Segmento:
Alimentação
Formato:
Loja/Quiosque
Sede:
Illinóis/Rio de Janeiro
Inauguração
da Empresa:
1940
Ingresso no
Franchising:
1953
Unidades:
2305
Segmento: | Alimentação |
Investimento: | R$ 2.800.000,00 |
Retorno: | 60 meses |
Taxa: | R$ 150.000,00 |
Taxa de publicidade: | 4,3% sobre o faturamento |
Royalties: | 5% sobre o faturamento |
Faturamento médio: | R$ 560.000,00 |
A história do McDonald’s começou a ser escrita em 1937, pelos irmãos Maurice e Richard McDonald. O embrião do negócio foi uma pequena barraca de hot dogs aberta no município de Arcadia, estado da Califórnia, nos Estados Unidos.
Três anos depois, em 1940, a dupla de proprietários resolveu mudar de ares e expandir o negócio. Foi então que inauguraram a primeira unidade do McDonald’s, na cidade de San Bernardino, a 80 quilômetros de Arcadia.
O McDonald’s teve dois divisores de água que demonstraram-se decisivos para a rede se tornar o gigante que é hoje. O primeiro ocorreu em 1948.
Após verificarem que cerca de 85% do faturamento do restaurante era proveniente da venda de três artigos: hambúrgueres, milk shakes e batatas fritas, os proprietários resolveram fechar o estabelecimento por alguns meses, reformular o sistema produtivo e focar apenas nos três produtos principais.
Foi então que surgiu o sistema de produção rápida. O controle de qualidade nesse modelo de preparação de era muito rígido. Cada sanduíche deve possuir a mesma quantidade de molho e de vegetais. Os hambúrgueres passam a ser cuidadosamente controlados para terem o mesmo peso e tamanho.
Em vez de fazerem os seus pedidos de dentro do carro e aguardarem de 20 a 30 minutos até os lanches ficarem prontos, os clientes agora dirigiam-se até um balcão e recebiam a encomenda imediatamente.
O sistema de produção rápida com montagem em série tornou o McDonald’s um sucesso instantâneo. A ideia acabou revolucionando todo o mercado de restaurantes dos EUA e do mundo.
Em 1954, o vendedor Ray Kroc conhece o McDonald’s durante uma viagem a San Bernardino. Convencido de estar diante de uma ideia com muito potencial, ele convence os irmãos Maurice e Richard a expandir o restaurante para todo os EUA por meio do franchising.
Além de tornar-se franqueado, Kroc passa a gerir a rede e oferecer o negócio a novos investidores. Em 1961, ele compra a rede dos irmãos McDonald por US$ 2,7 milhões, se tornando o único proprietário. Dois anos depois, surge um dos maiores símbolos da marca, o palhaço Ronald McDonald’s.
O ano de 1967 marca a inclusão no cardápio do maior clássico o do McDonald’s, o Big Mac, e a inauguração da primeira unidade fora dos EUA, aberta no Canadá. Em 1971, surgem os primeiros restaurantes da rede em três continentes: Ásia, Europa e Oceania. A América do Sul e a África ganham suas primeiras lojas nos anos de 1979 e 1994, respectivamente.
A primeira unidade do McDonald’s no Brasil foi inaugurada em fevereiro de 1979, no Rio de Janeiro. Atualmente, a rede conta com cerca de 2,5 mil unidades no país – 950 lojas e o restante quiosques -, emprega algo em torno de 50 mil funcionários e atende cerca de 2 milhões de clientes diariamente.
O McDonald’s é a maior cadeia de fast foods do mundo, com mais de 37 mil lojas espalhadas por 119 países. Atualmente, a rede é responsável por alimentar, diariamente, um contingente equivalente a um terço da população brasileira – 68 milhões de pessoas por dia.
Em 2018, o McDonald’s obteve um lucro global de US$ 5,924 bilhões – R$ 24 bilhões pela cotação de 10/2019 -, registrando um crescimento de 14% em relação ao ano anterior.
Um relatório divulgado pela BBC, em 2012, classificou o McDonald’s como o segundo maior empregador do mundo, atrás apenas da Walmart. Estima-se que a rede empregue cerca de 2 milhões de pessoas ao redor do planeta.
No Brasil e em toda a América Latina e Caribe, a responsável pela operação das franquias do McDonald’s é a holding Arcos Dourados, que tem sede em Montevidéu, no Uruguai.
Para se tornar franqueado da marca, você precisa passar por um processo seletivo que dura aproximadamente um ano. São pelo menos seis passos:
Conforme mencionado ao longo do conteúdo, um dos maiores motivos por trás do sucesso do McDonald’s é o rígido controle de qualidade estabelecido pelos gestores e a padronização de toda a rede.
A Central do Franqueado é uma ferramenta que ajuda você a prestar o suporte necessário para os seus franqueados. Desta forma, é mais fácil garantir a padronização das unidades. Nada melhor para o sucesso de sua marca do que seguir os exemplos das grandes empresas.
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