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Marketing

O influencer digital e o mercado de franquias: uma nova forma de vender o seu produto

8 min de leitura Leonardo Montoya


Sabemos que hoje em dia todos os setores passam por um processo de digitalização, o que acaba estimulando aqueles que querem melhores resultados a se lançarem e investirem também nas possibilidades do mundo virtual. Nesse contexto, um profissional se sobressai: o digital influencer

Essas pessoas são responsáveis por utilizar sua presença nas redes sociais para engajar seus seguidores em campanhas de marketing e, consequentemente, na compra de determinado produto ou serviço da marca anunciante. Sendo essa figura tão importante para a publicidade atual, não seria um equívoco assumirmos que também há espaço para ela no mercado de franquias

Vamos conferir o método por trás das ações, as ferramentas mais utilizadas e as possibilidades de sucesso dessa possível parceria. Quem sabe no processo você não tem uma ideia para alavancar o seu negócio? 

Neste artigo você lerá sobre:

O marketing das franquias

Antes de conhecermos com mais detalhes o possível papel do digital influencer, precisamos entender por linhas gerais como funciona o marketing de uma franquia. 

Só assim os responsáveis pela ação publicitária poderão traçar uma estratégia que se beneficie ao máximo dos serviços desse profissional, utilizando-o de maneira adequada e alinhada ao seu próprio conteúdo. 

Como em todo grande negócio, no franchising também é necessário um plano de marketing, isto é, uma metodologia de organização dos processos referentes a essa área. Entre outras coisas, o plano tem como objetivo definir o posicionamento da marca, levando em conta princípios, diferenciais e metas. 

Além disso, o plano deve estar de acordo com o know-how da franquia, seguindo alguns padrões pré-definidos de gestão e marketing do empreendimento em questão. Dessa forma, a equipe responsável pelo plano deve prezar também pela manutenção da identidade da marca

E falando na identidade da marca, não podemos deixar de mencionar outro ponto essencial: o branding. A identidade visual deve ser concebida para representar tudo que já foi definido anteriormente, fortalecendo a imagem da empresa.

No franchising, ainda, temos algo chamado Fundo de Propaganda, que nada mais é do que a quantia referente aos gastos com publicidade, financiados por franqueados e franqueadores para o benefício de toda a rede. Para ajudar na administração do Fundo de Propaganda, é constituído o Conselho de Franqueados, grupo de caráter consultivo. 

Portanto, ao planejar uma campanha de publicidade encabeçada por um grande influenciador digital, é necessário fundamentá-la a partir do posicionamento da empresa, de forma que respeite o know-how, combine com o branding e se encaixe no Fundo de Propaganda. É uma estratégia complexa, sem dúvidas, mas que pode apresentar ótimos resultados se bem executada.

O mercado do influencer digital

Por mais que a relevância do mercado de influência seja bem conhecida nos dias de hoje, podemos ir ainda mais fundo. Vejamos alguns dados.

Artigos da Forbes e de outras publicações internacionais relevantes estimam que o TAM (mercado total endereçável) do marketing de influência gira em torno de US$ 10 a 25 bilhões. Outro texto publicado no portal da Forbes aponta que o marketing de influência cresce mais rápido e já se mostra mais eficiente que as demais formas de anúncio digital. 

Para além das cifras e estimativas bilionárias, temos algumas pesquisas no campo da confiabilidade e da relação dos usuários com os influenciadores. Em um levantamento da Think with Google, foi apontado que 54% das pessoas que regularmente utilizam o Youtube se identificam mais com os criadores de conteúdo da plataforma do que com celebridades da TV. 

Ao analisarmos esse último exemplo, ainda podemos acrescentar que o YouTube conta com uma base de 2 bilhões de usuários. Com isso, fica evidente o poder de influência desses profissionais, que contam com um público muito grande e, mais importante, muito fiel. 

Se tratando do Brasil, segundo estudos da Statista Global Consumer Survey,  referência mundial em pesquisas relacionadas ao mundo digital, ultrapassamos a China para se tornar o país mais suscetível às estratégias do marketing de influência. 

Além disso, o tempo que os usuários passam conectados é outro fator que leva o Brasil a constituir um mercado particularmente valioso, uma vez que configura entre os países que mais se dedicam às redes sociais em todo o mundo, com uma média de 225 minutos por dia.  Desse modo, vamos concentrar a análise no mercado nacional, pensando a partir das empresas e dos influenciadores presentes no país. 

A presença do influencer no Instagram 

As mídias sociais são denominadores comuns na relação de uma empresa com um influenciador digital, afinal todo negócio que se preze precisa ocupar esses espaços de alguma forma, certo?

