Anuncie

Solicite uma demonstração da plataforma Central do Franqueado

central-logo openMenu
Padronização

Entenda a importância da Padronização de Marca em franquias

9 min de leitura Filipe Pacheco


A Padronização de Marca em franquias desempenha um papel crucial na construção e manutenção do sucesso desses modelos de negócios.

Este conceito transcende a mera uniformidade estética e atinge o cerne da identidade empresarial, estabelecendo diretrizes que permeiam desde o visual até a experiência do cliente. Neste contexto, a padronização não é apenas uma questão estética, mas uma estratégia estruturada que visa garantir consistência e coerência em todos os aspectos operacionais e visuais da franquia.

Com isso, a padronização da marca é um processo que tem como objetivo deixar todos seus materiais (digitais ou impressos) padronizados. Isso é uma forma de organização para que sua marca fique com uma imagem única e impactante no imaginário do público. 

Isto é, com a padronização, é mais fácil que a marca seja lembrada pelo consumidor final. No franchising, padronizar significa investir em um dos pilares fundamentais para o funcionamento de uma franquia. Neste artigo, a Central do Franqueado preparou para você tudo sobre padronização de marca.

Você vai conferir:

O que é a padronização da marca? 

A padronização da marca refere-se ao processo de estabelecer diretrizes e normas consistentes para a representação visual, comportamental e comunicativa de uma marca. Essa prática tem como objetivo criar uma identidade visual coesa e reconhecível, garantindo que todos os elementos associados à marca, como logotipos, cores, tipografia e mensagens, sigam um padrão consistente em todas as instâncias de sua aplicação.

Porém, antes de entender por que é importante apostar na padronização de marca, você deve saber o que significa padronização. Primeiramente, padronização significa criar padrões que orientem a construção e a veiculação de materiais publicitários da marca com foco no padrão de qualidade. Por exemplo, o uso das cores, das fontes e dos tamanhos está inserido dentro do contexto de padronização da marca. 

Vamos supor que você queira criar brindes para os seus clientes. Então, escolhe como brinde uma camiseta com o logo da marca. Você encaminha um lote de camisetas para a gráfica, mas a cor vermelha, que é uma das principais, acaba saindo verde devido a problemas de impressão. Nesse caso, o lote de camisetas certamente será descartado. Não há como presentear os consumidores com um item que não vai lembrar a sua marca.

Vale lembrar também que estratégias como esta proporcionam uma experiência diferenciada ao cliente. Afinal, quem não gosta de brindes? Ao associar a marca com uma sensação de felicidade, que é de receber um presente, você vai marcar o consumidor e sempre que ele olhar para a camiseta ou para a marca em outra situação, vai lembrar da experiência que teve. 

Com a padronização da marca no contexto de franquias e modelos de negócios semelhantes, a padronização da marca é particularmente crucial. Ela garante que cada unidade ou filial da franquia apresente uma imagem uniforme e transmita a mesma experiência ao cliente, independentemente da localização. Essa uniformidade não se limita apenas à estética, mas também abrange aspectos como atendimento ao cliente, qualidade dos produtos ou serviços, e a forma como a marca se comunica.

Qual a importância de padronizar a sua marca?

Muito se fala na importância da identidade visual, a padronização dos elementos e a utilização de cores nos materiais gráficos que ajudam na lembrança da empresa. Para manter o padrão da empresa em todos os materiais, é necessário ter um manual de cores e tamanhos. Neste manual ficarão contidas informações do padrão da marca.

Exemplo de padronização de marca, são as redes franqueadoras, que independente do lugar que você for, estarão todas as lojas no mesmo padrão. A identidade serve para que os consumidores daquela rede, possam identificá-la através de imagens, layouts e cores. A identidade visual deve repassar aos consumidores: histórico da empresa, valores, visão, missão, pontos fortes e ponto de atuação.

As melhores e maiores marcas trabalham com um excelente planejamento de marketing e padronização da marca. Todas as ações de marketing dessas empresas, desde o rótulo até os e-mails enviados aos clientes, seguem uma padronização muito bem estruturada, que tem como base uma comunicação pré-estabelecida. 

Por que isso contribui para o sucesso das grandes empresas? Porque quando alguém compra aquele produto sabe que é daquela respectiva marca, e o produto que está comprando é de altíssima qualidade. Sabe também que por trás daquele produto tem uma empresa com um grande suporte para resolver um eventual problema. 

Ou seja, padronizar a marca é uma estratégia fundamental para as empresas que almejam estabelecer uma presença sólida e duradoura no mercado. A consistência visual, comportamental e comunicativa proporcionada pela padronização desempenha um papel crucial na construção da identidade da marca e na criação de uma conexão significativa com os consumidores. Esta prática não se limita a aspectos estéticos, mas permeia todos os elementos que compõem a experiência do cliente.

Além disso, no contexto de franquias e negócios com várias unidades, a padronização é vital. Ela garante que cada filial ofereça uma experiência semelhante, mantendo a qualidade dos produtos ou serviços e preservando a imagem da marca, independentemente da localização. Isso não apenas facilita a fidelização do cliente, mas também simplifica as operações internas, permitindo uma gestão mais eficiente e eficaz.

logo

Transforme a gestão da sua franquia com um único sistema

Preencha o formulário e solicite uma demonstração gratuita

Como a padronização da marca influencia o cliente?

