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Gestão de Franquias

O que é gestão estratégica? Entenda como aplicar em sua franquia e melhore os resultados da rede

8 min de leitura Filipe Pacheco


Gestão estratégica é a forma de gerenciar um negócio com base em planejamento e definição de objetivos. Este modelo de gestão se baseia na avaliação constante do negócio, busca por oportunidades e acompanhamento de resultados. Confira e saiba como aplicar em sua franquia!

Administrar um negócio não é uma tarefa fácil, e isso não é novidade para empreendedores. Nos tempos atuais, onde a concorrência é grande e os consumidores são mais exigentes, as empresas precisam promover ações para se destacar e atender a todas demandas. 

O impulsionamento do negócio diante dos concorrentes depende muito da gestão realizada pela organização. Com uma gestão estratégica, toda a estratégia organizacional está baseada em cima de planejar, aplicar e mensurar os resultados. 

No franchising, gerenciar uma rede de franquias é administrar diversas unidades que necessitam de suporte e direcionamento adotado pela marca franqueadora. Para que haja sucesso em campanhas, inaugurações, lançamentos e transformações é necessário gestão estratégica, para que as decisões tomadas tenham o resultado esperado. 

Sendo assim, iremos falar como desenvolver um gerenciamento estratégico em sua rede de franquias e como ele pode impactar no desenvolvimento e crescimento da marca. 

Veja o que você vai encontrar neste artigo:

O que é gestão estratégica?

Mais do que apenas administrar as finanças de um negócio e seus funcionários, a gestão estratégica é uma prática muito mais desenvolvida. Direcionada para proporcionar maior assertividade na tomada de decisão e previsão das ações gerenciais, a gestão estratégica é um método desenvolvido em cima de planejamento e definição de metas e objetivos

Em uma organização guiada por uma gestão estratégica, a visão analítica é essencial e as decisões tomadas e ações implementadas sempre vêm de um planejamento prévio. Para que um gerenciamento seja realizado estrategicamente, o negócio precisa definir que sua forma de atuar é com base em encontrar oportunidades, planejar grandes iniciativas e mensurar as ações tomadas. 

Em uma rede de franquias, onde a gestão ocorre a nível da franqueadora, mas também por parte dos franqueados, é preciso implantar um planejamento estratégico a nível macro. Isso porque todos os objetivos e metas devem ser repassados aos franqueados, para que eles estejam engajados e operem para atingir os mesmos alvos. 

Portanto, uma gestão estratégica no franchising deve ser realizada visando uma expansão qualificada e a manutenção da qualidade de toda a rede por meio das ações tomadas. É por meio deste tipo de gerenciamento que uma franquia se destaca no mercado e promove uma rede visionária e assertiva em suas decisões.

Quais são os objetivos da gestão estratégica?

Os principais resultados que se busca em uma franquia ao desenvolver uma gestão estratégica são a alocação de recursos de forma planejada, destinando a objetivos e projetos em uma rede engajada com as mesmas propostas. Assim, busca-se atingir um nível de eficiência nas ações realizadas pela empresa por estarem dentro de um planejamento prévio e toda rede seguir na mesma direção.

Com o estabelecimento de uma gestão estratégica também se busca ter um gerenciamento menos intuitivo e mais baseado em análise de mercado e competitiva. Com isso, consegue-se tomar decisões para obter vantagem competitiva e preencher lacunas que há no mercado. 

Desenvolver uma boa gestão estratégica também está ligado diretamente ao encontro de oportunidades. Isto quer dizer que gerenciar estrategicamente é buscar novas oportunidades no mercado para explorar, para que a rede expanda sua atuação e aumente sua participação no segmento que atua. 

Da mesma forma, a rede que realiza uma gestão estratégica identifica as principais ameaças ao negócio. Essas ameaças podem ser tanto internas como externas e ajudam os gestores a manter um monitoramento sobre esses pontos fracos e como eles podem afetar a operação.

Sendo assim, resumindo os principais objetivos de uma gestão estratégica podemos destacar: 

  • Alocação de recursos de acordo com objetivos e planejamento;
  • Gerenciamento analítico – tomada de decisão com base em análises;
  • Identificar ameaças e oportunidades para o negócio;

Qual a importância da gestão estratégica para franquias?

Gerenciar um negócio estrategicamente proporciona uma maior assertividade nas ações e decisões tomadas pelos gestores. Ter um planejamento bem estruturado, com planos de ação definidos e um monitoramento constante dá segurança de que os resultados esperados sejam alcançados. 

