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Gestão de Franquias

Análise SWOT: o que é e como aplicar em sua rede de franquias?

8 min de leitura Carlos Griebler


Já pensou em identificar as forças, fraquezas, oportunidades e ameaças relacionadas a qualquer aspecto da sua franquia? Saiba que a Análise SWOT torna isso possível ao analisar a influência do ambiente interno e externo, servindo de apoio para a tomada de decisões da marca.

Quer saber um pouco mais sobre a análise SWOT? Continue lendo o conteúdo que a Central do Franqueado preparou e aprenda a utilizar a ferramenta para o sucesso do planejamento estratégico da sua rede de franquias.

Neste artigo você lerá sobre:

O que é a análise SWOT?

A análise SWOT é uma ferramenta gerencial que tem por objetivo ajudar na elaboração do diagnóstico estratégico tanto da sua rede de franquias quanto das unidades franqueadas. Dessa forma, sua principal finalidade é auxiliar no planejamento da organização.

Por exemplo, se você quer planejar uma promoção de fim de ano, mas ainda tem dúvidas sobre sua realização ou como ela deve acontecer, a melhor opção é utilizar a matriz SWOT para obter respostas.

O acrônimo SWOT é oriundo da junção das palavras Strengths (Forças), Weaknesses (Fraquezas), Opportunities (Oportunidades) e Threats (Ameaças). Por isso, devido a sua tradução para a língua portuguesa, ela também ficou conhecida no Brasil como matriz FOFA.

Por meio da utilização da Matriz SWOT, os gestores têm a possibilidade de analisar a estrutura interna de operação do negócio, identificando eventuais forças e fraquezas, assim como avaliar o ambiente externo, para tomar conhecimento a respeito de possíveis oportunidades e ameaças.

Com isso, você cria a possibilidade de melhorar seus processos que apresentam problemas e qualificar ainda mais aqueles que já estão dando certo.

Como funciona a análise SWOT?

Agora que você já sabe — de forma geral — do que se trata uma análise SWOT, vamos aprofundar o uso dessa ferramenta de gestão. Por isso, vamos conferir como ela funciona e o que são cada um desses fatores internos e externos. Confira abaixo!

A primeira questão é saber que a elaboração da estratégia de uma franquia é uma das etapas mais importantes e que deve ser respeitada para que se possa alcançar o sucesso esperado. É neste momento que o gestor define o caminho que será trilhado pela rede a longo prazo.

O planejamento estratégico pode ser definido como o conjunto de ações administrativas que possibilita à organização se manter integrada ao seu ambiente de atuação, no curso correto para o desenvolvimento de seus objetivos, alinhada à sua missão e em consonância com os seus valores.

Ao elaborar a estratégia, é recomendado que o gestor siga alguns passos. Entre outras tarefas, neste momento ele terá que:

  • Definir objetivos;
  • Analisar a situação atual da empresa e do mercado;
  • Estabelecer algumas premissas em relação ao futuro;
  • Criar alternativas de ação;
  • Escolher um curso para seguir;

Apesar de parecer simples, o processo de definição destes paradigmas não é nada fácil. Afinal de contas, a etapa de planejamento consiste basicamente nisso e é esse o grande desafio do gestor.

Foi justamente para ajudar o empreendedor na realização desta difícil tarefa que foi criada a análise SWOT. Mas o que de fato são cada um desses elementos da matriz? E os fatores internos e externos? Confira!

Strengths (Forças)

Em um mercado tão competitivo como o atual, as forças da sua franquia ou do cenário devem ser sobre o que faz sua franquia se destacar neste momento. Seja como marca ou para um projeto específico, qual o nosso diferencial e por que essa força torna a análise mais viável? 

Weaknesses (Fraquezas)

Para ter sucesso na vida empresarial, é preciso admitir falhas. Afinal, é apenas aceitando que problemas existem que se torna possível o desenvolvimento de melhorias que possibilitem uma melhora. Por isso, outro ponto substancial da matriz SWOT está em qualquer fraqueza que sua rede de franquias tenha. 

Questões como: custo com funcionários e/ou fornecedores, franquia sem acesso a crédito bancário, má reputação nos meios digitais são exemplos de fraquezas que necessitam correção antes que seja tarde demais. Cabe a você, como franqueador ou franqueado, identificá-las para o sucesso do seu planejamento.

Opportunities (Oportunidades)

A melhor forma de explicar o que são oportunidades dentro do desenvolvimento de uma matriz SWOT é com um bom exemplo. Pense: em uma franquia de sorvetes, um exemplo claro de oportunidade seria o dia 23 de setembro. Sabe por quê? É o dia nacional do sorvete em todo o Brasil! 

Ou seja, a partir de um fator externo (data comemorativa), se cria uma possibilidade de aproveitar um fator externo em prol da sua rede de franquias. Bem simples, não?!

Threats (Ameaças)

Ameaças são difíceis de prever e podem atrapalhar o andamento de seu negócio. Por isso, é aqui que moram os piores perigos para o projeto e para uma rede de franquias como um todo. Entre os exemplos, podemos citar a abertura de uma grande empresa concorrente em sua região ou questões legais que possam interferir na continuidade do seu planejamento.

