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Gestão de Franquias

PDV (Ponto de Venda): o que é, sua importância e como otimizá-los em sua franquia

7 min de leituraCarlos Griebler

PDV (ou Ponto de Venda) e suas variantes, como PDVs online, são fundamentais para o sucesso de qualquer negócio. No franchising, a padronização e otimizações pontuais nesses pontos é uma das principais tarefas do franqueador e precisa ser estendido para toda a rede. Saiba tudo sobre PDVs e sua função no mercado de franquias!

Neste artigo você lerá sobre:

O que é PDV?

Uma boa logística de vendas em uma franquia é essencial para sua continuidade. Para isso, uma das principais tarefas da franqueadora é a de encontrar meios para que a rede efetivamente venda. Desde a concepção dos produtos, à gestão da marca, como a empresa se comunica com os consumidores, tudo deve estar em constante avaliação e reformulação, para que o processo de venda seja otimizado

Nesse sentido, surge mais um conceito que promete auxiliar todo tipo de negócio na hora de vender: o PDV. O PDV, ou Ponto de Venda, é justamente o que você está pensando e o que seu nome sugere, o espaço físico ou online onde seus clientes devem encontrar a solução dos seus problemas. Além disso, também falaremos de suas variações que acompanham os adventos tecnológicos, como o PDV online

Com isso, se deve oferecer uma ótima experiência durante a jornada de compra, padronizada e mantendo a qualidade esperada da rede. Por isso, em franquias, é fundamental estabelecer padrões

Padrões, como a fachada de todas as lojas, suas arquiteturas internas, os produtos oferecidos aos consumidores e até mesmo o atendimento dos funcionários. Todas essas ações garantirão um PDV de qualidade independentemente da região em que a unidade se encontra.

Como forma de garantir isso, são necessárias ações e estratégias para verificar e organizar a logística que permitirá essa padronização. É seu dever como franqueador requerer, instruir e corrigir qualquer problema antes da inauguração da loja, pois é a reputação da rede que está em jogo.

Então, antes de saber como fazer isso em sua rede e descobrir os benefícios que acompanham um PDV de qualidade e padronizado por toda a rede de franquias, vamos conhecer mais um pouco daquele outro PDV popular nos últimos anos: o PDV online.

PDV online

O PDV online, popularizado ainda mais durante a pandemia causada pelo novo coronavírus, recebe outros nomes e acaba confundindo algumas pessoas. E-commerce, marketplace, lojas virtuais, são conceitos muito parecidos que estipulam e compartilham boa parte das regras.

Esse tipo de PDV também busca oferecer uma boa experiência de compra aos consumidores, além de táticas e estratégias de CRO para aumentar o número de vendas. Ainda, a pandemia ainda popularizou ainda mais uma comunicação entre os dois tipos de pontos, mantendo a qualidade e possibilitando pedidos multicanais que costumam possibilitar um aumento no ticket médio.

Esses princípios da omnicanalidade, integrando os setores online e offline da sua rede, trazem consumidores que gastaram até 40% mais do que um cliente comum. Ou seja, com certeza nenhum bom empreendedor gostaria de ficar fora dessa. Toda franquia vive de receita, então qualquer oportunidade de aumentá-la deve ser considerada com atenção.

Com os benefícios do omnichannel se estendendo para o mercado de franquias, lembramos da necessidade de proporcionar uma boa experiência a cada cliente. Muitas franquias estão adotando a estratégia e a unificação destes canais acaba fortalecendo a relação entre o consumidor e a marca. Não fique para trás!

Qual a importância de um bom PDV?

É chover no molhado falar do quão importante um ponto de venda é para qualquer empresa. Então, vamos focar no que melhorias pontuais podem trazer para sua franquia. Confira! 

Mais clientes!

Um dos princípios da otimização do PDV da sua franquia é garantir que você converta mais do seu tráfego em clientes. Assim, ao melhorar a experiência dos visitantes em sua unidade ou página virtual, naturalmente a taxa de conversão aumentará. Ou seja, com o mesmo tráfego, apenas aplicando o conjunto de práticas que veremos mais à frente, mais clientes começarão a aparecer.

