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Gestão de Franquias

Descubra o papel do franqueador na Gestão de Pessoas em uma rede de franquias

9 min de leitura Carlos Griebler


A gestão de pessoas é um aspecto crucial em qualquer negócio, e em redes de franquias não é diferente. O sucesso de uma franquia depende não apenas da qualidade do produto ou serviço oferecido, mas também do desempenho dos franqueados e funcionários que atuam na empresa.

Nesta era de constante mudança e transformação, a gestão de pessoas se torna cada vez mais importante. Com o aumento da concorrência e a necessidade de inovação constante, as empresas precisam contar com funcionários altamente capacitados e motivados para se manterem competitivas no mercado.

Ou seja, a Gestão de Pessoas é uma das principais metodologias para garantir o crescimento saudável de um negócio. No franchising, a quantidade de envolvidos demanda planejamento e excelência na gestão do capital humano da rede. Assim, preparamos um conteúdo com a importância e as melhores práticas para garantir esse sucesso. Confira!

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O que significa fazer uma boa gestão de pessoas?

Em qualquer negócio onde o cotidiano é formado pela interação de diferentes pessoas, é fundamental que todos os envolvidos estejam alinhados com a cultura e operação da empresa. Assim, será possível moldar um ambiente que possibilite tanto o desenvolvimento pessoal quanto o da organização. Como garantir isso? Com a Gestão de Pessoas!

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A Gestão de Pessoas é um conjunto de práticas que busca justamente atingir esse alto padrão de administração do capital humano. Esse processo se dá ao utilizar estratégias de recursos humanos para conciliar os objetivos dos funcionários com as metas da empresa.

Porém, se engana quem pensa que o processo é dever apenas do setor de Recursos Humanos. Sim, é o RH que terá as maiores responsabilidades. Apesar disso, quem vai determinar o sucesso dessa metodologia que busca qualidade na gerência das pessoas são, ironicamente, as próprias pessoas.

Essas práticas e orientações desenvolvidas pelo setor de RH para transformar a relação entre os colaboradores de uma franquia precisam, acima de tudo, ser postas em práticas para começarem a ser validadas. Afinal, por ser a principal forma de garantir a excelência nessa relação, é necessário se atentar para manter seu desenvolvimento qualificado e de acordo com o estabelecido.

Por fim, segundo uma pesquisa da Endeavor, entrevistando mais de 1000 profissionais, a gestão de pessoas tem sido a principal dificuldade dessas lideranças em seus respectivos negócios. Se nota, então, a necessidade de conhecer a fundo o método e as melhores práticas para obter sucesso nesse processo. 

Por isso, preparamos esse conteúdo que vai te contar tudo sobre a importância e benefícios que a Gestão de Pessoas pode trazer a sua rede. Além disso, vamos listar as melhores e comprovadas práticas do sistema para ter certeza que você está no caminho certo!

Qual a importância de fazê-la em uma franquia?

É comum ouvir por aí que o capital mais importante de uma empresa, é o capital humano. Ou seja, as pessoas. Afinal, são eles os responsáveis pelo funcionamento diário de um negócio. No âmbito de franquias, isso é levado a outro patamar. 

São mais unidades, gestores, “chefes” e funcionários. Ou seja, se não existir uma forma de controle para com esse número grande de pessoas, problemas surgirão.

Além disso, sabemos que tudo que um empreendedor sonha são funcionários que vestem a camisa do negócio. A única forma disso acontecer, é com a presença de uma gestão de pessoas no ambiente de trabalho. Assim, sua equipe trabalhará de acordo com as estratégias estabelecidas pelo RH e ministradas pelos gestores de cada área. Assim, naturalmente se produzem melhores resultados.

Por isso, é preciso saber a hora certa de motivar, cobrar quando for necessário e recompensar em momentos merecedores. Assim, se cria um clima organizacional que só tende a trazer benefícios para a franquia, fortalecendo o tão desejado potencial de expansão da rede. Então, vamos conhecer os benefícios de fazê-la em sua rede de franquias?!

Engajar os colaboradores

Com todas as equipes da sua rede trabalhando em sintonia em prol de um mesmo objetivo, haverá um aumento na dedicação e consequentemente na produtividade da franquia. Afinal, os colaboradores estarão felizes com o ambiente de trabalho proposto, criando um sentimento de satisfação e motivação para continuar a desenvolver o trabalho com excelência.

Atrair e reter mais talentos 

É inegável que, com a transformação digital, ficou muito mais fácil construir e reconhecer a reputação de uma marca. Dessa forma, é possível imaginar que novos colaboradores de alta capacidade, se interessem pelo ambiente da sua franquia e permaneçam ali satisfeitos, se desenvolvendo dentro da rede e auxiliando no fortalecimento da marca.

Comportamento colaborativo

Outro conceito em que o RH tem papel fundamental, está em criar um comportamento ou cultura colaborativa nas unidades de uma franquia. Para isso acontecer, é necessária uma boa gestão de pessoas visando estimular esse trabalho em grupo em prol da rede. Ou seja, um complementa o outro.  

