Logo Central do Franqueado2
  • Facebook Central do Franqueado
  • Copiar Link Central do Franqueado
  • Twitter Central do Franqueado
Central do Franqueado »Gestão de Franquias »Metas e objetivos para franquias: entenda a importância de defini-los em sua rede
Gestão de Franquias

Metas e objetivos para franquias: entenda a importância de defini-los em sua rede

11 min de leituraFilipe Pacheco

Sua rede de franquias trabalha com metas e objetivos para o futuro? Saiba que defini-los é a melhor forma de traçar o caminho para o sucesso de um negócio. Afinal, é com metas e objetivos que você mantém sua equipe de franqueados engajada em prol do desempenho da marca e de cada uma das unidades.

Além disso, você sabe a diferença entre os dois? Embora haja certa confusão, os conceitos por trás de cada um são bastante diferentes. Por isso, tendo em visto ajudá-lo a compreender mais sobre os significados, importância e como estabelecê-los em sua rede, a Central do Franqueado preparou um guia completo sobre metas e objetivos para franquias.

Neste artigo você lerá sobre:

O que são metas e objetivos?

“Os homens não desejam aquilo que fazem, mas os objetivos que os levam a fazer aquilo que fazem”. A frase, de autoria do grande filósofo Platão, expressa bem o que fundamenta a utilização de metas e objetivos. Afinal, estabelecer metas e objetivos é permitir sonhar com responsabilidade, delimitando um caminho a ser percorrido em busca de resultados pré-estabelecidos. 

Dessa forma, definir metas e objetivos é umas das principais atribuições de um empreendedor. É fazendo isso que você manterá sua equipe engajada para o sucesso daquilo que foi estipulado. Todavia, algumas metas podem acabar sendo frases simples, vagas e não muito eficientes. Para que isso não aconteça, é preciso muito planejamento a fim de que os resultados possam aparecer.

Ou seja, é comum que tenhamos em mente vários sonhos e desejos. Ascensão profissional, viagens para lugares interessantes, comprar uma boa casa ou carro, entre muitos outros. Porém, até você colocá-los no papel e começar a trabalhar para atingi-los, eles não passam de meros sonhos. Metas e objetivos são pontos concretos, bem planejados e fundamentados para traçar o futuro de um negócio. 

Mas, antes de seguirmos adiante, é preciso esclarecer uma questão: você sabe a diferença entre metas e objetivos? Muitas pessoas acreditam que objetivos e metas possuem o mesmo significado, mas acreditar nisso é um verdadeiro engano. Afinal, com tantas metodologias, é preciso atenção para não se perder entre OKR, KPIs, indicadores de desempenho etc. Por isso, antes de saber mais sobre a importância de defini-los e como fazê-lo, explicamos detalhadamente qual a diferença entre um e outro. Confira!

Qual a diferença entre metas e objetivos?

Agora que já vimos que confundir os conceitos por trás de metas e objetivos é algo comum no âmbito empresarial, precisamos discutir essas diferenças, certo? Então vamos lá! 

Objetivos 

Podemos dizer que estamos começando pelo fim. Confuso? Não! O objetivo é o propósito de realizar algo ou onde se quer chegar. Ou seja, é o ponto final que representa um resultado e fornece a direção do que se deseja e deve fazer. Nesse sentido, serve como guia para que um desejo ou sonho seja finalmente realizado. 

Um objetivo é o que move o indivíduo para tomar alguma decisão ou correr atrás de suas aspirações. Objetivo é sinônimo de alvo, como o ponto de mira de uma arma ou uma linha de chegada. Basicamente, trata-se da posição que se deseja ocupar no futuro, o sonho que se quer realizar

Como exemplo podemos citar o anseio de montar o seu próprio negócio, aumentar o faturamento da empresa em 30% no ano vigente, e por aí vai. Tudo isso vai direcionar e motivar o indivíduo a empregar suas forças e energias, no sentido de ver concretizados os seus objetivos, sejam eles pessoais, profissionais ou empresariais.

Metas 

Agora que já vimos o que o objetivo significa, discutiremos as metas. Se o objetivo representa o caminho para o sonho em uma visão macro, a meta é o objetivo de forma quantificada. Quando utilizamos este termo, estamos falando de tarefas específicas, que precisam ser realizadas para alcançar os objetivos determinados.

