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Padronização

Conheça a melhor forma de padronizar a sua rede de franquias

5 min de leituraAndrei Arndt

Padronizar é um dos pilares do franchising. Porém, ao enfrentar problemas em uma rede de franquias, nem todos os franqueadores percebem que o problema está na padronização. Aprenda neste artigo a importância de padronizar a sua rede de franquias e qual a melhor forma para resolver os seus problemas.

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Qual a importância de padronizar sua rede de franquias?

Padronizar os procedimentos é uma das principais características do modelo de franquias. É através do princípio de replicação que as redes de franquia se estabelecem e, por isso, a padronização é uma das razões que atrai um número incontável de investidores para o franchising. 

Ao optar por investir em uma determinada rede de franquias, o empreendedor entende que estará abrindo uma unidade de franquia idêntica àquela que ele visitou em outra cidade, outro estado ou até mesmo em outro país. Sem a padronização, o mercado de franquias perderia suas qualidades que incluem a estabilidade e a segurança ao empreender.

No entanto, para um franqueador, nem sempre é fácil estar atento à padronização. Comunicação ruidosa, desalinhamento de informações e problemas na prestação de suporte são comuns e tomam a maior parte do tempo de um gestor de rede. Mas não se preocupe, neste artigo você vai aprender a importância e também como padronizar uma rede de franquias.

Benefícios de padronizar sua rede de franquias

Visibilidade da marca 

A visibilidade da marca está relacionada à padronização visual. Para manter uma identidade de marca uniforme, toda a rede de franquias precisa acompanhar o padrão estabelecido pelo franqueador. As cores, símbolos, fontes e fotografias devem atender a um padrão pré-estabelecido pela franqueadora. 

Problemas na padronização contribuem não só para com a desconfiança do cliente na marca, como também para uma experiência de compra abaixo das expectativas. Por isso, ao manter a padronização, os consumidores conseguem reconhecer a identidade da marca assim que visualizarem as cores ou o logotipo correspondente. 

Aumente as chances de encontrar investidores

Padronizar uma rede de franquias é uma forma de atrair empreendedores interessados em investir na abertura de uma nova unidade. Quer um exemplo? Vamos supor que você a sua rede de franquias está em várias cidades no Rio Grande do Sul. 

Um investidor interessado visita uma unidade de franquia em Porto Alegre. Um mês depois, o mesmo investidor viaja para a Serra Gaúcha e visita uma unidade de franquia na cidade de Caxias do Sul. Porém, ao comparar as duas experiências, o investidor percebe que a unidade da capital gaúcha é completamente diferente da unidade em que ele visitou durante sua viagem à serra. 

Quais são as chances desse empreendedor enxergar a sua rede de franquias como um bom investimento? A verdade é que as chances são muito pequenas. Afinal, a padronização diz muito sobre como o franqueador está cuidando da rede de franquias. 

Para resolver esse problema, auditorias em pontos de venda são fundamentais. Padronizar não é um diferencial, mas sim uma necessidade ao estruturar uma rede de franquias. 

Satisfação dos clientes e franqueados

Não importa qual o modelo de negócio você esteja inserido, eles sempre estarão lá: os clientes. Sem a clientela, é impossível um empreendimento alcançar o sucesso. No mercado de franquias não é diferente. Além do mais, um diferencial do franchising é que os franqueadores se dedicam não só aos consumidores, como também aos franqueados. 

Apesar dos colaboradores e franqueados serem fundamentais, muitos franqueadores não conseguem dar a atenção necessária a eles. Por isso, recorrer a tecnologia é uma maneira de padronizar, aumentar a satisfação dos clientes e melhorar a prestação de suporte.

Como padronizar sua rede de franquias?

A Central do Franqueado sabe a importância de padronizar uma rede de franquias. Por isso, nós desenvolvemos a solução Padronização. Ao escolher a Central para padronizar a sua rede de franquias, você terá à disposição três módulos: Módulo Checklist, Módulo Marketing e Módulo Compras. Cada um dos módulos é voltado para um dos problemas mais comuns enfrentados pelos franqueadores.

O Módulo Checklist cria lista de verificações para você manter a padronização da rede de franquias sempre dentro do esperado. Já pensou em avaliar pontos de venda sem precisar pagar o deslocamento de consultores de campo até a franquia? O Módulo Checklist permite a você fazer consultorias e inspeções a distância. 

O Módulo Marketing é o mais procurado por franqueadores que querem revolucionar a identidade visual da franquia. Você tem problemas com franqueadores que fogem do padrão da marca ao divulgarem produtos, campanhas e datas especiais? Então, o Módulo Marketing é perfeito para você. 

Ele permite a disponibilização de modelos editáveis para os seus franqueados, também conta com coleções com datas especiais para que elas não passem em branco. Além disso, o Módulo Marketing integra toda a divulgação da rede. Isso significa que você nunca mais precisará se preocupar em usar sites ou aplicativos de terceiros para divulgar a sua rede.

O Módulo Compras facilita o processo de compras dos franqueados e acompanha o que, em qual quantidade e com quais fornecedores os franqueados estão comprando ou negociando. 

Quer mais uma garantia? A Central do Franqueado sempre estará à sua disposição. Não esquecemos os nossos clientes após fecharmos uma venda. Nossa equipe de Sucesso do Cliente estará sempre disponível para treinamentos, resolução de dúvidas e o que mais você precisar!

Solicite uma demonstração gratuita do serviço de Padronização e teste você mesmo todas as facilidades de ser um cliente da Central. 

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Andrei Arndt

Redator em Central do Franqueado