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Gestão de Franquias

O que é vantagem competitiva? Saiba como ter em sua franquia e deixe sua concorrência para trás

7 min de leitura Filipe Pacheco


A vantagem competitiva é o potencial de uma empresa de se diferenciar dos seus concorrentes. Com isso, entra seu potencial de diminuir a ação dos seus concorrentes no segmento que atua. Confira e saiba como identificar a vantagem competitiva da sua franquia!

Vivemos uma realidade em que o mercado está cada vez mais competitivo e as empresas disputam constantemente uma posição de destaque. Para demarcar essa posição, a inovação tem sido o motor da corrida pela vitória sobre a concorrência.

Podemos afirmar que no franchising, a transformação digital e todos os avanços tecnológicos e operacionais têm criado um ambiente de ampla concorrência. Além da disputa por clientes, as redes também buscam vantagens para atrair investidores que se tornam franqueados.

Para que uma rede obtenha destaque diante das vastas oportunidades de negócio é necessário a busca por uma vantagem competitiva no seu segmento. Por isso, falaremos da importância disso para sua rede e como encontrar a sua em relação a seus concorrentes.

Confira o que você vai aprender neste artigo:

O que é vantagem competitiva?

Vantagem competitiva é a capacidade de uma empresa de se diferenciar da concorrência no segmento que atua. Com uma boa vantagem competitiva, um negócio é capaz de diminuir a ação dos concorrentes, destacando o seu produto.

A área que busca alcançar uma vantagem competitiva costuma consolidar a marca do negócio como destaque no mercado. Sendo assim, sempre que os consumidores buscam um produto deste segmento é a marca dessa empresa que elas procuram.

Ou seja, basicamente, a vantagem competitiva busca tornar um negócio uma referência no mercado. Para isso, utiliza-se estratégias para otimizar os recursos e diminuir custos dentro da organização. Vamos analisar na prática.

Exemplos de vantagem competitiva no franchising

Vamos imaginar que uma rede de franquias busca se tornar referência no segmento que atua e, além de atrair mais clientes, aumentar as oportunidades de negócio trazendo mais franqueados. Para isso, ela busca um meio de ganhar vantagem competitiva sobre outras redes do segmento.

Esta rede encontra, após analisar a concorrência, problemas na prestação de suporte, erros operacionais e dificuldades de expansão. Portanto, a solução adotada pela franquia para obter a vantagem competitiva é ter um sistema para franquias na gestão da rede.

Deste modo, ao se tornar um franqueado desta rede, os empreendedores obtêm suporte na implementação e durante todo o processo operacional da rede. Isto inclui obter transmissão de know-how de forma prática e online, fornecedores homologados, entre outros processos de gestão de uma rede.

Portanto, esta franquia se destaca no mercado por oferecer uma solução que outras redes concorrentes não oferecem. Isto se torna um atrativo maior para investidores, estabelecendo uma vantagem da rede e diminuindo a ação da concorrência.

Qual a importância de ter uma vantagem competitiva em sua franquia?

Todo negócio busca alcançar o sucesso e ser uma referência no seu segmento. As empresas buscam constantemente superar sua concorrência para atrair clientela.

Para isso serve a vantagem competitiva. Se sua franquia deseja ser considerada uma referência e sua marca seja a primeira a ser lembrada quando se pensa no seu segmento, a vantagem competitiva deve ser algo que você busque.

Um dos principais benefícios é aumentar sua base de clientes. Quando você acha uma forma de inovar e diferenciar sua marca dos concorrentes, os consumidores acabam sendo atraídos para seu negócio. Afinal, se sua rede acha uma forma de diminuir custos e otimizar seus recursos, é possível oferecer preços menores e mais atrativos.

Ter uma vantagem competitiva bem definida também é garantir a fidelização de clientes. Quanto mais tempo sua rede manter esta vantagem, mais os clientes se manterão fiéis a sua marca. Afinal, o incentivo para continuar consumindo da sua marca é maior do que deixar de consumir.

O retorno financeiro também é visível em redes que sobressaem sobre a concorrência. O faturamento tende a aumentar, assim como o ticket médio das suas vendas. Isto também se aplica ao ROI da rede. Afinal, tendo uma vantagem no mercado é necessário investir em marketing para promover a marca, e o retorno sobre estes investimentos tendem a aumentar.

Como ter uma vantagem competitiva em sua franquia?

A inovação é o principal combustível que irá alimentar sua vantagem no mercado. O processo de renovação do negócio e acompanhamento das tendências é essencial para a manutenção da vantagem adquirida.

