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Gestão de Franquias

Meritocracia: saiba como o modelo de gestão pode ser implantado no mercado de franquias

8 min de leitura Carlos Griebler


Você já ouviu falar em meritocracia? Do ponto de vista etimológico, o termo meritocracia significa a obtenção de coisas através de esforço próprio. Isto é, os resultados positivos que você obtém a partir do seu empenho e vontade. Enquanto isso, no mundo dos negócios, a meritocracia acaba por ultrapassar esse significado e, com isso, se torna um popular modelo de gestão e organização empresarial.

Dessa forma, a meritocracia enquanto modelo de gestão sempre busca valorizar os esforços de seus funcionários. Com isso, os profissionais com maior desempenho e desenvolvimento serão motivados através do reconhecimento da sua aptidão na empresa.

No mercado de franquias, a meritocracia também pode ser implementada. Para isso e também para que você conheça as vantagens e desvantagens que uma gestão baseada nesse conceito pode apresentar, a Central do Franqueado preparou este artigo sobre meritocracia no franchising. Não perca!

O que você verá neste artigo:

O que é meritocracia?

O que é meritocracia você já sabe, mas a questão em jogo é a polissemia — isto é, os vários significados do termo. Dentro do que estamos falando, a meritocracia não é seu fundamento político-social ou a origem no latim do termo, mas sim um modelo de gestão baseado na ascensão profissional daqueles que realmente vestem a camisa da empresa.

Na metodologia, os funcionários ganham benefícios, sejam eles prêmios ou promoções, baseados em seu desenvolvimento pessoal e profissional dentro da empresa. Sendo assim, quanto mais dedicado o funcionário for e quanto mais resultados trazer para o sucesso da empresa, maior será seu crescimento e reconhecimento interno.

As opções são imensuráveis, com cada empresa definindo estratégias e práticas para trazer a melhor recompensa possível para o funcionário que cumpre com as metas. Além daquelas já citadas acima, é comum encontrarmos folgas, aumento de salário, crescimento hierárquico ou até mesmo um reconhecimento público de seu desempenho, como postagem em redes sociais ou o famoso “funcionário do mês”.

Nesse sentido, o modelo de gestão promove o engajamento interno da empresa, ligado à motivação dos funcionários. Fundamental em qualquer âmbito, o engajamento interno só pode ser alcançado através do envolvimento dos profissionais com a operação da franquia, seja com a qualificação contínua ou valorizando críticas construtivas e sugestões. É isso que o fará vestir a camisa e transpassar os diferenciais da empresa aos clientes.

Como veremos a seguir, o sistema de meritocracia, se bem aplicado, auxilia a manter um nível alto de engajamento dos funcionários e, com isso, gerando resultados para o negócio. Ou seja, é bastante simples entender: o desejo de bater metas é positivo para ambos os lados, pois a empresa é beneficiada pela maior produtividade enquanto os funcionários recebem o devido reconhecimento.

Qual a relevância da meritocracia?

A implantação da meritocracia dentro de empresas já não é novidade. Segundo uma pesquisa da Robert Half — empresa global de consultoria em RH — de 100 negócios consultados por todo o Brasil, 60% revelaram que a meritocracia é muito importante na organização interna da empresa. Ainda, 38% disseram que é um pouco importante e apenas 2% afirmaram que os méritos do desempenho não têm importância.

A importância desse modelo serve principalmente para revelar talentos existentes dentro da empresa, analisando principalmente o esforço de um indivíduo para conseguir algo almejado. Além disso, também é possível perceber quem está realmente interessado com os objetivos da empresa em uma estratégia a longo prazo para o sucesso da marca.

É importante ressaltar que, na meritocracia empresarial, qualquer tipo de avaliação é feita sem levar-se em conta questões pessoais e sociais. Isto é, a análise do funcionário é realizada tendo em vista apenas o seu desempenho produtivo dentro da empresa. Entre outros benefícios do modelo, temos o foco nas metas.

Afinal, o colaborador na maioria do tempo estará comprometido com seu desempenho e foco nas metas, o que é ótimo para a empresa. Desse modo, o capital humano da empresa estará mais satisfeitos, sabendo que seu trabalho duro será recompensado. 

Desvantagens da meritocracia

Existe um certo receio quanto ao uso do termo meritocracia, independente do ambiente em que é utilizado. Afinal, não faltam sociólogos para criticar os fundamentos do termo. Isto é, por mais que a meritocracia possibilite produtividade, valorização dos empregados, engajamento e crescimento, ela ainda assim possui alguns contras. 

