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Padronização

6 dicas para resolver problemas na padronização

9 min de leituraAndrei Arndt

Sua rede de franquias está sofrendo com problemas na padronização? Não se desespere, pois eles são mais comuns do que se imagina. Agora, você sabe como resolvê-los? Nem sempre é fácil escolher as melhores alternativas para solucionar um problema. 

Além disso, é a padronização de processos e de políticas de conduta que possibilita o funcionamento ideal do franchising. Por isso, a Central do Franqueado preparou este conteúdo para você.

Neste artigo você vai ver:

O que é padronização?

O que é padronização? Padronização significa manter um padrão em todos os procedimentos que a franquia está envolvida. Por exemplo, se você tem uma unidade de franquia em Porto Alegre, no Rio Grande do Sul e outra em Curitiba, no Paraná, você precisa padronizar o atendimento, os produtos e serviços. 

Ou seja, significa que, não importa a distância em que uma unidade de franquia esteja da outra, elas precisam ser idênticas no que se refere a padronização visual e prestação de serviços.

Qual a importância da padronização? 

A padronização é indispensável porque é através dela que os seus franqueados vão manter os padrões de qualidade exigidos. Sem a padronização, os franqueados ficarão perdidos na hora de administrar as unidades de franquia. Por isso, a padronização deve estar alinhada a uma prestação de suporte de qualidade. 

Também, devem existir manuais de franquia para que todo o know-how seja transferido aos franqueados. Uma rede de franquias padronizada vai desfrutar de maior visibilidade no mercado. Principalmente porque fica mais fácil para os consumidores identificarem a sua marca em diferentes locais.

Além disso, a padronização contribui na satisfação do cliente. As marcas que os clientes reconhecem facilmente e confiam são padronizadas. Isto é, clientes não ficaram decepcionados com o serviço ou produto se a qualidade for equivalente em todas as unidades da rede de franquias.

Como identificar problemas na padronização?

Tomar a decisão de franquear um negócio próprio é embarcar em um desafio, por mais experiente que o empreendedor seja. Afinal, obter sucesso em uma rede é contar com o trabalho de novos gestores que representarão a marca em novas unidades. 

O franqueador estará concedendo o uso de sua marca a franqueados. Logo, depende do trabalho desses profissionais para que as lojas funcionem adequadamente.

Como gestor da rede, você pode prezar pela padronização do modelo de franquia. Mas, como garantir que os franqueados estão exercendo seu papel de acordo com as normas da empresa? Ou melhor: como evitar que problemas em determinadas lojas aconteçam?

Eventuais transtornos são inevitáveis no dia-a-dia das lojas de uma rede. Entretanto, normalmente são provenientes de falhas em processos cotidianos pré-definidos, os quais devem ser de conhecimento dos franqueados e funcionários. 

Uma rede bem estruturada é aquela que transmite diferentes matrizes de know-how necessário e seus princípios a todos os profissionais, contando também com mecanismos eficientes de comunicação e suporte.

A partir disso, a padronização do formato de franquia é conquistada e apreendida por toda a rede. Não cabe apenas ao franqueador disseminar normas; é fundamental que franqueados e funcionários as incorporem à sua postura de trabalho.

Já sabemos que são o conhecimento e a conduta dos profissionais que garantem a padronização do funcionamento de franquias. Pensando nisso, separamos seis dicas para que o franqueador faça sua parte a fim de incentivar e proporcionar um ambiente de trabalho ideal em rede, evitando contratempos na gestão das unidades. 

Ao exercer tais responsabilidades, o franqueador estará contribuindo para o controle de qualidade de sua empresa. Preste atenção e reveja, desde já, a situação atual do seu negócio.

6 dicas para resolver problemas na padronização do meu negócio

Agora que você entendeu o que é a padronização, sua importância e como identificar os problemas de padronização em uma rede de franquias, confira as 6 dicas que preparamos para você. Boa leitura!

1. Defina os parâmetros da sua marca

Essa dica é preciosa, principalmente aos recém-franqueados que ainda estão em processo de formatação da rede, mas também, para aqueles que já enfrentam a concorrência e estão constantemente analisando o posicionamento do seu negócio no mercado. 

Não há rede de franquias sem a definição de uma marca. E por marca, não estamos falando apenas logotipo e slogan, mas sim, de quem a marca é para seu público consumidor e para potenciais investidores — os, então, franqueados.

Um negócio, para ser replicado, além de ser atraente a investidores, deve ter parâmetros definidos, a serem exercidos nas novas unidades. Eles serão os pilares de formatação da rede. Desde princípios de trabalho, ao layout das lojas, tudo deve estar alinhado com o posicionamento da marca no mercado. Três dos principais pilares são os seguintes:

  • Políticas internas, em relação à conduta dos franqueados e funcionários;
  • Processos definidos, para padronização do trabalho nas unidades;
  • Padrões estéticos, para reconhecimento das lojas.

A partir disso, será fundamentada a padronização da rede: tanto em relação à forma como os clientes serão atendidos, quanto à maneira como os produtos serão produzidos. É pela definição de marca que os itens a seguir serão desenvolvidos.

Quer mais uma dica? Pensar em todos os detalhes para a formatação de uma marca a ser replicada pode ser difícil. Ainda mais para quem nunca teve experiência com isso. Conte com o auxílio de consultorias especializadas em formatação em franquias. 

