Logo Central do Franqueado2
  • Facebook Central do Franqueado
  • Copiar Link Central do Franqueado
  • Twitter Central do Franqueado
Central do Franqueado »Franchising »Empresas de consultoria para franquias: como funcionam?
Franchising

Empresas de consultoria para franquias: como funcionam?

6 min de leituraLeonardo Montoya

As empresas de consultoria oferecem um serviço bastante difundido no mundo corporativo, auxiliando nos mais diversos setores de uma empresa e segmentos do mercado. Afinal, quem não gostaria de contar com ajuda especializada na análise e melhoria de seus processos profissionais, certo? 

O mercado de consultoria está bem estabelecido e conta com muita demanda. Contudo, o serviço é dinâmico e precisa se adaptar aos diferentes mercados em que atua. Isto é, as empresas da área precisam optar por um nicho, um segmento específico, o que acaba por separá-las em tipos. 

Desse modo, um dos tipos de consultoria é a especializada em franquias. Visando te ensinar tudo sobre esse serviço e seus pormenores, a Central do Franqueado preparou este conteúdo completo sobre o tema. Não perca! 

Neste conteúdo você lerá sobre: 

O que é franchising?

Antes de iniciarmos no tópico principal do artigo, precisamos explicar a fundo o que é o franchising propriamente dito. Somente assim poderemos entender como um serviço de consultoria pode servir o modelo de forma eficaz. 

O franchising, então, é um modelo de negócio que consiste na expansão de uma marca através da concessão do seu direito de uso, passada do proprietário de uma marca a um investidor — franqueador e franqueado, respectivamente. Desse modo, o investidor pode replicar o funcionamento dessa marca já bem estabelecida.

As franquias abrangem diversas áreas do mercado e têm como principal característica a padronização de processos e de produtos. Isto é, a loja de um franqueado no Rio Grande do Sul precisa estar alinhada com a loja de um outro investidor — digamos — em São Paulo.

Assim, independentemente da unidade visitada, você encontrará os mesmos produtos e com a mesma qualidade, fortalecendo a identidade da marca e, consequentemente, seu sucesso.

O que é consultoria?

A consultoria se fundamenta na troca qualificada de experiências. Quando levada ao âmbito corporativo, portanto, a prática tem como finalidade usar essa troca para identificar problemas e formular soluções inteligentes para determinadas operações da empresa contratante.

Assim, podemos dizer que trata-se de um serviço de aconselhamento, ou uma análise estrutural que visa estabelecer uma gestão mais eficiente e aumentar a produtividade do negócio. Como dito, há vários tipos de consultoria organizacional e estes procuram entender os problemas do contratante para, somente assim, propor algumas soluções de caráter estratégico.

A consultoria deve ser desenvolvida por um profissional qualificado, especializado na área analisada. Essa perícia deve ao fato do consultor ser responsável por recolher informações, estudar os dados e, por fim, implementar um plano de ação que atenderá às necessidades diagnosticadas.

Vale dizer, ainda, que as consultorias geralmente tomam formas específicas. Veja a seguir as mais comuns: 

  • Consultoria de gestão empresarial;
  • Consultoria de finanças;
  • Consultoria de marketing;
  • Consultoria de recursos humanos;
  • Consultoria de branding;
  • Consultoria de inovação;
  • Consultoria de tecnologia;
  • Consultoria de logística.

Em suma, as empresas de consultoria têm muito a explorar ainda. Auxiliar empreendedores em sua jornada pelo mundo dos negócios rumo a suas metas e objetivos é uma atividade que nunca deixará de ser importante e bem requisitada, das menores às maiores empresas de qualquer ramo.  

Quais os benefícios de contratar uma empresa de consultoria?

Agora que você já conhece o conceito e entendeu o processo por trás de sua definição, vamos conferir as principais vantagens da contratação de uma boa  empresa de consultoria. Confira! 

Controle da imagem 

Uma boa consultoria pode dar o caminho para um maior controle sobre a imagem da empresa. Hoje em dia, com tantos canais de comunicação e troca de informações simultâneas, é muito complicado garantir que o público-alvo entenda exatamente o que você quer que ele saiba sobre a sua marca.

