Logo Central do Franqueado2
  • Facebook Central do Franqueado
  • Copiar Link Central do Franqueado
  • Twitter Central do Franqueado
Central do Franqueado »Gestão de Franquias »Brainstorming: saiba como utilizar esse método em sua franquia
Gestão de Franquias

Brainstorming: saiba como utilizar esse método em sua franquia

3 min de leituraCristiano Ritzel

Às vezes quando lhe faltar criatividade você só vai precisar de uma tempestade de ideias. É isso que significa um Brainstorming: A tática de reunir diversas ideias, vindas de diferentes pessoas, de modo que possibilite inspirações e soluções.

O que você irá encontrar neste artigo:

O que é um Brainstorming?

Um das táticas mais populares da atualidade para fazer uma reunião em busca de ideias é o Brainstorming. A proposta dele é criar um debate sobre um determinado assunto, de modo que desperte além da criatividade, também auxilie na solução de algum problema.

Apesar de parecer uma atividade de recursos humanos, a tática não é. A chuva de ideias é uma forma de exploração das mesmas e não apenas uma forma de integração institucional. 

A proposta do brainstorm possui seus próprios princípios. Sendo um de seus pilares o fato que durante o debate não deve haver julgamentos e autocríticas. Deste modo deixando os indivíduos que dela irão participar à vontade.

No ambiente empresarial a inovação está cada vez mais em alta, já que ela possibilita obter visões diversificadas e inovadoras sobre um tema. Obtendo grandes benefícios através apenas da comunicação.

Um dos maiores benefícios de sua aplicação é o fato da mesma criar uma atmosfera onde demonstra apreço pela opinião alheia. O que resulta em um sentimento de valorização da equipe.

Normalmente são inúmeros os colaboradores que passam em branco dentro de uma instituição. Porém, em empresas que aplicam a prática, ocasiona em destaque de funcionários, já que lhes oferece local de fala.

Como fazer um Brainstorming?

Para se fazer um brainstorming é necessário ter algumas coisas definidas, como o tema ou problema a ser debatido. Também é necessário para um desenvolvimento proveitoso uma boa preparação, execução e análise de resultados.

Existem três maneiras para a coleta de ideias durante o brainstorming, podendo ele ser: 

  • Estruturado: Todos falam suas ideias seguindo uma ordem;
  • Não-estruturado: Quando os participantes simplesmente expõem suas ideias quando se sentem à vontade;
  • Anônimo: As ideias são escritas e colocadas em uma caixa.

Porém, indiferente da versão escolhida, alguns pontos são de grande importância para a progressão da sessão:

  1. O tema ou problema a ser debatido deve ser explicado previamente aos participantes. Desta forma ninguém ficará surpreso ou sem ideias durante o debate;
  2. Todos devem ir com algum pensamento sobre o assunto em mente, assim otimizando o tempo de sua duração;
  3. De preferência escolher um ambiente onde todos se sintam confortáveis e também tentar ao máximo deixar todos à vontade para participarem.
  4. Todas as opiniões e respostas devem ser respeitadas. Essa é a principal função de quem está aplicando o brainstorming;
  5. Faça nota de tudo o que for dito. Não precisa ser necessariamente escrito;
  6. Após todos expressarem suas opiniões, todas as ideias devem ser reafirmadas, para então serem debatidas;
  7. Ao final, debater em grupo sobre qual a melhor para a situação.

Um grande cuidado que deve se ter durante um brainstorming é para equilibrar a participação de todos. Sendo assim, evitar que alguma pessoa se sobreponha sobre a outra.

Como tornar as ideias produtivas?

Na etapa final de um brainstorming é necessária uma cautela para analisar as respostas. Todos os envolvidos devem opinar e verificar o que já foi feito, o que está sendo feito e o que poderia ser feito. 

É preciso levar em conta toda a situação que está sendo analisada. No caso também, se a ideia apontada como a melhor solução é racional para elaboração, caso não seja, é melhor focar em outra ação.

O brainstorming dentro das franquias

No sistema de Franchising, o auxílio entre franqueador e franqueado é algo extremamente benéfico para o negócio. Então a valorização do pensamento dos demais colaboradores é visto como algo muito proveitoso. Deste modo, nas franquias a “tempestade de ideias” é algo muito utilizado.

A implantação deste método dentro de empresas franqueadas já é presente. Pois, o mesmo impulsiona seus funcionários a participar ativamente com seus pensamentos. O que ocasiona as franquias um bom local para se trabalhar.

Um bom momento para um empreendedor conhecer ideias é durante as famosas Feiras de Franquias que acontecem durante o ano. Nelas estão presentes diversos especialistas sobre o tema.

Você gostou do assunto e ficou curioso para saber mais sobre Franchising? Então leia sobre como conseguir um financiamento para franquias.

Author Avatar
Cristiano Ritzel

Redator em Central do Franqueado