Sendo assim, é feita uma troca: a marca cede espaço em suas redes para o influencer, e o influencer, por sua vez, apresenta a marca em seu perfil, criando um vínculo entre as partes e atingindo duas bases diferentes. Vamos conhecer o que faz do Instagram a melhor plataforma para esse processo. 

Originalmente concebido como um espaço para compartilhar fotos, o Instagram evoluiu muito e hoje em dia apresenta diversas possibilidades tanto para os usuários comuns quanto para aqueles que trabalham com a plataforma. Por esse e outros motivos, o aplicativo se destaca como a rede social mais utilizada no Brasil.

Além de contar com um público gigante, sabemos que os usuários já estão plenamente inseridos na cultura da influência digital. De acordo com dados da pesquisa realizada pela Opinion Box, o marketing de influência é inerente à experiência proporcionada pelo Instagram. Veja alguns números que comprovam a afirmação:

  • 82% dos brasileiros seguem marcas no Instagram.
  • 67% dos usuários do Instagram no Brasil seguem algum influenciador digital.
  • 47% interagem com posts de empresas e marcas.
  • 55% dos entrevistados disseram já ter comprado algo indicado ou utilizado por um influenciador digital.

Os números, como você pode ver, são relevantes e devem ser levados em conta na hora planejar uma nova ação publicitária que, se bem executada, com certeza trará grandes resultados para a franquia. 

Os resultados do marketing de influência

Com um número tão alto de usuários interessados em ouvir o que os influencers têm a dizer, é fácil entender porque as marcas estão cada vez mais adotando o marketing de influência como um investimento a longo prazo. Aqui temos alguns resultados esperados de uma campanha bem executada: 

  • Transformar parte dos seguidores do influencer em novos clientes para a empresa.
  • Fidelizar os clientes já existentes por meio de um marketing mais moderno e coerente com a linguagem das mídias sociais. 
  • Criar uma relação de confiança entre o cliente e a marca por intermédio do seu representante.
  • Elevar o engajamento nas redes sociais, aumentando número de compartilhamentos, comentários, curtidas e outros, para com isso divulgar a marca de maneira mais geral e orgânica.

Idealmente é tudo muito claro, mas será que na prática é assim mesmo? Vejamos um exemplo real.

O Boticário, um exemplo de sucesso 

Para ilustrar as possibilidades dessa parceria, tomemos como exemplo O Boticário, uma franquia que está presente no mercado e no imaginário do povo brasileiro há mais de 40 anos, liderando com folga o setor de perfumaria

Contando com o reconhecimento popular, O Boticário tem cerca de 9 milhões de seguidores no Instagram, um número condizente com a sua relevância. Entretanto, no mundo do marketing digital, os milhões não são nenhuma novidade, e é bem comum encontrarmos influenciadores com mais seguidores do que os perfis oficiais de grandes marcas. 

As marcas precisam chamar atenção para suas redes, há uma necessidade de “entreter” e criar um vínculo com os seguidores, que de outra forma não dariam a devida atenção às publicações. E os influenciadores, do outro lado, podem fornecer esse serviço, levando também a sua parcela de seguidores para as redes da empresa. 

Nesses moldes, O Boticário contratou o digital influencer Gilberto Nogueira, que conta com cerca de 14 milhões de seguidores mesmo tendo aparecido para a vida pública há menos de um ano. Veja bem, O Boticário, uma empresa muito tradicional, conhecida por grande parte da população brasileira, conta com menos seguidores do que essa única pessoa. 

Se você acessar agora mesmo o Instagram da marca, verá o influencer logo nas primeiras publicações, e o inverso acontece no perfil de Gilberto — ou Gil do Vigor, como é popularmente conhecido —, que publica sobre os produtos do Boticário. Assim, temos a já mencionada troca de espaços e a criação do vínculo que visa impactar as duas bases diferentes

Não seria engano dizer que esse processo populariza o influencer fora das redes, associando-o a uma marca presente no cotidiano das pessoas, o processo contrário do que acontece no mundo digital, onde a marca é associada à presença do influenciador, figura conhecida na bolha virtual. Essa parceria deixa evidente que há espaço para o marketing de influência no mercado de franquias.

Considerações finais

Como você viu, o marketing de influência pode potencializar os resultados de uma franquia. As ferramentas são muitas e nunca param de surgir novas formas de impactar o mundo digital (e, consequentemente, o real). É necessário alinhar os grandes negócios às grandes tendências, fazendo os ajustes necessários para alcançar os melhores resultados no seu empreendimento. 

Se for do seu interesse, dê uma chance aos influenciadores digitais e tente encontrar uma personalidade adequada para representar seu negócio. Aproveitando as possibilidades do mundo conectado, você só tem a ganhar! 

Gostou da  ideia e quer saber mais sobre como definir os objetivos de marketing em sua rede de franquias? Então continue explorando nosso site!

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Leonardo Montoya

Redator em Central do Franqueado


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