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Padronização

As 7 ferramentas da qualidade para garantir a padronização de sua franquia

7 min de leitura Carlos Griebler


Você já ouviu falar em ferramentas da qualidade? As ferramentas buscam garantir a padronização de uma rede de franquias, um dos principais pilares do modelo. A continuidade de uma franquia depende muito da manutenção da qualidade em todas as unidades da rede, independente do gestor ou da localização.

Dessa forma, surgem as ferramentas da qualidade para auxiliar nessa missão. Neste artigo, você lerá sobre:

O que significa a qualidade em franquias?

Se você sabe o que é o franchising, provavelmente entende a necessidade de buscar a qualidade com a padronização de processos e produtos por toda a rede. Afinal, o motivo da padronização ser um pilar essencial para o triunfo e expansão da rede é o fato do modelo de franquias se basear em replicar metodologias e processos de sucesso comprovados. 

Pense: como atingir essa replicação sem metodologias que facilitem a padronização? Impossível! Com isso, sempre surgem novas alternativas para otimizar o processo de padronização, como as próprias ferramentas da qualidade. 

O conceito de ter 7 ferramentas da qualidade como solução para a maior parte dos problemas durante a produção surgiu no Japão pós-guerra. Ainda que com alguma incerteza, é provável que seu propositor tenha sido Kaoru Ishikawa, o mesmo criador do diagrama de Ishikawa, famoso método de organizar e priorizar processos e uma das sete ferramentas.

7 ferramentas da qualidade em franquias

Em franquias, a busca pela padronização ainda ocorre através de consultorias de campo, auditorias internas e os próprios manuais e treinamentos. Porém, muitas vezes os franqueadores acabam se preocupando apenas em difundir e reproduzir os padrões da franquia sem se preocupar tanto com a qualidade do produto ou serviço ofertado.

Nesse sentido, em conjunto com a crescente demanda por qualidade por parte dos clientes, que não hesitam em desistir de empresas que não os satisfazem, as franquias estão buscando manter o maior nível de qualidade possível em suas unidades. 

Porém, isso não é uma tarefa fácil, o fato de existirem diversas ferramentas únicas para auxiliar nessa busca, demonstra a realidade. Ao utilizar as ferramentas, você vai facilitar esse processo de suprir tanto as suas exigências como franqueador quanto as exigências do cliente moderno, que coloca a qualidade acima de tudo. 

Continue lendo para saber tudo sobre as ferramentas da qualidade que vão garantir a padronização de sua franquia!

Planilha: Marketing e Auditorias

Qual a importância de garantir a qualidade em sua rede?

Antes de conhecermos as 7 ferramentas da qualidade que você pode utilizar em sua franquia, precisamos entender os benefícios que acompanham essa implantação. Afinal, se você vai investir em novas metodologias, elas precisam trazer resultados, certo? 

Então confira os principais benefícios de adotar ferramentas da qualidade em sua franquia!

Maior satisfação do cliente

Vimos que os clientes estão cada vez mais exigentes, prontos para buscar a concorrência caso não tenham suas expectativas supridas. Por isso, ao utilizar as ferramentas da qualidade, clientes consumirão produtos de alta qualidade em qualquer local em que estejam. 

Assim, a possibilidade dele criar uma fidelização com a marca, compartilhar a satisfação e atrair mais clientes, é maior.

Redução de custos

Já parou para pensar nos gastos de uma rede que não possui uma padronização da qualidade? Imagine a seguinte situação: o cliente pede um produto, recebe algo estragado ou totalmente fora do esperado e exige um novo item. É um problemão, certo?

Assim, se você consegue garantir um alto nível de qualidade, desde os primeiros processos da cadeia produtiva, tudo se torna mais exato. Com isso, se evita desperdícios de tempo e principalmente de investimentos em tarefas desnecessárias, como os retrabalhos.

Fortalece a identidade da marca

Manter um alto padrão de qualidade independentemente da unidade auxilia no processo de fortalecimento da identidade da marca como uma franquia padronizada. O reconhecimento das lojas, a linguagem com os consumidores, a boa experiência de estar no restaurante, tudo isso agrega valor à marca.

Identificar gargalos para expandir

Por contribuir muito para a expansão da rede, identificar e corrigir erros e gargalos nos atuais processos de uma franquia é uma necessidade constante. A oportunidade de ingressar na franquia com uma gestão eficiente e barata acabará por atrair mais investidores e potenciais franqueados do que qualquer campanha de marketing.