Todos os concorrentes também buscam se destacar de você. Portanto, para que o seu processo seja mais eficiente do que o deles, é importante promover inovação constante. Há algumas medidas que sua rede pode tomar para adquirir esta vantagem. Veja!

1 – Análise de mercado

É essencial conhecer os concorrentes do segmento em que sua rede se insere. Ter noção das práticas, notar estratégias que usam, faz você ter uma ideia do que funciona e o que não funciona.

Portanto, realize uma boa pesquisa. Isto não significa que você deva espionar e descobrir informações sigilosas sobre estratégias de concorrentes. Mas conhecer as ações daqueles que disputam o mercado com você é essencial para desenvolver medidas que destaquem sua rede.

2 – Captação de recursos

É importante conhecer todos os recursos disponíveis na sua rede. Estes recursos contemplam diversas áreas, e é importante ter conhecimento de cada uma.

Os principais tipos de recursos são: financeiros, físicos, capital humano e organizacionais.

Os financeiros são os recursos que provêm do faturamento da sua rede. Incluem-se o lucro, fluxo de caixa e etc. Os físicos se referem à sua matéria-prima, equipamentos, ferramentas, entre outros.

O capital humano é um recurso que necessita de bastante atenção. Este recurso se refere às pessoas, os colaboradores da rede. Ou seja, conhecimentos, habilidades, qualificação e etc. Assim, você consegue extrair ideias e ter mentes que ajudem a encontrar oportunidades para desenvolver vantagem competitiva.

Por último, seriam os recursos organizacionais. Isto se refere a cultura organizacional, equipe, estrutura da rede e etc. É possível extrair insights ao analisar estes recursos também.

Tendo uma visão geral de todos os recursos disponíveis ao seu alcance, será possível ter uma noção de que ações são possíveis executar para alcançar a vantagem. Com esta identificação de recursos fica mais fácil identificar quais setores podem ser explorados.

3 – Diminuição de custos

Diminuir gastos é necessário para executar outras ações e investir em setores estratégicos. Esta diminuição pode ocorrer no custo da produção, o valor da matéria prima, troca de fornecedores e etc.

Ao reduzir custos, você aumenta a quantidade de recursos disponíveis para investir em inovação e melhorias para garantir vantagem competitiva. Além disso, com menos custos, é possível oferecer preços menores aos consumidores, aumentando a participação da sua rede na competição.

4 – Capacidade de renovação

Acompanhamento de tendências e capacidade de renovação são essenciais para oferecer vantagem competitiva em sua franquia. O mercado passa por transformações constantemente e a necessidade de se readaptar é central.

Portanto, busque promover em sua rede a ideia de adaptação. Estar sempre renovando e enfrentando novos desafios irá firmar sua franquia como inovadora e dinâmica.

5 – Segmentação direcionada

Ter um público específico é mais eficiente para uma rede que busca vantagem competitiva do que buscar a venda em massa. É claro que é ótimo vender para todo mundo, porém, o consumo está cada vez mais segmentado.

Os nichos estão crescendo no mercado e os consumidores buscam marcas que ofereçam produtos específicos para o seu nicho. Portanto, garanta qualidade e excepcionalidade. Faça com que sua marca se torne referência no segmento que atua e, assim, estará obtendo vantagem competitiva.

6 – Vantagem competitiva sustentável

Somente diferenciar sua marca no mercado atual não é o suficiente para perpetuar seu sucesso. É preciso apostar em um crescimento sustentável a longo prazo.

Se você busca manter sua rede com uma vantagem sobre os competidores não apenas durante um período de campanha ou algo do tipo, busque sustentabilidade. Com a dica de capacidade de renovação, propomos que você mantenha a sua vantagem por muito tempo, estabelecendo sua vantagem no mercado.

7 – Investimento em tecnologia

Adotar novas tecnologias pode ser um diferencial imenso para redes de franquias. Cada vez mais presenciamos evoluções tecnológicas em um ambiente de transformação digital que também atingiu o franchising.

Sendo assim, adotar um sistema para franquias pode ser uma das principais estratégias para ter uma vantagem competitiva considerável frente à concorrência. Softwares de gestão, CRMs, plataformas entre outras inovações têm surgido a todo momento e, investir em um sistema especialista no mercado de franquias, pode ser um diferencial para atrair investidores e fidelizar os membros da sua rede.

Inovar no mercado de franquias é essencial para se destacar em meio a tantas redes. Se você busca aumentar seu faturamento e atrair cada vez mais clientes, continue conosco e confira nosso artigo sobre a máquina de vendas.

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Filipe Pacheco

Redator em Central do Franqueado


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