Franquias online: conheça os melhores negócios para você empreender sem sair de casa

Destaques em Franquias online

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FRANQUIAS DO FUTURO
logo-nao-clienteALLOY FRANCHISING
Segmento:

Serviços e Outros Negócios

Investimento:

R$ 50 mil a

R$ 90 mil

Retorno:

3 a 7 meses

Taxa:

R$ 20 mil

logo-nao-clienteBAHIA MONEY CORRETAGEM
Segmento:

Serviços e Outros Negócios

Investimento:

R$ 24 mil

Retorno:

12 meses

Taxa:

R$ 29.9 mil

logo-nao-clienteBEE DELIVERY
Segmento:

Serviços e Outros Negócios

Investimento:

R$ 15 mil a

R$ 100 mil

Retorno:

9 meses

Taxa:

R$ 0

logo-nao-clienteCONNECT SA
Segmento:

Serviços e Outros Negócios

Investimento:

R$ 749 a

R$ 999

Retorno:

1 a 3 meses

Taxa:

R$ 0

logo-nao-clienteERA BRASIL
Segmento:

Serviços e Outros Negócios

Investimento:

R$ 279.5 mil

Retorno:

24 a 36 meses

Taxa:

R$ 249.5 mil

logo-nao-clienteFRANQUIAS DO FUTURO
Segmento:

Serviços e Outros Negócios

Investimento:

R$ 9 mil a

R$ 16.9 mil

Retorno:

12 a 24 meses

Taxa:

R$ 9 mil

logo-nao-clienteNTW CONTABILIDADE E GESTÃO EMPRESARIAL
Segmento:

Serviços e Outros Negócios

Investimento:

R$ 19.9 mil

Retorno:

18 a 36 meses

Taxa:

R$ 13.9 mil

logo-nao-clienteVD NEGÓCIOS
Segmento:

Serviços e Outros Negócios

Investimento:

R$ 6 mil a

R$ 13.2 mil

Retorno:

6 meses

Taxa:

R$ 6 mil a R$ 13.2 mil

logo-nao-clienteVIAPREVSEG FRANCHISING
Segmento:

Serviços e Outros Negócios

Investimento:

R$ 9 mil a

R$ 25 mil

Retorno:

8 a 18 meses

Taxa:

R$ 15 mil a R$ 25 mil

Top 5 Franquias online

NomeSegmentoInvestimentoRetorno do InvestimentoTaxa da Franquia
ALLOY FRANCHISINGServiços e Outros NegóciosR$ 50.000,00 a a R$ 90.000,003 a 7 meses R$ 20.000,00
BAHIA MONEY CORRETAGEM Serviços e Outros NegóciosR$ 24.000,0012 meses R$ 29.900,00
ERA BRASILServiços e Outros NegóciosR$ 279.500,0024 a 36 meses R$ 249.500,00
FRANQUIAS DO FUTUROServiços e Outros NegóciosR$ 9.000,00 a a R$ 16.900,0012 a 24 meses R$ 9.000,00
NTW CONTABILIDADE E GESTÃO EMPRESARIALServiços e Outros NegóciosR$ 19.900,0018 a 36 meses R$ 13.900,00

POR QUE INVESTIR EM UMA FRANQUIA ONLINE?

Você sabe o que é uma franquia online? Como é de se imaginar, uma franquia online, é uma adaptação virtual do modelo de franchising. Qualquer negócio digital, visando a expansão, pode ampliar a sua rede de vendas pela internet ao vender os direitos de comercialização da marca para franqueados. 

Atualmente existem no mercado uma infinidade de negócios online. Independente do modelo de negócio — mesmo aqueles inicialmente criados para operar a partir de um modelo presencial — todos os empreendimentos foram, em algum nível, adaptados para funcionar pela internet. Um negócio digital é, fundamentalmente, todo e qualquer produto que possa ser vendido, operado ou negociado pela internet. No franchising, esse sucesso acompanha os benefícios tradicionais do modelo.

