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Gestão de Franquias

Canais de distribuição: aprenda sua utilidade em franquias

5 min de leitura Andrei Arndt


Você conhece os canais de distribuição? Eles são os meios responsáveis por entregar o seu produto aos consumidores. Por isso, é muito importante escolher com sabedoria qual o canal de distribuição será usado em sua franquia. Aprenda neste artigo o que são os canais de distribuição e como se aplicam no franchising.

Neste artigo você vai ver:

O que são canais de distribuição?

Canais de distribuição são os meios pelo qual você decide a logística de distribuição dos produtos aos seus consumidores. É comum que o franqueador define a escolha com base na rentabilidade e na eficiência.

Por isso, são três os principais atuadores em um canal de distribuição: os produtores, varejistas e atacadistas. Difícil de entender? Nós explicamos. Vamos pensar na empresa de tecnologia Apple. Os produtores são aqueles que produzem o produto. A Apple produz o iPhone, por exemplo. Para comprá-lo, você pode comprar direto do produtor, ou seja, no site oficial da Apple.

Porém, há também os varejistas, são as lojas que vendem o iPhone. Basta pesquisar no Google por lojas de varejo que dezenas de nomes conhecidos vão aparecer na tela do computador. Por outro lado, os atacadistas são aqueles que compram em quantidade para revender para outras empresas, geralmente os atacadistas compram e vendem para as lojas de varejo.

Vale lembrar que os canais de distribuição estão relacionados à espécie de produto ou serviço que está sendo vendido. Em uma rede de franquias de alimentação, os canais de distribuição são diferentes dos da Apple, como você viu anteriormente. Para uma rede que vende hambúrgueres, canais de distribuição possíveis são os aplicativos de delivery.

Qual a importância dos canais de distribuição?

Os canais de distribuição estão diretamente relacionados com o índice de vendas da franquia. Vamos imaginar a seguinte situação: você decide abrir uma franquia de alimentação saudável e uma semana depois um concorrente abre um empreendimento com o mesmo propósito. 

As vendas do seu negócio e do seu concorrente estão em um nível satisfatório. Porém, seu concorrente começa a investir em novos canais de distribuição: aplicativos de delivery, e-commerce e atendimento por WhatsApp. Quem você acha que ficará para trás nessa história? É você mesmo! Por isso, os canais de distribuição são fundamentais para aumentar as vendas da franquia. 

Portanto, é por meio dos canais de distribuição que a franquia vai oferecer a mercadoria para o consumidor. É comum que os produtores dependam de terceiros para aumentar o alcance comercial do produto ou serviço. Mas, lembre-se, a principal vantagem do canal de distribuição é aumentar as vendas!

Quais os tipos de canais de distribuição?

Agora que você entendeu o que são os canais de comunicação e qual a sua importância em uma franquia, confira a seguir as diferenças entre os tipos de canais:

Canal direto 

O canal direto é aquele que está relacionado diretamente com a franquia. Se o seu modelo de negócio apresenta espaço para armazenar os produtos e, depois, realizar a entrega deles aos clientes, então você está trabalhando com um canal de distribuição direto. As franquias geralmente estão incluídas nesse modelo, mas variações podem surgir.

Canal indireto 

O canal de distribuição direto trata de responsabilizar empresas terceirizadas por fornecer os serviços de entrega do produto ao cliente. 

São distribuidoras que vão atuar conforme os custos, preços e formas de comercialização do produto do produtor. 

Canal híbrido 

O canal híbrido é uma combinação entre os canais direto e indireto. Nessa modalidade, o produtor vai trabalhar em parceria com as empresas terceirizadas, mas sem deixar de controlar a entrega diretamente aos consumidores. 

Quais os tipos de distribuição?

Distribuição exclusiva

Além da divisão dos canais, existem três tipos de distribuição no mundo dos negócios. A primeira é a distribuição exclusiva. Nela, o fabricante escolhe seus revendedores e os autoriza a distribuir os produtos de forma exclusiva. Esse tipo de distribuição é interessante para franquias porque preza pelo controle de qualidade. 

Nesse sentido, se você contrata uma empresa que fornece caixas de pizza e ela trabalha com a distribuição exclusiva, as chances das embalagens manterem um nível de qualidade satisfatório é alto. Além disso, se a distribuição for exclusiva, significa que somente você terá acesso àqueles produtos, o que aumenta a vantagem competitiva da franquia. 

Distribuição seletiva

Existe também a distribuição seletiva. Nessa categoria de distribuição, o fabricante do produto vai selecionar os canais mais adequados para a venda dos produtos. Na seletiva, há concorrência de produtos no mesmo espaço. Por exemplo: produtos de diferentes marcas disponibilizados em um ponto de venda para diferentes consumidores. 

Distribuição intensiva

O sistema de distribuição intensiva, por sua vez, é aquele em que os fabricantes disponibilizam os produtos no maior número de locais possíveis. Esta categoria não é comum em redes de franquia, principalmente porque tratam de itens de consumo de alta frequência, por exemplo, produtos de higiene e alimentos perecíveis. A Pepsi e a Colgate são exemplos de marcas que trabalham com a distribuição intensiva. 

Para redes de franquia, ter um produto que atenda às necessidades do consumidor não é o suficiente. Por isso, os canais de distribuição são fundamentais para contribuir com a estratégia de vendas da rede. Quanto mais adaptada estiver a rede de franquias aos canais de distribuição, melhor serão as vendas e a produtividade.

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Andrei Arndt

Redator em Central do Franqueado


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