A partir daí, estruture a padronização da sua rede. Para a afirmação de políticas da rede, lembre-se de desenvolver campanhas de endomarketing, a serem inseridas na rotina das lojas.

2. Desenvolva programas de treinamento completos

Não há gestão de unidades de franquias se o know-how de gestão da marca não foi transmitido aos novos franqueados. Os investidores, previamente selecionados de acordo com seu perfil empreendedor, não chegam sabendo o que precisam saber para administrar uma loja da franquia de acordo com os padrões da empresa. 

Essa é a função dos programas de treinamento: proporcionar o conhecimento necessário para que os operadores das lojas saibam geri-las dentro das normas estabelecidas. 

Partindo dos pilares citados anteriormente, os módulos de treinamento devem ser desenvolvidos, abrangendo todas as questões que envolvem a gestão de uma unidade da franquia.

Isso diz respeito desde a forma como a loja será instalada, à maneira como os franqueados capacitam seus funcionários, para a produção cotidiana e atendimento aos clientes. 

Aqui, é de suma importância a transmissão das políticas internas da empresa. Afinal, é nos programas de treinamento que os gestores saberão qual postura deverão exercer no dia-a-dia, seja no contato com fornecedores, seja na coordenação do trabalho.

Sabia que a internet possibilita a oferta de aulas interativas, lúdicas e de fácil acesso aos novos franqueados? Treinamentos EAD podem ser acessados a qualquer momento e lugar, ficando armazenados para consulta. Além disso, são uma opção mais barata para a realização dos programas.

3. Tenha mecanismos eficientes para prestação de suporte

Por mais que a autonomia de gerir uma unidade (de acordo com os padrões determinados pela franqueadora, claro), seja conferida ao franqueado, é importante se manter disponível a cada uma das lojas. Isso, pensando na questão de suporte. 

Por vezes, operadores terão dificuldades em resolver determinadas questões. Sendo o franqueador a referência de know-how dos gestores, sua disponibilidade a auxiliar na resolução de problemas é algo essencial para o controle de qualidade da rede. O suporte, principalmente nos meses iniciais de funcionamento de uma loja, adquire a função de garantir o padrão da empresa.

Para que o suporte seja acionado de forma eficiente, é preciso contar com bons mecanismos de comunicação. Através deles, o franqueador e os franqueados terão contato direto — e problemas serão resolvidos mais rapidamente.

Novamente, o uso da Internet pode fazer a diferença na gestão das lojas de franquia. A Central do Franqueado é uma plataforma online de gestão para franquias que facilita o contato entre franqueador e franqueado. 

4. Homologue e qualifique fornecedores oficiais

A padronização do processo de produção de produtos e entrega de serviços em franquias depende diretamente da matéria-prima e dos insumos utilizados pelos funcionários nas unidades. 

Em hipótese alguma, uma rede deve oferecer produtos de diferentes qualidades em unidades distintas. Isso provavelmente é uma das piores experiências que podem acontecer com o consumidor. Logo, para garantir tal padronização, é preciso homologar e qualificar fornecedores oficiais da empresa.

O controle rigoroso sobre tais profissionais é importante para a análise da qualidade dos insumos oferecidos pelos fornecedores. Ele serve também para conferir a eficiência na entrega das matérias. Respeitar prazos é algo que define o abastecimento das unidades, por exemplo. 

É importante que a rede, além de avaliar o rendimento dos profissionais contratados, disponha dos meios para que os franqueados tenham contato direto com os fornecedores homologados. Assim, é possível acioná-los de acordo com as necessidades das lojas.

5. Utilize boas ferramentas de comunicação

Querendo ou não, a comunicação é o cerne da gestão de uma rede de franquias. A partir dela o know-how aos franqueados é transmitido, às políticas internas da empresa são propagadas, o suporte é entregue às lojas e os fornecedores são contatados. 

Ou seja, tudo passa pela forma como franqueadores e franqueados se comunicam. A fluidez entre as partes é fundamental para a resolução de todas as questões que envolvem a administração das unidades. 

Além disso, a aproximação entre os profissionais é uma forma de alinhar objetivos em comum, comunicando metas e objetivos a serem atingidos pela empresa e incentivando o trabalho em conjunto, em prol da evolução da rede.

Ter contato fica muito mais fácil quando existe à disposição uma boa ferramenta de comunicação. Ela deve ser aderida por toda a rede, centralizando as demandas administrativas e os dados relevantes para a avaliação da empresa. Sem falar que utilizar um canal eficiente de contato é uma maneira de desenvolver a relação profissional entre franqueadores e franqueados, o que é um diferencial para a saúde da empresa.

6. Invista em tecnologia

Aproveitamos a deixa para, mais uma vez, apresentar a funcionalidade da Central do Franqueado. Nossa plataforma foi projetada justamente para que haja a centralização da comunicação e de todos os processos que possibilitam a padronização de uma rede de franquias. 

Ela auxilia na realização de auditorias e na sinalização de problemas específicos de unidades, os quais podem ser úteis para a elaboração de medidas de melhorias em rede. Quer saber mais? Solicite uma demonstração gratuita e comprove todos os benefícios!

Conseguiu identificar algum problema no seu negócio após a leitura das dicas? Se sim, não se preocupe — nunca é tarde para aplicar mudanças na forma como você gerencia seu negócio. 

Continue navegando pelo nosso site para mais conteúdos sobre gestão em redes de franquias e reúna novas ideias!

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Andrei Arndt

Redator em Central do Franqueado