Todos nós já ouvimos falar que imagem é tudo. Para uma empresa ter sucesso não basta só oferecer bons produtos, com valores relativamente em conta. O segredo é saber qual o impacto causa no cliente. Eles precisam ter confiança na empresa desde o primeiro olhar e contato com ela. Confira a seguir alguns exemplos de como a padronização influencia os clientes:

  • A marca poderá entrar na mente do consumidor: uma marca padronizada será muito mais fácil de ser lembrada e entendida pela sua clientela. Independentemente de a pessoa estar caminhando na rua ou deslizando pela timeline em uma rede social, quando ela enxergar as cores e formatos que simbolizam a sua marca, vai lembrar do que se trata. 
  • Haverá probabilidade de ele voltar na empresa: as marcas que mais aparecem são as mais procuradas. Até porque a maioria das pessoas não tem muito tempo para ficar pesquisando todas as opções de produtos ou serviços. É muito mais prático escolher a marca que passa mais segurança, qualidade e confiabilidade, atributos que serão alcançados ao padronizar a marca.
  • A satisfação do cliente será promovida: satisfação e marca padronizada andam juntas. Principalmente porque a experiência de compra vai estar mais de acordo com o que o cliente deseja, sem alterações que quebrem a sua expectativa.
  • Os clientes indicarão a empresa de forma automática: você gostaria que seus clientes indicassem sua marca para familiares e conhecidos? Saiba que a padronização da marca permite isso. 

Uma boa identidade visual agrega valor à empresa, pois demonstra que ela se preocupa com a imagem e principalmente com a padronização dos produtos. Pense bem: quando vamos comprar algum produto, sempre preferimos pelos que estão com boas imagens, são de marcas consolidadas e de alguma maneira oferecem os mesmos produtos em todas as redes.

Quais são as vantagens de ter uma comunicação padronizada?

Agora que você entendeu o que é a padronização, qual sua importância e como ela influencia o comportamento do cliente, que tal conferir as vantagens de apostar em uma comunicação padronizada?  Veja a seguir!

Aumenta a autoridade da marca no mercado

  • Por meio da identidade visual o público passa a conhecer seu negócio de longe;
  • Essa identidade visual é responsável pela imagem da empresa utilizando tipografias, cores e símbolos, para os públicos internos e externos;
  • Também temos os materiais institucionais, que são o conjunto de peças e estratégias que são elaboradas para divulgar a marca para esses públicos;
  • Muitas propagandas ou até mesmo novidades dessas empresas são rapidamente absorvidas pelo consumidor;
  • Com o treinamento oferecido para todos os funcionários, favorece a empresa na linguagem em que os mesmos terão com os clientes, sempre formalizados e seguindo um padrão;
  • Essa transmissão também faz com que a informação chegue a todos. Isso diminui ruídos e falsas informações sobre o processo operacional e gestão da empresa;
  • Passa transparência no sistema da organização e confiança na hora da compra;
  • A comunicação também ajuda a manter a imagem da empresa positiva. Porque se algo não está bom internamente, os colaboradores compartilham entre seu convívio. 

Poder de atração e fidelização

  • O principal objetivo da identidade visual é atrair o público;
  • Para que esse visual gere atração e tenha efeito e sentido, é necessário que o consumidor reconheça a marca através de materiais muito bem desenvolvidos;
  • Uma das preocupações da empresa é fidelizar o cliente. Isso pode se dar através de meios de comunicação e o pós-venda;
  • Ou seja, ter uma identidade visual pode ajudar na conversa com o cliente e deixá-lo mais próximo da marca;
  • A comunicação bem feita pela instituição, cria um engajamento com o cliente e faz com que ele se fidelize.

Serviço de Padronização da Central do Franqueado

Entendeu a importância dessa estratégia para seu negócio, mas ainda tem dúvidas por onde começar? Pensando em ajudar empreendedores a extrair todo o potencial da estratégia de padronização, a Central do Franqueado criou um serviço para padronizar redes de franquia que inclui três módulos: Checklist, Compras e Marketing. Cada um deles voltado para solucionar os principais problemas enfrentados pelos franqueadores.

O Módulo Checklist é a melhor alternativa para fazer consultorias descomplicadas e acompanhar indicadores da rede. O Módulo Compras vai economizar os recursos da franquia e facilitar o processo de compras dos franqueados. Enquanto o Módulo Marketing é uma tecnologia criada para centralizar toda a produção de materiais de divulgação da rede. Que tal experimentar gratuitamente o serviço de Padronização? Solicite uma demonstração e comprove todos os benefícios de aliar a tecnologia ao franchising!

Gostou do artigo? Então, continue navegando em nosso site para acompanhar todas as novidades e tendências do mercado de franquias. 

Esse conteúdo faz parte do nosso guia completo para promover a padronização de franquias, onde você garante a qualidade da sua marca em todas as unidades da sua rede. Saiba tudo sobre padronização!

Author Avatar
Filipe Pacheco

Redator em Central do Franqueado


Posts Relacionados à Padronização