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Gestão de Franquias

Redução de custos: 5 dicas para a sua rede de franquias

5 min de leitura Carlos Griebler


Sabia que a redução de custos é determinante para aumentar a sua margem de lucro e sua vantagem competitiva no mercado? Aprenda neste artigo a importância da redução de custos e confira as 5 dicas que a Central do Franqueado preparou especialmente para você!

Neste artigo você vai ver:

A importância da redução de custos em uma rede de franquias

Antes de focar na redução de custos, é importante entender o que são os custos e como eles se diferem das despesas. As despesas são os gastos indispensáveis e relativos às atividades que mantém a empresa funcionando. Por exemplo, as folhas de pagamento, os recursos investidos em marketing e administração, etc. Os custos, por sua vez, se referem a aquisição de mercadorias, matéria-prima, as taxas e impostos, etc. 

A redução de custos é importante porque, ao economizar recursos, você aumenta sua margem de atuação e possibilita o investimento em áreas diferentes. Apostar na inovação dos seus produtos e serviços, bem como na transformação tecnológica da sua rede, são duas alternativas de investimento após aumentar a sua margem de lucro. 

Em outras palavras, reduzir custos só traz vantagens para a sua rede de franquia. Vale lembrar que a redução de custos pode ser aplicada em qualquer momento, não somente em situações de emergência. Dessa maneira, o seu empreendimento ganha vantagem competitiva e garante maior sobrevivência no mercado.

5 dicas para aplicar a redução de custos na sua rede de franquias

1. Estabeleça um limite para os gastos em cada setor

Para reduzir os custos da sua franquia, é importante estabelecer uma linha que não deve ser ultrapassada, certo? Para isso, existe o teto de gastos. Uma das áreas que mais recebe recursos em uma rede de franquias é a gestão de pessoas. Afinal, cuidar dos seus colaboradores é uma alternativa para assegurar que o atendimento aos clientes seja o melhor possível e que os padrões de qualidade e padronização sejam cumpridos.

No entanto, estabelecer um limite é indispensável para manter os seus custos dentro do esperado. Vale analisar o que foi gasto nos últimos meses, conversar com seus colaboradores e planejar o futuro para atingir o aproveitamento máximo. Em alguns casos, exceder o teto é comum em situações especiais, principalmente se a margem de lucro da sua rede aumentou e os valores antigos estipulados ainda estão estabelecidos.

2. Analise os gastos estratégicos

Após estabelecer o seu limite, você precisa analisar quais os custos estratégicos e não estratégicos. Em outras palavras, não há como reduzir os gastos em todas as atividades. No entanto, ao contrário de cortar gastos, você pode investir em uma atividade para torná-la mais rentável a longo prazo.

Vamos supor que você queira modernizar a sua franquia de alimentação. Nesse cenário, você consome um determinado valor para armazenar e organizar os seus arquivos físicos. Mas você sabia que eles poderiam estar armazenados em um servidor na nuvem? Para isso serve o Módulo Arquivos do sistema para franquias da Central do Franqueado.

Modernizar a sua administração é substituir sistemas antigos por novos. Mas vale lembrar que o mercado de softwares para franquias está repleto de opções e, às vezes, escolher a mais adequada para a sua rede de franquias pode ser uma decisão complicada. 

A Central do Franqueado é especialista em franchising e conhece o mercado de franquias e as necessidades dos franqueadores. Por isso, acompanhe o nosso conteúdo para escolher a melhor opção para a sua rede. 

Preparamos uma surpresa para você ao final deste artigo, continue lendo!

3. Aumente o engajamento dos seus colaboradores e franqueados: 

Falar sobre engajamento em uma rede de franquias é fundamental. Porém, os franqueadores costumam não valorizar tanto essa questão. Saiba que franqueados engajados são indispensáveis para aumentar a produtividade da rede de franquias e favorecer a estratégia de expansão. Mas não pense que somente os franqueados necessitam dessa atenção quanto ao engajamento, o mesmo vale para os seus colaboradores. 

As metas e objetivos são uma alternativa para aumentar a performance e atingir os melhores resultados. Ao dispor de colaboradores e franqueados satisfeitos, é fácil satisfazer o seu cliente, certo? Por isso é importante usar metas e objetivos para estimular o desenvolvimento pessoal, bem como a capacitação dos seus colaboradores e franqueados por meio de treinamentos

Em uma franquia de alimentação, você pode estipular uma meta tal como: vender 95 hambúrgueres por dia. As metas SMART, por exemplo, são alternativas para engajar os seus colaboradores. Dessa maneira, seus colaboradores sabem que existe um objetivo para ser alcançado e ficam estimulados. 

4. Controle a compra e o estoque dos produtos

Nada melhor para reduzir custos do que comprar com o melhor custo-benefício, certo? Mas as variáveis relacionadas às compras são muitas e você precisa entendê-las para abastecer a sua rede da melhor maneira possível. 

Por exemplo, os fornecedores da sua rede são parte importante do processo. No entanto, é complicado acompanhar o que as suas unidades de franquia estão adquirindo, principalmente se você tem dezenas de unidades para se preocupar. 

Negociar com os seus fornecedores é uma alternativa para reduzir os custos, mas vale lembrar que a qualidade da matéria-prima é fundamental em uma rede de franquias. Afinal, se for de má qualidade, o produto acaba sofrendo variações que prejudicam a padronização da sua rede.

5. Módulo Compras da Central do Franqueado

Apostar em um sistema de gestão de compras é essencial se você quer reduzir os custos da sua rede. 

Cruzar informações de vendas e do estoque são facilidades proporcionadas por um Sistema Integrado de Gestão. Controlar os pedidos de compra e ficar por dentro do que está acontecendo na sua rede é fundamental para fortalecer a sua estratégia de compras. 

Por meio da tecnologia, os dados do setor financeiro ficam vinculados ao estoque. Dessa maneira, você acompanha os rendimentos das suas unidades franqueadas e também verifica o relacionamento com os seus fornecedores.

Outra vantagem do Módulo Compras é o gerenciamento e cadastro dos fornecedores. Por meio da plataforma, é possível até mesmo definir os fornecedores para cada uma das unidades da rede. 

Além disso, o Módulo Compras trabalha com a produção de gráficos e relatórios visuais para facilitar o entendimento dos processos de compra na sua rede. Agora que você chegou ao final da lista, que tal conferir a surpresa que preparamos para você?

A Central do Franqueado conhece as dores dos franqueadores. Por isso, damos a você a possibilidade de experimentar gratuitamente a nossa plataforma, sem custos e sem compromissos. Ficou interessado? Solicite uma demonstração e faça parte do time de mais de 300 franquias que já aprovaram o nosso sistema!

Leia nosso artigo sobre Gestão Administrativa e continue aprendendo sobre o universo do franchising!

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Carlos Griebler

Redator em Central do Franqueado


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