Isto é, estamos falando de negócios previamente estruturados e testados, com uma marca reconhecida e estabelecida no mercado. Com isso, a empresa franqueadora fornece treinamento e suporte para ajudá-lo a iniciar e gerenciar o negócio de forma eficiente e o risco de fracasso é geralmente menor em um modelo de franquia, pois a empresa franqueadora fornece orientação e suporte para ajudar a garantir o sucesso do negócio.

NÚMEROS DO ONLINE

Hoje o Brasil é o quarto país do mundo em número de usuários de internet. São pelo menos 120 milhões de brasileiros usam a internet diariamente, seja para trabalhar, para estudar, para pesquisar produtos e serviços, ou simplesmente em busca de entretenimento.

Desde as origens do modelo, o franchising passou por evoluções que mudaram substancialmente como as franquias operam e se expandem. Dessa forma, rótulos surgiram para marcar o crescimento do modelo até os dias de hoje — onde o mercado de franquias se aproxima de superar os R$ 200 bilhões de faturamento anual.

Muito disso é graças ao crescimento no investimento em marketing digital e novas tecnologias, nas empresas, tem sido notável. A implementação de tecnologias, como Inteligência Artificial, por exemplo, já é vista frequentemente em franquias como McDonald’s. Não somente no marketing, mas em todo o processo operacional, as franquias têm buscado automatização

Neste cenário, as franquias virtuais entram com grande vantagem. Afinal, seu processo operacional é todo via internet, e a tecnologia é a base de seu funcionamento. Ou seja, essas franquias são o negócio do futuro!

VANTAGENS DAS FRANQUIAS ONLINE

Quem não gostaria de trabalhar em casa a vida toda, não é mesmo? Poder manter seus horários e seu conforto e, ao mesmo tempo, atuar em sua profissão. Você já imaginou a possibilidade de empreender desta forma? Ter o seu próprio negócio dentro da sua casa ou onde quer que esteja? 

As franquias online oferecem a possibilidade de tocar um negócio com mais facilidade, limitando sua operação e gestão através de um computador. Franquias online não trabalham com lojas, o que tira dos custos o aluguel, manutenção e tudo que um estabelecimento físico demanda. 

Além disso, também é muito mais vantajoso ter todos os recursos para operar a franquia dentro de um mesmo lugar. Através da internet, é possível conectar e fazer contato mais facilmente com a franqueadora, mantendo o relacionamento entre franqueador e franqueado qualificado. 

As franquias online surgem como uma ótima alternativa para os empreendedores que não possuem muito dinheiro para investir. Além de oferecer opções de negócios baratos, as franquias virtuais permitem que o franqueado trabalhe de casa, não exigem estoque de produtos e, na maioria das vezes, dispensam a necessidade de capital de giro.

Portanto, empreender com uma franquia online é uma das opções do futuro do mercado. Cada vez mais as operações em home office e remotamente estarão dominando o mercado. Uma franquia online se insere neste contexto de multiconexão e está mais apta a vender para o público desta geração que vive conectada.

CANAIS DE VENDA PARA UMA FRANQUIA ONLINE

A modalidade online permite muitas formas de vender o seu produto. Por mais que seu negócio seja inovador, você ainda precisará se apoiar em tecnologias digitais já bem estabelecidas. Desse modo, escolher corretamente os canais de venda a serem utilizados também é uma tarefa importante na fase inicial do seu empreendimento, uma vez que faz toda a diferença na sua rentabilidade. 

Diversos canais podem ser utilizados para contemplar o seu público-alvo de maneira mais completa. Você pode — e deve — combinar canais online e offline, mesmo em um negócio completamente digital. Exemplos de canais de venda:

  • E-mail;
  • Mensagens instantâneas;
  • Materiais impressos;
  • Loja digital;
  • Telefone;
  • Redes sociais;
  • Marketplaces.

INVESTIMENTO

Para abrir qualquer tipo de negócio, entender quanto dinheiro você tem disponível para gastar – e como investi-lo – é indispensável. Assim, trate de compreender se o seu projeto é compatível com o caixa disponível. Planeje-se de forma que possibilite captar investimentos externos e/ou emprestar dinheiro de instituições financeiras, caso seja preciso.

