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Engajamento

Trabalho em equipe: o que é e como elevar o nível em sua rede de franquias

10 min de leitura Cristiano Ritzel


Para o sucesso de um empreendimento, muitas coisas são necessárias. As operações e os procedimentos são muitos e devem ser realizados de maneira correta independente do setor e/ou nível do negócio. Mas para isso acontecer é preciso desenvolver uma cultura de trabalho em equipe, que é quando diversos colaboradores estão alinhados para garantir o sucesso de uma tarefa.

Sendo assim, visando te ensinar tudo sobre o conceito, sua aplicação e as boas práticas de sua utilização no mercado de franquias, a Central do Franqueado preparou este conteúdo completo sobre o tema. Não perca!

O que você vai encontrar neste artigo:

O que é trabalho em equipe?

Desde sempre, o trabalho em equipe foi algo positivo, tanto para obtenção de experiências pessoais, quanto profissionais. Dentro de empresas, saber manter-se alinhado e engajado com colegas de equipe é uma grande habilidade. Isso porque, gera um bom ambiente de trabalho e também é ótimo para a comunicação dentro de empresas.

Através do trabalho em conjunto é possível conseguir bater metas, realizar objetivos, ter coleguismo entre equipes, etc. Então, não é surpresa que empresas estejam cada vez mais valorizando pessoas que possuam tal habilidade em seu perfil profissional. O que garante colaboradores que além de engajados, consigam ter bom desempenho e produtividade.

O termo trabalho em equipe surgiu após a Primeira Guerra Mundial e significa diversas pessoas, equipes ou setores trabalhando em conjunto para obtenção de um resultado. O trabalho em equipe pode gerar soluções para problemas, criação de novidades e procedimentos desenvolvidos de modo mais rápido e eficaz, garantindo a troca de conhecimentos e compartilhamento de habilidades.

Por meio do trabalho em equipe, as tarefas são otimizadas, porque além das trocas de conhecimentos, ela garante também um dinamismo entre colegas, o que agiliza os processos de produção.

Entretanto, para que ele dê certo é preciso que a gerência consiga deixar explícito para as equipes e colaboradores os objetivos da instituição. Além de uma ótima comunicação, seja entre equipes, como por parte da gerência sobre as atividades delegadas.

Ao redor do mundo, existem grandes exemplos de trabalho em equipe, os quais podemos ver nitidamente dentro de blocos cirúrgicos, times de futebol, etc. Nessas situações, existem diversas pessoas com funções específicas, as quais devem ser seguidas sem invadir o espaço dos demais, para assim obter o sucesso coletivo.

Trabalho em equipe em franquias

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Não importa a empresa, trabalho em equipe é sempre bem-vindo para agregar ao sucesso da instituição. Então, não é surpresa ele ser extremamente recomendado dentro de franquias também, onde o trabalho em equipe entre colaboradores e também entre franqueados é essencial.

Através dele, uma equipe vai conseguir com facilidade desenvolver novos produtos para a rede, melhorar o desenvolvimento de todos os setores, aprimorar ações e funções, entre inúmeros outros benefícios.

Imagine só, dentro da sua franquia existe um setor de marketing, que conta com colaboradores com grandes conhecimentos sobre gatilhos mentais e outro sobre UX Design. Se você garantir que ambos tenham um bom trabalho em equipe, a união de ambos irá gerar grandes resultados para atração de clientes para sua rede!

Marketing e vendas também são departamentos em que o trabalho de equipe é um fator crítico para o sucesso da franquia. Principalmente porque trabalham como complementos um do outro. Enquanto o marketing atrai leads por meio do marketing de conteúdo, as vendas trabalham para fechar o negócio e prestar o melhor atendimento no pós-vendas, aumentando a satisfação e possibilitando a fidelização da clientela.

Ou seja, a principal vantagem que uma franquia terá ao promover um trabalho em equipe, é que seus times irão encontrar soluções com mais agilidade. Além do aprimoramento de produtos e serviços por meio de pensamentos e conhecimentos diversos.

