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Treinamentos EAD: entenda o que é e como usá-los em sua franquia

7 min de leituraCarlos Griebler

Treinamentos EAD têm sido uma ótima solução para continuar a capacitação de novos franqueados mesmo em meio a pandemia. Com eles, é possível repassar manuais, práticas e treinamentos a distância e diminuir as chances de um possível contágio do novo coronavírus. Para que você conheça mais sobre a prática e as ferramentas perfeitas para adotá-la, preparamos esse conteúdo incrível. Confira! 

Neste artigo você lerá sobre:

O que são os treinamentos em uma rede de franquias?

O treinamento contínuo dos franqueados é uma das essências do franchising. Afinal, o mundo do franchising consiste basicamente em replicar o sucesso de um negócio em outras regiões. É através de bons treinamentos que ocorre a transferência de know-how e a padronização dos processos operacionais e administrativos do negócio.

Esses processos possibilitam, além da qualificação dos colaboradores, a capacitação também do franqueador. Pois, se o líder da franquia não se manter atualizado, a rede como um todo acabará ficando para trás da concorrência. Outro fator importante que diz respeito a importância desses treinamentos, é o processo de inclusão que está enraizado no franchising. 

Quer ver? Comprar uma franquia é comprar um porto seguro. Você não precisa ser um exímio empreendedor para começar uma unidade, pois os processos estão comprovados e permitem alguns erros. Assim, os treinamentos concedem ao empreendedor a oportunidade de ter seu próprio negócio sem precisar ser um especialista no ramo.

Para exemplificar melhor e trazer exemplos do cotidiano, podemos citar os diversos tipos de treinamentos que existem no ramo do franchising. Confira!

Treinamento para franquias

É a principal forma de treinamento que existe numa rede de franquias. Antes mesmo da inauguração da unidade, é responsabilidade do franqueador se reunir com o novo franqueado para instruir as principais informações sobre como gerir o negócio.

Esse momento abrange tanto as áreas de gestão financeira e administrativa quanto a gerência de pessoas e das práticas do negócio. Com tantos processos em jogo, não deixe de investir ao máximo para garantir a excelência nessa etapa.

Manuais de franquia

Outro ponto essencial durante a inauguração de uma nova unidade, são os manuais. Geralmente, eles já são utilizados com a unidade em funcionamento, pois se trata de documentos de referência para qualquer dúvida.

Além disso, esses manuais devem possuir uma linguagem bem simples e objetiva, facilitando o entendimento de qualquer um que entre em contato com o material. Nos últimos anos, eles têm sido disponibilizados digitalmente para poupar gastos e pela facilidade de tê-los sempre na palma de suas mãos. Ainda, uma versão digital se torna muito mais prática e fácil de atualizar.

Consultoria de campo

Agora em pleno funcionamento, é comum que o franqueador envie um time de consultoria de campo para averiguar se tudo está ocorrendo da maneira esperada. 

Caso algo esteja fora dos trilhos, essa equipe será responsável por instruir e corrigir esses problemas de forma que o padrão esperado pela franqueadora seja finalmente atingido.

Reuniões

Por fim, é comum que ocorram reuniões periódicas dentro de uma rede de franquias. Nesses momentos, franqueados podem trocar aprendizados e experiências com outros colegas. Assim, a rede toda compartilha de conhecimentos essenciais para o sucesso do negócio.

Viu como são vários? Porém, a mensagem que você precisa levar ao conhecer todos esses é: independente do método, o que importa é a qualidade do treinamento, pois com eles bem alinhados, o negócio terá maiores chances de sucesso.

O que significa realizar Treinamentos EAD em sua rede?

Quando se planejam os treinamentos de novos franqueados ou daqueles já existentes de uma franquia, é fundamental que a franqueadora encontre as melhores formas de transferir esse conhecimento aos novos franqueados. Dessa forma, em tempos de pandemia, surgiram os treinamentos EAD.

Por conta dos avanços da tecnologia e transformação digital, a transmissão de conhecimento não precisa ocorrer apenas de forma presencial. Assim, você pode evitar a transmissão do vírus ao mesmo tempo em que realiza o processo com excelência, pois com o auxílio da tecnologia, é possível realizar boas capacitações mesmo de forma virtual economizando tempo e recursos.