Por exemplo, se um negócio estabelece a meritocracia como sistema de gestão e isso não acontece da forma esperada, pode causar frustração entre os funcionários. Ainda, em casos onde a premiação é mal elaborada, o egoísmo e individualismo podem surgir entre o capital humano, evidentemente deteriorando o essencial trabalho em equipe. E, no franchising, haver problemas entre times e colaboradores é contribuir para o fracasso da rede.

Além disso, especialistas também apontam para uma possível limitação na criatividade do profissional. Ou seja, o sistema competitivo e de alta pressão pode prejudicar áreas que demandam maior criatividade, como o setor de marketing da empresa.

No mercado de franquias, o relacionamento entre os indivíduos é fundamental, não apenas entre os gestores. Por isso, é importante estar atento se a meritocracia implantada está de acordo com aquilo que promove o sucesso dessas relações. 

Dessa forma, é preciso cautela para que o modelo seja gerenciado de modo que evite algumas de suas desvantagens, já que pode causar individualismo e frustração entre os funcionários. Para isso, cabe aos gestores tomarem um cuidado para que tais situações não ocorram.

Como implantar a meritocracia em uma empresa?

Agora que você já sabe o que é a meritocracia, suas vantagens e desvantagens, é hora de implantá-la em sua rede! Se julgar o modelo de gestão adequado para sua marca, lembre-se que a meritocracia também pode apresentar falhas, principalmente quando é mal utilizada dentro de uma empresa. Então, para evitar prejudicar seus funcionários, é importante a tomada de alguns cuidados. 

Abaixo listamos algumas informações importantes para lhe auxiliar:

Faça uma análise do local

Para qualquer nova estratégia de negócio, é sempre recomendado um bom estudo da situação — e nesse caso não seria diferente. Para isso, é preciso entender se sua marca pode providenciar o avanço que a meritocracia prevê. 

Isto é, quais as oportunidades de crescimento que a empresa pode acarretar em seus funcionários. 

Esse é um dos passos mais essenciais para uma boa aplicação do sistema meritocrático. Afinal, seu propósito é progredir e receber benefícios, é sempre necessário alguma promoção, se não, o esforço será em vão.

Escolha dos benefícios

Outra parte essencial como vimos ao longo do texto está na escolha desses benefícios. Eles podem variar de empresa para empresa a depender do seu tamanho, propósito e organograma empresarial. Esse passo é essencial para uma boa aplicação da meritocracia, mas, mais do que isso, seja claro e honesto com seus funcionários — e isso se liga ao que veremos na próxima dica.

Clareza dos objetivos

É importante que as recompensas sejam de conhecimento de todos e é apenas com clareza que todos compreenderão. Caso não sejam, irá gerar desigualdade entre os funcionários. Se for honesto, irá incentivar toda a equipe em busca desse alavancamento profissional. 

Confie nos líderes

O papel do responsável pela avaliação é de grande relevância. Então é preciso confiar nele, lhe proporcionando certo poder dentro da empresa. Será ele quem irá analisar a performance dos colaboradores no dia a dia, observando ações, performance e produtividade. Sendo assim, é importante uma boa relação entre gerentes e diretores.

Como a Central do Franqueado pode te ajudar!

Como você pode perceber, o sucesso da implantação da meritocracia como modelo de gestão em uma franquia só é possível com uma excelente comunicação interna. Porém, antes de entrar na solução que a Central do Franqueado desenvolveu, precisamos reforçar que todas essas ações ao redor da meritocracia me fazem parte de um engajamento essencial no crescimento da franquia. 

Afinal, engajar é isso. É buscar qualificar a motivação e relacionamento interpessoal através do envolvimento dos profissionais com a operação da franquia e proporcionando o crescimento dela.

Pensando nisso, nosso sistema para franquias, especificamente o módulo CAF (Central de Atendimento ao Franqueado), conta com uma funcionalidade de comunicação que pode ajudá-lo a pôr em prática o que foi apresentado. Isso acontece, pois a principal função do CAF é buscar resolver os problemas e elevar a eficiência da sua comunicação com franqueados. 

Sabemos que em uma rede de franquias são muitos os envolvidos e a comunicação muitas vezes acaba sendo prejudicada. Todas as trocas de informação ficam registrados na plataforma, que envia alertas sobre os prazos caso o franqueado esqueça de algum compromisso. 

Além disso, você pode marcar reuniões e enviar comunicados de forma segura e com toda a praticidade da nossa ferramenta. Tem forma melhor de implantar a meritocracia em seu negócio?! Se tiver dúvidas, venha bater um papo conosco, onde teremos o prazer de apresentar nossa plataforma, criada para tornar mais prática e ágil a gestão de franquias. Esperamos você! 

Leia nosso artigo sobre o Franchisee Success e conheça outra metodologia que pode influenciar sua rede.

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Carlos Griebler

Redator em Central do Franqueado


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