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Gestão de Franquias

Matriz Fofa: o passo a passo de como usá-la para melhorar a gestão da sua franquia

8 min de leitura Carlos Griebler


A matriz FOFA é uma ferramenta de gestão usada para identificar pontos fortes e fracos de um negócio. Com ela, é possível descobrir as melhorias e correções necessárias, sempre visando o crescimento da empresa. Conheça mais sobre a Matriz FOFA e como usá-la para melhorar sua rede de franquias.

Neste artigo você lerá sobre:

O que é a Matriz Fofa?

A Matriz FOFA, também chamada de Matriz SWOT por conta da sua origem estrangeira, é uma ferramenta que permite identificar os pontos fortes e fracos de um negócio. A sigla FOFA (Forças, Oportunidades, Fraquezas e Ameaças) representa bem a metodologia que detalharemos mais a frente.

Ao identificar esses pontos positivos e negativos de uma empresa, você cria a possibilidade de melhorar seus processos que apresentam problemas e qualificar ainda mais aqueles que já estão dando certo. Para representar visualmente, existe um quadrante que usamos para definir esses pontos:

Mas o que de fato são cada um desses elementos da Matriz F.O.F.A? E os fatores internos e externos? Confira!

Forças

Quando falamos em forças, imaginamos o que faz sua franquia se destacar em meio a um mercado tão competitivo. Aqui, devemos analisar aspectos como: por que os clientes escolhem a nossa empresa? Qual o nosso diferencial?

Aqui você também pode avaliar a satisfação de seus clientes. Saber disso vai auxiliar a identificar eventuais problemas em seu negócio e o impacto de um bom estudo de contentamento pode até mesmo elevar suas vendas de forma substancial.

Oportunidades

Como o próprio nome sugere seu significado, oportunidades nada mais são que fatores externos que podem lhe trazer benefícios, se aproveitados da forma correta. Mas como isso funciona no dia a dia? Bom, por exemplo, uma franquia de alimentação, especificamente hambúrgueres.

Um exemplo claro de oportunidade seria o dia 28 de maio. Por quê? É o dia internacional do hambúrguer. Nele, sem sua intervenção, se cria uma possibilidade de aproveitar um fator externo em prol da sua rede de franquias. Assim, gerando um lucro oportuno a partir de algo que você não controla.

Fraquezas

Outro ponto substancial é qualquer fraqueza que sua franquia tenha. Quais questões internas são claras e precisam de uma melhora imediata para um aumento na saúde financeira ou organizacional do negócio?

Questões como: alto custo com funcionários e/ou fornecedores, franquia sem acesso a crédito bancário, má reputação nos meios digitais são exemplos de fraquezas que necessitam correção antes que seja tarde demais. Cabe a você, como franqueador ou franqueado, identificá-las.

Ameaças

Mais uma parte ruim do quadrante, mas dessa vez surge inesperadamente para atrapalhar o andamento de seu negócio. É aqui que moram os piores perigos para uma franquia, pois além de sua natureza ruim, você absolutamente não tem controle sobre os problemas.

Entre os exemplos, podemos citar a abertura de uma grande empresa concorrente em sua região ou uma alteração na lei que possa interferir na continuidade de algum processo da sua rede.

Quanto aos fatores internos e externos, é bem simples. 

Fatores internos

Ao analisar as Forças e Fraquezas é uma questão interna da franquia, pois se trata de algo que você como empreendedor pode gerenciar e corrigir. Sendo assim, desde que você saiba o que é forte em sua empresa, é possível melhorar o aspecto ainda mais. 

Isso também se aplica às fraquezas, onde é possibilitado a tomada de ações que evitem ou remedeiam essas falhas. Para exemplificar, podemos citar setores como marketing e financeiro, onde praticamente apenas suas ações determinam o sucesso da área. 

Quando se conhece a fundo as forças e fraquezas desses setores, basta trabalhar com direcionamento e eficiência que o resultado acaba aparecendo de forma natural.

Fatores externos

Já quando falamos do ambiente externo, ou as Oportunidades e Ameaças, não temos nenhum um pouco controle desses fatores. Mesmo assim, é necessário se atentar a eles, pois eles servem de base para qualquer planejamento estratégico da franquia.

Geralmente quando exemplificamos os fatores externos, podemos citar questões demográficas, regulatórias ou até mesmo o comportamento do cliente. Além deles, a concorrência também entra nesse quesito. Por isso é tão importante conhecer esses aspectos para identificar o que pode estar dando certo para outros e replicar em sua rede de franquias. 

Agora que sabemos exatemente o que é a Matriz FOFA, vamos detalhar ainda mais a importância de aplicar o instrumento em sua rede de franquias.

