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Gestão de Franquias

Indicadores de desempenho: o que são e como implementá-los em sua rede de franquias

9 min de leitura Iury Casartelli


Indicadores de desempenho são fundamentais em uma rede de franquias. Mas você conhece os principais tipos de indicadores de desempenho que existem? Para auxiliar os franqueadores a escolherem os melhores indicadores para a rede de franquias, preparamos este conteúdo com 8 dicas imperdíveis para você aumentar a performance da sua rede! 

Neste conteúdo você vai aprender sobre:

O que são indicadores de desempenho?

Os indicadores de desempenho são instrumentos utilizados pelos gestores para mensurar o retrospecto de um negócio. No franchising, elas podem ser utilizadas tanto pela marca como pelas unidades de operação, e servem para manter franqueadores, franqueados e colaboradores a par da situação de todas as lojas da rede.

Em outras palavras, os indicadores de desempenho vão auxiliar os franqueadores a descobrirem se estão no caminho correto. Nesse sentido, os indicadores de desempenho costumam proporcionar resultados qualitativos e quantitativos. A partir dessas informações, os empreendedores do mercado de franquias tomam medidas para aprimorar estratégias e melhorar o desempenho da rede.

É importante que, no mercado de franquias, os franqueados conheçam quais os melhores indicadores de desempenho para cada situação. Dessa maneira, problemas de baixo desempenho, por exemplo, serão comunicados rapidamente para os franqueadores, que prestarão o suporte adequado para solucionar o problema. 

Qual a importância dos indicadores de desempenho?

No mundo dos negócios, nem sempre uma maior dedicação por parte dos administradores reflete na obtenção dos melhores resultados por parte da empresa. Para que uma rede de franquias obtenha o sucesso esperado, ela precisa de um bom planejamento estratégico. No entanto, é natural que o ambiente de negócios mude conforme o passar do tempo.

Nestas ocasiões — muito mais comuns do que você possa imaginar —, a rede inevitavelmente deve adaptar seus planos à nova realidade. Somente desta forma poderá garantir a maximização dos resultados pretendidos. 

Um exemplo é a pandemia de coronavírus que teve início em março de 2020. Para se adequar a esta nova realidade, as redes de franquia precisaram aumentar os cuidados com medidas de prevenção para frear a contaminação pelo vírus e também investir em novas alternativas para vender produtos e prestar serviços aos clientes. 

Logo, é importante ressaltar que uma eventual necessidade de adaptação no planejamento estratégico não significa necessariamente que ele tenha sido mal elaborado. Muito pelo contrário: em menor ou maior intensidade, toda a programação de longo prazo terá que sofrer alguns ajustes

Mas afinal de contas, quais ferramentas os gestores têm disponíveis para saber se a empresa está indo no caminho certo? É aí que os indicadores de desempenho para franquias entram em campo. Para auxiliar os franqueadores a identificar problemas nas redes de franquia, preparamos para você 8 dicas imperdíveis sobre indicadores de desempenho para você aplicar na sua rede. Boa leitura!

8 dicas de indicadores de desempenho para a sua franquia

Agora que você entendeu o que são os indicadores de desempenho e qual a sua importância em uma rede de franquias, continue lendo para aprender sobre 8 indicadores de desempenho fundamentais para alcançar o sucesso no mercado de franquias. 

1. Retorno sobre o Investimento (ROI)

O ROI (Return on Investment, no original em inglês) nada mais é do que uma métrica utilizada para descobrir o retorno de um investimento, que pode ir desde a quantia gasta para inaugurar o negócio até os valores empregados para a realização dos mais variados tipos de ação — campanhas de marketing, programas de treinamento e a contratação de um software online de gestão.

No franchising, o que você precisa saber é que o ROI depende de algumas variáveis. A taxa de franquia, o capital de giro, os custos de instalação da loja e os royalties são alguns exemplos de custos que devem ser observados na hora de se calcular o retorno financeiro que o investidor irá obter a partir de sua unidade de franquia.

É importante lembrar, entretanto, que o valor do ROI depende também da qualificação do empreendedor na gestão do negócio e também do tempo investido no trabalho. O esforço e a eficiência do franqueado fazem toda a diferença nas taxas de retorno. Elas podem ser elevadas mais rapidamente com dedicação e empenho do gestor e seus funcionários.

2. Volume de vendas

Como o próprio nome sugere, diz respeito à quantidade de produtos e serviços que um negócio conseguiu vender em um determinado período de tempo. O indicador está diretamente relacionado com a participação da rede no mercado.

Uma das formas mais recorrentes encontradas pelas empresas para aumentar seu volume de vendas é mediante a redução de preços. No entanto, esta estratégia nem sempre é a mais eficaz. Imagine um empreendimento que tenha uma margem de lucro de 20% em cima de cada venda. Isso significa que, a cada R$ 1.000 comercializado, ela irá faturar R$ 200.

Se em determinado momento, ela resolver oferecer descontos de 10% em seus produtos, sua margem lucro irá cair pela metade. Ou seja, ela terá que trabalhar o dobro para obter os mesmos resultados.

Portanto, apesar de o volume de vendas mostrar indicadores que contribuem para o plano financeiro, a maneira mais eficiente de melhorá-los pode ser por meio da realização de ações de marketing ou através do uso de outras estratégias que agreguem valor à marca e aos produtos oferecidos.

