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Dados da franquia MCDONALD’S

Segmento Alimentação
Investimento 2.800.000,00
Retorno do Investimento: 60 meses
Royalties: 5% sobre o faturamento
Faturamento: 560.000,00
Taxa de Franquia: 150.000,00
Taxa de Publicidade: 4,3% sobre o faturamento

A história do McDonald’s começou a ser escrita em 1937, pelos irmãos Maurice e Richard McDonald. O embrião do negócio foi uma pequena barraca de hot dogs aberta no município de Arcadia, estado da Califórnia, nos Estados Unidos.

Tr√™s anos depois, em 1940, a dupla de propriet√°rios resolveu mudar de ares e expandir o neg√≥cio. Foi ent√£o que inauguraram a¬†primeira unidade do McDonald‚Äôs, na cidade de San Bernardino, a 80 quil√īmetros de Arcadia.

O McDonald’s teve dois divisores de água que demonstraram-se decisivos para a rede se tornar o gigante que é hoje. O primeiro ocorreu em 1948.

Início do Fast Food

Ap√≥s verificarem que cerca de 85% do faturamento do restaurante era proveniente da venda de tr√™s artigos: hamb√ļrgueres,¬†milk shakes¬†e batatas fritas, os propriet√°rios resolveram fechar o estabelecimento por alguns meses,¬†reformular o sistema produtivo e focar apenas nos tr√™s produtos principais.

Foi ent√£o que surgiu o sistema de produ√ß√£o r√°pida. O¬†controle de qualidade¬†nesse modelo de prepara√ß√£o de era muito r√≠gido. Cada sandu√≠che deve possuir a mesma quantidade de molho e de vegetais. Os hamb√ļrgueres passam a ser cuidadosamente controlados para terem o mesmo peso e tamanho.

Em vez de fazerem os seus pedidos de dentro do carro e aguardarem de 20 a 30 minutos até os lanches ficarem prontos, os clientes agora dirigiam-se até um balcão e recebiam a encomenda imediatamente.

O sistema de produ√ß√£o r√°pida com montagem em s√©rie tornou o McDonald‚Äôs um sucesso instant√Ęneo. A ideia¬†acabou revolucionando todo o mercado de restaurantes¬†dos EUA e do mundo.

Fome de Poder

Em 1954, o vendedor Ray Kroc conhece o McDonald’s durante uma viagem a San Bernardino. Convencido de estar diante de uma ideia com muito potencial, ele convence os irmãos Maurice e Richard a expandir o restaurante para todo os EUA por meio do franchising.

Al√©m de tornar-se franqueado, Kroc passa a gerir a rede e oferecer o neg√≥cio a novos investidores. Em 1961, ele compra a rede dos irm√£os McDonald por US$ 2,7 milh√Ķes, se tornando o √ļnico propriet√°rio. Dois anos depois, surge um dos maiores s√≠mbolos da marca, o palha√ßo Ronald McDonald‚Äôs.

O ano de 1967 marca a inclus√£o no card√°pio do maior cl√°ssico o do McDonald‚Äôs, o Big Mac, e a¬†inaugura√ß√£o da primeira unidade fora dos EUA, aberta no Canad√°. Em 1971, surgem os primeiros restaurantes da rede em tr√™s continentes: √Āsia, Europa e Oceania. A Am√©rica do Sul e a √Āfrica ganham suas primeiras lojas nos anos de 1979 e 1994, respectivamente.

McDonald’s no Brasil

A primeira unidade do McDonald‚Äôs no Brasil foi inaugurada em fevereiro de 1979, no Rio de Janeiro. Atualmente, a rede conta com cerca de 2,5 mil unidades no pa√≠s ‚Äď 950 lojas e o restante quiosques -, emprega algo em torno de¬†50 mil funcion√°rios e atende cerca de 2 milh√Ķes de clientes diariamente.

Franquia de Sucesso

O McDonald‚Äôs √© a maior cadeia de¬†fast foods¬†do mundo, com mais de 37 mil lojas espalhadas por 119 pa√≠ses. Atualmente, a rede √© respons√°vel por alimentar, diariamente, um contingente equivalente a um ter√ßo da popula√ß√£o brasileira ‚Äst68 milh√Ķes de pessoas por dia.

Em 2018, o McDonald‚Äôs obteve um¬†lucro global de US$ 5,924 bilh√Ķes¬†‚Äď R$ 24 bilh√Ķes pela cota√ß√£o de 10/2019 -, registrando um crescimento de 14% em rela√ß√£o ao ano anterior.

Um relat√≥rio divulgado pela BBC, em 2012, classificou o McDonald‚Äôs como o¬†segundo maior empregador do mundo, atr√°s apenas da Walmart. Estima-se que a rede empregue cerca de 2 milh√Ķes de pessoas ao redor do planeta.

Franquia McDonald’s: processo de seleção

No Brasil e em toda a América Latina e Caribe, a responsável pela operação das franquias do McDonald’s é a holding Arcos Dourados, que tem sede em Montevidéu, no Uruguai.

Para se tornar franqueado da marca, você precisa passar por um processo seletivo que dura aproximadamente um ano. São pelo menos seis passos:

  • Inscri√ß√£o no site:¬†Antes de qualquer coisa, √© necess√°rio¬†preencher um question√°rio¬†no site da Arcos Dourados. Se o seu perfil for compat√≠vel com os requisitos da marca e houver oportunidades pr√≥ximas ao local onde voc√™ reside, o respons√°vel pelo Departamento de Franquias da rede ir√° entrar em contato para marcar uma entrevista pessoal.
  • Conhecendo a rotina:¬†O aspirante a franqueado √© convidado a passar tr√™s dias acompanhando o funcionamento de um restaurante McDonald‚Äôs. A din√Ęmica tem o objetivo de ajudar o interessado a avaliar a rotina de uma unidade. √Č durante esta etapa que ocorre a entrevista.
  • Avalia√ß√£o do perfil:¬†O candidato √© submetido √† equipe de assessoramento da rede. A fun√ß√£o dos recrutadores √© avaliar a compet√™ncias e o background dos candidatos.
  • Entrevista:¬†Antes de dar in√≠cio ao¬†treinamento¬†efetivo, o candidato ainda √© convidado a passar por uma s√©rie de entrevistas com os executivos da rede. Feito isso, √© hora de o candidato ir para a principal etapa do ciclo.
  • Treinamento:¬†Uma vez aprovado para se tornar um franqueado McDonald‚Äôs, o candidato √© encaminhado para imers√£o para aprender tudo sobre o neg√≥cio. A instru√ß√£o ocorre em Centro de Treinamento e dura 36 semanas.
  • Recebimento de chaves e inaugura√ß√£o:¬†Ap√≥s assinar o contrato de franquia e obter o direito de operar a marca McDonald‚Äôs, voc√™ ir√° receber as chaves do restaurante designado e, finalmente, come√ßar a operar o seu neg√≥cio.

Li√ß√Ķes para se aprender com o McDonald‚Äôs

Conforme mencionado ao longo do conte√ļdo, um dos maiores motivos por tr√°s do sucesso do McDonald‚Äôs √© o r√≠gido controle de qualidade estabelecido pelos gestores e a padroniza√ß√£o de toda a rede.

A Central do Franqueado é uma ferramenta que ajuda você a prestar o suporte necessário para os seus franqueados. Desta forma, é mais fácil garantir a padronização das unidades. Nada melhor para o sucesso de sua marca do que seguir os exemplos das grandes empresas.

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