Dentre algumas vantagens do trabalho em equipe estão:

  • Garantir alto desempenho de times;
  • Compartilhar saberes entre colaboradores;
  • Agregar a aprendizagem institucional;
  • Incentivar o coleguismo, união e também relações interpessoais;
  • Aumentar a agilidade na busca para soluções;
  • Unir setores distintos;
  • Proporcionar a identificação de líderes;
  • Melhorar a comunicação da empresa;
  • Garantir o respeito entre colaboradores;
  • Diminuir a competitividade institucional.

Entretanto, é preciso ficar atento para que não aconteçam sabotagens aos trabalhos alheios, e também, não haver atropelamentos sobre as atividades de outros colegas. Para garantir um bom trabalho em equipe, cada colaborador deve fazer apenas suas atividades, sem interferir ou adquirir sem permissão a função dos outros. Isso só é recomendado caso seja solicitado ajuda ou aconselhamentos. 

Como melhorar o trabalho em equipe na sua rede?

Como você pode ver é fundamental o trabalho em equipe dentro de redes de franquias, e mesmo que ele já seja eficaz na sua rede, ainda sim, é possível aprimorar ele. Primeiramente, sua franquia deve ficar atenta ao processo de contratações. Para isso, os contratantes precisam desde o início identificar tais habilidades nos profissionais.

Também existe a necessidade de acontecer um bom incentivo para que todos sejam adeptos e entendam que trabalhar em equipe é essencial para o sucesso da franquia. Boas formas de fazer isso, é através das comemorações de metas, pois isso ajuda muito na motivação das equipes. É importante nesses momentos expressar o quanto o trabalho em equipe contribuiu para que a meta fosse alcançada.

Abaixo separamos para você alguns pontos que auxiliam muito na melhora de trabalho em equipe dentro de franquias. Quer saber mais? Então, continue a leitura!

Dinâmicas de grupo

Consideradas ótimas formas de estimular a colaboração entre pessoas, as dinâmicas de grupo são uma boa alternativa para sua franquia. Através delas e suas aplicações, você vai conseguir motivar, alinhar e aproximar todos os times que gerencia.

Entretanto, as dinâmicas devem ser agregadoras. Não é recomendado utilizar de dinâmicas que peçam para alguém pagar mico, pois isso pode gerar constrangimentos e situações embaraçosas que não contribuem para um ambiente de trabalho saudável.

Um dos pontos positivos das dinâmicas de grupo é a integração dos colaboradores. Vamos imaginar que um colaborador novo vai integrar a equipe de marketing que conta com colaboradores com anos de experiência. Não é surpresa para ninguém que o novato vai apresentar algumas dificuldades antes de se sentir à vontade na presença dos veteranos. Nesse sentido, a dinâmica de grupo é uma alternativa para facilitar este processo de adaptação.

Treinamentos

Todo franqueador deve oferecer treinamentos a seus franqueados, então, não é surpresa que eles sejam uma boa recomendação para aprimorar o trabalho em equipe. Através deles, é possível explicar, ensinar e alinhar como serão desenvolvidas as tarefas dentro de franquias.

Assim, será possível deixar todos os colaboradores com o conhecimento do que devem e não fazer para garantir um ambiente de trabalho colaborativo. Além que, treinamentos irão garantir a padronização de processos da rede de franquias.

Lembre-se que é possível treinar colaboradores e franqueados com o auxílio de diferentes tecnologias. Um treinamento pode ser feito online por áudio, imagens ou vídeo. É importante compreender o perfil dos colaboradores antes de disponibilizar os conteúdos. Assim, fica mais fácil tomar uma boa decisão e tirar o melhor proveito dos conhecimentos que estão sendo transmitidos.

Habilidades que auxiliam no trabalho em equipe

Como falamos anteriormente, prestar atenção ao perfil profissional na hora da contratação de novos colaboradores pode ser um diferencial e tanto. Isso irá gerar menos preocupações do que contratar funcionários que não se mostrem aptos a trabalhar em equipe. Então, alguns pontos necessários em profissionais para garantir um coleguismo são:

Ser comunicativo

Uma comunicação clara pode ser um dos pilares mais importantes para o trabalho em equipe. Saber comunicar-se é então essencial para conseguir alinhar todos os pontos necessários para um trabalho em conjunto. Tendo essa habilidade será mais fácil também para o colaborador apontar sugestões e apontar falhas.

