Logo Central do Franqueado2
  • Facebook Central do Franqueado
  • Copiar Link Central do Franqueado
  • Twitter Central do Franqueado
Central do Franqueado »Engajamento »Processo de treinamento e desenvolvimento de franqueados: o que é e como qualificá-lo
Engajamento

Processo de treinamento e desenvolvimento de franqueados: o que é e como qualificá-lo

7 min de leituraCarlos Griebler

Você considera o treinamento e desenvolvimento dos seus franqueados eficaz? Saiba que descuidos nesse processo podem afetar diretamente no desempenho da rede, afinal o mundo do franchising consiste basicamente em replicar o sucesso de um negócio em outras regiões. Ou seja, é impossível pensar na manutenção da qualidade e dos padrões da rede sem a devida capacitação. 

Para isso, é necessário que os franqueados saibam dos processos e metodologias na hora de gerenciar sua unidade. Felizmente, o mercado de franquias já estabelece por lei a execução de um bom programa de treinamento para repassar esse know-how, porém é preciso garantir que tudo aconteça da melhor forma.

Dessa forma, para te ajudar a qualificar o processo de treinamento e desenvolvimento em sua franquia, a Central do Franqueado preparou esse guia completo sobre capacitação de franqueados. Confira!

Neste artigo você lerá sobre:

O que é o processo de treinamento e desenvolvimento em uma franquia?

Como vimos, o processo de treinamento e desenvolvimento é o primeiro passo para um franqueador que deseja manter a qualidade da rede em todas as unidades da marca. Para isso, são diversas as práticas e metodologias comprovadas no franchising para garantir a excelência nessa tarefa. Nesse conteúdo, vamos te apresentar as principais delas.

Um dos motivos para o franchising ter se tornado esse porto seguro na hora de investir é esse processo de treinamento. Você não precisa ser um empreendedor de sucesso para começar uma unidade, pois os processos que você está — literalmente — adquirindo estão comprovados. Assim, os treinamentos concedem ao empreendedor a oportunidade de ter seu próprio negócio sem precisar ser um especialista no ramo.

Além disso, tanto franqueadores quanto franqueados não podem se enganar com os limites desse sistema. O fato de estarmos falando de processo e desenvolvimento, significa que se trata de uma qualificação contínua do franqueado. Assim como não existe um limite para o aprendizado na escola, acreditar nisso no mundo dos negócios é pedir para ser superado pela concorrência.

Além da qualificação dos colaboradores, a capacitação também do franqueador acaba se tornando algo natural. O líder da franquia, em vias de repassar esse conhecimento a rede, vai precisar se manter atualizado. 

Resumindo, o treinamento contínuo do franqueador e, por óbvio, de seus franqueados, é uma das essências do franchising. É através de bons treinamentos que ocorre a transferência de know-how e a padronização dos processos operacionais e administrativos do negócio.

Ainda, para colocarmos todo esse conceito em prática, nada melhor do que conhecer as principais formas de transmissão desse treinamento no franchising atual. Confira!

Tipos de treinamento para franquias

  • Treinamentos de franquia: é a principal forma de treinamento que existe numa rede de franquias. Antes mesmo da inauguração da unidade, é responsabilidade do franqueador se reunir com o novo franqueado para instruir as principais informações sobre como gerir o negócio.
  • Manuais: documentos de referência para qualquer dúvida em processos do dia a dia da rede. Manuais de franquia devem possuir uma linguagem bem simples e objetiva, facilitando o entendimento de quem entre em contato com o material. Podem ser disponibilizados digitalmente para poupar gastos e pela praticidade de atualizar e visualizá-los a qualquer momento e lugar. 
  • Consultoria de campo: em pleno funcionamento, é comum que o franqueador envie um time de consultoria de campo para averiguar se tudo está ocorrendo da maneira esperada. Caso algo esteja fora dos trilhos, essa equipe será responsável por instruir e corrigir esses problemas de forma que o padrão esperado pela franqueadora seja finalmente atingido.
  • Reuniões: é comum que ocorram reuniões periódicas dentro de uma rede de franquias. Nesses momentos, franqueados podem trocar aprendizados e experiências com outros colegas. Assim, a rede toda compartilha de conhecimentos essenciais para o sucesso do negócio.