Assim, uma boa consultoria pode fornecer todos os dados necessários para desenvolver um bom controle de imagem, seja interna ou externamente. Os ganhos com isso são muito claros, uma vez que as marcas que se inserem como querem no imaginário do público ocupam posições de liderança em seu segmento.

Aumento da competitividade 

Pode ser muito interessante, também, buscar ajuda interna a fim de conhecer mais o mercado e seus concorrentes. A partir daí, com um estudo qualificado, fica muito mais fácil saber quais ações tomar para deixar as empresas adversárias para trás e dominar seu segmento de atuação.

Obviamente, o conhecimento que se tem do que é feito no mercado determina o nível de competitividade da empresa em relação aos seus concorrentes. Quanto melhor preparado você estiver para propor novidades — ou contra atacar —, maior a capacidade de superar a oferta da concorrência e disputar a atenção do consumidor

Clareza nas decisões 

Do ponto de vista estratégico, uma consultoria bem feita significa muito para a gestão de um negócio. Ter um panorama geral de tudo que envolve a empresa e noção do que o público espera da marca facilita muito os planos de ação.

Assim, uma empresa de consultoria pode te dar todas as ferramentas necessárias para que você tome as melhores decisões possíveis dentro do seu contexto atual, levando em conta todas as variáveis e eventuais particularidades do seu negócio. Isto é, com a consultoria você passa a enxergar as coisas sob uma visão muito maior e mais detalhada. 

Como funciona uma empresa de consultoria para franquias? 

As empresas de consultoria para franquias são importantes para o desenvolvimento do franchising. Isso porque, elas estão presentes em todos os momentos da franquia: desde a formatação até a expansão e a internacionalização.

Contudo, um dos principais serviços da consultoria de franquias diz respeito à sua formatação. Isto é, o primeiro passo é ver se o negócio se encaixa no franchising.

Além disso, o serviço ajuda na hora de escolher o modelo mais adequado para atuação da rede, visando estabelecer operações que permitam um rápido e padronizado crescimento

A consultoria deve fornecer todo o suporte para construir uma franqueadora sólida e capaz de replicar seu modelo de maneira saudável e lucrativa. Para isso, ela pode trabalhar nos seguintes pontos da empresa: 

  • Plano do negócio;
  • Construção dos manuais de franquia;
  • Construir o plano de expansão;
  • Construir o plano de comunicação;
  • Execução do processo de seleção dos franqueados;
  • Mapeamento e prospecção de pontos para novas unidades.

Como ser um grande franqueador

Como você pôde ver ao longo do texto, gerenciar uma rede de franquias é algo complexo, e a ajuda externa é sempre bem-vinda. Entretanto, há outras soluções que podem facilitar a sua jornada como franqueador. 

Pensando em auxiliar os empreendedores interessados no franchising, a Central do Franqueado recomenda o curso Segredos da Franquia, ministrado pelo especialista em franchising Erlon Labatut. Erlon é o criador do site franqueador.com, especialista em consultorias para o mercado de franquias e sócio fundador da rede Nuv-Nuv. 

Consultor associado à Associação Brasileira de Franchising (ABF) e também consultor credenciado pelo SEBRAE, Erlon tem mais de 20 anos de atuação com consultorias e treinamentos, sendo os últimos 13 anos dedicados exclusivamente ao franchising. O curso Segredos da Franquia proporciona uma oportunidade imperdível para empreendedores que querem entrar para o mercado de franquias. 

O método desenvolvido no curso ensina os alunos a franquear investindo pouco. Por isso, o curso Segredos da Franquia é o mais recomendado para quem quer fazer uma escolha segura. O método para franquear um negócio, além do baixo custo inicial, ensina sobre reinvestimento de lucros e a formatação voltada para a expansão. Portanto, o curso é ideal para pequenas e médias empresas que querem franquear.

Ficou interessado? Então não perca esta chance de aprender com quem realmente entende sobre o sistema de franquias. Acesse o site do curso Segredos da Franquia e se transforme em um franqueador de sucesso. 

Gostou do conteúdo? Então continue explorando nosso site e saiba tudo sobre vantagem competitiva no franchising! Boa leitura!

Author Avatar
Leonardo Montoya

Redator em Central do Franqueado