A gestão realizada sem planejamento é prática de antigos negócios e que não funciona mais hoje na era digital. Nos dias de hoje, o planejamento, análise de mercado e desenvolvimento de projetos é essencial para manter uma rotina de inovação e suprir a demanda dos consumidores. 

Quando a gestão estratégica é definida, ela costuma vir de cima para baixo, onde os franqueadores definem como será administrada aquela rede. Consequentemente, os franqueados tendem, com um incentivo da franqueadora, a adotarem em suas unidades franqueadas a mesma metodologia, onde contribuem para os objetivos da rede e também criam suas próprias metas. 

O resultado deste encadeamento de mentalidade é a criação de uma cultura organizacional estrategista. Isto implica diretamente em todos os setores da rede, que implementam medidas com base em análises prévias, definem alvos a serem alcançados e acompanham os resultados. 

Quais são as etapas da gestão estratégica em uma franquia?

Existe um processo que estrutura a aplicação de uma gestão estratégica em franquias. Esta estrutura se divide em etapas, como pode-se ver a seguir:

  • Definição dos objetivos: nesta etapa se realiza um levantamento dos resultados que se busca obter na rede e define-se os objetivos. Cada área deve ter objetivos e responsáveis definidos, sendo eles de curto, médio ou longo prazo. 
  • Análise interna e mercadológica: aqui se realiza uma análise estratégica que visa identificar problemas internos que podem atrapalhar o alcance dos objetivos. Também se realiza análise competitiva, onde busca-se por informações e insights do segmento em que a franquia atua para identificar oportunidades.
  • Implementação do planejamento: após objetivos e análises feitas, são iniciadas as ações para cumprimento do planejamento. É preciso garantir que haja recursos para a implementação de todos os projetos, de forma que não haja gargalos na aplicação da estratégia montada. 
  • Monitoramento e avaliação: com a operação em curso, é preciso monitorar o progresso. Nesta etapa, realiza-se check-ins dos objetivos de cada área, para que se garanta sucesso no resultado final. Após o alcance dos objetivos ou falha, se realiza uma nova análise para identificar os erros, propor acertos ou elaborar novos objetivos. 

Com essas etapas estruturadas, é possível desenvolver da melhor forma uma gestão estratégica, de modo que os processos sejam divididos e evite gargalos.

Como fazer uma gestão estratégica em sua rede?

Não existe uma fórmula mágica que torne o gerenciamento de todo seu negócio e faça com que sua rede passe a agir estrategicamente. É preciso desenvolver uma cultura estrutural que valorize iniciativas por meio de dados. No entanto, há algumas iniciativas que podem ajudar sua franquia a aplicar uma gestão estratégica. Confira!

1 – Transforme todos os setores

Como já dito antes, uma gestão estratégica não é eficiente se aplicada em algumas frentes apenas. É necessário que haja um processo estruturado e atinja todos os setores. 

Uma boa forma é contar com o setor de recursos humanos da sua rede. Por meio do RH, pode-se desenvolver ações para inserir em cada setor as formas de operar de acordo com o planejamento estratégico. 

2 – Utilize metodologias de sucesso

Existem diversos métodos desenvolvidos por administradores famosos no mundo dos negócios que podem ser aplicados para uma gestão estratégica. Um destes é a Análise SWOT, onde se visualiza as forças, fraquezas, oportunidades e ameaças da franquia. 

Uma outra metodologia reconhecida no mercado é o Balanced Scorecard. Testado e replicado por diversos negócios, pode servir diretamente para o seu negócio. Estas metodologias aceleram o processo de desenvolvimento estratégico pois já possuem modelos montados que basta adaptar à realidade da sua rede. 

3 – Invista em tecnologia

Os tempos de cálculos e planejamentos em papel e caneta já se passaram há muito tempo. As planilhas também já se tornam obsoletas e cada vez mais os sistemas de gestão se destacam como melhores opções para gerenciar uma franquia. 

Portanto, se você busca automatizar tarefas e melhorar o processo de comunicação e gestão em sua franquia, aposte em softwares para franquias. Com um sistema completo como o da Central do Franqueado, você melhora a comunicação da rede, garante a padronização e qualidade e acelera a expansão de forma estratégica.

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Filipe Pacheco

Redator em Central do Franqueado


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