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Saiba como montar uma loja de sucesso no mercado de franquias

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Franchising

8 min de leitura Carlos Griebler

Não é surpresa para ninguém o quão atraente o mercado de franquias se tornou. O franchising — como também é conhecido — é alvo de atenção tanto de empresários que buscam expandir sua marca quanto investidores que sonham em ter o próprio negócio.

Por conta de ser uma opção mais viável e segura se comparado a modelos mais tradicionais de empreender, o franchising foi e é fundamental para marcas de sucesso como McDonald’s, Subway e O Boticário se espalharem por todo o mundo. Assim, é natural que empreendedores estudem e considerem o franchising como alternativa para sua inserção no mercado. 

Então, se você é um investidor pronto para colocar a mão na massa e mergulhar de vez nesse imenso universo que é o franchising, a Central do Franqueado preparou este artigo sobre como montar uma loja de sucesso no mercado de franquias. Quer saber como? Não perca nosso guia e empreenda em um mercado próximo de atingir os R$ 200 bilhões de faturamento anual apenas no Brasil!

Neste guia você lerá sobre:

O que é o franchising?

Você sabe o que é o franchising? Embora provavelmente conheça as marcas de sucesso que utilizam o modelo, como os já citados McDonald’s ou Subway, o funcionamento do mercado de franquias ainda é novidade para muitas pessoas. Por isso, antes de descobrir — de fato — como obter sucesso nesta jornada, é válido detalhar o funcionamento do sistema. Vamos ver?

Para começar, a forma mais simples de conceituar o franchising é como a concessão do direito de uso pelo proprietário de uma marca a um investidor. Isto é, utilizar uma marca conhecida e replicá-la em diferentes locais um formato já reconhecido e bem-sucedido de exploração de mercado. 

Assim, o investidor que aposta em abrir um negócio com uma unidade de uma rede já estabelecida e presente no imaginário de um público se permite iniciar sua trajetória como empreendedor com certo respaldo. Naturalmente, os primeiros passos de seu negócio serão muito mais tranquilos se comparados a um empreendimento iniciado do zero.

Dessa forma, se inicia uma parceria positiva para ambos os lados, onde o franqueado se beneficia de um suporte contínuo e os já citados processos de sucesso comprovado e o franqueador recebe uma parcela dos lucros da rede, os royalties. Tudo isso, é claro, regido pela Lei de Franquias e estabelecido na COF (Circular de Oferta de Franquia).

Como montar uma loja no mercado de franquias?

Como estamos falando em montar uma loja no mercado de franquias, naturalmente nos colocamos no papel do investidor. Ou seja, aquele empreendedor que se interessa por uma rede de franquias e se coloca como candidato a expandir com essa marca. Por isso, neste guia vamos focar apenas no caminho que um franqueado deve seguir para obter sucesso no franchising. Confira!

Bom, agora que você já sabe o primeiro passo para quem pensa em abrir um negócio no franchising, isto é, conhecer o sistema, é importante já adiantarmos uma outra etapa essencial: o perfil empreendedor. Vamos lá?!

1. Conhecer seu perfil empreendedor

Podemos dividir esse item em dois: o perfil empreendedor generalista, mais ligado às características do próprio sistema de franchising, como responsabilidades enquanto franqueado; e o perfil empreendedor pessoal, onde segmentos, formatos e valores começam a participar da escolha.

Começando pelo mais amplo deles, é importante ressaltar que o franchising não é para todos. Apesar de todos os benefícios e vantagens de apostar no modelo, nem sempre você está pronto para assumir as responsabilidades exigidas pelo mercado de franquias. Afinal, estar disposto a enfrentar todos os processos de aprendizado de know-how, implantação, treinamento de funcionários: tudo é um processo longo e muitas vezes cansativo. 

Quanto à parte mais pessoal do processo, ela existe basicamente como um filtro. Ou seja, como facilitar ainda mais a busca para encontrar a franquia certa para você. O ponto-chave da questão está na franquia certa, pois a franquia A pode não funcionar para pessoa B e vice-versa.

Se você está pronto para ingressar no mercado de franquias, é hora de começar a filtrar a escolha de sua franquia. O primeiro passo, é encontrar um equilíbrio entre paixão e finanças. Você pode ser apaixonado por um segmento extremamente nichado, mas que pode não trazer o faturamento esperado. Ou ainda, pode possuir curiosidade e vontade de conhecer mais sobre um segmento em alta.

Atenção: não é porque aquele segmento demonstra um resultado financeiro absurdo que seu empreendimento vai dar certo, é encontrar um equilíbrio entre suas preferências e as finanças do modelo. Se você conseguir encontrar um segmento que seja um meio termo entre esses dois pontos, é possível se sentir realizado enquanto também traz um bom retorno financeiro.

Dessa forma, antes de seguir para o próximo passo, faça uma autoanálise: o franchising é o mercado para mim? Essa pergunta é essencial, pois no final das contas, para que o franchising seja realmente a opção certa para você, sua pretensão deve ser compatível ao funcionamento do formato. 

