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Gestão de Franquias

Ticket Médio: saiba como calcular e aumentar o faturamento em sua franquia

7 min de leitura Carlos Griebler


O ticket médio de uma empresa é o valor médio gasto por clientes em um período. Ao calculá-lo, você cria oportunidades para identificar gargalos e melhorias para sua empresa. Além disso, seguindo as dicas deste conteúdo, você saberá como aumentar o ticket médio de sua franquia. Confira!

Neste artigo você lerá sobre:

O que é o ticket médio?

O Ticket Médio de uma franquia nada mais é do que o valor médio gasto por clientes em um determinado período. Assim como muitos outros indicadores de desempenho, o ticket médio pode ser usado pela gestão para avaliar a saúde financeira do negócio.

No mundo dos negócios, obter resultados passa por muito mais do que apenas esforço e dedicação. Você precisa de um planejamento estratégico para alcançar o desejado e para isso, é necessário fundamentar o planejamento com métricas e dados atuais. Entre eles, o ticket médio, que pode ser fundamental ao analisar o comportamento de consumo do cliente visando futuros planos.

Por isso, saber a importância do ticket médio e como aumentá-lo pode beneficiar sua franquia é essencial. Para te ajudar, preparamos uma série de dicas e informações que farão você conhecer melhor a métrica, calcular seu desempenho e sugestões de mudanças para elevar as receitas da empresa. Confira!

Como calcular o Ticket Médio em sua franquia?

Calcular o ticket médio da sua empresa é muito simples. Para fazer o cálculo, você só precisa seguir alguns passos. Confira!

1. Defina o escopo de tempo

Primeiro, é necessário definir o período que será analisado. Esse intervalo pode variar de formas extremas, desde um dia até alguns anos. O importante é saber onde você quer chegar escolhendo descobrir o Ticket Médio de um certo período. 

Vale lembrar que é necessário se atentar às variações sazonais. Dependendo do setor de sua franquia, o período do ano pode afetar o valor do ticket médio e isso deve ser levado em conta durante a análise.

Por exemplo, em uma franquia de sorvetes ou açaí, o ticket médio será naturalmente maior no verão e substancialmente menor no inverno. O inverso pode acontecer para uma cafeteria, por exemplo .Por isso, deve-se ter cuidado ao comparar diferentes períodos após os cálculos. Em nosso exemplo, teremos como base o ano inteiro de 2020. 

2. Reúna os dados

Agora, sua missão é reunir dois dados básicos: o número de clientes atendidos nesse tempo e o valor total registrado em vendas. Continuando nosso exemplo, vamos atribuir valores fictícios para auxiliar no cálculo.

  • O total das vendas no ano de 2020: R$ 500.000
  • Número total de compras: 5000 negociações

3. Calcule o Ticket Médio

Com esses dados em mãos, você já pode chegar a seu ticket médio. Confira a fórmula:

Ticket Médio = Total das vendas no ano / Número de compras

Colocando em números do exemplo, para um total de 500 mil reais e 5000 vendas em 2020, temos um ticket médio de 100 reais. 

4. Pense em outras possibilidades

Também é possível analisar o ticket médio em situações mais específicas, como de um determinado produto ou categoria. Para isso, você só precisa separar os dados referentes ao produto/grupo desejado e aplicar a fórmula.

Pronto, agora já sabemos como calcular o Ticket Médio da sua franquia. Porém, um bom líder sempre busca melhorar e garanto que com você não é diferente. Vamos conferir dicas para aumentar o Ticket Médio!

7 dicas para aumentá-lo em sua franquia

Capacite seus vendedores

A capacitação é e sempre será um ponto fundamental para manter seus profissionais qualificados. Como estamos falando de comércio, saber que seus vendedores estão prontos para satisfazer a clientela é uma preocupação a menor na hora de gerir. 

Por isso, invista em treinamentos que possam potencializar cada venda e consequentemente aumentar seu ticket médio. Eles precisam conhecer seu produto, as melhores táticas de persuasão e, principalmente, identificar as necessidades dos clientes.

