Logo Central do Franqueado2
  • Facebook Central do Franqueado
  • Copiar Link Central do Franqueado
  • Twitter Central do Franqueado
Central do Franqueado »Gestão de Franquias »Conheça o método BSC e melhore a gestão do seu negócio
Gestão de Franquias

Conheça o método BSC e melhore a gestão do seu negócio

6 min de leituraCentral do Franqueado

Milhares de executivos no mundo todo têm utilizado a metodologia Balanced Scorecard (BSC ) para organizar as ações e atingir os objetivos de suas empresas. Pois, é fato, que uma das maiores dificuldades das empresas é conseguir alcançar os objetivos traçados no planejamento estratégico de forma alinhada.Saiba mais sobre a metodologia e sua importância no artigo a seguir. 

Neste artigo você lerá sobre:

Balanced Scorecard (BSC): o que é?

O Balanced Scorecard, também conhecido pela sigla BSC, significa Indicadores Balanceados de Desempenho. O método foi criado por dois renomados professores de Harvard, nos Estados Unidos, David Norton e Robert Kaplan, com o objetivo de  apresentar um modelo de gestão estratégica diferenciado.

Uma pesquisa feita pela organização voltada para o aprimoramento das técnicas BSC, a 2GC, concluiu que 76% das empresas usam o BSC para o planejamento estratégico.

Assim, a ideia dos estudiosos era que a medição de resultados e definição dos objetivos fugisse do tradicional uso de indicadores financeiros, de faturamento e mercado. A metodologia foi criada para melhorar os resultados da empresa e ajudar a colocar o planejamento estratégico em prática de forma simples e otimizada.

As características de monitoramento da execução, medição e direcionamento das ações permitem a melhoria contínua da qualidade e do desempenho. Para isso, os professores acrescentaram outras métricas empresariais, além das já existentes.

O Balanced Scorecard permite descrever a estratégia de forma clara, através de 4 perspectivas: 

  • Financeira;
  • Mercadológica;
  • Processos internos;
  • Aprendizado e crescimento. 

Além disso, o BSC promove o alinhamento dos objetivos estratégicos com indicadores de desempenho, metas e planos de ação.

Aliás, tudo isso é possível através de uma visão integrada e balanceada da empresa. A partir da Missão e Visão da organização, são definidos os caminhos para atingir metas e objetivos.

Como funciona o BSC?

O BSC funciona focado nas perspectivas que citamos anteriormente. Aliás, cada uma delas influencia as outras em uma escala de dependência interna

Em síntese, o financeiro é voltado para a rentabilidade do que foi investido. Por outro lado, o setor de clientes tem o objetivo de criar novos valores para os consumidores e focar no desenvolvimento de segmentos.

Do mesmo modo, a área dos processos internos atua com foco na satisfação do cliente e no alcance dos objetivos financeiros. Entretanto, o aprendizado desenvolve a estrutura necessária para crescer e manter-se em longo prazo. Além disso, temos algumas claras vantagens de utilizar a metodologia em comparação aos processos tradicionais. Confira abaixo!

Simplifica para otimizar

Com certeza você já se deparou com um enorme planejamento que, por não ter feito parte do processo de desenvolvimento, sofre para entender o que cada uma das coisas significa. O quão mais fácil seria visualizar os planos se possuíssem uma abordagem otimizada para qualquer um que bater o olho entender?

Todos os membros da sua franquia precisam entender o que você planeja, independente se participaram ou não do processo. Afinal, muitas vezes são eles que colocarão essas atividades em prática. Imagina o problema de ter colaboradores perdidos nos processos que você desenvolveu?

O Balanced Scorecard, visando te ajudar nesse processo, busca oferecer uma visão simples e intuitiva dos fatores mais importantes para o crescimento do seu negócio.

Melhorias todos os dias

Nos dias de hoje de alta competitividade de mercado, se você ficar parado, com certeza a concorrência vai te deixar para trás. Isso é um fato e fundamenta um processo de aprendizado contínuo que deve existir como cultura de qualquer organização que vise o sucesso atualmente.

Felizmente, o mapa do BSC pode ser atualizado facilmente conforme a necessidade e, logo, consegue manter esse ritmo ideal de melhorias contínuas na rede. Assim, ao cumprir metas e objetivos, continue atualizando o mapa para sua franquia não parar nunca de crescer!