Pois, ao passo que através de ações engajadoras e de relacionamento entre o capital humano, como as propostas pela gestão de pessoas, o fator colaboração é ampliado naturalmente.

Menos ruídos na comunicação interna

Ruídos na comunicação interna de uma rede de franquias podem fadá-la ao fracasso. Por isso, é essencial que os elementos de uma rede possuam um bom relacionamento, com uma comunicação clara e honesta. Com uma boa gestão de pessoas, eventuais problemas serão reduzidos e reparados.

O que o franqueador precisa para garantir excelência na gestão de pessoas?

Você precisa conhecer os pilares da gestão de pessoas! 

Assim como uma série de metodologias empresariais, existem regras que fundamentam qualquer ação. Dessa forma, para finalmente atingir o nível desejado de bem-estar do funcionário e melhorar o ambiente de trabalho, é preciso levar em conta 5 pilares da gestão de pessoas. Vamos conhecê-los? 

1. Motivação

Começamos pela motivação. Se o capital humano da sua empresa estiver desmotivado, nada dará certo. Não tem metodologia, estratégia ou mudança que salve a franquia do marasmo. Afinal, a motivação é o que nos move no cotidiano.

Por isso, quando uma equipe está desmotivada, é essencial identificar rapidamente o que está gerando isso para conseguir reverter a situação com ações de engajamento. Isso faz parte de uns dos princípios da gestão de pessoas, a via de mão dupla que acontece: você ajuda o colaborador a se encontrar na carreira e ele devolve em dedicação à sua empresa. Ótimo para os dois, não?

Você e seu time de RH podem adotar algumas práticas para manter o time motivado, como os Milestones. Com eles, você cria um ritmo de trabalho contínuo e recompensador, pois sua equipe estará atingindo metas o tempo todo, gerando satisfação e a motivação para continuar a desenvolver o trabalho com excelência.

2. Comunicação

Incentive a comunicação para garantir um bom ambiente de trabalho. Para isso, proponha que seus setores estejam bastante integrados, com reuniões periódicas para troca de informações que contribuam para o sucesso da franquia. 

Outra forma de melhorar a comunicação, dessa vez entre líderes e colaboradores, é por meio de feedbacks. Com eles é possível receber críticas construtivas, elogios e orientações que serão ótimas para o papel do colaborador no ambiente maior da empresa.

Além disso, dê voz aos seus franqueados e funcionários. São eles que vivem o dia a dia da franquia e que podem surgir com as melhores sugestões de melhorias. Esse também é o momento perfeito para ouvir qualquer reclamação válida e estar pronto para compor correções que auxiliem na satisfação do colaborador.

3. Trabalho em Equipe

Para uma boa gestão de pessoas, os colaboradores precisam apoiar uns aos outros. Seja com ajuda em alguma dificuldade, pequenos encontros para troca de ideias, o importante é esse trabalho em equipe que qualifica a comunicação e a relação entre seu capital humano, beneficiando a todos os envolvidos.

São essas pequenas ações que vão unir os colaboradores e proporcionar uma ótima relação e ambiente de trabalho em sua rede. E mais, como ninguém é de ferro e merecem recompensas periódicas, é importante criar momentos de integração como festas de encerramento e qualquer confraternização apropriada.

4. Conhecimento e Competência

Antes de sugerir capacitações ou atualizações, é preciso descobrir a situação atual de um processo. Para isso, temos a avaliação de desempenho. A empresa define quais serão as principais competências da organização e de áreas específicas. Assim, estipula o peso para os quesitos mais importantes e aplica a avaliação periodicamente com seus funcionários.

Assim, ele saberá onde deve melhorar e como isso pode torná-lo uma peça ainda mais importante para a rede. Isso estimula uma competição saudável entre os funcionários e contribui para o processo de motivação.

5. Treinamento e Desenvolvimento

Finalmente, a capacitação contínua do seu time é fundamental para manter seus profissionais atualizados. São dezenas de ferramentas e estratégias revolucionando o mercado todos os anos e sua equipe precisa estar por dentro delas.

Por isso, invista em treinamentos. Sejam presenciais ou EADs nos tempos de coronavírus, é importante dedicar um espaço do seu planejamento à capacitação. Assim, seus funcionários se sentirão valorizados e satisfeitos, configurando uma confiança na capacidade de evoluir cada vez mais.

Como a Central do Franqueado vai te ajudar!

Viu como pode ser fácil implementar essa metodologia incrível em sua rede de franquias? É só se atentar aos pontos mencionados que o resultado dessa gestão de pessoas será revolucionário para sua rede. 

Nós, da Central do Franqueado, sabemos da importância da liderança para garantir um bom relacionamento entre os indivíduos de uma rede de franquias. Pensando nisso, nosso sistema para franquias, especificamente a solução “Engajamento”, conta com funcionalidades de comunicação que podem ajudá-lo a pôr em prática as dicas apresentadas aqui. 

Se tiver dúvidas, que tal bater um papo conosco? Teremos o prazer de apresentar nossa plataforma, criada para tornar mais prática e ágil a gestão de franquias.

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Carlos Griebler

Redator em Central do Franqueado


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