Felizmente, a grande maioria das franquias online fazem parte de um grupo chamado de microfranquias — modalidade de investimento no franchising cujos valores não ultrapassam os R$ 105 mil. Esses modelos são ideais para quem deseja se tornar um empreendedor, mas não possui muito dinheiro ou tampouco pretende se endividar. 

Ainda, no caso das microfranquias home based, há ainda o benefício de não perderem tempo com deslocamento, não gastar dinheiro com aluguel de um ponto comercial e ter horários mais flexíveis, o que permite um maior controle sobre os colaboradores.

Uma dica: não negligencie os investimentos em marketing, um negócio online inicial precisa muito de impulso na sua visibilidade. 

NÍVEL DE CONHECIMENTO

Empreender no mercado de franquias não é uma atividade que qualquer um está apto a fazer, uma vez que tocar um negócio exige comprometimento e um perfil empreendedor alinhado aos desafios desta tarefa. Por isso, é preciso avaliar antes de abrir um negócio, se as suas características são compatíveis com os perfis de sucesso do mercado. 

Além disso, boas ideias de negócio online não podem ser concretizadas se seus idealizadores não disporem de um grande conhecimento sobre a área de atuação e todos os seus pormenores. Desse modo, é fundamental ter conhecimento do segmento em que você deseja empreender para conseguir validar a sua ideia de negócio e — de fato — desenvolver as soluções que deseja colocar em prática.

Claro, é sempre possível contratar um profissional específico para determinadas áreas do seu negócio. Todavia, um mínimo de conhecimento é crucial para que as suas tomadas de decisões estratégicas — bem fundamentadas — sejam muito efetivas. 

Um ponto positivo é que existem franquias com diferentes graus de dificuldade em gestão. Assim, se o seu perfil se encaixar nos empreendedores com menos experiência em gerenciamento, talvez franquias que exigem atuação do franqueado direto na prestação do serviço ou produto sejam mais adequadas. 

Por fim, assim como o perfil empreendedor, é bastante comum encontrar os requisitos de experiências exigidos pela franqueadora nas franquias dessa lista. 

ESCALABILIDADE

Um ponto muito importante e que definitivamente deve ser levado em conta na concepção do seu negócio online é a chamada escalabilidade. Se você idealiza um grande crescimento para o seu negócio, é fundamental entender se o modelo escolhido por você apresenta este recurso. Mas o que é escalabilidade, afinal?

O conceito se refere à capacidade de um empreendimento em crescer em faturamento em dada janela temporal, ao passo que seu índice de custos e endividamento se mantenha estável. Isto é: crescer 10x em receita enquanto as despesas crescem 2x. 

Escalar, então, é ter um lucro cada vez maior com um mesmo modelo de negócio. Como o investimento em franquias online geralmente é mais baixo, até mesmo com o faturamento sendo menor do que o de franquias tradicionais, o retorno sobre o investimento é bastante atrativo.

PÚBLICO-ALVO

Vender tem se tornado algo cada vez mais complexo devido às muitas ferramentas disponíveis. Contudo, noções básicas de mercado ainda fazem a diferença e uma delas é a compreensão de quem podem ser as pessoas interessadas pela marca. 

Definir o público-alvo pode ajudar a decidir melhor pela ideia e modelo de negócio online. Além de permitir prototipar o seu produto para o público que se deseja atender, conhecer o público-alvo permitirá que o seu empreendimento digital adote melhores e mais eficientes práticas de vendas, comunicação e marketing, visando sempre resultados ainda mais assertivos.

Ainda, no ambiente digital existem dezenas de estratégias para atingir seu consumidor. Desde práticas de SEO (Otimização dos mecanismos de busca), passando por uma forte presença nas redes sociais até a aposta em anúncios pagos, você otimiza os esforços para adquirir clientes e potencializa o sucesso da sua franquia online.

Para conferir, também, além das opções virtuais, franquias que demandam baixo investimento, confira nosso conteúdo de franquias baratas. Lá você encontra diversas opções de investimento de acordo com a sua condição financeira.