central-logo openMenu

Margem de Lucro: saiba como está o índice de lucro da sua franquia

content-category
Gestão de Franquias

5 min de leitura Carlos Griebler

Disponibilizar um produto para venda não é uma tarefa simples. Antes de tudo, é preciso analisar alguns fatores, sendo essencial a utilização de um indicador financeiro, sendo assim, entra o cálculo da margem de lucro. Mostrando se vale a pena ou não continuar com a comercialização de um produto.

O que você verá neste artigo:

O que é Margem de Lucro?

A margem de lucro nada mais é que um dos indicativos financeiros mais usados pelas empresas. Ele apresenta o valor em porcentagem que a instituição irá tirar em cima da venda de um produto. Além disso, também irá mostrar a saúde financeira de uma instituição, medindo seus ganhos por seus investimentos.

A importância de sua utilização serve para apontar qual o melhor preço para um produto ser vendido. Contabilizando junto, todo o investimento nele colocado. Assim, ele acaba apontando um valor rentável para sua chegada ao mercado, de modo que evite prejuízos. 

Resumidamente, a margem de lucro é o cálculo resultante da subtração dos custos e despesas totais de um produto, comparado então ao seu preço. Entretanto, é preciso entender que existem dois tipos de margem de lucro, podendo ele ser líquida ou bruta.

A margem líquida é referente aos lucros por meio de receitas geradas, ou seja, cada valor que entra na receita já é associado a um investimento. Se a empresa tem margem líquida de 25%, quando entrar R$100, o valor líquido será de R$25. Dessa forma, apontando qual o percentual de lucro da empresa.

Enquanto isso, a margem bruta é o valor que irá restar após a venda de um produto e a subtração de seus gastos para sua comercialização. Ou seja, o produto foi vendido por R$100,00, porém para sua disponibilização foi gasto R$60, o lucro bruto será R$40.

Por que calcular a Margem de Lucro?

É crucial calcular a margem de lucro da sua empresa, pois com ela será mais fácil ter conhecimento sobre a situação financeira do seu negócio. Apenas com o cálculo você irá saber o valor exato que está tendo de lucratividade. 

Utilizando como exemplo uma franquia de sorvete, a cada entrada de R$80 no caixa, será possível saber quanto desse valor sobrará e quanto irá para produção do produto. Sendo assim, é possível criar novas estratégias de negócios.

A falta de atenção de um investidor aos seus gastos pode afetar diretamente o lucro de uma empresa. Muitos são os empresários que cometem erros apenas se baseando nos números de faturamento. Então, contar com a ajuda de um indicador financeiro, é sempre bem-vinda

No entanto, é preciso saber que toda empresa terá um índice de lucratividade diferente. Podendo ser uma variável por conta do modelo de negócios, público-alvo, produto disponibilizado e principalmente o tipo de atuação.

Empresas que atuam com produtos de luxo normalmente apresentam um lucro mais alto por unidade vendida. Já os produtos essenciais/básicos apresentam lucratividade mais baixa por unidade vendida, porém, ganham pela quantidade de vendas. Também não existe um valor específico para o lucro de uma empresa, sendo ele o quanto mais alto melhor.

Outro fator para se levar em conta sobre o resultado dos lucros é como a empresa gerencia seus negócios. Por exemplo, duas franquias de perfumaria disponibilizam o mesmo produto, no caso um perfume.

Uma comercializa apenas o perfume, enquanto a outra resolve colocar de brinde um sabonete, o que faz com que suas vendas dobrem. No entanto, o lucro pode não dobrar. Pois, agora existem também os gastos para a disponibilização do sabonete.

Como fazer o cálculo das Margens de Lucro?

Para elaborar o cálculo da margem de lucro, é bem simples. Primeiro, você precisa reunir alguns dados essenciais, como:

  • Receita total: por exemplo, R$25.000
  • Custos totais: por exemplo, R$10.000

Assim, você pode obter o lucro que também será usado no cálculo, basta subtrair os custos totais da receita obtida. Com nosso exemplo, temos:

  • Lucro: R$15.000

Agora, você já tem todos os dados necessários para descobrir a margem de lucro do seu negócio. Vamos conhecer a fórmula!

Margem de Lucro = (Lucro / receita total) x 100

Ainda seguindo nosso exemplo, vamos aplicar a fórmula.

Margem de Lucro = (13.000 / 20.000) x 100

O resultado desse cálculo nos dá uma margem de lucro de 65%. Esse número é o valor que o empreendedor terá como base para sua lucratividade, utilizando-o na hora de planejar os futuros investimentos ou empréstimos da franquia.

Até agora, te mostramos como calcular a margem de lucro bruta, mas e a margem líquida? Sim, os custos para disponibilizar o produto foram considerados na margem de lucro bruta, mas agora temos que analisar ainda mais fatores, como:

  • Impostos e tributações;
  • Telefone, água, luz, Internet etc.;
  • Aluguel e afins

Utilizando ainda aquele mesmo exemplo, podemos colocar mais um dado agora:

  • Impostos e outras despesas: ex. R$ 5.000

Agora, a fórmula é um pouco diferente.

Margem de Lucro = (Lucro – Impostos e outras despesas) / receita total ) x 100

Por fim, mostramos o exemplo em funcionamento.

Margem de Lucro = (15.000 – 5.000) / 20.000) x 100

Temos o valor de 50% para a margem de lucro líquida da unidade. Fácil, não?

Com todo esse conhecimento fica difícil passar sufoco em relação à margem de lucro na sua franquia. Então, não perca tempo para fazer seus cálculos e entender como está a saúde financeira do seu negócio.

Como a  central do franqueado te ajuda

Nós, da Central do Franqueado, sabemos da importância de uma boa gestão operacional. Com todas as nuances que existem no mundo do franchising, é fácil se perder em meio a tantos processos e operações.  

Assim, nosso sistema para franquias, especificamente o módulo ‘Operacional’, conta com funcionalidades que podem transformar a forma que você tanto você quanto seus franqueados gerenciam sua rede de franquias. 

Se tiver dúvidas, que tal bater um papo conosco? Teremos o prazer de apresentar nossa plataforma, criada para tornar mais prática e ágil a gestão de franquias.

Gostou do conteúdo e pretende ler mais? Então veja nosso conteúdo sobre Planejamento Tributário. Esperamos você!

Author Avatar
Carlos Griebler

Redator em Central do Franqueado

Posts relacionados à

Gestão de Franquias de franquias

Assine nossa newsletter e fique por dentro das novidades