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Gestão de Franquias

Rotatividade: aprenda a evitar problemas na sua franquia

7 min de leitura Iury Casartelli


Analisar o índice de rotatividade é uma das alternativas para consultar a saúde da sua rede de franquias. Afinal, contar com colaboradores de qualidade e confiança é algo primordial para uma produção de qualidade em uma empresa. 

No entanto, é um grande problema quando seus funcionários não ficam o tempo esperado dentro dela, seja por demissão da empresa ou decisão própria. Então é preciso estar sempre atento à taxa de rotatividade.

O que você irá encontrar neste artigo:

O que é taxa de rotatividade?

Dentro de toda empresa existe a taxa de rotatividade, que basicamente significa a frequência que um colaborador permanece na empresa. Esse período, que analisa o tempo desde a entrada até a saída de um emprego, é também conhecido como turnover, sendo também um indicador empresarial. Esta taxa, apesar de comum, pode causar dores de cabeça a um empresário, principalmente quando essa taxa apresenta um crescimento maior do esperado. Já que, conforme ela aumenta, surgem os gastos com novas contratações e demissões

Outro motivo de preocupação é que ela afeta diretamente a produção, principalmente quando ocorre corriqueiramente a mudança de profissionais em uma mesma função. Pois o novo colaborador levará tempo para compreender o trabalho deixado pelo antigo funcionário, assim demorando para seguir em frente. Além disso, terá um período de treinamento.

Manter funcionários por um longo período é algo valioso, já que o principal capital de uma empresa é o humano. Então, é sempre importante sua empresa manter alguns funcionários por longo período, principalmente os que possuem grande conhecimento sobre suas funções. Isto auxilia de grande modo na motivação de uma equipe, principalmente se a empresa possibilitar crescimento. Alguns fatores que podem causar o desligamento de funcionários, o que afetará diretamente a taxa de rotatividade de uma empresa são:

  • Processo de seleção equivocados, assim ocasionando na contração de um profissional diferente do que se esperava;
  • Ambiente empresarial hostil, fazendo com que seus colaboradores fiquem desmotivados e deixem sua produção afetada;
  • Falta de comprometimento do funcionário com a empresa;
  • Funcionários não recebendo remuneração adequada por suas funções;
  • Tratamento diferenciado dos gestores com alguns colaboradores;
  • Problemas nos Recursos Humanos, o que pode afetar a gestão de pessoas da empresa;
  • Falta de motivação por parte dos gestores e liderança ruim.

Qual a importância de evitar a alta rotatividade em franquias? 

Agora que você aprendeu o que é a rotatividade, que tal entender porque é importante evitar uma alta rotatividade?

Alta despesa com demissões e contratações 

Uma rotatividade elevada significa que a sua franquia precisará investir mais recursos financeiros para substituir os colaboradores que saírem por decisão própria ou forem desligados por algum motivo.

Também, será necessário treinar os colaboradores novamente, o que vai demandar mais investimentos não só financeiros, mas também de tempo. Por isso, manter um índice de rotatividade baixo é uma forma de economizar e aumentar a produtividade da franquia. 

Perda de interação entre os colaboradores

Toda vez que entra um colaborador novo, é preciso dar um tempo para que ele se adapte à rotina de trabalho e aos novos colegas. Também, pode ser que em um determinado setor, por exemplo, no setor de marketing, todos os colaboradores fazem parte da franquia há anos. Portanto, se conhecem e estão acostumados a trabalhar juntos. Quando um colaborador novo entra neste ambiente de trabalho, poderá se sentir desconfortável. 

Seguindo o exemplo anterior de um departamento em que todos se conhecem e se dão bem. Vamos supor que o colaborador mais antigo deste setor foi desligado. Certamente os que ficarem vão se sentir desconfortáveis com a ausência deste colaborador mais antigo, que possivelmente orientava as atividades do setor.

Atrapalha o contato com parceiros, fornecedores e clientes 

Um alto índice de rotatividade prejudica também o contato com parceiros, fornecedores e clientes. Quer saber como? Imagine aquele colaborador que ficou meses conversando com um cliente antes de fechar negócio. 