As 7 ferramentas da qualidade para franquias

Histograma

Também conhecido como Gráfico de Distribuição de Frequências, o histograma é um gráfico de barras que mostra a distribuição de acontecimentos registrados em um período. Ele é usado para organizar e segmentar dados, mostrando a distribuição de itens em cada categoria. 

Saiba mais sobre histogramas!

Carta de Controle

É usada para analisar a estabilidade ou consistência de um processo. Com a ferramenta, é possível verificar se os procedimentos estão sob controle ou variam fora dos limites aceitáveis. Nela, são usados métodos estatísticos para calcular os limites de variação aceitáveis (máximo e mínimo). Para aplicá-la na prática, você terá que:

  • Registrar os dados do processo ao longo de um período de tempo;
  • Analisar os resultados em busca de tendências ou de pontos fora dos limites pré-estabelecidos;
  • Efetuar ações no processo para controlar as variações.

Obs.: se a linha estiver próxima ao Limite de Controle Superior não significa que os processos estão acima das expectativas. Ao contrário, isso deve ser interpretado como uma ocorrência passível de melhoria. O padrão ideal de variação é próximo ao eixo “X”.

Diagrama de Pareto

É uma técnica utilizada para identificar os incidentes críticos de um processo. O Diagrama tem como base o Princípio de Pareto, também conhecido como “80/20”. 

Aplicado à gestão da qualidade, a maioria das falhas nos processos de produção decorrem de uma pequena quantidade de causas. Se estas poucas causas forem devidamente identificadas, é possível eliminar a maioria das perdas.

A técnica é uma forma de priorização de problemas que facilita o direcionamento de esforços. A principal vantagem do Diagrama de Pareto é que ele permite que se alcance grandes resultados com poucas ações.

Diagramas de Ishikawa e Dispersão

O Diagrama de Ishikawa é uma ferramenta que ajuda a gerenciar e fazer o Controle da Qualidade ao identificar quais são as causas para um efeito ou problema. Sempre que houver uma situação indesejada na sua empresa, o diagrama pode ser aplicado. De todo modo, sua principal utilização é a identificação de causas de dispersões e não conformidades.

O Diagrama de Dispersão é similar. Ele é um gráfico que avalia a relação dos problemas analisando duas variáveis, correlacionando a causa e o efeito. Com ele, também é possível descobrir se existe ou não relação de causa e efeito entre as variáveis. 

Fluxograma de processos

Mais uma espécie de diagrama, o fluxograma apresenta a sequência de etapas para realização de um trabalho. É representado por símbolos gráficos, que detalham todas as etapas do processo. 

O objetivo é mostrar o fluxo de informações de forma simplificada e identificar a sequência de operações do trabalho que está sendo executado.

Ou seja, é um mapa que permite a fácil visualização dos procedimentos de uma ação de negócio. No fluxograma, o processo é expresso com objetividade e pouco espaço para detalhes. As entradas indicam o que inicia o processo, o meio é o processo em si e as saídas são os resultados que se buscam ao final do processo. Veja um exemplo:

Folha de verificação

Os famosos checklists são uma ótima alternativa na hora de padronizar a sua franquia. Talvez a mais popular das ferramentas, as folhas de verificação buscam garantir a observação de parâmetros mínimos de qualidade durante a realização dos mais variados tipos de procedimentos.

No Franchising, é necessário averiguar o quão bem-feita está sendo a implantação de novas unidades, formatação e campanhas através de auditorias e consultorias de campo. Para isso, checklists e checklists online podem ser a ferramenta perfeita para isso e muito mais!

Extra: Qualidade com a Central do Franqueado

Você sabia que é possível elevar a qualidade da sua rede com um sistema desenvolvido para promover a padronização de franquias? Com o sistema para franquias da Central do Franqueado, a tarefa de garantir o controle de qualidade da sua rede será muito mais fácil. 

Nossa solução de padronização conta com funcionalidades que facilitam o uso de ferramentas citadas acima, como folhas de verificação e a manutenção do controle de qualidade da rede com aplicação de auditorias internas. Dessa forma, você poderá oferecer o melhor do seu produto ou serviço em todas as unidades de atuação!

Se tiver dúvidas, que tal bater um papo conosco? Teremos o prazer de apresentar nossa plataforma intuitiva e inovadora, criada para tornar mais prática e ágil a gestão de franquias. 

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Carlos Griebler

Redator em Central do Franqueado


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