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Padronização

Manual de boas práticas: o que é e sua importância para franquias

13 min de leitura Dario Ruschel


Você sabia que manuais de boas práticas são muito utilizados na formatação de franquias? O estabelecimento de orientações formais é uma das maneiras encontradas pelos franqueadores para efetuar o controle de qualidade nas unidades da rede, garantindo a padronização de processos e produtos. 

Isto é, para garantir o sucesso e a consistência operacional em toda a rede de franquias, é essencial adotar e seguir rigorosamente um conjunto de diretrizes essenciais. Nesse contexto, o Manual de Boas Práticas surge como um instrumento fundamental, delineando os padrões e procedimentos que devem ser observados por todas as unidades franqueadas.

Neste conteúdo, a Central do Franqueado vai ensiná-lo a elaborar um manual de boas práticas. 

Confira e descubra como esta importante ferramenta pode contribuir para o sucesso do seu empreendimento.

Entre os tópicos abordados você encontrará:

O que é um manual de boas práticas?

Um Manual de Boas Práticas é um documento detalhado que estabelece diretrizes e normas específicas a serem seguidas por uma organização, visando garantir a qualidade, eficiência e padronização das operações. No contexto de franquias, esse manual torna-se uma ferramenta fundamental para manter a consistência em todas as unidades, assegurando que os padrões estabelecidos pela marca sejam rigorosamente seguidos.

Essas diretrizes abrangem uma variedade de aspectos, desde procedimentos operacionais e normas de atendimento ao cliente até requisitos de treinamento e gestão de estoque. O objetivo principal é criar uma base sólida para a operação bem-sucedida da franquia, independentemente da localização geográfica ou do gestor específico de cada unidade.

Ao seguir um Manual de Boas Práticas, as franquias conseguem manter uma identidade consistente, o que é vital para a construção de uma marca forte e reconhecível. Além disso, esses manuais ajudam a mitigar riscos, promover a eficiência operacional e garantir a satisfação do cliente, contribuindo assim para o sucesso geral da rede de franquias.

Com isso, a ferramenta possibilita o aumento do conhecimento sobre a gestão do negócio além de agilizar o diagnóstico de eventuais problemas. Problemas como a insatisfação dos clientes podem ser resolvidos. Isso pode ser facilmente evitado com boas políticas de atendimento e de trabalho dos funcionários. 

A elaboração de um manual de boas práticas é a criação de um documento que especifique a maneira como deve ser a conduta dos franqueados e dos funcionários de uma unidade. A conscientização dos colaboradores sobre a postura desejada no ambiente de serviço deve ser preventiva. Observada estas regras, tem tudo para agregar valor à qualidade da entrega de produtos e serviços.

Em outras palavras, o manual de boas práticas é um documento único. Ele deve ser desenvolvido especificamente para cada rede de franquias. Logo, copiar as orientações de outro manual não é recomendado. Dentro do manual de boas práticas, a rotina da rede de franquias deve constar em detalhes. Também, é comum que os manuais de boas práticas apresentem os procedimentos de operação padrão (POP) e checklists. Outras perguntas também são comuns, como:

Quais são os manuais de uma franquia?

Os manuais de uma franquia são documentos essenciais que fornecem diretrizes e informações detalhadas sobre o funcionamento do negócio, seus processos operacionais, padrões de qualidade, identidade visual, marketing, treinamento de funcionários, e todos os aspectos relevantes para garantir a consistência e o sucesso da franquia. Geralmente, uma franquia possui dois manuais principais: o Manual de Operações e o Manual de Identidade Visual. O primeiro abrange os procedimentos diários do negócio, enquanto o segundo define as diretrizes para a marca e sua representação visual.

O que estudar para abrir uma franquia?

Para abrir uma franquia, é importante estudar a franqueadora e o setor específico em que ela opera. Comece pesquisando detalhes sobre a franquia, como sua história, modelo de negócios, suporte oferecido aos franqueados, taxas e custos envolvidos, territórios disponíveis e requisitos para se tornar um franqueado. Além disso, é essencial analisar o mercado local e sua viabilidade para a franquia em questão, bem como o perfil do público-alvo e a concorrência. A obtenção de informações detalhadas sobre os aspectos financeiros, jurídicos e operacionais de uma franquia ajudará na tomada de decisão informada sobre o empreendimento.

Como funciona o mercado de franquias?

O esquema de franquias funciona com base em um acordo entre o franqueador, detentor da marca e modelo de negócios bem-sucedido, e o franqueado, que deseja operar um negócio utilizando a marca e os sistemas do franqueador. O franqueador concede ao franqueado o direito de usar sua marca, oferece suporte e treinamento, fornece os manuais de operação e identidade visual, além de compartilhar conhecimentos e experiência adquiridos.