No mercado de franquias, podemos imaginar que um investidor que está quase assinando a Circular de Oferta de Franquia descobre que o colaborador que o atendeu foi desligado da empresa. Certamente causará um desconforto saber que o funcionário que o atendeu nos últimos meses não está mais na empresa. Este desconforto pode até mesmo levar o investidor a desistir.

Quais os tipos de rotatividade?

Existem vários motivos para uma rotatividade aumentar, podendo ser questões econômicas da empresa, demissões, opção do funcionário, podendo até mesmo ser o ambiente de trabalho. Por isso, você precisa saber especificamente sobre como são classificadas seus tipos. Leia a seguir!

Turnover involuntário

Acontece quando o funcionário é demitido da empresa. Apesar da instituição precisar arcar com despesas como, rescisão de contrato, ainda sim, não é visto como um grande problema. Estas situações acontecem principalmente pelo fato do colaborador não estar produzindo, ou está pendendo em sua função. Podendo também ser por estar em conflito com os objetivos da empresa ou apresentar um comportamento conflituoso com os objetivos da empresa.

Turnover voluntário

Nesse caso é quando o próprio funcionário solicita sua demissão ou simplesmente abandona o trabalho. Estes são vistos com mais periculosidade para a empresa, já que para tal decisão algum problema deve estar por trás.  É mais comum entre funcionários que se encontram presos ao seus cargos, não percebendo oportunidade de crescimento. Não se sentem valorizados e normalmente ocupam cargos acima dos colaboradores comuns.

Funcionais ou disfuncionais?

As duas formas de rotatividade anterior também podem ser classificadas entre funcionais ou disfuncionais. Sendo funcional quando um funcionário com um desempenho baixo pede para deixar a empresa. Enquanto a disfuncional é quando um funcionário com desempenho realmente bom, e que agrega bastante para a empresa, pede sua demissão. O que resultará em grandes perdas para a instituição.

Como evitar uma alta rotatividade na sua franquia

Não é muito difícil manter um nível estável de rotatividade dentro de um negócio. Porém, como acabamos de ver, alguns itens podem ser favoráveis para seu crescimento. Então prestando atenção neles e as sugestões abaixo, é mais tranquilo evitar estressar-se com esse problema na sua franquia. Veja algumas dicas:

Faça entrevistas 

Após um colaborador pedir sua demissão, busque conversar e entender seus motivos para tal decisão. Quando for demissão por parte da empresa, questionar o motivo de seu desempenho não estar dentro do esperado. Desta forma, você terá noção sobre os pontos a serem melhorados. 

Pode ser que o colaborador esteja passando por alguma dificuldade na vida pessoal e isto prejudica o seu desempenho. Em outros casos, o colaborador pode estar insatisfeito com o salário, por exemplo. Portanto, uma conversa antes de decidir é fundamental.

Ofereça benefícios 

Uma boa forma de manter uma equipe animada e motivada, é criando metas com prêmios. Dentre os benefícios que podem ser oferecidos estão viagens, plano de saúde, valores ou até mesmo elevação de cargo. Uma boa forma para aplicar essa dica é utilizando a metodologia da meritocracia

Porém, lembre-se que estas estratégias devem promover a competitividade saudável dentro da empresa. Caso contrário, os resultados podem ser diferentes do esperado: estresse, desânimo e até mesmo sabotagens.

Jornada de trabalho flexível

Antes de apenas cobrar uma produtividade de um colaborador, possibilite que ele tenha uma boa jornada de trabalho, que ocasione a ele uma qualidade de vida. Por exemplo, jornadas híbridas, onde possibilita ele ficar em home office em alguns dias, são uma ótima escolha. Além de horários que o permita dispor de momentos de lares durante o dia.

As jornadas híbridas se popularizaram principalmente devido à pandemia de coronavírus iniciada em março de 2020.

Faça análises e planos de ação

Preste sempre atenção em alguns fatores internos da sua franquia, como comunicação, oportunidades e remuneração. Analisando todos esses fatores é possível organizar melhor o funcionamento de sua franquia. Assim conseguindo atender as demandas de uma equipe, evitando o desligamento de funcionários. 

Além disso, os planos de ação contribuem para aumentar a produtividade e a redução de gastos, mas precisam estar alinhados aos interesses dos colaboradores para não resultar em desligamentos.

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Iury Casartelli

Redator em Central do Franqueado


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