Logo Central do Franqueado2
  • Facebook Central do Franqueado
  • Copiar Link Central do Franqueado
  • Twitter Central do Franqueado
Central do Franqueado »Franchising »Empreendedorismo digital: saiba como ter seu próprio negócio com franquias online
Franchising

Empreendedorismo digital: saiba como ter seu próprio negócio com franquias online

7 min de leituraCarlos Griebler

Você já ouviu falar em empreendedorismo digital? Sabemos que a era digital trouxe mudanças significativas para o mundo dos negócios e a oportunidade de ter seu próprio negócio de casa e com custos substancialmente inferiores ao modelo padrão é uma delas.

E quando falamos de franquias, isso não é diferente. Inclusive, é uma das principais opções para quem deseja adentrar no empreendedorismo digital. Pois, com o aumento crescente nas práticas de home office e trabalho remoto, franquias online surgiram como uma alternativa ainda mais viável no formato, oferecendo valores e condições extremamente competitivas. 

Neste artigo, você lerá sobre:

O que significa o empreendedorismo digital?

Basicamente, o empreendedorismo digital é encontrar formas de ganhar dinheiro através do principal advento da tecnologia do último século: a internet. Felizmente, as oportunidades de empreender de forma totalmente digital, sem sair de casa e com bons rendimentos, são cada vez maiores, facilitando o sonho de ter um negócio próprio.

Além disso, o ambiente é favorável. São pelo menos 120 milhões de brasileiros que usam a internet diariamente. Ou seja, existe um mercado pronto para crescer ainda mais e, por isso, é interessante ficar antenado para aproveitar as oportunidades.

Agora, você pode estar se perguntando como funciona esse modelo de negócio. Afinal, começar uma empresa é uma tarefa que exige certa burocracia, conhecimento e um bom serviço a ser explorado. Mas, como isso acontece no empreendedorismo digital?

Bom, tudo vai depender do segmento e formato escolhido, pois o empreendedorismo digital engloba as mais diversas áreas. Por exemplo, um e-commerce. Dentro do e-commerce, existem dezenas de submodelos de negócio que podem virar sua fonte de renda, como dropshipping, marketplaces e vendas em plataformas como o MercadoLivre. 

Cada um desses tem suas características, impostos, taxas e outros trâmites legais para o negócio sair do papel. Ou seja, o empreendedorismo digital é muito amplo e como ele vai funcionar para você varia de acordo com o nicho escolhido. 

Fato é: vantagens como horários flexíveis, conforto de estar em sua própria casa, ser seu próprio chefe e ainda assim ser proprietário de um negócio com resultados lucrativos atraem cada vez mais interessados e o empreendedorismo digital deve se consolidar ainda mais nos próximos anos.

Porém, o empreendedorismo digital se fortalece justamente quando chegamos ao franchising. Aqui, você encontra processos estruturados, uma marca já reconhecida, suporte e tudo que você precisa em uma franquia online. Vamos conhecer mais sobre?

O que são franquias online?

Mais uma das positivas consequências das transformações digitais que o mundo dos negócios teve, foi o surgimento de franquias online. Assim como todo o conceito de empreendedorismo digital, elas permitem operar todo um negócio sem precisar sair de casa. Porém, antes de falar especificamente sobre franquias online, precisamos deixar claro o que são franquias e como elas funcionam. 

O modelo, chamado de franchising, consiste na concessão do direito de uso pelo proprietário de uma marca a um investidor. O investidor (ou franqueado) recebe suporte e orientação para poder replicar um formato reconhecido em diferentes locais enquanto mantém a qualidade da marca e realiza o pagamento de taxas mensais sobre o faturamento.

Ou seja, além de acompanhar todos esses benefícios do franchising, como treinamentos, suporte e processos estruturados de sucesso para até mesmo empreendedores iniciantes, você tem toda a comodidade e flexibilidade que tanto se busca atualmente no ambiente digital.

Franquias online oferecem a possibilidade de gerir um negócio apenas através de um computador. Elas não trabalham com lojas físicas, que possuem altos custos como aluguel, manutenção e tudo que um estabelecimento demanda. Além disso, também é muito mais vantajoso ter todos os recursos para operar a franquia dentro de um mesmo lugar. 