Essa modalidade de ensino à distância, o famoso EAD, está revolucionando a transferência de know-how no mercado de franquias. O método permite a realização de capacitações de forma escalável. Ou seja, com a produção de apenas uma aula em vídeo, várias unidades podem receber o mesmo treinamento. 

Quais os benefícios de realizá-los?

Agora que você já sabe como funcionam os treinamentos regulares e EADs em uma rede de franquias, vamos conhecer as principais vantagens de aderir ao método.

Mais barato e rápido

Sem os custos envolvidos em um treinamento padrão, a capacitação de um profissional por meio do treinamento EAD é mais barata que os métodos tradicionais. A modalidade à distância evita os gastos com deslocamento de equipes, além de facilitar a comunicação entre unidades distantes. Dessa forma, você ganha tempo e economiza dinheiro nesse processo. 

Possibilita grandes expansões geográficas

Muitas vezes, existem interessados em adquirir uma unidade da sua rede e que residem do outro lado do país. Com isso, fica praticamente impossível você se deslocar até lá para realizar treinamentos e repassar esse tão essencial know-how. A solução? Treinamentos EAD. 

Como tudo estará disponível online, será possível acessá-lo de qualquer lugar do mundo. Perfeito, não?

Pode garantir insights

Uma facilidade do método EAD é a possibilidade de colocar os ensinamentos em prática imediatamente após assistir ao treinamento. A seção de ensino à distância pode ser acompanhada também de uma rodada de discussão sobre o tema. A dinâmica pode incluir insights para pensar como aquela capacitação pode ser aplicada da maneira mais eficiente no franchising. 

Além disso, em encontros virtuais entre franqueador e franqueados, pode ser interessante essa conversa em equipe para uma troca de conhecimentos que agregarão a toda a rede

Flexibilidade para ver e rever

Como tudo estará disponível de forma online, os franqueados podem assistir aos treinamentos quando quiser e quantas vezes sentir necessário, garantindo uma maior taxa de aprendizado. Fora isso, aprender no próprio ritmo ajuda a tornar o momento de aprendizagem mais atrativo.

Assim, o fato é de que os treinamentos virtuais ficam sempre à disposição dos franqueados. Dessa forma, a qualquer momento, em caso de dúvida, os funcionários podem acessar os conteúdos. Satisfeitos, isso contribuirá no processo de relacionamento na franquia.

Padronização dos treinamentos

O uso de treinamentos a distância permite que diferentes franqueados acessem as mesmas informações, mesmo em diferentes espaços físicos. Por meio de treinamentos padronizados, é mais fácil entender as habilidades que foram aprendidas e as que ainda precisam ser desenvolvidas entre os colaboradores.

Como aplicar treinamentos EAD com a ferramenta perfeita!

Com as novas ferramentas tecnológicas, ficou muito mais fácil a realização de treinamentos a distância em sua franquia. Existem plataformas completas, como a Central do Franqueado, que permitem ao franqueador fazer upload de arquivos para treinamento dos funcionários e também inserir vídeos do YouTube na ferramenta. 

Todo esse conteúdo pode ser dividido em pastas, facilitando o acesso. Então, sejam manuais, vídeos, reuniões e videoconferências, tudo é possível dentro de uma única ferramenta. Além disso, como tudo é digital, atualizar esses materiais com qualquer alteração é muito mais fácil e rápido.

A presença constante de treinamentos na franquia garante que os franqueados irão absorver mais rapidamente as especificidades técnicas e a filosofia da franquia. Além disso, é também essencial para garantir a motivação da equipe e aumentar as chances de sucesso da rede.

Uma maneira de, tanto oferecer materiais de capacitação, quanto disponibilizar um espaço de avaliação dos franqueadores e franqueados, é contar com uma plataforma online de gestão e comunicação em rede. A Central do Franqueado é um sistema completo, que abrange as mais diversas necessidades operacionais de franquias. 

Nós, da Central do Franqueado, sabemos da importância de treinamentos e manuais em redes de franquia. Por isso, te apresentamos a solução “Engajamento” do nosso sistema para franquias. 

Ela conta com um banco de dados que o franqueador pode disponibilizar os manuais e até mesmo um sistema de videoconferência para aplicar treinamentos à distância e muito mais. 

Se tiver dúvidas, que tal bater um papo conosco? Teremos o prazer de apresentar nossa plataforma, criada para tornar mais prática e ágil a gestão de franquias. 

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Carlos Griebler

Redator em Central do Franqueado