Dessa forma, temos canais de transmissão para esse treinamento em todos os momentos da operação de uma unidade. Agora, vamos conferir as principais dicas e técnicas para que esse treinamento tenha sucesso em sua franquia!

6 dicas para qualificar o treinamento e desenvolvimento de franqueados

Estruture antes de ensinar

Quando você decide transformar seu negócio em franquia, é necessário uma série de adaptações e formatações para a rede crescer com o franchising. Entre elas, diagnosticar e qualificar os processos diários de sua rede para poder desenvolver manuais de operação para sua franquia. Esses documentos serão a base com que serão elaborados os programas de treinamento e desenvolvimento do franqueado. 

Treinamentos EAD

Por conta dos avanços da tecnologia e transformação digital, a transmissão de conhecimento não precisa ocorrer apenas de forma presencial. Assim, em um momento como o que vivemos de pandemia, você pode evitar a transmissão do vírus ao mesmo tempo em que realiza o processo com excelência e realizar boas capacitações de forma virtual economizando tempo e recursos.

Essa modalidade de ensino à distância, o famoso EAD, está revolucionando a transferência de know-how no mercado de franquias. O método permite a realização de capacitações de forma escalável. Ou seja, com a produção de apenas uma aula em vídeo, várias unidades podem receber o mesmo treinamento. 

Relacionamento entre franqueados

O relacionamento entre franqueados também permite o desenvolvimento geral da rede, onde os envolvidos que lidam diariamente com processos da rede podem encontrar consensos e soluções sobre o que ocorre no cotidiano da franquia.

Por isso, embora muito se fale apenas sobre relacionamento da franqueadora com franqueados, garantir que seus franqueados tenham uma rede de diálogo e conhecimento vai ajudar muito no desenvolvimento contínuo da franquia.

Aprenda com seu franqueado

Da mesma forma em que franqueados podem trabalhar entre si para uma troca de conhecimento, o franqueador também pode agir de forma semelhante. Muito do conhecimento de redes de franquias de sucesso e bem estabelecidas surge de uma troca entre franqueado e franqueador. 

O franqueador também precisa se atualizar

Como vimos, não são apenas os franqueados que devem estar em constante processo de aprendizagem. As unidades são um espelho da loja matriz, onde o franqueador se torna referência para cada um dos franqueados. Por isso, no mercado competitivo que vivemos, se manter atualizado para dar um salto à frente da concorrência é importantíssimo e deve ser buscado a todo instante. 

Matrizes de know-how

Até aqui, você deve ter percebido que não basta realizar treinamentos para o desenvolvimento dos seus franqueados. É preciso que sejam bons treinamentos. Para isso, você pode confiar nas matrizes de know-how para qualificar a organização dos programas de treinamento da sua franquia.

Com elas, fica mais fácil administrar o andamento dos treinamentos de cada franqueado. Ou seja, caso alguma dificuldade persista após alguma rodada de capacitação, você terá toda a informação necessária para definir quais treinamentos aplicar ou reaplicar com franqueados que necessitam de reforços em determinados assuntos.

A solução da Central do Franqueado

Viu como pode ser fácil atingir a excelência no processo de treinamento e desenvolvimento dos franqueados da sua rede de franquias? Você apenas precisa se atentar ao planejamento e ter o suporte das ferramentas e orientações certas! Com essas melhorias, o nível da sua franquia vai se elevar e naturalmente passará a se destacar em meio a concorrência.

Nós, da Central do Franqueado, sabemos da importância de treinamentos e manuais em redes de franquia. Por isso, te apresentamos o nosso sistema para franquias. Ele conta com um banco de dados que o franqueador pode disponibilizar e atualizar os manuais, aplicar treinamentos à distância e muito mais. Tudo na palma da sua mão, a qualquer hora ou lugar!

Assim, como tudo estará disponível de forma online, os franqueados podem assistir aos treinamentos quando quiser e quantas vezes sentir necessário, garantindo uma maior taxa de aprendizado. Além disso, aprender no próprio ritmo ajuda a tornar a aprendizagem mais atrativa para os colaboradores da sua franquia.

Se tiver dúvidas, que tal bater um papo conosco? Teremos o prazer de apresentar nossa plataforma, criada para tornar mais prática e ágil a gestão de franquias.

Author Avatar
Carlos Griebler

Redator em Central do Franqueado