Através da internet, é possível conectar e fazer contato mais facilmente com a franqueadora, mantendo o relacionamento entre franqueador e franqueado mais fácil. Dessa forma, elas também se consolidam como uma ótima alternativa para os empreendedores que não possuem muito dinheiro para investir. Além de oferecer opções mais baratas, geralmente elas também não exigem o estoque de produtos.

Vale a pena investir em uma franquia online?

Já mencionamos algumas das vantagens de aderir ao empreendedorismo digital através de franquias online. Se você se interessou até agora, com certeza quer saber o que acompanha benefícios como trabalhar de casa e ser seu próprio chefe, certo? Então, saiba tudo sobre suas vantagens!

Menor custo operacional

Gerir uma unidade física de qualquer tipo de negócio representa uma série de gastos que podem ser bastante significativos. Franquias online não trabalham com unidades físicas, o que tira os custos de aluguel, manutenção, vistorias de órgãos públicos e tudo mais que um estabelecimento físico demanda. 

Mais possibilidades

Os benefícios do mundo digital são muitos. Por exemplo, formas de pagamento. Oferecer as melhores e principais formas de pagamento do mercado para seu público-alvo é essencial para o sucesso da sua rede. Com a internet, opções como PIX, PayPal, Mercado Pago se tornam muito mais práticas para o consumidor, facilitando a tomada de decisão de compra. 

Além disso, a escalabilidade de um negócio digital é incrível. Se compararmos com unidades físicas tradicionais, crescer e expandir o seu alcance é muito mais fácil, rápido e barato. Em um negócio físico, toda a infraestrutura de loja, marketing e colaboradores custaria o suficiente para levar sua franquia online para voos muito maiores. Ou seja, uma grande expansão a baixo custo.

Investimento baixo

Sabemos que muitos sonham em ter seu próprio negócio, mas tem o receio de que não possuam o capital necessário para isso. As franquias digitais surgem como uma ótima alternativa para os empreendedores que não possuem muito dinheiro para investir. 

Ausência de barreiras geográficas

Barreiras geográficas são um grande limitador em qualquer negócio que trabalhe com unidades físicas. Já para franquias online, seus clientes podem comprar seus produtos ou acessar seus serviços a qualquer momento ou lugar. Ou seja, se você tem o Rio Grande do Sul como base de sua franquia online, um cliente da Bahia poderia comprar de você, algo inviável em modelos tradicionais.

Porém, como qualquer tipo de negócio, nem tudo são benefícios. Existem alguns desafios e questões a serem consideradas antes de investir no empreendedorismo digital. Por exemplo, por se tratar de algo novo, pode ser difícil encontrar o seu espaço no mercado. Questões de adaptação, exigência de qualificação contínua e construção de presença no mundo digital podem ser desafiadoras.

Se você acha que está pronto para superar esses empecilhos e realizar o sonho de ter o próprio negócio, é hora de descobrir onde encontrar franquias online para se tornar um empreendedor digital!

Onde encontrar franquias online para se tornar um empreendedor digital?

Agora que você já sabe o tamanho da oportunidade de ingressar no mercado de franquias online e se tornar um empreendedor digital, precisa encontrar a franquia ideal para você, certo? O empreendedorismo digital com franquias online é uma das escolhas futuras do mercado e para isso, apresentamos o Portal de Franquias da Central do Franqueado!

Por sermos referência no mercado de franquias, lançamos um portal com uma série de franquias estabelecidas, buscando conectar nossa audiência com nossos clientes franqueadores. Entre as categorias disponíveis, temos as franquias digitais que vão te ajudar a alcançar tudo aquilo que contamos neste artigo. Temos opções de segmentos e investimentos para todos os gostos e visões. Não perca!

Além disso, se você é uma franqueadora em busca de novos franqueados para sua rede, você pode contratar nosso Portal de Franquias gratuitamente. Lá, você tem sua marca exposta em um ambiente respeitado e que possibilita a geração de leads qualificados para você e sua marca. Conheça mais sobre o Portal!

Leia também nosso artigo sobre Feiras de Franquias em 2021 e confira os principais eventos do franchising que você pode participar!

Author Avatar
Carlos Griebler

Redator em Central do Franqueado