Qual os benefícios da Matriz Fofa para franquias

Tomadas de decisão

Você agora tem a possibilidade de realizar um panorama da situação para realizar qualquer decisão. O que poderia ser melhor? Uma análise com a matriz FOFA pode ser a ferramenta que faltava para aperfeiçoar a tomada de decisão em sua franquia.

Em uma rede de franquias, qualquer tomada de decisão, por mínima que seja, tem um grande impacto. Por isso, é importante que exista uma grande preocupação sobre esse processo de gestão, uma vez que toda uma rede vai depender da decisão.

Planejamento estratégico

Outro processo de gestão facilitado pela matriz é o planejamento estratégico. Ele é definido como uma forma de possibilitar que a empresa alcance uma situação futura desejada. Assim, você já deve ter uma ideia dos benefícios que uma Matriz FOFA pode trazer a esse processo, certo?

Planejar suas ações fica muito mais simples quando se sabe dos pontos positivos e negativos da sua franquia, facilitando o direcionamento dos seus recursos e esforços!

Possibilita parcerias

Falando especificamente sobre um dos quadrantes da matriz, as fraquezas podem sim trazer coisas positivas a sua franquia. Se você identifica algo que não pode corrigir no curto prazo, é possível promover parcerias para suprir essa falta em seus serviços.

Um diagnóstico de saúde da empresa

Além de todos esses benefícios, o mais importante deles está na raiz da Matriz FOFA: saber como está a saúde de sua rede de franquias. Identificar cedo problemas no andamento do negócio pode funcionar da mesma forma que diagnosticar cedo um câncer. Quanto mais cedo, maiores são as chances de salvar o corpo maior. 

Como usá-la para melhorar sua franquia

Faça um brainstorm

Apesar do objetivo final da criação de uma Matriz FOFA seja a identificação de pontos da sua empresa, é por ela que começamos. Faça um brainstorm para auxiliarem nesse processo, que pode levar um bom tempo. Afinal, são muitos os pontos que devem ser levados em conta. 

Também é aqui que você pode definir um objetivo específico para atingir com a criação da matriz, como: “Qual rede social deveríamos usar?”. Além disso, não se esqueça de ser realista. Se sua matriz não retratar a realidade, ela apenas vai mascarar seus resultados.

Além de forças e fraquezas, é necessário se atentar ao ambiente externo com o mesmo esforço. Saber lidar com coisas que não estão em seu poder é o que vai tornar sua franquia diferenciada no mercado de negócios.

Elabore sua matriz

Agora que você possui as informações necessárias, é hora de colocá-las no papel. Seja sucinto, objetivo e tente resumir ao máximo esses dados em sua matriz. Assim, a visualização por toda a rede será facilitada e parecerá mais viável.

Você pode usar o modelo que apresentamos anteriormente nesse artigo para basear sua Matriz FOFA. Nele, o ideal é apresentar os tópicos em ordem de relevância. Assim, priorizando aquilo que pode trazer mais resultados para sua franquia.

Aplique as melhorias possíveis

Você sabe as forças e oportunidades e também das fraquezas e ameaças que percorrem em sua rede. É hora de transformar isso em um planejamento a ser aplicado por toda a cadeia de unidades visando a correção de problemas e um crescimento geral da rede.

Por exemplo, se sua empresa sofre com impasses de atendimento, a ação necessária é o investimento em capacitação e/ou contratações qualificadas na área.

Verifique o andamento

Com o planejamento aplicado, verifique o andamento dos novos processos em sua rede. Se problemas estiverem acontecendo, você deve interferir para garantir a excelência desejada. 

Seja com treinamentos ou orientação, é seu dever como franqueador prover o conhecimento para o sucesso da franquia. Além disso, você também pode fazer pesquisas de satisfação para saber como está sendo a experiência com as mudanças e melhorias realizadas. 

Mude o necessário

Agora que você tem esse feedback em mãos, seja de pesquisas de satisfação ou em qualquer canal de sua empresa, faça um estudo dessas respostas. É primordial que, durante o processo de crescimento da empresa, ainda mais algo tão relevante como melhorias e mudanças no planejamento estratégico, ajustes sejam realizados periodicamente.

Nós, da Central do Franqueado, sabemos das vantagens que a Matriz FOFA pode trazer a sua rede de franquias. Pensando nisso, nosso sistema, especificamente o módulo ‘CAF’, conta com funcionalidades que podem te auxiliar no processo de elaboração, como:

  • Videoconferências para o brainstorm;
  • Sistema de pesquisas
  • Repositório de treinamentos e manuais

Se tiver dúvidas, que tal bater um papo conosco? Teremos o prazer de apresentar nossa plataforma, criada para tornar mais prática e ágil a gestão de franquias. Esperamos você! 

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Carlos Griebler

Redator em Central do Franqueado


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