3. Indicadores de lucratividade 

Um dos mais usados no mercado corporativo, o indicador de lucratividade vai apresentar a variação dos lucros da empresa em um determinado período de tempo. Pode ser quinzenal, mensal ou anual. Para calcular a lucratividade, basta dividir o lucro líquido da franquia pela receita de vendas e multiplicar por 100. 

Vamos supor que uma unidade da sua rede de franquias de alimentação vendeu R$ 10 mil em hambúrgueres em um mês. Deste valor, foram retiradas as despesas fixas e variáveis. Então, o lucro foi de R$ 4 mil. Usando a fórmula mencionada anteriormente, o indicador de lucratividade vai apresentar o valor de 40%. 

A partir deste indicador, é possível fazer um comparativo com a margem de lucro de diferentes meses para chegar a sobre o crescimento da franquia. Se o número diminui ao longo dos meses, é sinal que há problemas na unidade franqueada e uma consultoria deve ser implementada. 

4. Taxa de conversão

A taxa de conversão mede o aproveitamento da rede em relação às oportunidades de venda que surgem. Não entendeu? Calma que a gente explica melhor.

Um dos melhores exemplos que podem ser utilizados para ilustrar o que é a “taxa de conversão” são as lojas de vestuário. Você já parou para pensar em quantas boutiques de roupas — físicas ou virtuais — você entra antes de efetuar uma compra?

Existem aquelas que conseguem obter um alto índice de vendas mesmo sendo relativamente pouco frequentadas. Ao mesmo tempo, há outras que recebem um grande fluxo de pessoas diariamente para obter números não muito superiores que as primeiras.

Agora que você já sabe o que é “taxa de conversão”, é preciso que você entenda que em alguns modelos de negócio os índices são naturalmente baixos — imagine que preocupante seria se um vendedor de planos funerários conseguisse converter 100% dos seus leads.

5. Ticket médio

O ticket médio é o indicador de desempenho que calcula o valor médio de cada venda realizada. Sabendo que alguns clientes efetuam mais de uma compra nas lojas da marca, a rede pode decidir por estabelecer um cálculo para saber quanto cada um gasta.

O indicador pode servir para avaliar a performance de cada canal de venda adotado e também para que seja possível estabelecer um perfil dos compradores mais importantes para a marca.

6. Custo de Aquisição por Cliente (CAC)

Quanto a sua empresa gasta em média na obtenção de cada lead? O CAC calcula o quanto de receita é necessário para adquirir um novo cliente para o negócio. E aqui não estamos falando dos consumidores em potencial, mas sim daqueles que realmente efetuaram alguma compra na sua franquia.

O CAC é um índice que serve para avaliar a viabilidade de um negócio. Se o valor calculado for muito próximo ao ticket médio, significa que o potencial de lucratividade da empresa é muito baixo e, portanto, o negócio não vale a pena.

7. Funil de Vendas – AARRR

Este indicador de desempenho é formado pelas cinco fases que constituem uma venda pela internet:

  • Aquisição: como os usuários encontram a empresa?
  • Ativação: a primeira experiência do usuário é satisfatória?
  • Retenção: os usuários retornam?
  • Receita: como a empresa ganha dinheiro?
  • Referência: os usuários indicam a empresa?

O diferencial do funil de vendas AARRR é a oferta de uma visão do comportamento dos clientes. Com o seu uso, é possível observar em quais fases da jornada de compra o consumidor se torna mais ou menos apto a comprometer-se. O Funil de Vendas também mostra para onde a empresa deve direcionar seus esforços de marketing para converter uma base maior de clientes.

8. Net Promoter Score (NPS)

O Net Promoter Score, também conhecido como indicador de eficácia, tem como uma das principais atribuições medir o nível de satisfação dos consumidores da rede de franquias. Por meio deste indicador, você vai descobrir se o cliente recomenda a sua franquia depois de comprar o produto ou pagar pelo serviço oferecido. 

Desta forma, o Net Promoter Score faz parte de uma estratégia de pós-venda para rede de franquia. Por exemplo, para levantar informações sobre a satisfação do cliente, o Net Promoter Score vai perguntar para os consumidores: de 0 a 10, qual a possibilidade de você indicar a nossa franquia para amigos? 

Quanto maior o valor escolhido pelo cliente, maior será a satisfação dele com os serviços da rede de franquias. Se você receber muitas notas abaixo de 6, provavelmente precisa melhorar os serviços da franquia para aumentar a fidelização dos clientes.

Lembre-se: quem dá notas 9 ou 10 são considerados promotores da marca. Notas 7 e 8 representam consumidores neutros. As notas 6 ou menor representam os clientes insatisfeitos. Também, na hora de efetuar o cálculo do NPS, antes de tudo, os gestores devem desconsiderar os clientes neutros. Para obter um índice positivo, a empresa deve ter pelo menos 75% dos clientes restantes classificados no grupo dos promotores.

E aí, gostou do conteúdo sobre indicadores de desempenho para franquias? Então, acompanhe o site da Central do Franqueado para ficar por dentro de todas as novidades do universo do franchising!

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Iury Casartelli

Redator em Central do Franqueado


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