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Franquias de Hamburgueria: guia para abrir a sua e as melhores redes do mercado

Top 5 Franquias de Hamburgueria

Já foi o tempo em que hambúrgueres — o mais conhecido sanduíche americano (mas de origem alemã!) — eram uma paixão exclusiva de países estrangeiros. Afinal, são mais de 70 anos que um disco de carne é colocado entre duas fatias de pão para formar uma das comidas mais populares no Brasil, em um sucesso que estimulou um mercado específico para o produto: hamburguerias.

Não precisamos nem citar nomes para você pensar em grandes marcas que apostaram no segmento e hoje despontam como as principais do ramo de alimentação, certo? Saiba que a grande maioria delas encontrou no mercado de franquias uma maneira de expandir rapidamente e com custos reduzidos. E o melhor? Isso significa que você pode se tornar dono(a) de uma hamburgueria de sucesso! 

Então, se você andou pensando em investir em uma franquia, tem preferência pelo segmento de alimentação — o mais lucrativo de todos — e é chegado em uma hamburgueria, confira nosso guia com tudo o que você precisa saber para se dar bem nessa jornada!

A HORA CERTA DE INVESTIR

Em todas as listas de melhores opções de investimento no varejo, a alimentação consta como um dos segmentos mais atrativos. E mais: essa tendência não é exclusividade do Brasil, ela ocorre por todo o mundo. 

Se estiver duvidando, saia de casa e dê uma olhada na sua rua. Olhe bem as lojas que encontrar e veja quantas são do ramo alimentício. Pelo menos metade, não? Além disso, a maioria são de lanches e comidas rápidas. Vamos entender mais sobre o assunto e ver como você pode encontrar o seu diferencial dentro deste segmento tão ativo.

NÚMEROS DO FRANCHISING

Não é segredo para ninguém que os últimos anos têm sido difíceis para todos. Além de toda a desconfiança do mercado já existente, sobretudo em virtude das tensões políticas, surgiu uma pandemia que resultou em grandes quedas no faturamento.

Antes da Covid-19, o franchising continuava crescendo a todo vapor no Brasil, com números atingindo R$ 186,7 bilhões em 2019. Isso se deve, principalmente, à segurança fornecida pelo modelo de negócio, que possibilita um avanço mesmo em meio à crise. Desse valor, mais de ⅕ corresponde ao setor de alimentação, também devido a capacidade de adaptação em meio a pandemia.

Hoje, mesmo com uma pequena queda em 2020, o mercado já se recuperou e prevê um faturamento acima dos R$ 200 bilhões para 2022. Novos tempos estão vindo para investidores que estavam atrás de um pouco de fôlego. Ao perceber os novos ares, os empresários se mostram prontos para agir, elevando o indicador de confiança para o maior índice em anos.

Ainda sobre os números dentro do mercado de franchising, os resultados das redes de hambúrgueres impressionam. Com a “gourmetização” do hambúrguer, os custos aumentaram e cada vez mais encontramos opções de investimento em um mercado que, ainda em 2017, já movimentava quase R$ 700 milhões anuais.

MOTIVOS PARA INVESTIR NO MERCADO DE ALIMENTAÇÃO

Entendemos que nem todos que resolvem abrir um restaurante sonharam um dia em ser grandes chefs. A maioria apenas está atrás de um negócio próprio que forneça algum tipo de investimento seguro. Afinal, vimos que o setor é o principal responsável pelos recordes anuais de faturamento do franchising. Por isso vamos falar por que o ramo alimentício pode ser o seu futuro ramo. Confira!

IMUNIDADE À CRISE

Por sua própria natureza, o franchising reduz o risco para o franqueador. Isto é, o modelo é considerado um porto seguro para investidores devido à sua segurança e rentabilidade. Ainda, quando colocamos em evidência o segmento de alimentação, dentre todas as ideias de negócios possíveis, entrar neste ramo provavelmente é uma das escolhas mais seguras.

