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Gestão de Franquias

Monitore a qualidade da sua rede com os indicadores de eficiência e eficácia

6 min de leitura Filipe Pacheco


Eficiência e eficácia são palavras semelhantes e, muitas vezes, consideradas sinônimos. No entanto, existem diferenças sutis na definição e utilização de ambos os termos. Em definições gerais, a eficiência seria o ato de “fazer certo as coisas”, enquanto que a eficácia consiste em “fazer as coisas certas”.

No âmbito da administração de empresas e negócios, a diferenciação entre o conceito de eficiência e eficácia torna-se mais acentuada. Dado o número elevado de operações e processos, cada uma das definições assume aspectos particulares e igualmente importantes nesse universo.

Sendo assim, visando te ensinar tudo sobre o conceito, suas diferenças e — mais importante — como aplicá-los de maneira correta na sua rede de franquias, a Central do Franqueado preparou este conteúdo completo sobre o tema. Não perca!

Neste artigo você lerá sobre:

Como usar a eficiência e eficácia em sua rede?

Indivíduos e empresas buscam maneiras de serem eficazes e eficientes, mas é possível ser eficaz sem ser eficiente, ou vice-versa. Por exemplo, se uma empresa não está indo bem, pode optar por mudar sua forma de trabalho usando novas tecnologias. O treinamento pode até funcionar bem com os funcionários aprendendo a nova tecnologia.

Mas se a produtividade geral não melhorar após a implementação da tecnologia, podemos dizer que a estratégia da empresa foi eficiente, mas não eficaz. As empresas frequentemente falam sobre a eficácia e a eficiência dos funcionários ao fazerem planos para melhorar as empresas.

Embora pareçam semelhantes, a eficácia significa algo completamente diferente da eficiência. Um empregado eficaz alcança suas metas, enquanto um empregado eficiente produz de forma rápida e inteligente. A eficiência, ainda, possui certa segmentação. Confira a seguir os seus tipos e particularidades.

A eficiência organizacional 

No ambiente corporativo, a eficiência pode ser entendida como o tempo necessário para se produzir algo. Quando os funcionários completam as tarefas o mais rápido possível e com o mínimo de recursos, estão utilizando essa técnica. Por isso, a ineficiência causa uma série de falhas e perdas do processo produtivo ao longo do tempo.

Para desenvolver ou aprimorar sua eficiência organizacional, procure entender quais são as necessidades da instituição e estudar estratégias rápidas para a resolução do problema.

A eficácia organizacional 

A eficácia pode ser observada pelos níveis de rendimento individuais ou da equipe. Para melhorá-la, é necessário realizar uma avaliação criteriosa de performance de todos os funcionários, apresentando os pontos fracos que precisam ser aperfeiçoados por meio de críticas construtivas.

Para que haja melhor compreensão de todos, deve-se mostrar o quanto é importante a excelência na produção, pois seu desempenho afeta os resultados da empresa e de todos os setores.

Como melhorar a eficácia e a eficiência da sua rede?

A eficácia pode ser medida no nível dos resultados das ações de funcionários e gerentes. Para melhorar a eficácia, as empresas devem fornecer avaliações de desempenho, detalhando os pontos fracos dos funcionários através de críticas construtivas. Deve-se mostrar como o desempenho de um funcionário afeta a empresa como um todo.

A eficiência no local de trabalho pode ser definida como o tempo necessário para fazer algo. Funcionários e gerentes eficientes completam as tarefas no mínimo tempo possível. Isto também com a menor quantidade possível de recursos, utilizando estratégias de economia de tempo.

Os funcionários e gerentes podem ser ineficientes porque não sabem como ser eficientes. Ou até mesmo por não possuírem as ferramentas necessárias para executar tarefas de forma eficiente. Trabalhar estrategicamente e pedir opiniões sobre o que está faltando no local de trabalho são formas de melhorar a eficiência.

Quais são os indicadores de eficiência e eficácia?

Conforme mencionamos, eficácia e eficiência são dois elementos importantes, tanto para indivíduos, quanto para empresas. Pois, por meio de cada uma, é possível alcançar resultados de forma muito mais acelerada.

Falando especificamente do contexto empresarial, é preciso que as empresas que estão no mercado atualmente mensuram os resultados que obtêm constantemente, através de suas ações. Pois, dessa forma, elas conseguem saber se estão sendo eficazes e eficientes o suficiente.

Para saber isso, é preciso definir indicadores, que ajudarão empresários e gestores a acompanharem o andamento das atividades. Podendo assim, compreender se estas estão realmente surtindo o efeito que se espera no dia a dia.

Assim, quando se fala em eficácia no contexto empresarial, está-se referindo à relação existente entre os resultados que se espera alcançar e os que foram realmente obtidos, seja diária, semanal ou mensalmente.

Dessa maneira, a forma de medir se a empresa está sendo eficaz ou não é fazendo uma análise do que se esperava atingir e o que verdadeiramente foi alcançado no período determinado.

Já no que diz respeito à eficiência, ela se trata basicamente da relação estabelecida entre os resultados atingidos e os recursos utilizados para alcançá-los. Neste caso, o que se deve analisar é se os processos dentro da empresa foram e estão constantemente sendo melhorados. Com a menor quantidade possível de recursos, alcançando todos os resultados determinados no início da caminhada.

Se isso está acontecendo, é sinal de que a organização está sendo realmente e verdadeiramente eficiente. Uma vez que sinônimo de eficiência é utilizar o mínimo de recursos possível, mantendo o foco voltado para os processos. Tendo, dessa maneira, a possibilidade de reduzir também os custos.

Como a Central do Franqueado pode te ajudar

Manter os níveis de eficiência e eficácia é uma tarefa complicada, não é mesmo? Mas nós podemos te ajudar! Você sabia que a Central do Franqueado é especialista em tecnologia para franquias? Nós desenvolvemos um software especialmente para você, franqueador, que quer acelerar a expansão da sua rede de franquias.

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Filipe Pacheco

Redator em Central do Franqueado


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