Fidelidade da clientela

Um cliente satisfeito, engajado e maravilhado com a experiência de compra em sua unidade continuará a visitar no futuro. Ainda, com o conceito de omnichannel que falamos anteriormente, os clientes são mais ativos e integrados, pois acabam relacionando-se não só com a loja, mas também com a marca, garantindo sua fidelização.

Coleta de dados

Ainda seguindo na linha de uma integração entre PDVs, você poderá coletar dados de forma aprimorada, durante todo o processo de compra. Isso é fundamental para definir as estratégias futuras da franquia, tanto de marketing quanto de melhorias para futuras expansões.

Aumentar seu Ticket Médio

Para aumentar o ticket médio de um negócio, uma das principais táticas é a venda cruzada. Isso nada mais é do que quando você oferece um produto ou serviço complementar à oferta que o cliente adquiriu. Um bom organograma, padronizado e fundamentado, pode garantir essa possibilidade.

Em um PDV online, por exemplo, sua página de checkout pode utilizar de metodologias CRO para apresentar além de recomendações de outros produtos, uma experiência agradável ao seu cliente. Assim, dependendo da abordagem, é possível até mesmo dobrar o valor do Ticket Médio.

Vantagem Competitiva

O mercado está mais competitivo do que nunca. Novas ações para se destacar da concorrência surgem diariamente e são essenciais para essa expansão contínua e saudável da rede. Ainda mais, muitos ainda não focam seus esforços em oferecer a melhor experiência para seus clientes. 

Então, é possível ser pioneiro de um conceito de otimização com benefícios incríveis para seu negócio!

Como utilizar o PDV em sua franquia?

Padronize desde cedo

Para garantir a padronização e execução das melhorias impostas aos PDV da sua franquia, gerenciado por seus franqueados, é fundamental que isso comece cedo. Estabeleça desde os primeiros contatos os requisitos, padrões e modos de funcionamento da unidade para ter a certeza que atraiu franqueados dispostos a cumprir o que você exige.

Essas otimizações e requisitos de qualidade devem estar presentes desde as páginas de formulário de contato até a fase de treinamento, manuais, reuniões periódicas. Com isso, será possível executar o próximo passo.

Auditorias em PDV

Para evitar falhas de padronização, reduzir perdas e melhorar a qualidade geral da rede, os gestores contam com uma ótima aliada, as auditorias em PDV. Semelhante às consultorias de campo, elas são procedimentos de certificação realizados pela franqueadora. 

Elas servem para assegurar que todas as regras da empresa estão sendo corretamente seguidas pelos operadores da marca nas suas respectivas unidades (pontos de venda). Em outras palavras, é o processo que garante a padronização da rede de franquias.

Oriente seus franqueados

Caso verifique alguma falha, é fundamental que a comunicação seja clara e honesta nesse momento. Oriente as melhorias e dê tempo ao franqueado ajustar as falhas até a próxima visita. Fazer isso ao invés de criar um conflito vai garantir a saúde da relação entre franqueado e franqueador.

Confie em um sistema para franquias

Através de um sistema para franquias, como o da Central do Franqueado, criado para otimizar a gestão de uma rede de franchising, o franqueador pode realizar ações fundamentais na hora de garantir a padronização da qualidade da rede.

Com ele, é possível estabelecer canais de diálogo saudável com franqueados, disponibilizar os manuais atualizados, promover treinamentos, utilizar checklists para auditorias e até mesmo padronizar o marketing da empresa com uma ferramenta incrível. E é claro, tudo em um ambiente digital e seguro.

Viu como é importante otimizar e padronizar os PDVs da sua rede de franquias? Então aproveite a ajuda da Central do Franqueado para tornar tudo isso mais organizado, planejado e estruturado. Se tiver dúvidas, que tal bater um papo conosco? Teremos o prazer de apresentar nosso sistema, criado para tornar mais prática e ágil a gestão de franquias. 

Leia nosso artigo sobre a Churn Rate e descubra 5 dicas para reduzir a perda de clientes em sua franquia. Esperamos você!

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Carlos Griebler

Redator em Central do Franqueado