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Gestão de Franquias

Gestão do Conhecimento em franquias: o que é, importância e como aplicar em sua rede

6 min de leitura Carlos Griebler


Promover e debater experiências e aprendizados em qualquer ambiente é válido para o desenvolvimento pessoal e profissional. Quando aplicado ao modelo de franquias, a importância dessa gestão do conhecimento se torna fundamental na qualificação dos colaboradores, padronização e expansão da rede.

Dessa forma, franqueadoras precisam entender o conceito e propor estratégias internas para estimular o desenvolvimento, transferência e aplicação do conhecimento. Para te ajudar nessa missão, preparamos este conteúdo completo sobre a gestão do conhecimento em franquias.

Neste artigo você lerá sobre:

O que é gestão do conhecimento?

Gestão do conhecimento (ou GC) é um termo oriundo do inglês “knowledge management” que traz um conceito de compartilhamento e aprendizado horizontal entre gestores e colaboradores de um ambiente interno. No caso deste artigo, redes de franquias que desejam qualificar seus profissionais com novas técnicas que potencializam a produtividade, padronização e expansão da franqueadora.

Como é um termo muito amplo, vamos focar no uso da gestão do conhecimento como forma de otimizar os processos diários de uma franquia. Por exemplo, metodologias para facilitar treinamentos de novos franqueados e ações que busquem a correção de problemas quanto à manutenção da qualidade da rede.

Nesse sentido, podemos considerar a GC como um laboratório de aprendizagem contínua entre os colaboradores da rede. Afinal, nunca chegamos ao limite de conhecimento em nenhum setor, sempre podendo existir a troca de novas informações que qualifiquem ainda mais determinados processos.

Assim, ao transformar novos conhecimentos adquiridos durante os programas de gestão de conhecimentos em resultados palpáveis para a franquia, a rede pode entrar em um caminho de crescimento exponencial, atraindo novos investidores e se destacando no mercado.

Mas, como acontece essa troca de conhecimento? Bom, as opções são quase que ilimitadas. Reuniões, brainstorms, palestras e até usar a tecnologia para essa difusão são alternativas para a gestão do conhecimento. Fato é: quando se consegue extrair algum tipo de conhecimento qualificado de um profissional e transmitir para a equipe, toda a empresa ganha.

Em uma situação comum no franchising, como o contato de um vendedor com potenciais interessados, temos mais um exemplo de um bom uso da gestão do conhecimento. Se um vendedor se destaca mais que outros ao utilizar algum tipo de técnica para suas vendas, por que não externar essas estratégias bem-sucedidas para toda a equipe comercial? Essa é a gestão do conhecimento na prática! 

Qual a importância da gestão do conhecimento em franquias?

Assim como qualquer nova estratégia adotada por uma empresa, sua implantação deve oferecer benefícios que a justifiquem. Dessa forma, quando falamos em algo tão interessante quanto o proposto pela gestão de conhecimento, essas vantagens podem se estender até mesmo para o processo mais almejado do franchising, a expansão da rede. Entre as principais, podemos destacar:

Vantagem competitiva

O primeiro passo para se destacar em um mercado competitivo é buscar a vantagem competitiva sobre seus concorrentes. Afinal, quando interessados estiverem buscando um negócio para investir, sua rede precisa saltar aos olhos da concorrência como exemplo de uso de boas metodologias, como a gestão do conhecimento.

Dessa forma, por entenderem a franquia como um lugar de desenvolvimento profissional, potenciais franqueadores terão a franqueadora como modelo de negócio que tem a qualificação geral e contínua como cultura. Ou seja, um dos princípios de sucesso do franchising aplicado às equipes da rede. 

Otimização de custos e processos

Com essa troca de conhecimento e insights, naturalmente ocorre uma otimização do funcionamento da franquia. Assim, ocorre também uma melhor gestão de recursos importantes, como tempo e dinheiro. Isso se torna ainda mais essencial quando consideramos que processos longos e custosos podem afastar potenciais franqueados da sua rede de franquias. 

