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Gestão de Franquias

Como planejar estratégias para sua franquia utilizando da matriz ansoff

5 min de leitura Cristiano Ritzel


Alcançar o sucesso é a ambição de todas as empresas. Porém para tal feito é preciso de muito esforço e principalmente planejamento estratégico. E é para isso que serve a Matriz Ansoff, sendo uma ferramenta medidora de estratégicas. 

Você vai encontrar neste artigo:

O que é a matriz ansoff?

Conhecida como uma ferramenta de planejamento estratégico, a Matriz Ansoff tem como função planejar e analisar planos de crescimento. Com ela é possível perceber ganhos e riscos que cada decisão tomada podem causar.

Sua relevância nos negócios é apontada pelo auxílio a diversos segmentos profissionais, principalmente utilizada por líderes e profissionais do marketing. Já que sua utilização pode apresentar perspectivas sobre novos cenários do mercado. 

Vale ressaltar que assim como todas as ferramentas de gestão, a matriz apenas aponta estatísticas, e não respostas exatas. Tudo que ela oferece são previsões, e como sabemos, previsões nem sempre são precisas. Mas ainda sim, é uma boa escolha de auxílio.

De forma simples, a Matriz Ansoff oferece estratégias de crescimento analisadas em 4 fatores, sendo a relação delas os novos produtos x produtos existentes e mercados novos x existentes.

Sendo assim a matriz utiliza das seguintes estratégias:

  • Penetração de mercado: Que busca alavancar a procura e venda de um determinado produto já existente;
  • Desenvolvimento de produto: Quando se possui o interesse na apresentação de produtos novos, porém em um mercado já existente.
  • Desenvolvimento de mercado: A proposta aqui é utilizar um produto já existente em um mercado novo.
  • Diversificação: É a tentativa de utilizar novos produtos para entrar em um novo mercado.

É essencial a compreensão destes quatro pontos para fazer a análise estratégica idealizada pelo Matriz Ansoff. Assim também para sua melhor elaboração.

A Matriz Ansoff na prática

Após uma visão minimalista da ferramenta, é preciso fazer sua elaboração, podendo ser feita até mesmo no Google Planilhas. No entanto, ao colocá-la em prática é preciso entender como cada parte dela será trabalhada.

Penetração de mercado

Essa estratégia normalmente será utilizada quando um produto da empresa precisa aumentar sua venda, dentro do mercado a qual já está inserido. Querendo assim, um crescimento da sua participação no mercado. 

Para tal feito, é necessário alguns pontos a serem levados em conta, como, oferecer uma qualidade superior ao que está disponível pelos concorrentes. Um bom reconhecimento da marca também é necessário, pois assim torna-se referência entre os demais. Além de precisar de canais de distribuição de qualidade.

É possível neste caso alavancar as vendas sobre um produto sem precisar de sua alteração ou novas estratégias de marketing. Sendo uma boa opção apenas uma queda de seus preços e melhora na sua distribuição.

Utilizando como exemplo duas franquias diferentes de perfumes: Cada uma possui um perfume como linha de frente, os preços são iguais e ambos estão a venda em um mesmo shopping. A maneira para alguma delas vender mais o seu produto será diminuindo o preço, ou então possibilitando a venda em outro local.

Desenvolvimento de produtos

Neste aspecto presente no Matriz Ansoff, essa estratégia é utilizada quando é necessário inovar em um mercado já conhecido, ou seja, é preciso de um produto inovador.

É importante ressaltar que para o desenvolvimento de um produto é preciso cautela. Além de ser necessário uma boa análise do que está sendo preciso pelo mercado, assim atendendo demandas.

Por fim, essa estratégia trará diversos benefícios, pois além de um novo produto, ainda sim, irá impulsionar o nome da marca e empresa. Por exemplo, uma franquia de sorvetes começa a desenvolver milkshakes.

Desenvolvimento de mercado

A terceira estratégia é o desenvolvimento de mercado, que é quando acontece o adentramento de uma empresa em um novo nicho de negócios, porém com seus produtos existentes. Nesse sentido, é preciso desenvolver a empresa em outras unidades e localidades, ou segmentos.

Para essa implantação acontecer é preciso de uma pesquisa sobre o quanto vale a pena investir no novo mercado, e principalmente sobre seu público. Assim, semelhante a qualquer mercado, o mais importante é o interesse. 

Diversificação

No caso da estratégia de diversificação, é quando uma empresa pretende criar um produto novo em um mercado novo. Sendo assim, a instituição precisa ter um grande cuidado, tanto com o produto que irá desenvolver e necessitando de uma pesquisa prévia sobre o mercado.

Existem dois tipos de diversificação que que podem ser empregadas, sendo elas:

Diversificação relacionada: Quando já existe certa relação entre o novo produto e mercado. Por exemplo, uma franquia de chinelos que pretende produzir e vender sapatos fechados.

Diversificação não relacionada: Quando não existe nenhuma relação entre o novo produto e mercado. Por exemplo, a franquia de chinelos pretende produzir e vender requeijão.

Dicas para o uso da Matriz Ansoff

Como tudo no mundo dos negócios necessita de uma atenção, a Matriz Ansoff também exige algumas coisas para uma melhor otimização da sua função. Pois isso é importante para que ela realmente reflita positivamente em sua empresa.

Listamos abaixo alguns cuidados na hora de tomar decisões utilizando as estratégias da Matriz Ansoff:

  • Não se pode tapar o sol com a peneira, e isso vale para as previsões prevista pela Matriz Ansoff. Ver uma estática de forma diferente, seja inflando suas expectativas pode gerar grandes prejuízos. 
  • Sempre tenha bastante informações sobre sua própria empresa e seus produtos. Assim fica mais fácil ter controle de tudo para organizar a matriz;
  • Compreenda como o seu produto está sendo visto e seu desempenho no mercado. Desta forma, será possível entender o que está sendo vendido ou não e melhores mercados para investimento. Assim no caso de necessidades, um bom plano de marketing e estudo de mercado podem ser utilizados como resolução.
  • É importante saber o momento certo para a tomada de decisões, sempre levando-se em conta as necessidades do mercado. Além que, ousar é uma boa ótimo dica, mas precisa ser feito com cautela.

Com todo esse conhecimento sobre a Matriz Ansoff é quase impossível cometer erros, assim ela sendo uma boa ferramenta de planejamento estratégico para o seu negócio, inclusive para sua franquia.

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Cristiano Ritzel

Redator em Central do Franqueado


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