Agora que sabemos exatamente o que é a Matriz SWOT, vamos detalhar ainda mais a importância de aplicar o instrumento durante qualquer novo planejamento de sua rede de franquias.

Quais as vantagens de uma análise SWOT?

Tomada de decisão

A tomada de uma decisão importante pode causar uma grande repercussão por toda uma rede de franquias. Afinal, qualquer mudança e novas estratégias devem ser aplicadas por toda uma cadeia de unidades. 

Por isso, utilizar a matriz SWOT é garantir a possibilidade de realizar um panorama da situação para realizar qualquer decisão. Uma análise com a matriz SWOT pode ser a ferramenta que faltava para aperfeiçoar a tomada de decisão em sua franquia.

Planejamento estratégico

Outro processo de gestão facilitado pela matriz é o planejamento estratégico. Ele é definido como uma forma de possibilitar que a empresa alcance uma situação futura desejada. Assim, você já deve ter uma ideia dos benefícios que a ferramenta pode trazer a esse processo, certo? Tudo fica muito mais simples quando se sabe dos pontos positivos e negativos da sua rede!

Diagnóstico de saúde

Além de todos esses benefícios, o mais importante deles está na raiz da Matriz SWOT: a saúde de sua rede de franquias. Com o perdão do exagero, identificar cedo problemas no andamento do negócio pode funcionar da mesma forma que diagnosticar cedo um câncer. Ou seja, quanto mais cedo, maiores são as chances de se salvar. 

Como fazer uma análise SWOT em sua franquia?

Como vimos, a Análise SWOT se baseia na premissa de que todo o planejamento empresarial está sujeito a ocorrências que podem atrapalhar ou facilitar o seu sucesso. Por isso, a Matriz SWOT ajuda o gestor identificar forças e fraquezas na estrutura interna da empresa, bem como para avaliar oportunidades e ameaças no seu ambiente externo. Mas como utilizá-la na prática? Vamos lá!

Antes de qualquer outra coisa, você deverá desenhar a matriz SWOT. O primeiro passo é pegar um papel em branco — pode ser uma página de caderno ou uma folha de ofício. Coloque-a sobre uma base em posição “paisagem” (deitada) e faça uma cruz bem no centro.

Não precisa usar régua, afinal, não tem problema se a matriz SWOT ficar um pouco torta. O importante é que ela fique dividida em quatro retângulos, sendo duas colunas verticais e duas horizontais. Na sequência, você irá distribuir as palavras no quadro conforme imagem abaixo. 

Agora que a base da matriz SWOT está pronta, você deve preenchê-la com as forças, fraquezas, oportunidades e ameaças. Se você ainda não sabe como definir estes fatores, não se preocupe. Afinal, você ainda nem definiu um objetivo específico para atingir com a criação da matriz.

Então, é hora de definir seus objetivos. Por exemplo: “qual rede social deveríamos usar?”. A partir disso, comece a pensar cada um dos pontos da matriz. Quais seriam as forças nesse exemplo? Uma equipe de marketing já estruturada, talvez. Ou quais seriam as oportunidades? Pode ser o uso de uma rede social que se tornou tendência, como o TikTok

O importante é ser sucinto, objetivo e tentar resumir ao máximo esses dados. Assim, a visualização por toda a rede será facilitada e parecerá mais viável. Além disso, o ideal é apresentar os tópicos em ordem de relevância. Assim, priorizando aquilo que pode trazer mais resultados para sua franquia.

Mais dicas para fazer uma Análise SWOT satisfatória

Lembre-se: qualquer empresa pode fazer uso da Análise SWOT. Ainda, ela pode ser realizada tanto pela rede franqueadora quanto pela unidade. O importante é definir um objetivo, seus pontos e que ele dialogue com a realidade. Para finalizar, você deve observar alguns pontos importantes:

  • A SWOT tem que distinguir o momento atual dos objetivos futuros;
  • A Análise SWOT deve ser aplicada nas áreas específicas de atuação da empresa;
  • A concorrência não pode ser desprezada: não fique constrangido em realizar comparações;
  • Faça-a com simplicidade: evite complexidades desnecessárias;
  • Lembre-se: a avaliação tem um forte grau de subjetividade.

Nós, da Central do Franqueado, sabemos das vantagens que a Matriz SWOT pode trazer a sua rede de franquias. Pensando nisso, nosso sistema, especificamente nossas soluções de ‘Engajamento’, conta com funcionalidades que podem te auxiliar no processo de elaboração, como videoconferências para o brainstorm, sistema de pesquisas e um repositório de treinamentos e manuais.

Se tiver dúvidas, que tal bater um papo conosco? Teremos o prazer de apresentar nossa plataforma, criada para tornar mais prática e ágil a gestão de franquias. 

Gostou do nosso conteúdo? Então fique atento às novidades do nosso site. Esperamos você!

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Carlos Griebler

Redator em Central do Franqueado


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