Junto ao segmento de Saúde, Beleza e Bem-estar, o setor de alimentação representa quase metade do faturamento total do modelo de franquias no Brasil e muito se deve ao fato de serem líderes nas adaptações em um momento tão conturbado, como o já citado delivery e outras saídas que contornavam as questões sanitárias. Assim, se mostrando resistente a eventuais crises.

PREÇO ACESSÍVEL

Os custos para adquirir uma unidade de franquia geralmente são menores se comparados a iniciar um negócio do zero. Além do mais, o setor de alimentação é um dos principais responsáveis pela popularização das microfranquias, marcas cujo investimento é inferior aos R$ 105 mil. 

Então, investir em uma hamburgueria pode estar entre os investimentos mais baratos do mercado. É claro que se a ideia for abrir um local de luxo, essa informação não será verdade, mas via de regra é um mercado bastante acessível. Assim, ao invés de ter que gastar com desenvolvimento de estratégias de marketing, pesquisa de mercado e desenvolver a estrutura do zero, o empreendedor apenas compra a concessão dos direitos de uso da marca de sucesso.

Com opções para os mais variados bolsos, o mercado de hambúrgueres faz com que o sonho de muitas pessoas que sonham em empreender se torne realidade. Isso acontece porque restaurantes necessitam de pouco maquinário se comparados a outros negócios. Entretanto, vale lembrar que estamos falando de um modelo que exige bastante trabalho e grande dedicação.

ALTA LUCRATIVIDADE

Como o anterior, este tópico também pode variar, mas em geral o ramo de alimentação traz boas margens de lucro. No mercado de franchising, os números foram ainda mais positivos: o faturamento chega a cerca de 250% sobre o produto. Algumas vezes estes números alcançam outra proporção e são realmente exorbitantes, podendo chegar a 500%.

DIVERSAS POSSIBILIDADES

Comida pode ser mais que apenas sobrevivência e nutrição. Um estabelecimento que vende produtos orgânicos, por exemplo, possui uma identidade que agrupa pessoas atrás de um estilo de vida específico. Já fast-foods são locais de passagem rápida que recebem muitos grupos de amigos e colegas de trabalho.

Cabe ao empreendedor achar o nicho em que quer trabalhar. O que falamos aqui 

deve ser levado em conta, como renda e lucro, mas não esqueça de você e do seu gosto pessoal. Planeje bem tudo o que vai fazer. Faça um plano de negócio, construa metas, objetivos e pesquise sempre novas ideias para continuar inovando.

Uma coisa é certa: restaurantes estão enraizados em nossa cultura. São o destino de toda a família em datas especiais e podem representar, além de um estilo de vida, uma grande oportunidade. 

MAIS FORMATOS

Por fim, o ramo da alimentação inova a cada dia. Além de diferentes valores que você pode encontrar no franchising, a gama de formatos disponíveis também é impressionante. Formatos cada vez mais inovadores vêm surgindo com o processo de digitalização, como Dark Kitchens e Takeaway, além do já citado delivery. 

Em uma Dark Kitchen, termo em inglês para cozinha às escuras, não há estrutura física para receber clientes. A comida é produzida e encaminhada ao endereço do comprador. Geralmente, são usados os aplicativos de entrega como o iFood e Rappi. No takeaway, a diferença é que o cliente precisa ir buscar seu pedido previamente solicitado, também o levando para consumo fora do estabelecimento.

Os novos formatos possibilitam uma redução de custos, além de permitirem todos os benefícios do franchising como o controle de qualidade e uma expansão facilitada devido aos baixos custos e suporte oferecidos.

POR QUE UMA HAMBURGUERIA?

Como dissemos antes, hamburguerias se destacam por serem práticas, mas este não é o nosso único motivo. Vamos entender melhor como funciona esse nicho e porque ele pode ser a melhor escolha para quem deseja abrir um negócio no franchising. Não perca!