Garanta excelência no atendimento 

Ainda alinhado à dica anterior, temos que garantir a excelência durante a jornada de compra. Desde sempre, clientes querem ser bem atendidos, mas, atualmente, essa demanda está cada vez mais exigente. Por isso, devemos analisar com cuidado a situação atual do contato com o cliente em sua franquia.

Dentre alguns benefícios gerados ao garantir excelência no atendimento, estão:

  • Fidelização de clientes;
  • Marketing boca a boca positivo;
  • Satisfação do público;
  • Fortalecimento da marca.

Além, é claro, de um aumento no ticket médio do negócio, gerado pelo conjunto da obra ao consumidor satisfeito.

Aumente o número de produtos

Como provavelmente estamos falando de uma franquia estabelecida, você já deve conhecer as dores do seu cliente e como seus serviços podem ajudá-lo. Porém, oferecer uma gama maior de produtos pode ajudar no aumento do seu ticket médio.

Isso acontece porque, por mais que possam custar pouco, itens mais variados sempre chamam a atenção dos consumidores. Esse “algo a mais” no fim da compra pode ser o responsável pelo aumento do ticket.

Tenha um pós-venda satisfatório

Muitos consideram que o pós-venda é a etapa mais importante da compra. Um atendimento após a compra faz com que o cliente se sinta importante e especial para aquela organização.

Isso significa que garantir uma ótima experiência após a negociação de fato é tão essencial quanto durante a compra. Muitos ainda se preocupam apenas em investir a maior parte dos recursos em conquistar novos clientes, mas aconteceu que a retenção pode ser tão importante tanto na hora de aumentar o Ticket Médio. 

Faça promoções bem planejadas

Quando se tem uma gestão de negócios bem planejada, é possível realizar promoções sem comprometer o orçamento e o lucro da empresa. Se você conhece a margem de lucro com exatidão, mesmo com promoções o aumento nas receitas pode acontecer.

Brindes ao cliente também são uma ótima alternativa. Por exemplo, para cada montante gasto, você ganha um benefício na próxima compra. Isso acaba estimulando tanto um ticket maior na primeira compra quanto uma recompra quase 100% garantida. 

Elabore um bom planograma

Se você já foi num supermercado, com certeza notou uma prateleira de guloseimas próxima ao caixa. Elas existem para que, enquanto esperam sua vez, clientes façam pequenas compras que aumentem seu ticket médio. Essa metodologia é resultado de um bom planograma.

Ele é a representação gráfica de como será o posicionamento de determinado produto em sua loja. Ou seja, como ele será exposto em sua loja, em qual prateleira ou categoria para criar as maiores possibilidades de venda. Assim, você poderá repassar as melhores práticas a seus franqueados, garantindo um aumento geral.

Ofereça diversas formas de pagamento

Agora que você estimulou uma compra de alto valor em seus clientes, é preciso poder aceitar esse pagamento. Atualmente, o dinheiro é apenas um dos diversos meios de pagamento que um negócio preparado deve aceitar. Então, no momento do pagamento, esteja preparado para aceitar itens como: cartões, vales e até mesmo opções alternativas como criptomoedas.

Conclusão

Viu como pode ser fácil atingir aumentar o ticket médio em sua franquia? Você precisa apenas atentar as nossas dicas e se esforçar para colocar essas práticas em funcionamento. Com essas melhorias, o ticket médio de sua rede de franquias crescerá e com certeza sua rede vai lucrar ainda mais!

Nós, da Central do Franqueado, sabemos da importância de exponenciar os lucros da sua franquia. Com o nosso sistema para franquias, você conta com funcionalidades que podem transformar a forma que você tanto você quanto seus franqueados gerenciam sua franquia, maximizando a receita de toda a rede. 

Economize tempo e mantenha seu processo de gerência efetivo e padronizado!

Se tiver dúvidas, que tal bater um papo conosco? Teremos o prazer de apresentar nossa plataforma, criada para tornar mais prática e ágil a gestão de franquias. 

Se gostou deste conteúdo, leia nosso artigo sobre Programa de Excelência e saiba como ter uma melhoria contínua de processos internos de sua franquia. Esperamos você!

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Carlos Griebler

Redator em Central do Franqueado


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