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Checklist em franquias de alimentação: como garantir processos padronizados em sua rede

7 min de leituraCarlos Griebler

Sua rede de franquias já utiliza checklists durante os processos de produção? Saiba que, apesar de simples, o checklist pode ser um poderoso instrumento de padronização de processos em uma franquia de alimentação. 

Por se tratar de um segmento que exige um controle rígido de qualidade, o uso de ferramentas para garantir que todas as unidades ofereçam um produto dentro dos padrões estabelecidos pela rede de franquias acaba se tornando fundamental. Para ajudá-lo a entender tudo sobre o uso de checklists em franquias de alimentação, a Central do Franqueado preparou este guia completo sobre o assunto.

Neste artigo você lerá sobre:

O que é um checklist?

Considerada por muitos como a ferramenta de gestão da qualidade mais difundida no mundo corporativo, o checklist (lista de verificação, em tradução livre) é uma técnica desenvolvida para garantir a observação de parâmetros mínimos de qualidade durante a realização dos mais variados tipos de procedimento.

Dessa forma, você terá em mãos uma lista de itens previamente estabelecidos que, ao serem verificados durante a execução do processo, atuam contra potenciais falhas de natureza humana, como a falta de memória ou o déficit de atenção. Seu objetivo é assegurar que todas as etapas da operação sejam cumpridas de acordo com o programado.

A técnica é tão difundida que, devido a sua simplicidade e eficácia, já extrapolou o âmbito dos negócios, sendo utilizada até mesmo para a conferência de tarefas do dia a dia — a lista de supermercado é um exemplo de checklist. E o melhor: ele pode ser elaborado por qualquer pessoa e seu custo é praticamente zero.

Entre os principais usos do checklist, o destaque obviamente fica com a organização e otimização de processos. Assim, utilizando uma folha de verificação, você estará prezando pelo padrão de qualidade e pela padronização de processos em sua rede.

A importância? Saiba que no franchising a padronização é um pilar essencial para o triunfo e expansão da rede. Afinal, o conceito de franquia nada mais é do que replicar metodologias e processos de sucesso comprovados. Por isso, o checklist pode ser a ferramenta perfeita para garantir o controle de qualidade!

Mais recentemente, o checklist recebeu suas versões digitais, o chamado checklist online. Buscando otimizar o rendimento dessa conceituada ferramenta, o uso de um checklist online permite a criação e replicação das listas, além de armazenar o histórico de dados, tornando possível preencher e acessar os materiais a qualquer momento e lugar.

Viu o quão útil um checklist pode ser? Então, antes de aprender de fato a construir um ótimo checklist para sua franquia de alimentação, vamos conhecer mais alguns dos benefícios dessa ferramenta!

Qual a importância do checklist em franquias de alimentação

Além de ser o segmento com maior participação no mercado brasileiro de franchising, o setor de alimentação também é um dos mais sensíveis no que diz respeito ao produto entregue aos clientes. Afinal de contas, além de se tratar de uma necessidade básica, a alimentação interfere diretamente na saúde das pessoas.

Ao comprar um bem de consumo qualquer, o consumidor corre o risco de adquirir um objeto defeituoso. E, quando falamos de alimentação, defeitos ou problemas relacionados a qualidade dessa entrega podem resultar em um retrabalho custoso ou, em casos mais graves, processos. 

Embora existam marcas mundialmente reconhecidas pela qualidade de seus produtos, ainda não surgiu uma empresa que tenha conseguido eliminar completamente as falhas de sua linha de produção. Os eventuais erros de fabricação, portanto, são um risco enfrentado pelos clientes toda vez que realizam uma compra.

Em uma folha de verificação, todos os passos necessários para realizar uma tarefa estão listados, portanto, a chance de haver falhas e descumprimento de etapas é diminuída muito. Um exemplo poderia ser o passo a passo para o preparo de um hambúrguer. Se o checklist para produção indica a presença de duas fatias de queijo, é mais difícil que o cliente receba um produto desfalcado, certo? 

Assim, ao utilizar checklists, você reduz a chance desse erro acontecer. Afinal, existe uma série de fatores a serem checados antes da entrega final ao cliente. Por isso a importância de, ao utilizar uma folha de verificação, especificar quais itens devem ser cumpridos para cada tarefa ou atividade realizada na rede. 