Como aplicar o Balanced Scorecard (BSC)?

O Balanced Scorecard é muito utilizado entre os gestores que precisam tomar vários tipos de decisões, tanto na parte operacional quanto no cumprimento de metas, análise dos produtos e clientes. A aplicação da metodologia passa por alguns processos que falaremos a seguir.

Perspectivas

Para definir cada uma das perspectivas, precisamos antes, responder uma pergunta específica para cada caso:

  1. Perspectiva de Mercado: que necessidades de nossos clientes devemos atender para atingir os objetivos financeiros da empresa?
  2. Perspectiva Financeira: quais objetivos financeiros devemos seguir para satisfazer nossos acionistas?
  3. Perspectiva de Processos Internos: em quais processos internos devemos ser excelentes para satisfazer nossos clientes e acionistas?
  4. Perspectiva de aprendizado e crescimento: como a organização deve aprender e inovar para atingir nossas metas?

Objetivos 

Para que a metodologia Balanced Scorecard seja um sucesso e traga reais resultados para a empresa, é fundamental que os objetivos sejam definidos. Cada área que corresponde às perspectivas deve ter seu foco traçado e definido para que a meta seja atingida.

Indicadores 

Será necessário criar indicadores de desempenho coerentes para cada uma das quatro perspectivas mencionadas acima. Essas métricas podem variar de acordo com a cultura organizacional da empresa. O importante é que a escolha seja feita da forma mais adequada ao contexto do negócio. 

Metas 

Certamente, com os objetivos traçados, é importante que as metas sejam desdobradas de forma individual e coletiva. Deste modo todos os colaboradores são envolvidos no processo. Como resultado, o desempenho de alcance das metas é acompanhado de perto e ajustado de modo a aumentar as chances de sucesso.

Ações estratégicas 

Para atingir os objetivos, serão necessárias algumas ações estratégicas. Deste modo, é importante definir qual ação será desenvolvida para atingir cada meta estipulada. Por exemplo, se um software for necessário para dar agilidade aos processos e melhorar os resultados, deve estar alinhado com as ações planejadas. 

Mapa estratégico

Por fim, para que todo o planejamento esteja claro e visível para todos, é fundamental criar um mapa estratégico. Aliás, esse é o princípio da metodologia Balanced Scorecard. Nele, devem constar a missão e objetivos da empresa.

Seu processo de criação é similar à análise SWOT, onde esses dados reunidos podem ser transformados em um quadro com todas essas informações. Para montar um formato mais simples, tudo o que você precisará é de uma tabela com as quatro perspectivas e seus respectivos elementos do BSC. 

Outros modelos ainda trazem os fatores interligados por linhas, para representar a interdependência das metas. Por fim, adicione objetivos, metas, indicadores e iniciativas ao espaço de cada perspectiva, considerando todos os pontos de vista possíveis.

Use o exemplo abaixo como base para seu mapa:

 

Em resumo, a metodologia tem o objetivo de explanar de forma mais clara e sucinta tudo o que foi traçado no plano. Com isso, juntam-se as metas em curto prazo com as metas a longo prazo. Portanto, a missão e visão do negócio ficam muito mais fácil de ser atingida.

Como a Central do Franqueado pode te ajudar!

Viu como é bacana garantir o cumprimento de metas e objetivos em sua franquia com metodologias inovadoras? Os benefícios se estendem desde um aumento na produtividade geral da empresa até na satisfação dos colaboradores. 

Nós, da Central do Franqueado, sabemos da importância de um bom planejamento e comunicação de qualidade para garantir um alto nível de desempenho em redes de franquias.

Por isso, nosso sistema para franquias, especificamente o módulo ‘CAF’, conta com funcionalidades de comunicação que podem ajudá-lo a pôr em prática as dicas apresentadas aqui, como um espaço de conversas 100% registradas na nuvem e videoconferências para reuniões. 

Se tiver dúvidas, que tal bater um papo conosco? Teremos o prazer de apresentar nossa plataforma, criada para tornar mais prática e ágil a gestão de franquias. 

Author Avatar
Central do Franqueado

Redator em Central do Franqueado