Logo Central do Franqueado2
  • Facebook Central do Franqueado
  • Copiar Link Central do Franqueado
  • Twitter Central do Franqueado
Central do Franqueado »Franchising »Saiba como abrir um negócio no franchising
Franchising

Saiba como abrir um negócio no franchising

6 min de leituraCarlos Griebler

Empreender é um sonho para muitos brasileiros, porém o caminho até esse objetivo pode ser cheio de dúvidas e empecilhos. Nesse contexto, o franchising surge como uma opção viável de negócio até mesmo para aqueles com pouca experiência na gestão de empresas.

Então, se você já pensou em entrar no cenário empresarial, o mercado de franquias (ou franchising) pode ser uma ótima escolha. Para te ajudar, neste conteúdo trazemos tudo que precisa saber sobre como abrir um negócio no franchising, além de detalhes do modelo e dicas para encontrar a franquia certa para seu perfil empreendedor. 

Você lerá sobre:

O que é o franchising?

Está tentando conhecer mais sobre os processos do franchising? Antes de descobrir como abrir um negócio com o modelo de franquias, é importante entender como ele funciona! Então, é hora de conhecer esse sistema que não para de crescer!

De forma simples, o franchising é a concessão do direito de uso pelo proprietário de uma marca a um investidor para poder replicar em diferentes locais um formato reconhecido e bem-sucedido de exploração de mercado. Para exemplificar, podemos citar grandes franquias como McDonald’s e Maria Açaí, redes que você com certeza já se deparou em algum centro comercial.

Assim, o investidor que aposta em abrir um negócio com uma unidade de uma rede já estabelecida e presente no imaginário de um público se permite iniciar sua trajetória como empreendedor com certo respaldo. 

Dessa forma, se inicia uma parceria positiva para ambos os lados, onde o franqueado se beneficia de um suporte contínuo e os já citados processos de sucesso comprovado e o franqueador recebe uma parcela dos lucros da rede, os royalties. Tudo isso, é claro, regido pela Lei de Franquias e estabelecido na COF (Circular de Oferta de Franquia).

Qual a franquia certa para meu perfil empreendedor?

Outro passo importante antes de pensar em abrir um negócio no mundo de franquias, é saber qual o seu perfil empreendedor. A franquia X pode não ser a certa para a pessoa Y, afinal, estamos falando de uma parceria que exige um mínimo alinhamento profissional e cultural.

Felizmente, redes de franquias costumam deixar claro o perfil do candidato que consideram ideal para investir com a marca. Dessa forma, se cria um filtro que pode evitar problemas futuros de relacionamento e qualquer tipo de desgaste que afete a performance da unidade.

Por isso, não se atire na primeira oportunidade que encontrar. O modelo de franquias tem uma vasta versatilidade, tanto de formatos dentro do modelo quanto a diferentes perfis de empreendedor. Existe um lugar para todos dentro do franchising, cabe ao potencial franqueado encontrar o seu.

Para isso, realize uma auto-análise para compreender o seu perfil e qual os objetivos e formas de trabalhar que você busca. Lembre-se que gerenciar uma franquia envolve ainda mais burocracias em comparação com um negócio comum. Afinal, nem sempre todos estão prontos para assumir essas responsabilidades. 

Por fim, nunca deixe de comparar o seu perfil empreendedor com aquele franqueador ideal que as marcas buscam. No Portal de Franquias da Central do Franqueado que vamos detalhar logo mais, é possível encontrar, além do processo de seleção de franqueados, esse perfil do franqueado esperado pela marca. Assim, fazer essa comparação prévia ajuda a  garantir uma jornada profissional mais recompensadora e saudável.

Como abrir um negócio no mercado de franquias?

Agora que você já sabe dois passos primordiais para quem pensa em abrir um negócio no franchising (conhecer o sistema e o seu perfil empreendedor), podemos continuar nosso guia para realizar o seu sonho de ter o próprio empreendimento. Confira!

1. Escolha o melhor segmento para você

Quer facilitar ainda mais a busca para encontrar a franquia certa para você? Então conheça os segmentos do franchising. Mas atenção: não é porque aquele segmento demonstra um resultado financeiro absurdo que seu empreendimento vai dar certo, é encontrar um equilíbrio entre suas preferências e as finanças do modelo.

Se você conseguir encontrar um segmento que seja um meio termo entre esses dois pontos, é possível se sentir realizado enquanto também traz um bom retorno financeiro.

Atualmente, os destaques do mercado, após um ano de pandemia e abalos no mercado, foram o segmento de Alimentação e Saúde, Beleza e Bem-Estar. Juntos, os dois setores representam quase metade do faturamento total do modelo de franquias no Brasil, demonstrando o porquê de serem as principais para negócios lucrativos na hora de investir. 

2. Avalie os formatos de negócio

Outro dos principais diferenciais do franchising é sua possibilidade de expansão em diversos formatos. Geralmente, você pode encontrar os formatos a seguir em todos os segmentos. Por isso, escolha o que mais se encaixa em seu orçamento e proposta de empreendedorismo.

Entre eles, podemos destacar as lojas físicas, quiosques, containers e, mais recentemente, as franquias home-based que oferecem valores inferiores e a possibilidade de trabalhar de casa. Cada um desses formatos conta com características únicas e valores que podem se encaixar nos mais variados desejos de empreendedores.

3. Contato com a franqueadora 

Após escolher a franquia que deseja investir, esteja preparado para os processos burocráticos que podem começar com uma entrevista para avaliar o perfil do candidato, passando pela negociação de valores até entrega da Circular Oferta de Franquia (COF), documento irá especificar todas as responsabilidades do franqueado e deveres da franqueadora. 

Após isso, basta a assinatura do contrato de franquia e o negócio estará fechado. 

4. Escolha do ponto comercial e treinamentos

O ponto comercial é um passo essencial para o sucesso de uma franquia. Sua unidade deve preencher alguns requisitos, como fácil acesso, estacionamento e uma boa visibilidade para exposição da marca. 

A Central do Franquado possui um e-book sobre geomarketing, onde orientamos a escolha de ponto comercial com base em onde seus clientes estão e como se comportam em cada local. Além disso, lembre-se que a escolha do ponto é feita junto da franqueadora, que auxilia na escolha e orienta o novo franqueado. 

Depois, temos a fase de treinamentos. Nos programas de treinamento de uma franquia, é fundamental que a franqueadora encontre as melhores formas de transferir esse conhecimento aos novos franqueados. Afinal, foi esse porto seguro que atraiu os franqueados em primeiro lugar. Assim, é necessário buscar por redes que tenham um bom processo de capacitação com explicações e manuais que garantam o sucesso do franqueado.

Onde encontrar uma franquia para investir?

Agora que você já sabe o tamanho da oportunidade de montar um negócio no mercado de franquias, precisa seguir nossas dicas para encontrar a franquia ideal para você, certo? Para isso, apresentamos o Portal de Franquias da Central do Franqueado!

Por sermos referência no mercado de franquias, lançamos um portal com uma série de franquias estabelecidas, buscando conectar nossa audiência com nossos clientes franqueadores. 

Entre as categorias disponíveis, temos as franquias de todos os formatos e segmentos que vão te ajudar a alcançar tudo aquilo que contamos neste artigo. Temos opções de segmentos e investimentos para todos os gostos e visões. Não perca!

Continue navegando pelo nosso site para aprender cada vez mais sobre o franchising. Esperamos você!

Author Avatar
Carlos Griebler

Redator em Central do Franqueado