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Gestão de Franquias

5 dicas para identificar e resolver gargalos na sua rede de franquias

6 min de leitura Andrei Arndt


As franquias são uma opção popular para empreendedores que desejam investir em um negócio já estabelecido. No entanto, mesmo com um modelo de negócio bem-sucedido, as franquias enfrentam desafios que podem limitar seu crescimento e sucesso. Um desses desafios é o surgimento de gargalos em suas operações. 

Isto é, gargalos são problemas comuns em redes de franquia e prejudicam a produtividade e os rendimentos da sua rede. Neste texto, discutiremos os principais gargalos enfrentados pelas franquias e como superá-los para manter o sucesso do negócio. Se você é um franqueado ou está pensando em investir em uma franquia, continue lendo para descobrir mais sobre esse assunto crítico.

Neste artigo você vai ver:

O que são gargalos?

Os gargalos, pontos de estrangulamento ou restrições são denominações dadas a um componente que restringe o desempenho ou a aplicação de um sistema. O nome gargalo faz referência ao gargalo de uma garrafa, pois nele a velocidade de saída do líquido é controlada pela dimensão do gargalo. 

É comum que indústrias e prestadoras de serviço encontrem nos processos do dia a dia restrições que afetam o processo produtivo. No mercado de franquias, não é diferente. Por exemplo, franqueados podem enfrentar gargalos durante processos de implantação de novas unidades, o que prejudica o processo de expansão da rede.

Vamos supor que você trabalhe em uma franquia de alimentação que vende hambúrgueres e batatas fritas. Os hambúrgueres e batatas fritas são vendidas em conjunto. Ao final do dia, são produzidas 50 hambúrgueres e 75 porções de batata frita. Esse é um exemplo de gargalo de produção. Em outras palavras, o gargalo está nas 25 porções que sobraram. 

Porém, nem sempre os gargalos são fáceis de identificar. Às vezes, acontece de uma melhoria em um setor acabar no prejuízo devido à falta de acompanhamento na linha de produção. Voltando aos exemplos dos hambúrgueres, imagine que a sua franquia investe em uma nova máquina para preparar 100 pães por dia, mas as estruturas físicas do seu estoque permitem somente o armazenamento de 75 pães. 

Nesse sentido, surge um novo gargalo. Vale lembrar que dificilmente uma organização não apresenta nenhum gargalo. No entanto, a busca para solucioná-los completamente é constante e deve ser uma das metas e objetivos da sua franquia. Confira a seguir os tipos de gargalos e como identificá-los.

Qual a importância de identificar gargalos no franchising?

A identificação de gargalos no franchising é extremamente importante para o sucesso e crescimento das franquias. Um gargalo é um ponto de estrangulamento em um processo que limita a capacidade de produção ou desempenho de um negócio. Quando um gargalo é identificado e resolvido, o fluxo de trabalho se torna mais eficiente e a produção aumenta, resultando em maior lucratividade para a franquia.

Além disso, os gargalos podem afetar negativamente a experiência do cliente, como atrasos na entrega de produtos ou serviços de qualidade inferior, o que pode levar a uma queda nas vendas e reputação da marca.

Identificar os gargalos em uma franquia é, portanto, essencial para garantir a satisfação do cliente, maximizar a lucratividade e manter a reputação da marca. Ao fazer isso, os proprietários de franquias podem garantir que suas operações estejam em ordem e que estejam preparados para enfrentar os desafios do mercado em constante mudança.

5 dicas para identificar e resolver os gargalos na sua rede de franquias

Antes de começar a identificar gargalos, é importante conhecer as duas categorias mais comuns: gargalos de curto prazo e gargalos de longo prazo. Nos gargalos de curto prazo, os problemas causados são temporários, por exemplo, uma das máquinas de produção está com defeito e então um processo começa a sofrer com gargalos. 

Por outro lado, os gargalos de longo prazo ocorrem quase que diariamente em uma organização. Um exemplo no franchising seria adiar a implantação de uma nova unidade da sua rede de franquias devido a um problema jurídico, como documentação, etc. 

Os gargalos estão diretamente relacionados com clientes insatisfeitos, desperdícios de recursos como tempo e dinheiro, produtos e serviços com padronização e qualidade abaixo do tolerável, o que é um problema grave em uma rede de franquias e ainda o alto desgaste físico e mental de todos os envolvidos na franquia.

Agora, confira a seguir 5 dicas para identificar e resolver gargalos na sua rede de franquias!

Realize uma avaliação geral

Avaliar entradas e saídas na linha de produção são o primeiro passo para identificar os gargalos na sua rede de franquias. Durante a implantação de uma nova unidade de franquia, por exemplo, você deve ficar atento ao tempo de espera e ao acúmulo de trabalho. 

São esses aspectos que geralmente costumam apontar que a sua rede está sofrendo com gargalos. Uma alternativa é apostar na coleta e análise de dados para construir bases de conhecimento e otimizar os processos da sua franquia. Dessa maneira, a visualização dos erros e da baixa efetividade é facilitada por meio de relatórios e fica armazenada para consultas futuras.

Questionários também são alternativas para auxiliar na identificação de gargalos na sua rede. Eles indicam a satisfação dos seus clientes e franqueados e fornecem informações valiosas para compor a sua estratégia de expansão.

Faça uma auditoria interna

As auditorias internas são mecanismos de avaliação fundamentais para identificar gargalos em uma rede de franquias. A sua principal proposta é identificar problemas e propor melhorias em processos estabelecidos, visando identificar gargalos e atualizações passíveis de serem aplicadas em toda a sua rede. 

Nesse sentido, se uma avaliação geral não apontar os gargalos no primeiro momento, uma auditoria é recomendada para explorar mais profundamente os processos da sua rede. Você pode optar por uma auditoria operacional, contábil ou de qualidade. Cabe à franqueadora escolher a que melhor se encaixa nas necessidades da sua rede.

Aposte no controle de estoque

O controle de estoque é determinante para o bom funcionamento da sua rede de franquias. Ele é responsável por aumentar a produtividade da sua equipe, mantém os padrões de qualidade da rede e ainda auxilia na resolução de gargalos. 

A ausência do controle de estoque, por vezes, resulta no armazenamento excessivo de estoque, aumentando os gastos logísticos e prejudica a sua estratégia de gestão de compras da sua rede de franquias. 

Imprevistos são comuns no dia a dia de uma empresa. O atraso de fornecedores, por exemplo, é um problema que resulta em gargalos na sua linha de produção e diminui a produtividade da sua rede. Nesse sentido, o controle de estoque é uma alternativa para lidar com imprevistos e facilitar a sua administração.

Use a tecnologia a seu favor

A tecnologia é uma aliada essencial de um franqueador. É praticamente impossível administrar uma empresa sem envolver os avanços e facilidades tecnológicas proporcionadas pela era digital. 

A Central do Franqueado sabe que gargalos são problemas recorrentes em franquias e, por isso, desenvolveu o sistema para franquias para ajudar você, franqueador, a expandir a sua rede e centralizar a administração em uma plataforma voltada especialmente para o franchising.

O sistema para franquias da Central do Franqueado é responsável pelo sucesso de mais de 200 franquias no mercado. Faça parte desse time! Solicite uma demonstração gratuita e aproveite todas as facilidades que a tecnologia tem a oferecer a você.

Gostou do conteúdo? Então, navegue pelo site da Central do Franqueado e fique por dentro das novidades do universo do franchising!

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Andrei Arndt

Redator em Central do Franqueado


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