Em troca, o franqueado paga taxas iniciais e royalties contínuos ao franqueador. O esquema de franquias permite a expansão rápida e eficiente da marca, aproveitando o investimento e o empreendedorismo de outros, enquanto o franqueado se beneficia de uma oportunidade de negócio com menor risco e suporte de uma empresa estabelecida.

Qual a importância do manual de boas práticas?

Como vimos, um Manual de Boas Práticas desempenha um papel crucial no contexto de franquias, sendo um guia abrangente que estabelece diretrizes fundamentais para a operação consistente e bem-sucedida de todas as unidades dentro da rede. Sua importância pode ser destacada em diversos aspectos que contribuem para o crescimento sustentável e a manutenção da integridade da marca.

Assim, um dos maiores desafios enfrentados pelo empreendedor de franquias é encontrar os melhores meios para que sua empresa mantenha a qualidade enquanto se expande. Quanto mais unidades instaladas, maior é a possibilidade de aparição de problemas.

A exposição da marca a novos públicos é uma questão delicada. Erros de atendimento em apenas uma loja podem afetar a imagem da rede como um todo. A reputação de uma marca pode ser destruída rapidamente pela disseminação de informações de clientes insatisfeitos pelas redes sociais. 

Por mais que algumas medidas como os programas de treinamento e o suporte aos franqueados sejam obrigatoriedades que constam no contrato de franquia, mais ferramentas podem ser utilizadas para primar pela padronização e eficiência na entrega de produtos e serviços aos clientes. Disponibilizar manuais é uma maneira prática e customizável para fundamentar a operação das unidades de franquia.

Segundo a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), as boas práticas são procedimentos que precisam ser implementados pelas empresas para ter certeza de que a qualidade dos produtos e serviços está de acordo com as exigências do órgão. Isto é, independente do seu modelo de negócio, o manual de boas práticas é indispensável. Um manual de boas práticas também facilita a padronização dos procedimentos, diminuindo a probabilidade de erros. 

Vale lembrar que o manual de boas práticas também está relacionado aos treinamentos para franqueados e colaboradores. Afinal, nada melhor para fixar o conhecimento que ter à disposição todas as informações necessárias a qualquer momento e em qualquer lugar, não é mesmo?

Logo, a importância do manual de boas práticas é justificada pela quantidade de benefícios que ele traz para a rede de franquias, principalmente àqueles que estão relacionados ao comprometimento do negócio em atender às exigências da lei.

O papel do manual de boas práticas no controle de qualidade

O manual de boas práticas é um documento de baixo custo de produção, que guarda informações voltadas principalmente para as políticas de trabalho de uma empresa ou instituição. Seu objetivo vai além de apenas evitar erros de produção e entrega de serviços. Ele também deve destacar como os funcionários de uma loja devem se portar entre si e diante dos consumidores.

Assim, sendo é elemento central na garantia de que todos os aspectos operacionais estejam alinhados com os padrões estabelecidos pela marca. Esse documento desempenha diversas funções cruciais que contribuem para assegurar a excelência e a consistência na entrega de produtos ou serviços em todas as unidades da rede.

Estabelecer normas de conduta aos colaboradores é fundamental para garantir a qualidade de atendimento em toda rede. Elas envolvem o relacionamento entre franqueado e funcionários e ressaltam como eles devem proceder diante de situações críticas.

Logo, no franchising, o manual de boas práticas tem a função final de certificar a qualidade das unidades de franquia. É importante que toda loja e todo franqueado disponha de um para consulta rápida. A ferramenta encontra sua utilidade justamente por ser mais um instrumento de auxílio ao operador. Para isso, ele tem que estar acessível para consulta antes que o franqueado recorra ao franqueador para solucionar problemas.

É de suma importância que o franqueado respeite as normas do manual a fim de que a padronização da rede se mantenha. Além disso, ele terá que certificar que seus funcionários façam o mesmo. Dessa forma, as mais diversas situações podem ser resolvidas de forma facilitada.

Uma ocorrência bastante recorrente em redes de restaurantes é errar o pedido de um consumidor. Nesse caso, o manual de boas práticas pode ditar a maneira como a empresa deve se portar nessa situação. Como proceder para que a experiência do cliente seja a menos frustrante possível e o atendimento da unidade compense o erro? 

Seja priorizando o cliente em questão, seja oferecendo descontos ou vantagens, todas essas estratégias podem constar no documento. Caberá ao franqueador, junto à sua equipe, definir a política de trabalho adotada.

Manual e as boas práticas de fabricação

Parte importante da elaboração de um manual de boas práticas em franquias é considerar as boas práticas de fabricação. As chamadas BPF dizem respeito à procedência dos produtos e serviços oferecidos pela marca. Isto é, são critérios estabelecidos pela ANVISA para impedir que indústrias sem as condições mínimas de qualidade atendam o mercado. 

