Anuncie

Solicite uma demonstração da plataforma Central do Franqueado

central-logo openMenu
Gestão de Franquias

Capital humano: veja 7 dicas para a sua rede de franquias

8 min de leitura Cristiano Ritzel


Você já parou para pensar o que é o capital humano? O que é um bom funcionário para uma empresa? Aquele que apenas faz sua tarefa, ou aquele que além de cumprir sua função também agrega conhecimentos a mais para uma equipe? Segundo os empresários, a segunda alternativa é a melhor! E é por isso que profissionais vistos como capital humano são tão valorizados.

O que você verá neste artigo?

O que é capital Humano?

Dentro de um negócio algo muito valorizado é o capital humano, que significa um conjunto de qualidades e habilidades de um indivíduo ou grupo. É ele que possibilita que um colaborar cumpra suas tarefas, as execute e as agregue efetivamente dentro de uma empresa.  Não é à toa o pensamento que o capital humano é mais valioso que o financeiro é bastante afirmado no ramo empresarial.  Isso acontece por ele ser um grande benefício para uma instituição, possibilitando aprendizagem organizacional. Dentre os motivos, está o fato do capital humano ser o responsável pelo funcionamento da mesma.

De forma clara, é preciso entender que, o capital humano de um negócio, são os colaboradores que atuam em uma instituição. São eles que irão “tocar” o negócio no dia a dia. É importante valorizar os mesmos, possibilitando um ambiente de trabalho tranquilo e com oportunidades, já que isso afetará diretamente o sua produtividade

No entanto, não são todos os funcionários que contam como capital humano. Para ser visto desta forma, é preciso contar com alguns atributos, como, experiências obtidas em outros empregos, conhecimentos avançados sobre alguma área, educação e trabalho em equipe. Quem possui tais habilidades, acaba se destacando dentro de uma empresa, pois a mesma pode usufruir melhor destes colaboradores.

Como surgiu o capital humano? 

O termo foi desenvolvido por Theodore W. Schultz, economista ganhador do Prêmio Nobel de Economia em 1979. O artigo Investment in Human Capital, publicado na American Economic Review, foi o que rendeu a ele este importante prêmio. Em seu artigo, Schultz relacionava o crescimento do produto nacional bruto com o investimento na educação e na qualificação dos colaboradores

Nesse sentido, investir em capital humano era o principal responsável por aumentar a produtividade dentro das organizações. Também é possível relacionar a melhoria na qualidade de vida com o aumento da produtividade. Isto é, se os colaboradores em uma empresa apresentam um índice de qualidade de vida acima da média, certamente os seus resultados dentro da empresa serão satisfatórios. 

Qual a importância de valorizar o capital humano?

Ao perceber um capital humano em sua equipe, é inteligente investir no mesmo e possibilitar seu desenvolvimento dentro da instituição. Para assim não correr risco de perdê-lo. Oferecer benefícios aos seus colaboradores é sempre algo que ajuda a manter uma equipe com produtividade elevada. Podendo ser avaliado o desempenho do mesmo através da meritocracia.

Um dos motivos para se prestar atenção e valorizar o colaborador que possui este atributo é porque ele afeta diretamente os resultados de um negócio. Um profissional com grande conhecimento e bom domínio de algo é sempre precioso para o mercado. Além disso, grande parte da equipe acaba aprendendo com ele, agregando diretamente a aprendizagem organizacional. 

Normalmente, esses profissionais possuem experiência no mercado, e com isso buscam sempre aplicar conhecimentos obtidos em outras situações. Isso pode ocasionar na melhora do ambiente profissional e no companheirismo entre os membros de uma equipe. Diminuindo o estresse, brigas, intrigas, e demais problemas corriqueiros entre funcionários, gerando uma boa comunicação interna.

A valorização também auxilia beneficamente em diversos aspectos, como, acontecimento de menos erros. Quando bem estimulados, os profissionais são mais dedicados e buscam aplicar mais qualidade ao seu trabalho, causando menos erros e mais produtividade.

Também é apontado como um dos motivos para ficar atento a situação desses colaboradores é a retenção de talentos. Garantir eles no seu negócio fará grande diferença, já que, apesar de contarem com um rico conhecimento, irão focar mais nas suas tarefas ao serem incentivados a crescer. Manter funcionários por longo período é extremamente benéfico e evita uma taxa de rotatividade alta.

Diferenças entre capital humano e capital intelectual 

Você sabe a diferença entre o capital humano e o capital intelectual? Sempre que você se depara com o termo capital intelectual, é preciso lembrar que ele é o valor do conhecimento da empresa. Por exemplo, podemos considerar que o capital intelectual é a união entre três tipos de capital: externo, interno e humano. Portanto, são complementares. 

Em uma rede de franquias, o capital intelectual também inclui as informações que você produz e repassa para os franqueados. Instruções sobre padronização de procedimentos e orientações para identidade visual.