Além disso, um colaborador não muito comunicativo pode ter problemas para expressar pontos necessários. Podendo aceitar tarefas em excesso, pois não sentiu-se à vontade para recusá-las. Vale lembrar que cada departamento em uma rede de franquias vai conter colaboradores com diferentes características. Assim como em cada departamento existirão diferenças.

Por exemplo, é comum que o departamento de marketing apresente colaboradores mais comunicativos. Porém, em áreas mais voltadas à gestão financeira, por exemplo, os colaboradores podem ser um pouco menos comunicativos. Não há uma regra para isso. Portanto, o franqueador precisa estar atento às demandas de cada um dos departamentos.

Proatividade

Pessoas proativas são uma vantagem e tanto para o trabalho em equipe por inúmeros motivos. Primeiro que elas não irão deixar tarefas desnecessárias para os outros, pois logo que encontrem um problema ou necessidade, irão empenhar-se em resolver.

Assim como também, ao encontrar falhas em outras ações, pessoas proativas irão notificar quanto antes aos responsáveis, o que auxiliará na melhora contínua e na rapidez. Vale ressaltar, que uma necessidade para um colaborador poder ter proatividade é ele possuir autonomia. Para isso é recomendado instruir um bom líder na equipe, o deverá ter como missão, motivar a todos.

Confiança

Um fator que irá ajudar muito um colaborador a ser comunicativo e proativo é a confiança. Pessoas que contam com confiança não terão medo de nada, como falar suas opiniões, apresentar problemas, trazer soluções, etc.

Sendo também necessária a confiança no próprio trabalho e também de colegas, para assim, garantir segurança que seu trabalho estará em boas mãos e irá agregar ao do outro, e vice-versa.

Entretanto, a cultura organizacional e o ambiente de trabalho precisam ser acolhedores para que as ideias fluam com naturalidade. Em ambientes autoritários, muito burocráticos e com pouco espaço para a inovação, os colaboradores vão se sentir desconfortáveis em opinar.

Como a Central do Franqueado pode te ajudar

O trabalho em equipe é uma máquina de vantagens para todas as empresas. Então, fique atento a como ele está acontecendo, e aplicando melhorias, é possível garantir a melhoria de toda a gestão de sua rede de franquias.

Para garantir esse sucesso e engajamento entre colaboradores para a construção de um produto final de qualidade, você vai precisar apenas fazer uma boa gestão da sua franquia. Além de precisar garantir o respeito e coleguismo entre colaboradores e times, algo que será fácil aplicando os conhecimentos que obteve conosco.

Apostar na tecnologia já deixou de ser um diferencial para se tornar uma necessidade. E em questões de suporte ao franqueado, isso não é diferente. Por isso, identificando as necessidades e dores do mercado de franquias, a Central do Franqueado desenvolveu uma solução para franqueadores e franqueados em busca de um suporte qualificado.

Como parte da solução de ‘Engajamento’ do nosso sistema para franquias, a Central disponibiliza dois módulos para auxiliar ambos franqueadores e franqueados durante o processo de comunicação e orientação na rede.

O primeiro deles é o CAF (Central de Atendimento ao Franqueado). Nele, todas as conversas e trocas de informação ficam registradas na plataforma, que envia alertas sobre os prazos caso o franqueado esqueça de algum compromisso. Além disso, você pode marcar reuniões, enviar comunicados e prestar suporte à sua rede de forma segura e com toda a praticidade da nossa ferramenta.

Para melhorar ainda mais o suporte da sua rede, oferecemos o módulo Arquivos, que permite armazenar arquivos importantes da sua rede em lugares que possam ser acessados a qualquer hora e de qualquer lugar. Por fim, todos os dias são realizados backups, com todas as informações do sistema. Assim, você não corre o risco de perder nada!

Juntos, os dois módulos formam um pouquinho do que a Central do Franqueado oferece! Gostou do que viu? São dezenas de funcionalidades que vão transformar a operação da sua franquia nos mais diferentes âmbitos. Junte-se às mais de 200 franquias que já transformaram sua gestão com a Central do Franqueado!

Ficou com alguma dúvida? Não perca muito tempo e agende uma demonstração gratuita! Teremos o prazer de apresentar nossa plataforma, criada para tornar mais prática e ágil a gestão de franquias.

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Cristiano Ritzel

Redator em Central do Franqueado


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