Por isso, ações como a prática da gestão do conhecimento são necessárias para otimizar todo e qualquer processo de forma fundamentada e buscando a maior eficiência possível.

Escalabilidade

O próprio sistema de franquias tem na escalabilidade uma das suas principais vantagens. Quando se descobre uma maneira eficiente de qualificar um processo, essa melhoria pode ser estendida por todas as unidades da rede. Nesse sentido, o mesmo ocorre com um sistema como a gestão do conhecimento.

Já imaginou as oportunidades de aperfeiçoamento que podem surgir quando se colocam juntos colaboradores de dezenas de unidades? Conhecimentos e a visão singular de cada um dos profissionais espalhados pela rede podem agregar muito no desenvolvimento de novas estratégias para o sucesso da rede.

Engajamento interno

Os funcionários gostam de ser valorizados. Isso é um fato. Ao pôr em prática um conceito como a gestão do conhecimento, onde tudo aquilo que um funcionário sabe é valorizado e colocado como referência de aprendizado, você estimula seu psicológico. 

Assim, você manterá sua equipe engajada e satisfeita com o reconhecimento da franqueadora.

Como aplicar a gestão do conhecimento em sua rede?

O primeiro passo é estudar o capital humano da sua franquia. Afinal, como estimulá-los a compartilhar seu conhecimento se você não conhece os seus pontos fortes. Para isso, temos entrevistas, análises de desempenho, fichamentos, entre outros.

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Com isso em mãos, é hora de identificar os principais déficits da franquia e tudo aquilo que pode ser melhorado. Assim, juntando o útil ao agradável, ou seja, os pontos fortes em contraste as dificuldades da rede, você pode criar canais para desenvolvimento dos colaboradores, como reuniões gerais ou segmentadas por equipes. 

Como exemplo, podemos relembrar a situação do setor comercial citada acima, onde um funcionário de destaque recebe o reconhecimento ao compartilhar seu conhecimento de vendas com o resto do setor. Além disso, é importante dar voz aos colaboradores. 

Ideias que não pareçam inicialmente interessantes ao olhar do franqueador podem ser a solução inesperada dos problemas da rede. Pois, são eles que convivem diariamente com os processos da franquia com uma visão única e muitas vezes despercebida por superiores na hierarquia da franqueadora. Ou seja, esse conhecimento que pode vir a se tornar uma solução pode estar com eles e, por isso, devem ter espaço de fala.

Por fim, as pessoas podem ter problemas em compartilhar suas experiências e saberes já conquistados. Dessa forma, se faz necessário incentivar e até, como dissemos, recompensar essas iniciativas. Assim, será possível converter novos conhecimentos e insights em melhorias para os processos da rede e facilitando os três princípios básicos do franchising: engajamento, padronização e expansão.

Conclusão

Viu como é possível desenvolver um ambiente de compartilhamento de conhecimento? Com a gestão de conhecimento você garante diversos benefícios para qualificação e expansão da rede. Você apenas precisa se atentar ao planejamento e ter o suporte das ferramentas e orientações certas! 

Nós, da Central do Franqueado, sabemos da importância da comunicação durante esse momento. Pensando nisso, nosso sistema conta com funcionalidades que podem transformar a forma como ocorre a troca de aprendizado em sua franquia, como reuniões digitais, troca de mensagens e pesquisas de satisfação para acompanhar a implantação da gestão do conhecimento!

Se tiver dúvidas, que tal bater um papo conosco? Teremos o prazer de apresentar nossa plataforma, criada para tornar mais prática e ágil a gestão de franquias. Esperamos você! 

Gostou do conteúdo? Então, acompanhe o nosso site e fique por dentro das novidades do universo do franchising.

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Carlos Griebler

Redator em Central do Franqueado


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