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Franchising

Curbside Pickup: aprenda o que é e como aplicar na sua rede de franquias

4 min de leitura Andrei Arndt


O curbside pickup é uma alternativa para continuar vendendo e uma opção segura para manter as medidas de distanciamento. Afinal, as medidas de isolamento social durante a pandemia exigiram soluções inovadoras por parte dos empreendedores. 

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O que é Curbside Pickup?

Diferente de um pedido on-line tradicional, no Curbside Pickup os clientes compram pela internet e retiram o produto no local indicado pelo vendedor. O termo inglês significa coleta na calçada e é uma alternativa prática para o comprador retirar o produto sem precisar descer do carro.

A origem do Curbside Pickup remete à década de 1920, quando restaurantes drive-in entregavam o lanche ao motorista no estacionamento. Um século depois, o Curbside Pickup ressurge como uma solução logística para empreendedores. 

Como funciona o Curbside Pickup?

Provavelmente ao comprar um produto pela internet você se deparou com a opção retirada no local ou takeaway. Saiba que é muito semelhante ao Curbside Pickup. No entanto, a diferença é que no Curbside Pickup o comprador não precisa descer do carro, ir para a fila da loja e, por fim, retirar o produto. 

Nessa modalidade, basta o cliente dirigir com o carro até o local indicado que a compra será entregue pela janela do automóvel.

Você deve estar se perguntando como isso funciona na prática. É simples: o primeiro passo é esperar o cliente finalizar a compra pela internet para você receber as informações detalhadas sobre o pedido. O próximo passo é preparar o pedido conforme a demanda do cliente. Cabe a você fornecer informações adicionais, por exemplo, o contato para um aplicativo de mensagens para que o cliente avise quando estiver no local. 

Assim que o comprador chegar no local, quanto mais rápido o pedido for entregue, melhor. Para isso, você pode escalar um colaborador para ficar de prontidão ou pedir que o cliente vá até à loja. Nesse último caso, a retirada do produto fica mais semelhante ao modelo de retirada no local ou takeaway

Quais os benefícios de aplicar o Curbside Pickup na sua rede de franquias?

Oferecer o Curbside Pickup aos clientes é garantir uma entrega segura em tempos de pandemia. Mas não só isso, confira a seguir alguns benefícios de implementar essa modalidade na sua rede de franquias.

Agilidade

O aumento dos pedidos delivery e a crescente demanda por instantaneidade no mercado tornam o Curbside Pickup atraente para os consumidores. No começo, o e-commerce proporcionou o envio e a entrega do pedido em alguns dias. Nos últimos anos, os produtos passaram a ser entregues no mesmo dia. 

Atualmente, o consumidor deseja receber o pedido o mais rápido o possível. Por isso, ao oferecer a facilidade na sua rede, você aumenta a vantagem competitiva e se destaca entre os concorrentes.

Entrega garantida 

É comum que alguns compradores que trabalham o dia inteiro não estejam em casa durante a tentativa de entrega. Por isso, oferecer o Curbside Pickup é se adequar a rotina dos seus clientes e expandir o público-alvo

Maior satisfação do cliente 

Entre todas as mudanças causadas pela transformação digital, uma coisa é certa: ninguém gosta de perder tempo em filas. Aplicar o Curbside Pickup na sua rede de franquias significa uma jornada de compra menos estressante para o cliente. 

Não é à toa que os aplicativos de banco são amplamente utilizados. Eles melhoraram consideravelmente a experiência de perder duas horas ou mais na fila da agência bancária para resolver um problema simples. 

Vale lembrar também as dificuldades de determinados públicos. Por exemplo, os idosos. Receber o produto diretamente no carro, sem precisar descer, estacionar e ficar numa fila, melhora muito a experiência e com certeza vai fidelizá-los.

Para franquias de alimentação, adotar a modalidade é um diferencial que garante que o alimento chegará inteiro. Se você vende bolos por aplicativos de terceiros, por exemplo, existe a possibilidade do entregador não ter o devido cuidado com o item, resultando em uma péssima experiência para o cliente que vai receber a compra danificada.

Menores taxas de entrega

Reduzir os custos é sempre interessante para um empreendimento. Menores taxas de entrega para você e para o seu cliente são fundamentais para maximizar os lucros. Mais uma vantagem é que o cliente pode analisar o pedido antes de levar para casa. Nesse sentido, o índice de devolução é reduzido, o que diminui os gastos para retornar o pedido.

Reduz o contato do colaborador com o cliente

Cuidar dos seus colaboradores é muito importante, não é mesmo? Por isso, em tempos de pandemia, aderir ao Curbside Pickup já faz parte do novo normal e é uma maneira de reduzir o contato do colaborador com o cliente e garantir uma experiência de compra mais segura e confortável para os dois lados. 

Em uma pesquisa recente da National Retail Federation, a maior associação comercial do mundo, foi revelado que 90% dos consumidores que experimentaram o Curbside Pickup acharam o serviço proveitoso, o que comprova a existência da possibilidade deles continuarem usando o serviço mesmo após a pandemia.

Modelos de negócio estão surgindo e se aperfeiçoando todos os dias. Mas, durante a pandemia as exigências de inovação são maiores. O Curbside Pickup pode ser a solução para alavancar as vendas das unidades de franquia.

Não esqueça de conferir nosso conteúdo sobre as tendências do mercado de Food Delivery para 2022.

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Andrei Arndt

Redator em Central do Franqueado


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