7 dicas de como valorizar seu capital humano

Como já afirmado, é bastante importante mostrar apreço pelo trabalho feito pelos seus colaboradores, ainda mais os que são considerados capital humano, por isso, é recomendado incentivar, valorizar e oferecer promoções a eles. Só assim para garantir que eles não abandonem sua empresa em busca de melhores oportunidades.

Existem diversas formas para fazer com que o funcionário sinta-se importante e agregante a uma instituição. Por isso, listamos abaixo 7 dicas imperdíveis para você garantir funcionários empenhados e fiéis ao seu negócio.

1.Disponibilize um plano carreira

Visto como a melhor forma de propiciar a valorização de um empregado, estipular um plano de carreira é algo extremamente recomendado para qualquer empresa. Com ele é possível evidenciar aos seus colaboradores as diretrizes que eles podem conseguir se esforçarem nas suas funções.

Também, aumenta a satisfação dos colaboradores e a motivação no ambiente de trabalho. Afinal, o colaborador terá cargos para ascender e ganhar uma melhor remuneração e, consequentemente, melhor qualidade de vida. 

2. Dê confiança ao seu time

É preciso dar um pouco de autonomia ao seu colaborador, caso contrário, ele pode se sentir preso a suas funções. O que pode pode afetar sua motivação para desempenhar um papel a mais na sua empresa. Com isso, será possível criar um laço de confiança entre gestores e colaboradores, assim otimizando todo o ambiente profissional.

Promover reuniões para criação de insights e inovação é uma das alternativas para que os colaboradores se sintam mais confiantes em relação à empresa. Assim, eles saberão que podem expor ideias sem ser punidos por isso.

3. Permita sua participação

Um capital humano precisa ter um bom engajamento com a equipe, pois esse é um de seus diferenciais. É preciso fazer com que ele se sinta importante diante da empresa, percebendo que seu papel dentro dela é valorizado através de sua participação em atividades importantes da empresa.

A rotatividade de funções também é uma alternativa interessante para se adotar dentro de uma franquia. Afinal, o colaborador que não se dá muito bem com o atendimento ao público pode ser em alguma outra função que exija diferentes habilidades das sociais.

4. Ofereça treinamentos

Mesmo que seu colaborador conte com grandes experiências, conhecimento nunca é demais. É preciso investir nos seus funcionários para garantir uma melhor produção, e ao possibilitar treinamentos, eles se sentirão mais interessados em relação às suas atividades. Além disso, uma equipe precisa estar sempre consciente sobre o que está em alta no mercado.

5. Conte com um líder

De nada adianta uma equipe com capital humano se não houver alguém para prestar atenção a sua produtividade. Possuir um cargo de confiança, o qual será responsável por analisar como está sendo executado o trabalho de todos é essencial para um melhor desenvolvimento. Ainda mais em casos que sejam ofertadas bonificações aos funcionários, pois o líder será o avaliador.

6. Prêmios e bonificações 

Nada melhor que ganhar um prêmio ou uma quantia a mais no fim do mês por ter atingido uma meta ou um objetivo, não é mesmo? Para colaboradores, bonificações e prêmios são elementos fundamentais no desenvolvimento do capital humano.

É uma forma de mostrar que o esforço no trabalho é reconhecido e valorizado. Por isso, você pode pensar em prêmios e bonificações para aqueles colaboradores que vendem mais, por exemplo. Em uma rede de franquias, você pode até mesmo bonificar unidades franqueadas que estão trazendo maior lucro para a rede, o que vai não só estimular os colaboradores, como também os franqueados.

7. Aposte na tecnologia

A Central do Franqueado é especialista em tecnologia no franchising e recomenda que você invista em sistemas para franquias para atingir o mais alto nível de humano na sua rede. Hoje em dia, a tecnologia é usada como instrumento de transmissão de conhecimento dada as suas facilidades de atingir longas distâncias e de suportar diferentes formatos. 

Nós desenvolvemos o módulo Central de Atendimento ao Franqueado para facilitar a comunicação entre franqueador e franqueado. A partir deste módulo, você destrava a comunicação na rede e transmite o know-how com muito mais facilidade. Além disso, o Módulo CAF vai otimizar a prestação de suporte na sua franquia, o que contribui ainda mais para o desenvolvimento do capital humano. 

Nada pior do que deixar seus franqueados desamparados, não é mesmo? São mais de 200 marcas renomadas no franchising que usam a tecnologia da Central, o que falta para você fazer parte deste time? Experimente grátis! Solicite uma demonstração e comprove todos os benefícios de aliar tecnologia ao franchising!

Gostou do conteúdo? Então, continue navegando em nosso site para ficar por dentro de todas as novidades do universo do franchising!

Author Avatar
Cristiano Ritzel

Redator em Central do Franqueado


Posts Relacionados à Gestão de Franquias