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária se baseia na legislação do Governo Federal para realizar sua análise. Portanto, as regras valem para todas as redes de franchising, independentemente de seu alcance de expansão. 

São abordadas nas BPF, também, questões estruturais da instalação de unidades. Os aspectos físicos das lojas influenciam na forma como os clientes serão recebidos e na maneira como a unidade funcionará. No manual de boas práticas, é importante que esteja relacionada a maneira como os funcionários utilizarão a estrutura da unidade, otimizando o fluxo de funcionamento e de atendimento aos consumidores.

Como produzir e disponibilizar manuais em unidades de franquia?

A produção e disponibilização de manuais em unidades de franquia desempenham um papel crucial na garantia da uniformidade operacional, padronização de procedimentos e, consequentemente, no sucesso da rede como um todo. Aqui estão algumas diretrizes importantes para o processo de criação e distribuição eficaz desses manuais dentro do contexto das franquias.

O primeiro passo é desenvolver manuais abrangentes que detalhem os procedimentos operacionais chave. Isso pode incluir desde práticas de atendimento ao cliente até processos de produção e gestão de estoque. A padronização do formato é crucial para garantir clareza e compreensão.

A colaboração ativa com os franqueados é outro elemento vital. Eles possuem insights práticos e podem contribuir significativamente para a eficácia dos manuais. Estabelecer um canal de feedback contínuo promove um ambiente de cooperação e melhoria constante.

A disponibilização dos manuais deve ocorrer de maneira centralizada, preferencialmente por meio de uma plataforma online acessível a todos os franqueados. Manter os manuais atualizados é igualmente importante, refletindo as mudanças nos processos e práticas operacionais.

O treinamento é uma peça-chave nesse processo. Sessões iniciais para novos franqueados e treinamentos regulares para toda a equipe ajudam a garantir que todos compreendam e sigam as diretrizes delineadas nos manuais.

Um suporte técnico eficaz, seja por meio de uma equipe dedicada ou recursos interativos, é crucial para esclarecer dúvidas relacionadas aos manuais. Além disso, reconhecer e recompensar unidades que aderem exemplarmente aos manuais cria um incentivo adicional para a conformidade.

Finalmente, a realização de auditorias internas periódicas permite avaliar a implementação prática dos manuais em cada unidade. Isso ajuda a identificar áreas que podem necessitar de ajustes e a garantir que os padrões de qualidade e operacionais sejam mantidos.

Nesse sentido, para produzir o manual de boas práticas, é necessário organizar todas as informações referentes à administração da unidade franqueada e, posteriormente, disponibilizá-las para os seus franqueados. Lembre-se: para manter o manual de boas práticas sempre atualizado e relevante, é importante ouvir a opinião de quem o consulta diariamente: os franqueados. 

Logo, ouça com atenção e tente implementar as sugestões que você receber dos seus franqueados e também dos colaboradores das unidades franqueadas. Dessa forma, o manual se mantém sempre em constante desenvolvimento.

Consulta e atualização de manuais com a Central do Franqueado

Uma das grandes vantagens da utilização de manuais é a possibilidade de pesquisa a qualquer momento e em qualquer lugar. A consulta pode ser feita tanto em materiais impressos, quanto em arquivos disponibilizados em um ambiente online. A utilidade do manual de boas práticas no franchising, porém, é muito maior quando é disposta na internet. 

Afinal de contas, torna-se muito mais acessível e interativo, podendo ser editado e atualizado a qualquer momento pelo franqueado. 

Também, qualquer um interessado em consultar o manual, independente da cidade, estado ou país em que esteja, poderá acessar o manual para solucionar as dúvidas. Através deste material, portanto, os franqueadores poderão comunicar aos franqueados todas as informações importantes para manter o funcionamento adequado da rede de franquias. 

Afinal, aliar tecnologia e franchising deixou de ser um diferencial para se tornar uma das exigências no competitivo mercado atual. A Central do Franqueado conhece as dificuldades dos franqueadores e, por isso, desenvolveu um sistema voltado especificamente para o franchising: o Módulo CAF e o Módulo Arquivos.

O módulo Arquivos possibilita o armazenamento de todo tipo de documentos, incluindo manuais, para consulta rápida dos franqueados. Também, o Módulo Arquivos armazena todas as informações no Amazon Web Services (AWS), servidor usado por empresas como Netflix e Facebook. 

O módulo Central de Atendimento ao Franqueado (CAF), por sua vez, vai destravar a sua comunicação com os franqueados e proporcionar uma prestação de suporte de qualidade. O CAF envia alertas e notificações, registra todas as interações com os franqueados e ainda permite realizar reuniões e pesquisas de satisfação. 

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Dario Ruschel

CEO da Central do Franqueado


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