produto revolucionário, e envia com antecedência tudo sobre ele para a Central do Franqueado ser a primeira a anunciar sobre o assunto.

Como fazer um release de qualidade para sua franquia

Caso na sua equipe de marketing, ascom ou assessoria de imprensa tenha um jornalista ou alguém da área da comunicação que compreenda sobre release, ótimo. Mas, caso sua franquia não tenha ninguém com esse perfil, você vai precisar de algumas dicas para elaboração do seu release. Pensando nessa possibilidade, a Central do Franqueado separou algumas dicas para você fazer um material com êxito, veja:

Plataforma de Envio: Normalmente, os releases são enviados pelo e-mail, pois além de tradicional sua utilização, se torna mais fácil para os destinatários encontrá-los. Entretanto, com a popularidade das redes sociais, eles também podem ser encaminhados por WhatsApp, Facebook, Instagram, entre outros. 

Pauta/Assunto: É importante analisar bem o que será enviado como release para imprensa, pois dependendo do assunto irá aumentar as chances de publicação nas mídias. Por isso, reflita sobre o impacto que aquela informação poderá ter e sua relevância para a sociedade.

Estrutura: Quanto mais completo seu release melhor, por isso, busque responder ao máximo das possíveis dúvidas do jornalista que vai receber seu material. Uma boa opção é elaborar um lide de qualidade, que é o método de responder seis perguntas consideradas básicas para qualquer produção jornalística, que são:

  • O quê?
  • Quem?
  • Quando?
  • Onde?
  • Como?
  • Por quê?

Deixe sua marca: Além da informação que busca ser transmitida, um dos pontos mais importantes de um release é mostrar a relevância de sua marca ou empresa. Por isso, é bastante válido deixar explícito os pontos positivos da sua franquia! Também, é recomendado possibilitar uma reciprocidade para quem recebeu o conteúdo poder entrar em contato quando necessário.

Viu só? Até que é fácil criar releases para imprensa, então, agora que você aprendeu que tal começar a utilizar desta poderosa ferramenta para garantir divulgação? Comece a observar quais ações da sua franquia merecem ser enviadas para mídias, mas saiba que, uma boa opção é enviar sobre produtos que serão novidades! 

Outro ponto importante, que pode afetar positivamente sua franquia, é que, ao aparecer nos meios de comunicação investidores podem abrir os olhos para seu negócio. Assim você pode ter um benefício no seu processo de expansão

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Cristiano Ritzel

Redator em Central do Franqueado


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