2. Avalie os formatos de negócio

Outro dos principais diferenciais do franchising é sua possibilidade de expansão em diversos formatos. Geralmente, você pode encontrar os formatos a seguir em todos os segmentos. Por isso, escolha o que mais se encaixa em seu orçamento e proposta de empreendedorismo.

Entre eles, podemos destacar as lojas físicas, quiosques, containers e, mais recentemente, as franquias home-based que oferecem valores inferiores e a possibilidade de trabalhar de casa. Cada um desses formatos conta com características únicas e valores que podem se encaixar nos mais variados desejos de empreendedores.

3. Entenda suas responsabilidades

Não é novidade: o franchising é uma porta de entrada para novos empreendedores. Porém, também vimos que os benefícios acompanham uma série de responsabilidades, tanto as mais tradicionais e que você encontra em qualquer rede de franquias, quanto aquelas específicas de cada marca.

Por exemplo, o investidor interessado em se tornar um franqueado terá que fazer o pagamento obrigatório de taxas, que podem variar de marca para marca. A taxa de franquia, os royalties e o fundo de propaganda são algumas delas. Portanto, é fundamental que esteja sempre com o orçamento preparado para essa obrigatoriedade. 

3. Contato com a franqueadora 

Após escolher a franquia que deseja investir e entender seu papel como franqueado, esteja preparado para os processos burocráticos que podem começar com uma entrevista para avaliar o perfil do candidato, passando pela negociação de valores até entrega da Circular Oferta de Franquia (COF), documento irá especificar todas as responsabilidades do franqueado e deveres da franqueadora. Agora, basta a assinatura do contrato de franquia e o negócio estará fechado. 

4. Escolha do ponto comercial

Se você quer saber como montar uma loja, com certeza a escolha do ponto comercial passou pela sua cabeça, não é mesmo? Afinal, a localização e estrutura de uma unidade é um passo crucial na busca pelo sucesso de uma franquia. Para isso, a franqueadora pode exigir que sua unidade preencha alguns requisitos, como fácil acesso, estacionamento e uma boa visibilidade para exposição da marca. 

A Central do Franquado possui um e-book sobre geomarketing, onde orientamos a escolha de ponto comercial com base em onde seus clientes estão e como se comportam em cada local. Além disso, lembre-se que a escolha do ponto é feita junto da franqueadora, que auxilia na escolha e orienta o novo franqueado. 

5. Treinamento de colaboradores

Assim como franqueados, colaboradores também precisam de um período de treinamento para garantir a qualidade dos processos internos de produção. Para isso, redes de franquias costumam disponibilizar manuais para garantir esse controle de qualidade.

Os documentos devem sanar qualquer dúvida nos processos, além de possuir uma linguagem bem simples e objetiva, facilitando o entendimento de qualquer um que entre em contato com o material. Nos últimos anos, eles têm sido disponibilizados digitalmente para poupar gastos e pela facilidade de tê-los sempre na palma de suas mãos. Ainda, uma versão digital se torna muito mais prática e fácil de atualizar.

6. Garanta fornecedores para a nova unidade

Um erro muito comum em qualquer modelo, região ou formato de negócio é inaugurar uma loja que ainda não está cem por cento instalada e abastecida. Afinal, o franchising é um modelo que preza pela imagem da marca e, portanto, erros logo em sua inauguração podem ser um tiro no pé para a imagem da franquia.

Nesse contexto, também entra o abastecimento de matéria-prima para a produção do que será oferecido aos consumidores. Esse é um trabalho que é feito juntamente aos fornecedores previamente contratados. É fundamental que eles entreguem os produtos no prazo correto e de acordo com o padrão de qualidade da empresa, pois — novamente — a imagem da marca estará em jogo.

Onde encontrar uma franquia para investir?

Agora que você já sabe o tamanho da oportunidade de montar uma loja no mercado de franquias, precisa seguir nossas dicas para encontrar a franquia ideal para você, certo? Para isso, apresentamos o Portal de Franquias da Central do Franqueado!

Por sermos referência no franchising, a Central do Franqueado lançou um portal de franquias com os principais cases de sucesso do franchising, sempre buscando conectar nossa audiência com as maiores marcas do país. 

São diversas oportunidades de franquias bem-sucedidas de diversos segmentos e atuando nos mais variados formatos. Ainda, é possível comparar as informações de cada franquia com nossa ferramenta e entrar em contato com os responsáveis das redes que você se interessar. Basta escolher aquela que se adequa melhor ao seu perfil empreendedor!

Quer saber como o mercado de franquia se comportou em 2022? Desenvolvemos um eBook onde trouxemos dados sobre a procura por franquias. As informações são extraídas do Portal de Franquias da Central do Franqueado, um dos maiores portais de negócio do Brasil, com mais de 1 milhão de acessos no último ano. Os dados tratarão dos segmentos mais buscados, faixas de investimento, franquias em destaque e muito mais. 

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Continue navegando pelo nosso site para aprender cada vez mais sobre este modelo de negócio em alta que é o franchising!

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Carlos Griebler

Redator em Central do Franqueado

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