Anuncie

Solicite uma demonstração da plataforma Central do Franqueado

central-logo openMenu
Gestão de Franquias

Descubra quando e como deve ser feita uma implementação na sua franquia

6 min de leitura Cristiano Ritzel


Implementar quer dizer colocar algo em prática! Ou seja, quando alguém diz que vai implementar algo em uma empresa, é quando uma ideia é inserida dentro de um contexto já existente, vindo normalmente, para somar e acrescentar a algo. Descubra mais sobre o assunto neste conteúdo!

Para muitos, fazer implementação de ferramentas é uma tarefa bastante comum. Mas, para outros, o assunto gera dúvidas e também, em alguns casos, medo. Isso porque, com o avanço de tecnologias e a necessidade de modernização do mercado, é preciso sempre estar atualizado para passar por cima de crises e não ser deixado para trás no ramo empresarial.

Então, a necessidade de fazer implementação dentro de empresas, passou a ser frequente. E conforme uma ferramenta deixa de ser eficaz, já é implementado outra que se encaixe com a demanda a ser suprida. Vale ressaltar, que também um dos medos em relação à implementação, é sua grande necessidade de atenção, sendo comparado a uma grande reforma.

Entretanto, apesar dos pesares, é através de implementações que empresas conseguem se manterem firmes e atualizadas perante o mercado. E nós da Central do Franqueado querendo te ajudar a entender mais sobre o assunto, criamos esse conteúdo. Através dele você vai compreender o que são implementações, suas vantagens e quando fazer na sua rede de franquias.

O que é implementação?

O termo implementação significa colocar ideias e planos em ação, sendo uma forma de garantir a efetivação e execução de itens. Também serve para se referir a aplicação ou inserção de algo, sendo um termo comum dentro de empresas, principalmente quando é relacionado a sistemas.

A implementação, é comumente utilizada para utilização de novos itens e ações. Por exemplo, uma franquia resolve fazer aderência de uma plataforma desenvolvida especificamente para seu mercado, então, ela vai fazer uma implementação da ferramenta. Mas a implementação também serve para quando se coloca um plano de vendas, marketing, entre outros, para rodar.

Implementação em franquias

Não importa o segmento ou mercado de atuação, a implementação se faz presente em todos. Isso porque, toda empresa que busca evoluir e sempre melhorar, deverá fazer implementações, então, é comum tal ação no mercado do franchising.

Dentre a forma de implementação mais comum em franquias, acontece quando a rede resolve aderir a um sistema capaz de alinhar todas as informações e gestão da rede. Ou seja, é quando é integrado à todas as unidades da rede uma mesma plataforma, capaz de otimizar todas as ações em volta das filiadas a marca. Item que garante a entrega da mesma qualidade em todas as unidades da rede.

Normalmente, após a assinatura do contrato entre franquia e empresa ofertadora do serviço é acontecida a implementação. É nesse momento que se inicia a fase de aderência do software, quando uma equipe responsável pelo sistema irá apresentar os primeiros processos para seu uso.

Por que implementar um sistema para franquias?

Talvez neste momento você esteja fazendo se perguntando “por que implementar um sistema para franquias na minha rede?”, não é mesmo? Entretanto, a resposta é um tanto quanto simples: através de uma implementação de sistema para franquias, você consegue otimizar sua rede ao todo.

Primeiramente, ao adquirir um sistema para franquias, você vai ter em suas mãos algo desenvolvido diretamente para atender as necessidades que uma rede necessita. Dando como exemplo, o sistema para franquias da Central do Franqueado, ela garante a otimização de toda a gestão de uma rede. 

Isso porque, tal plataforma dispõe de módulos para prestação de suporte, gerenciamento de projetos, marketing, padronização, entre outros itens.  Ou seja, normalmente você deve implementar um sistema que consiga atender tais demandas.

4 dicas para aplicar na implementação de um sistema

Agora que você já sabe o que é implementação e quando se deve fazê-la em sua franquia, eu acho interessante te trazer algumas dicas. Com elas, esse processo vai se tornar mais fácil e vai garantir que você consiga otimizar muito as implementações na sua rede de franquias. Veja abaixo 4 pontos interessantes:

Crie um projeto

É imprescritível que o primeiro passo para sua implementação, seja estruturar um projeto. A partir de tal ação, se torna mais fácil fazer um planejamento e uma organização de prazos e itens a serem feitos. A necessidade de estruturar a implementação como um projeto, é que ela realmente deve ser tratada como um. Entretanto, deve ser classificado com um grande projeto, para assim, ganhar uma atenção necessária.

Também é neste momento que será decidido quem irá ficar a cargo das tarefas durante a implementação, por exemplo, qual pessoa ficará a cargo de aplicar e receber os treinamentos, quem será o gerente responsável, etc. Assim como também deve ser feito o cronograma para análise de como andam os prazos.

Busque melhorar sempre

É preciso logo em seguida ao primeiro passo, buscar aplicar melhorias contínuas para sua implementação. É neste momento que será levado em conta itens que podem ser agregantes ou não para o processo, e essa decisão, parte de uma análise da sua parte. 

Para incentivar uma melhora contínua, busque utilizar de um canal capaz de alinhar e facilitar a comunicação. Inclua também avaliações de desenvolvimento da implementação. Uma boa dica é ter sempre um líder em cada setor para analisar e receber o conhecimento sobre cada tarefa da implementação.

Utilizando novamente o exemplo da Plataforma de Franquias, busque ter alguém para ficar a parte dos treinamentos recebidos para o módulo de projetos, outra pessoa para o marketing, e assim por diante.

Faça uma boa configuração e conversão de arquivos

Pois é, como você deve imaginar, durante a implementação acontece a configuração da plataforma, e é muito importante que você aproveite este momento para deixar tudo corretamente estruturado. Opte por inserir todos os dados sobre sua rede de franquias, como unidades, integração para todos os franqueados, ou seja, tudo referente a sua gestão.

Inclusive, é necessário tomar um cuidado em relação à conversão de tabelas e arquivos, para que, não aconteça problemas com os arquivos. Isso pode acarretar na perda de dados e informações relevantes.

Faça testes

Conforme você se aproximar do fim da implantação de um sistema na sua rede de franquias, chega o momento de fazer os testes. A meta nesta etapa é garantir que nada de errado passe. Então, é preciso uma grande atenção para essa última etapa. Um teste, por exemplo, de “teste de estresse” no dia da inauguração.

No caso de uma franquia de alimentação, você pode convidar amigos e familiares para testar a cozinha com alta demanda, na capacidade máxima. Assim, saberá se tudo está nos conformes!

Conclusão

Pronto! Agora você provavelmente está pronto para fazer uma implementação na sua franquia. O que acha de invés de ficar pensando em diversas opções para alinhar a sua gestão, simplesmente contar com uma ferramenta capaz de otimizar e centralizar os principais pontos de uma rede de franquia?

Então, se caso tenha ficado curioso sobre tal vantagem, saiba que a Central do Franqueado tem uma solução perfeita para sua rede. 

Para descobrir mais, clique aqui, que um representante da nossa equipe irá entrar em contato com você.

Author Avatar
Cristiano Ritzel

Redator em Central do Franqueado


Posts Relacionados à Gestão de Franquias