Logo Central do Franqueado2
  • Facebook Central do Franqueado
  • Copiar Link Central do Franqueado
  • Twitter Central do Franqueado
Central do Franqueado »Gestão de Franquias »OKR: Saiba como melhorar o desenvolvimento da sua franquia
Gestão de Franquias

OKR: Saiba como melhorar o desenvolvimento da sua franquia

3 min de leituraCristiano Ritzel

 O objetivo da maioria das instituições é crescer, e com isso a busca por diversas estratégias empresariais é corriqueira. Dentre as metodologias existente está o “Okr” que busca auxiliar no melhor desenvolvimento de um negócio, baseado em um conceito de “Eu vou” “medido por” para definir metas.

Neste conteúdo você vai encontrar:

O que é OKR?

O OKR (Objectives and Key Results), é uma metodologia de gestão de negócio. Sua meta é apresentar de forma clara os objetivos principais de uma empresa. O método foi criado por Andrew Grove, nos anos 70, quando ele era presidente da Intel.

Uma vantagem do OKR é o fato dele ser versátil, podendo ser implantado tanto em pequenas empresas como grandes. Tanto que auxiliou diversas empresas em seu crescimento, sendo bastante popular. 

O método é famoso principalmente pela utilização do Google desde o ano de 1999. Foi com ele que a empresa subiu de 40 pessoas, para mais de 60 mil, adquirindo uma popularidade e relevância mundial.

Sua relevância no mercado internacional faz com que grandes outras empresas também o utilizem, como LinkedIn, Dropbox e GoPro. Enquanto no Brasil, é utilizado pelo ContaAzul, VivaReal e Nubank.

A relevância de uma metodologia de gestão

O papel de uma metodologia de gestão é algo importante para o crescimento de uma empresa. Conforme ocorre o crescimento da mesma, surgem juntos diversos desafios para seus gestores. 

Um dos principais campos onde surgem problemas é na comunicação, acontecendo principalmente por conta do crescimento do número de funcionários. Então com uma metodologia se torna mais fácil criar uma forma de harmonização.

O modelo OKR

A maneira mais fácil para compreensão do modelo OKR é através da fórmula que une seus dois principais componentes, “Eu vou” em conjunto com “medido por”, que significam:

  • Eu vou (O): São os objetivos. Significa a meta desejada pela empresa. Ele precisa ser bem explicado, de modo que todos consigam compreendê-lo. Devem ser qualitativos.
  • Medido por (KR): São as metas de resultados que serão alcançados. São quantitativos.

Desta forma, é preciso ter a noção básica que os objetivos no modelo OKR precisam ser bem específicos e claros, de modo que esteja sempre presente na mente de seus participantes. Já os KR, que são os resultados, devem ser apresentados depois de um período.

A importância de mostrar os resultados, ocasiona uma melhor comunicação. Já que, fica evidente os ganhos obtidos com o esforço de todos.

Quais as vantagens do OKR e como aplicá-lo

O Okr deve primeiramente fazer parte do imagem da empresa, ou seja, precisam estar presente no cotidiano dela.  É através dele, da comunicação e compartilhamento de objetos que será possível o alcance de metas, sejam individuais ou coletivas. 

É preciso de uma boa integração da equipe neste modelo de gestão, já que cada pessoa precisa saber sua importância dentro da equipe. Através disso que surgem as vantagens.

A principal função do Okr é elevar a produção, motivando sua equipe e eliminando estresse no ambiente profissional. 

Além que, essa metodologia contribui para a auto estima dos funcionários, já que busca valorizar o profissional. Assim deixando o local de trabalho alegre e menos tenso.

A vantagem para aplicação deste modelo é ele não ser tão sistemático, antiquado e inflexível como as metodologias tradicionais. Já que na sua criação não foi implantado regras rigorosas para seu funcionamento.

 Então o OKR também pode ser alterado pelas suas instituições, o que normalmente ocorre.

Abaixo listamos 6 formas de implantar o OKR em uma empresa:

  1. Seja claro com as ambições, de modo que não seja algo complicado. Também escolha tenha metas realmente alcançáveis.
  2. Divida suas metas com os demais colaboradores
  3. Defina prazos curtos
  4. Fique atento aos resultados constantemente 
  5. Deixe os OKR visíveis para todos
  6. Analise os resultados e não os esforços.

Indiferente do negócio, a metodologia OKR é uma boa opção para gerenciamento. No ramo das franquias, a valorização do trabalho também é presente, semelhante ao que busca o OKR.

No sistema de treinamento de colabores em franquias, o trabalho de cada funcionário é de extrema importância para o crescimento de uma unidade.

Author Avatar
Cristiano Ritzel

Redator em Central do Franqueado