Assim, é importante entender que as metas são temporais e estritamente ligadas a prazos. Ou seja, elas são as pequenas ações que precisam ser realizadas de forma diária, semanal e mensal. Com isso, você potencializa o alcance do objetivo final proposto, de forma organizada e planejada.

Viu como é simples a diferença entre os dois conceitos? Para resumir, um objetivo é uma descrição daquilo que desejamos atingir, enquanto as metas trazem ações, marcos e números para acompanhar e medir o progresso em busca do atingimento do objetivo.

Qual a importância de metas e objetivos no franchising?

Por trás de qualquer empresa ou rede de franquias devem existir profissionais engajados com os objetivos do negócio. Quando temos metas bem estipuladas, estimulantes e que façam sentido, o engajamento é natural e acontece como forma de motivação em busca do objetivo final. 

Dessa forma, podemos dizer que o segredo das metas e objetivos está no engajamento. Seja na vida pessoal, profissional ou empresarial, metas e objetivos podem motivar todos os perfis de pessoas. Assim, no franchising, modelo de negócio que se constrói a partir da colaboração e do trabalho em equipe, metas e objetivos tomam uma importância ainda maior.

A partir da grande capacidade de nortear as ações, estabelecer metas e objetivos dentro de uma rede faz com que estas sintam-se engajadas. Afinal, sem um direcionamento, vivemos como barcos à deriva, sem orientação. Com elas, o contrário acontece, pois sabemos para onde estamos indo e empregamos ações a fim de chegar no estado desejado.

Além disso, em grandes equipes, como geralmente acontece no mundo do franchising, metas e objetivos tornam a comunicação muito mais prática, já que são pensadas para o sucesso da empresa, tanto no planejamento quanto na execução. Com isso, ao manter um projeto organizado definindo metas e objetivos, acontecerá uma melhora notável na cooperação e muito menos ruídos na comunicação interna da franquia.

Por fim, a sensação despertada ao cumprir o que foi estipulado é de dever cumprido e recompensa. Então, se é dever do franqueador buscar a satisfação dos seus franqueados, mostre um progresso recompensador aos seus franqueados criando um cronograma das metas e objetivos que resulte na felicidade geral da rede.

Atenção a erros comuns

Quantas vezes você já teve que mudar as metas de um projeto por conta de surpresas indesejadas ou andamento abaixo do esperado? Isto mostra que não basta definir metas, é preciso que elas sejam tangíveis e condizentes com a situação atual da rede.

Caso isso não ocorra, o retrabalho e mudanças inesperadas podem acabar custando até 20 vezes mais do que o planejamento inicial. Por isso, existe um outro conceito que permite ao empreendedor qualificar o desenvolvimento de metas e objetivos: as Metas SMART (ou S.M.A.R.T.).

S.M.A.R.T. é um acrônimo usado pela primeira vez por George T. Doran em um artigo e busca auxiliar na definição correta de metas. Com a metodologia, você transforma a maneira em como sua franquia define os objetivos da rede. Através de uma série de critérios que correspondem à realidade da franquia, as Metas SMART facilitam o desenvolvimento de metas. São eles:

  1. Specific – Específica;
  2. Measurable – Mensuráveis;
  3. Achievable – Se encaixe dentro dos recursos disponíveis;
  4. Relevant – Relevantes para o objetivo principal da sua comunicação;
  5. Time-Bound – Com um tempo limite; estabelecidas dentro de um cronograma.

Seguindo esse padrão ao estabelecer metas, a probabilidade de se alcançar o seu objetivo é alta. Quer saber mais sobre o assunto? A Central do Franqueado preparou um artigo completo sobre Metas SMART. Não perca!

Como definir metas e objetivos em sua franquia?

Além das Metas SMART, existem diversas boas práticas na hora de definir metas e objetivos em sua franquia. Consideradas importantes, as dicas apresentadas abaixo auxiliam na hora de obter um resultado extraordinário por meio do alcance de suas metas e de seus objetivos, sejam eles quais forem. Confira!

Comece pelo objetivo

Para poder criar metas, você precisa ter um objetivo principal. Por exemplo, a expansão de uma rede de franquias. Assim, vimos que as metas serão pequenos marcos durante esse projeto e que sua equipe deve ter como base para agir.

Para isso, realize uma reunião com os principais colaboradores de sua franquia e os investidores que compraram sua franquia. Nela, vocês alinharão todos os passos que compõem o projeto escolhido. 