ACESSIBILIDADE

Hamburguerias são realmente fáceis de abrir. Conforme citado anteriormente, existem diversas opções acessíveis dentro daquele espectro de microfranquias, com investimento até os R$ 105 mil. Além disso, não é necessário muito espaço. Um ambiente pequeno, quando bem utilizado, pode ser até mesmo um fator ao seu favor. Você pode criar uma atmosfera aconchegante e até cobrar mais por refeição!

ESTRUTURA SIMPLES

Segundo o SEBRAE, são poucas as estruturas necessárias, o que facilita bastante o processo. É preciso ter cozinha, depósito, sanitários e área de atendimento ao cliente. Outros espaços também são possíveis de implementar e ficam a critério do empresário, como uma área externa, por exemplo. Entretanto, não são realmente necessários para o dia a dia da empresa e representam apenas um diferencial.

POUCA EXIGÊNCIA DE PESSOAL

Uma hamburgueria simples não necessita de grande mão de obra. Basta a presença de um gerente, caixa, atendente, cozinheiro, copeiro e serviços gerais.

Conforme sua marca crescer, serão necessários mais profissionais. No início, os citados acima são mais do que o suficiente.

MERCADO

A maioria do consumo ocorre durante a semana. No dia a dia, é comum buscarmos por locais que oferecem serviço rápido e, se possível, barato. Lanchonetes e hamburguerias podem oferecer exatamente isso. 

MELHORES HAMBURGUERIAS PARA ABRIR

Para encontrar a franquia certa para você, a melhor forma de escolher uma rede entre as melhores franquias é selecionar de acordo com o seu perfil de empreendedor em um setor que você tenha algum conhecimento e identificação. Por exemplo, como estamos falando de hamburguerias, um empreendedor que não pensa em trabalhar aos finais de semana, não deveria buscar uma franquia do segmento, pois normalmente seu maior fluxo de clientes será justamente nos finais de semana. 

Ou seja, antes de pensar em abrir um negócio no mundo de franquias, é necessário saber qual o seu perfil empreendedor. A franquia X pode não ser a certa para a pessoa Y, afinal, estamos falando de uma parceria que exige um alinhamento profissional e cultural.

Felizmente, redes de franquias costumam deixar claro o perfil do candidato que consideram ideal para investir na marca. Dessa forma, se cria um filtro que pode evitar problemas futuros de relacionamento e qualquer tipo de desgaste que afete a performance da unidade. 

Por isso, não se atire na primeira oportunidade que encontrar. O modelo de franquias tem uma vasta versatilidade, tanto de formatos dentro do modelo quanto a diferentes perfis de empreendedor. Existe um lugar para todos dentro do franchising, cabe ao potencial franqueado comparar as marcas utilizando a nossa ferramenta e encontrar a melhor opção.

PORTAL DE FRANQUIAS DA CENTRAL DO FRANQUEADO

Compare também o seu perfil empreendedor com aquele franqueador ideal que as marcas buscam. No portal de franquias da Central do Franqueado é possível encontrar, além do processo de seleção de franqueados, esse perfil do franqueado esperado pela marca. Assim, fazer essa comparação prévia ajuda a garantir uma jornada profissional mais recompensadora e saudável.

Essas foram as melhores opções para conhecer de vez as hamburguerias mais lucrativas que você pode encontrar no franchising. Continue conferindo outras opções de franquias em nosso portal e entre em contato com os responsáveis das redes que você se interessar. São diversas oportunidades de franquias bem-sucedidas de diversos formatos e atuando nos mais variados espaços do mercado. 

Basta escolher aquela que se adequa melhor ao seu perfil empreendedor. Afinal, o franchising é o modelo de negócio que mais cresce no Brasil e você não vai querer ficar de fora dessa oportunidade!

Caso tenha alguma dúvida, leia também nosso guia completo sobre como abrir um negócio no franchising. Esperamos você!