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Marketing

Marketing de influência: como ele pode melhorar sua franquia

6 min de leitura Andrei Arndt


Você sabe o que é marketing de influência? Se pensou em influenciadores e redes sociais, você acertou! Nesse artigo, você vai aprender que o marketing de influência é mais antigo do que parece, além de conferir suas principais características e sua aplicabilidade em franquias. Confira!

Você vai ver:

O que é e como funciona o marketing de influência?

O marketing de influência surgiu muito antes das mídias digitais. Intelectuais, esportistas, cientistas e políticos sempre ocuparam lugares de influência na sociedade. Por volta do ano de 1890, uma marca de ingredientes para panqueca de nome Aunt Jemima contratou Nancy Green para estampar a embalagem do produto. 

A imagem carismática da garota propaganda resultou em 50 mil pedidos de massa de panqueca. Nancy Green se tornou a porta voz da marca. Este é um dos primeiros registros sobre marketing de influência

Nessa primeira fase do marketing de influência, também foram realizadas as primeiras experiências com personagens fictícios. É o caso da Disney, em 1920, que criou o Oswald the Lucky Rabbit (antes mesmo de Mickey Mouse) para promover a marca. 

A segunda fase ocorre com a implementação das emissoras de televisão no mundo inteiro. No Brasil, um caso de sucesso é o do garoto-propaganda da Bombril. Neste momento, era comum a associação entre astros do mundo da música e do cinema com as grandes marcas, principalmente nos Estados Unidos.

A terceira fase se consolida com o desenvolvimento das mídias digitais. O blog, por exemplo, é utilizado por empresas que atuam em diferentes segmentos para promoverem a sua marca. Além disso, o YouTube e o Instagram, por misturarem linguagem de áudio e vídeo, estão entre as plataformas preferidas para investir em marketing de influência.

Quais os benefícios de investir no marketing de influência?

O marketing de influência cresce mais a cada dia. A grande vantagem de apostar nessa estratégia é aproveitar uma audiência consolidada, no caso, a audiência do influenciador da sua escolha. Ele é uma ferramenta para aprimorar e potencializar a sua estratégia de social media.  

Confira a seguir alguns benefícios de apostar em uma estratégia de marketing de influência:

Passa confiança ao cliente

O principal motivo para que os influenciadores sejam procurados pelas marcas é que eles nutrem uma relação de credibilidade, intimidade e confiança com seus seguidores. Seus fãs o respeitam e seguem as suas recomendações. 

Ao apostar em um influenciador para divulgar a sua marca, você transformará um fragmento dessa audiência em potenciais clientes.

Atinge em cheio o público-alvo

Por meio da relevância dos influenciadores, seu produto, serviço ou conteúdo será disponibilizado para um público-alvo que está interessado no segmento em que você atua. 

Nesse sentido, não há necessidade de investir em pesquisa e testes para estruturar o seu público. Afinal, o influenciador já reuniu uma parcela do público nas suas redes.

Melhora a percepção da marca

O marketing de influência, portanto, é indispensável para ampliar o alcance da sua marca na internet. Se for aplicada de maneira efetiva, a divulgação contribui para que os usuários das redes sociais, por exemplo, saibam mais sobre a sua marca, a trajetória, ideais e objetivos, bem como as soluções disponibilizadas.

A peça-chave para mover estratégias de marketing de influência é garantir que um conteúdo de qualidade chegue ao público por meio daquele influencer, assim os riscos diminuem e aumentam as chances de efetividade.

Como criar estratégias de marketing de influência para a sua franquia?

1. Estabeleça as metas e objetivos

Antes de elaborar a sua estratégia de marketing de influência, é importante estruturar e definir as suas metas e objetivos. O sucesso da sua estratégia está relacionado com aquilo que você está buscando. Garantir que as metas sejam claras, objetivas e atingíveis, portanto, é fundamental para o sucesso.

Confira abaixo alguns direcionamentos e metas possíveis para a sua estratégia:

  • Alcance: aumentar a visibilidade dos seus produtos e da sua marca pode ser o principal resultado que você busca. Por meio de influenciadores selecionados, o alcance máximo pode ser atingido.
  • Tráfego: aumentar o tráfego para o seu site é outro caminho possível, bem como um aumento nas pesquisas da sua marca no Google. Aliado com a otimização de conteúdo e uma plataforma voltada à experiência do usuário, as taxas de conversão tendem a se elevar.
  • Vendas e conversões: se a sua meta for aumentar as vendas diretas, a utilização de cupons de desconto pode ser muito efetiva ao ser divulgada por um influenciador. 

2. Decida o público-alvo

Acertar no público-alvo é indispensável para evitar a perda de tempo e dinheiro. Por isso, faça um levantamento e analise com calma dos influenciadores e seus seguidores antes de combinar a colaboração. Em uma estratégia de marketing de influência é fundamental divulgar para o público certo.

O marketing de influência tem como premissa vender para públicos de nicho específicos. No entanto, para uma divulgação correta, você deve escolher o influenciador que tenha o mesmo público-alvo daquele que você quer atingir. 

Determine a mensagem da campanha

Qual mensagem você quer passar por meio da sua campanha? A mensagem necessita estar alinhada às metas. Por exemplo, se você deseja aumentar a visibilidade para um público específico, é importante comunicar isso ao influenciador e estabelecer previamente as metas de alcance. 

Informar o influencer acerca do resultado almejado é aumentar a probabilidade da parceria dar certo.

3. Defina o orçamento

Além disso, é indispensável definir o orçamento antes de iniciar o contato com influenciadores. Do nano-influenciador até o mega influenciador, todos cobram um valor pelos seus serviços.

No caso de influenciadores que apresentam engajamento alto, além do orçamento, é necessário fornecer produtos e serviços a eles. Alguns questionamentos para definir o orçamento são: 

  • A meta principal é o alcance, tráfego ou retorno em vendas diretas?
  • Quantos influenciadores serão usados na campanha?
  • Quais as plataformas o nosso público alvo frequenta? 

No mercado brasileiro de marketing de influência não há padronização dos preços, por isso, é comum que os influenciadores cobrem preços diferentes, embora tenham níveis semelhantes de influência. 

4. Encontre os influenciadores certos

Cabe a você decidir se trabalhará em conjunto com influenciadores celebridade, ou seja, macro-influenciadores, ou micro-influenciadores. São estratégias diferentes mas que não são excludentes. O fator determinante é o público-alvo e o quanto você está disposto a investir. 

As classificações para influenciadores são as seguintes:

  • mega influenciador: mais de 1 milhão de seguidores; 
  • macro influenciador: 500 mil a 1 milhão de seguidores;
  • intermediário: 50 mil a 500 mil;
  • micro influenciador: 10 mil a 500 mil;
  • nano influenciador: até 10 mil.

Além disso, você pode considerar os fatores de relevância; alcance e ressonância. Para avaliar a relevância, você considera se o influenciador é alguém de importância no segmento em que a sua marca pretende contratar. 

Para medir o alcance, é importante avaliar se a quantidade e a qualidade do público do influenciador é condizente com a ideologia da marca. Para medir a ressonância, se analisa a produção de conteúdo do influenciador gera engajamento.

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Andrei Arndt

Redator em Central do Franqueado


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