Por fim, reforçamos que os checklists são ótimas ferramentas na manutenção do padrão de uma rede de franquias. Através da sua listagem específica, as unidades conseguem manter a harmonia e oferecer seus produtos e serviços de acordo com as imposições e padrões da rede. 

Como aplicar checklists em franquias de alimentação

A gama de aplicação de checklists em franquias de alimentação é enorme. Ou seja, se restringir ao preparo de alimentos é limitar a importância que uma folha de verificação pode ter em sua rede. Nesse sentido, antes de aprender a como aplicar checklists, cabe conhecer um pouco sobre as possibilidades de uso em franquias de alimentação. Confira algumas delas:

  • Estado de conservação dos insumos e matérias-primas;
  • Rotulagem correta dos produtos;
  • Limpeza do ambiente;
  • Vestimentas adequadas por parte dos colaboradores;
  • Controle de pragas;
  • Qualidade, higiene e conservação dos equipamentos e mobiliários;
  • Avaliação das instalações hidrossanitárias;
  • Descarte adequado de resíduos.

Além disso, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária lançou a Resolução n.º 275  em 2002, estabelecendo uma série de normas sobre o assunto. O documento trouxe algumas regras que devem ser verificadas nos checklists das empresas de preparo e industrialização de alimentos.

Agora, quer saber como começar a aplicar checklists em sua franquia de alimentação? Vamos lá!

1. Defina o que você quer padronizar

O primeiro passo é definir qual o alvo do checklist. Ou seja, o objetivo para qual você quer estabelecer itens a serem cumpridos. Como acabamos de ver, em uma rede de franquias isso pode variar desde o preparo de um alimento até o descarte adequado de resíduos.

2. Faça um brainstorm de itens

Este é o momento de definir quais itens precisam ser checados. Reúna-se com os especialistas em cada setor de sua franquia para um brainstorm onde será estabelecido com exatidão o que realmente é fundamental a ser cumprido em cada checklist. 

Também garanta a clareza em cada um dos itens. Se o seu checklist for ambíguo, você não saberá se o processo de verificação foi feito da maneira correta e esperada pelo franqueador.

3. Resuma se necessário

Agora, se o seu checklist for muito longo, pode ser necessário criar subdivisões para descomplicar o andamento do processo. Ao organizar os itens em um formato de grupos, será mais fácil navegar por setores específicos durante a checagem. 

4. Não pule itens!

O propósito do checklist é justamente criar uma lista de necessidades essenciais e orientar o cumprimento de alguma tarefa de forma padronizada. Então, como padronizar com eficiência se acabar pulando itens ou categorias?

5. Faça um test-drive

Antes de colocar os checklists em funcionamento, peça para os colaboradores utilizarem a ferramenta por algum tempo. Dessa forma, será mais fácil avaliar se o instrumento está adequado às necessidades ou se será preciso alterar alguma coisa imediatamente. 

No processo, não deixe de dar voz aos seus franqueados e funcionários. São eles que fazem uso dos checklists diariamente e podem trazer as melhores sugestões de melhorias. Por fim, os principais retornos só acontecerão no dia a dia, então realize ajustes conforme forem necessários.

A solução da Central do Franqueado

Como gestor, é fundamental que você organize ao máximo a administração da sua rede e a Central do Franqueado sabe muito bem que essa não é uma tarefa fácil. Por isso, em nosso sistema para franquias, mais especificamente dentro da solução de padronização, desenvolvemos um módulo voltado especialmente para o controle de qualidade das unidades. 

Nele, é possível realizar checklists online e analisá-los de forma fácil e prática. Também oferecemos a possibilidade de criação de formulários personalizados, os quais podem abranger as questões mais específicas da sua empresa.

O módulo Checklist auxilia você a manter o padrão de qualidade de sua rede de franquias em todo lugar. Desta forma, você poderá oferecer o melhor do seu produto ou serviço em todas as unidades de atuação. Afinal, a ferramenta pode ser acessada a qualquer hora e de qualquer lugar. Caso você ainda não tenha adotado a prática dos checklists, não perca mais tempo! 

Ficou interessado? Bata um papo conosco e teremos o prazer de apresentar nossa plataforma intuitiva e inovadora, criada para tornar mais prática e ágil a gestão de franquias. 

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Carlos Griebler

Redator em Central do Franqueado