Atenção: não deixe nada passar, pois qualquer alteração futura terá impacto nos prazos estabelecidos no próximo passo. Além disso, descreva muito bem cada uma das ações. Assim, quem não está tão familiarizado com o assunto saberá o que fazer caso receba a responsabilidade.

Milestones

Mesmo dentro das metas, é possível estabelecer marcos que contribuam para o engajamento e sucesso da empreitada. Com os chamados milestones, você trabalha para a organização e priorização de tarefas, criando um ritmo de trabalho contínuo e recompensador. 

Afinal, sua equipe estará atingindo metas o tempo todo, gerando satisfação e motivação para continuar a desenvolver o trabalho com excelência.

Sempre em busca do objetivo final ou dentro do escopo das metas estipuladas, marcos aparecem como uma ótima forma de monitoramento durante o processo, já que indicam pontos de referência que possibilitam um grande controle e segurança aos gestores.

Tenha foco

Essa é uma das estratégias mais importantes neste processo, já que estar focado no objetivo traçado significa estar comprometido com o que se deseja alcançar. Além disso, o foco nas metas propostas, bem como no objetivo definido, evita que ocorram distrações no meio do caminho. Assim contribuindo para que você e todas as pessoas envolvidas concentrem-se naquilo que se almeja atingir.

Disciplina

A importância da disciplina está diretamente ligada à qualidade da atividade. Ou seja, ao fato da pessoa se propor a fazer as tarefas que definiu da melhor forma possível, para assim alcançar seu sonho.

Quando o desejo de ver o sonho realizado é verdadeiramente forte, fica mais fácil se dedicar com afinco. Tenho certeza que com você não será diferente e que você vai se esforçar para entregar o seu melhor para ver seus objetivos se tornarem reais.

Confiança

É muito importante também saber que você é capaz de conseguir. Isto é, busque sempre crescer, pois o único responsável pela conquista é você e sua equipe. Confie em você e em quem está ao seu lado para que tudo dê certo e tenha sempre a certeza que você conseguirá alcançar o que você deseja.

Lembre-se de nunca esquecer de ser positivo, otimista e de lutar pelos seus sonhos, mesmo diante das adversidades que venham a surgir ao longo da jornada.

Acompanhamento das metas e objetivos 

Como vimos, metas nada mais são do que indicadores que vão te ajudar a acompanhar o progresso em busca do objetivo. Por isso, a fim de identificar quaisquer gargalos ou possíveis melhorias, é importante fazer um acompanhamento constante dessas métricas. 

Apenas fazendo isso você tem certeza se as ações estão trazendo bons resultados e te colocando mais próximo do que você quer alcançar (ou se estão te distanciando do seu objetivo). Com o acompanhamento, você terá a oportunidade de realizar mudanças. Caso algo não esteja saindo conforme o esperado e, assim, obter resultados extraordinários nos próximos passos desta jornada.

Mudar sem medo 

Logo acima, foi comentado sobre as possíveis mudanças que terá de fazer em seu planejamento, caso algo não esteja saindo como você determinou. Se realmente você tiver de mudar de rota, beneficiando o alcance de suas metas e objetivos, trabalhe a sua flexibilidade e mude sem medo.

Tenha em mente que se você não mudar e ficar insistindo em realizar ações que não estão trazendo bons resultados, você pode comprometer seus sonhos. E deixá-los cada vez mais distantes de você. Sendo assim, elabore novas estratégias e siga sempre em frente, sem ceder ao medo.

A Central do Franqueado pode te ajudar!

Nós, da Central do Franqueado, acreditamos na importância de saber gerir todas as metas e objetivos de uma rede de franquias, principalmente aqueles ligados ao principal objetivo do franchising: expandir. Para te ajudar, dentro da solução de ‘Expansão’ de nosso sistema para franquias, desenvolvemos o módulo ‘Projetos’.

Com ele, a gerência de seus planos não sairá mais de seu controle. Seus franqueados poderão acompanhar o passo a passo do que acontecerá até a inauguração da unidade. Internamente, os colaboradores da sua rede terão mais controle e organização para executar os processos designados. 

Economize tempo e dinheiro organizando seus projetos de forma otimizada! Se tiver dúvidas, que tal bater um papo conosco? Teremos o prazer de apresentar nossa plataforma, criada para tornar mais prática e ágil a gestão de franquias. 

Se gostou deste conteúdo, continue navegando pelo nosso site para conhecer mais sobre o franchising. Esperamos você!

Author Avatar
Filipe Pacheco

Redator em Central do Franqueado