Anuncie

Solicite uma demonstração da plataforma Central do Franqueado

central-logo openMenu
Gestão de Franquias

Gestão administrativa: 3 dicas para revolucionar a sua franquia

4 min de leitura Andrei Arndt


A gestão administrativa é fundamental para aumentar os lucros da sua rede, estabelecer sua marca no mercado de franquias e expandir a sua rede. Aprenda neste artigo a importância deste conceito para o sucesso do seu empreendimento!

Neste artigo você verá:

O que é gestão administrativa?

Você conhece o conceito de gestão administrativa?  A gestão administrativa é a área de conhecimento responsável pelo direcionamento dos recursos administrativos da organização. O gestor, profissional encarregado da administração, é encarregado de organizar atividades e direcionar os recursos referentes à parte administrativa. 

Porém, não pense que a gestão administrativa se refere apenas a manter uma empresa funcionando adequadamente. A gestão administrativa está relacionada com as melhores alternativas para gerenciar um empreendimento. Em outras palavras, o planejamento, o controle dos recursos investidos e a busca pelo melhor custo-benefício são inerentes à gestão administrativa. 

Quer um exemplo fácil de entender? Vamos supor que você vai abrir uma unidade da sua franquia em uma cidade do interior. A gestão administrativa é a área que vai calcular tudo aquilo que for necessário para a implantação desta nova unidade. 

Por exemplo, as condições necessárias para transportar os materiais, suprimentos e assuntos referentes à construção. Todo o planejamento financeiro está submetido à atuação do gestor administrativo. Portanto, é indispensável! 

Benefícios de aplicar a gestão administrativa na sua rede de franquias

Agora que você aprendeu sobre a definição do conceito. Confira a seguir alguns benefícios de aplicá-la na sua rede de franquias.

Aumento da produtividade 

O aumento da produtividade e do desempenho das suas unidades franqueadas é uma consequência direta da aplicação de uma gestão administrativa efetiva. Afinal, o gestor administrativo se mantém atento ao andamento das atividades dos outros colaboradores. 

Por isso, quando uma tomada de decisão ágil é necessária, o gestor é o principal consultor para chegar a uma conclusão. Quanto às estratégias de gestão administrativa, elas são variadas. Uma dica de gestão administrativa para rede de franquias é desenvolver estratégias baseadas na Matriz Ansoff, principalmente se você pretende acelerar a expansão da sua rede de franquias.

Maior facilidade em bater metas

As metas e objetivos são comuns a basicamente todas as organizações. Em uma rede de franquias, estipular onde se quer chegar é fundamental para o sucesso do negócio. Por meio da gestão administrativa essas medidas são facilitadas. Afinal, se tudo estiver funcionando adequadamente, é mais fácil que todos concluam as suas atividades, certo?

Apostar na aplicação de metas SMART é um exemplo de como se aprofundar e aprimorar a conclusão das tarefas. Cabe ao gestor administrativo escolher a melhor estratégia para estimular o desempenho dos seus colaboradores no ambiente de trabalho.

Maior qualidade entregue aos clientes

Quando a sua organização está apoiada em uma gestão administrativa eficiente, fica mais fácil entregar serviços e produtos de qualidade ao seu consumidor. Mesmo quando surgem problemas com os seus produtos ou serviços, a gestão administrativa proporciona maior margem para resolvê-los. 

Portanto, se todos os processos referentes à organização estão funcionando corretamente, é possível identificar e solucionar quando algo sai errado, não é mesmo? Por isso, apostar nesta estratégia é fundamental para uma rede de franquias.

Em outras palavras, ela abrange praticamente todas as áreas de atuação de uma rede. Sem ela, nem mesmo o planejamento financeiro, parte indispensável de qualquer empreendimento, pode ser realizado adequadamente.

3 dicas de gestão administrativa  para revolucionar a sua rede de franquias

Agora que você entendeu o este conceito de gestão e sua a importância em uma rede de franquias, que tal conferir algumas dicas para revolucionar a gestão da sua rede? Leia a seguir!

1. Planejar, monitorar e avaliar

Planejamento é o primeiro passo para qualquer atividade dentro de uma organização, certo? É ele quem vai determinar o passo a passo que você precisa seguir para alcançar os resultados. Vale lembrar que é recomendado fazer o acompanhamento por meio de indicadores de desempenho

Você conhece a frase  “o que não é medido não é gerenciado”? Então, ela resume a importância de acompanhar e avaliar o andamento da sua gestão. Dessa maneira, é possível descobrir o que está dando certo e errado e desenhar o plano de ação conforme as necessidades da sua rede de franquias. 

2. Aposte na boa comunicação 

Em uma organização, a comunicação entre os colaboradores é fundamental para o desempenho satisfatório e para o alcance das metas e objetivos. Como está o andamento da comunicação interna da sua rede de franquias? Saiba que ela é determinante para o sucesso do seu negócio. 

Uma alternativa para aprimorar a comunicação dos seus colaboradores e das suas unidades franqueadas é oferecer treinamentos EAD, cursos e workshops à prática de se comunicar melhor.

3. Use a tecnologia a seu favor

É inevitável assumir que a era digital transformou o mercado de franquias. Administrar uma rede de franquias não é fácil, certo? Por isso, as facilidades que a tecnologia proporciona devem ser incorporadas e aproveitadas por você. 

O mercado de franquias está em constante mudança e você precisa acompanhá-las para não ficar atrás dos seus concorrentes. Por isso, a Central do Franqueado desenvolveu um sistema para franquias

Uma plataforma moderna e direcionada especialmente para transformar a administração das suas unidades franqueadas. Ficou interessado? Experimente grátis, sem compromisso! Solicite uma demonstração.

Gostou do nosso conteúdo? Então acompanhe o nosso site para ficar por dentro das novidades do franchising.

 

Author Avatar
Andrei Arndt

Redator em Central do Franqueado


Posts Relacionados à Gestão de Franquias