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Know-how: o que é e como transferir aos seus franqueados

7 min de leituraCentral do Franqueado

O know-how é um dos principais motivos para o sucesso do franchising, levando os investidores a apostarem cada vez mais no mercado de franquias. Ao fazerem parte de uma rede de franquias, eles recebem o direito de operar um modelo de negócio que comprovadamente deu certo. 

No entanto, para que os indicadores de sucesso reflitam efetivamente na nova unidade e façam com que ela gere bons lucros, é fundamental que a franqueadora encontre formas eficientes de transferir esse know-how aos novos franqueados.

A Central do Franqueado preparou algumas dicas para ajudar você a desenvolver cada vez mais seu negócio. Confira!

Neste artigo você lerá sobre:

Pensando em transformar a sua empresa em uma rede de franquias? Temos que concordar que o franchising é uma ótima sugestão para o empreendedor que pretende expandir o seu negócio. Tornando-se um franqueador, você poderá replicar sua marca em diversas localidades, fazendo com que ela se desenvolva em outros mercados.

Caso o seu interesse seja esse mesmo, é importante que você tenha algumas informações essenciais. Antes de tudo, lembre-se que franquia é sinônimo de padronização e alinhamento. Isso significa que todas as unidades instaladas deverão estar em sintonia com a proposta da rede.

Porém, é importante ressaltar que a padronização referida não se restringe aos produtos e serviços finais. O franqueador também deve disponibilizar informações sobre como o franqueado deve gerir o negócio. Assim, ele irá garantir o sucesso das unidades e, consequentemente, a obtenção de bons retornos financeiros.

Portanto, não esqueça: instituir bons métodos para transferir know-how é decisivo para o sucesso da sua rede.

O que é know-how? 

De forma literal, o termo inglês know-how significa “saber como”. No mundo dos negócios, diz respeito ao conjunto de conhecimentos (fórmulas secretas, informações, tecnologias, técnicas, procedimentos, etc.) adquiridos por uma empresa, que faz com que ela tenha vantagem sobre as concorrentes.

No franchising, por sua vez, refere-se às informações consideradas essenciais para que a unidade consiga reproduzir os produtos e serviços oferecidos pela marca, e também para que possa alcançar os padrões de rendimento e qualidade da empresa matriz.

Por que transferir know-how? 

Ao transformar a sua empresa em uma rede de franquia, é importante ter em mente que alguns eventuais franqueados poderão ingressar no negócio com pouca ou nenhuma experiência em gestão.

Portanto, você terá que desenvolver uma relação próxima com o franqueado, visando transmitir o conhecimento referente à gestão da marca. Cada franquia, no entanto, tem seus modelos e características específicas. O importante é que o compartilhamento de conhecimentos ocorra de forma clara, transparente e de maneira detalhada.

Como transferir know-how? 

Para o franqueado ter sucesso, você precisa apresentar a ele todos os processos da empresa. Afinal de contas, foi justamente por isso que ele investiu na marca, para não ter que trilhar o caminho sozinho.

Isto é, o contato entre franqueador e franqueado precisa ser humanizado e direto, evitando as diversas complicações da impessoalidade. É necessário que, além de recursos padronizados, o franqueador forneça canais de atendimento personalizado para questões particulares.

Dessa forma, a transferência de know-how ao franqueado pode ocorrer de diversas maneiras e por meio das mais variadas ferramentas. 

Treinamento

Crucial para o sucesso da empreitada, o treinamento costuma ocorrer ainda na fase pré-operacional, antes da inauguração da nova unidade. É neste momento que o operador recebe as principais informações sobre como gerir o negócio.

O treinamento abrange as áreas de gestão financeira, administrativa e de pessoas, metodologias e processos operacionais, informações sobre o segmento e práticas do negócio, etc.

Além disso, a linha produtiva da empresa também merece uma atenção especial. Afinal de contas, ela será responsável por criar os produtos e realizar os serviços que serão prestados diretamente aos clientes.

As dinâmicas de treinamento podem ser realizadas em grupo ou individualmente, de forma presencial ou por meio de plataformas online. Geralmente, o treinamento inicial é ministrado em uma ou duas semanas. Depois do início das operações, os treinamentos podem ocorrer periodicamente, por demanda da franquia ou para eventuais atualizações.

A Central do Franqueado já deu algumas ótimas dicas de treinamento para franquias. É muito importante transmitir para os franqueados a forma de atuação da marca, como se organizam os processos (estoque, compras etc), como atender o cliente e garantir sua satisfação no momento da venda, entre outros tópicos.

Manuais

Em virtude de sua praticidade e durabilidade, os manuais têm sido um dos instrumentos mais utilizados para transferência de know-how. O material pode ser escrito em forma de apostilas impressas ou disponibilizadas em meio digital e estar em formato de vídeo, áudio, aplicativos, etc. Cabe ao franqueador decidir o meio mais adequado com as necessidades da franquia.

Para que o suporte seja eficaz, devem ser desenvolvidos manuais sobre todos os assuntos relevantes para o negócio. Entre os assuntos mais abordados estão a implantação da unidade, dicas operacionais, de gestão da loja, de marketing e vendas, além de outros.

Já falamos aqui no site da Central sobre como produzir manuais mais eficientes para a sua rede de franquia, com uma linguagem fácil e que estimule o seu uso. Uma boa dica é utilizar uma plataforma online para gestão de franquias para armazenar e compartilhar esse material com toda a sua rede de franqueados.

Consultoria de campo

Para garantir que todas as unidades estejam funcionando de forma satisfatória, a franqueadora também pode disponibilizar um consultor de campo. O profissional é responsável por checar se todos os processos estão sendo cumpridos de maneira correta. Além de identificar problemas de operação e comercialização de produtos e serviços, ele irá propor soluções e ajudar a implementá-los.

Com uma boa consultoria, a rede irá obter feedbacks seguros e garantir o alinhamento das unidades às propostas da marca. Também é um excelente recurso para as redes que têm franqueados em regiões mais distantes. Além disso, a atuação de um consultor de campo faz com que as unidades franqueadas se sintam mais valorizadas pela franqueadora.

Reuniões periódicas

Uma outra maneira de transferir conhecimento para os franqueados é realizando reuniões e eventos periódicos para todos os representantes da rede. Desta forma, você estará estimulando o aprendizado e a troca de experiências entre franqueados. Também será possível criar espaços para o compartilhamento de casos de sucesso, de resultados, além do intercâmbio de ideias.

Software de gestão

Uma das melhores alternativas para o gerenciamento de redes de franquias, as plataformas online costumam concentrar diversas ferramentas em um único lugar só

Através das plataformas digitais, o franqueador pode estabelecer canais de diálogo com os franqueados, disponibilizar manuais de consulta em arquivos de diversos formatos, promover treinamentos, consultar o nível de satisfação dos operadores de rede, gerenciar todas as compras realizadas pelas unidades, espaço para troca de mensagens, além de outras possibilidades. 

Um software de gestão que centraliza diversas funções em uma única ferramenta pode, então, ser considerado um ótimo meio para prestar todo suporte relacionado ao know-how da sua franquia. 

Entende agora a importância que uma estrutura de transferência de know-how pode fazer para o desempenho de sua empresa? Pois ela pode ser ainda mais eficiente com um software de gestão — como o Sistema para Franquias Central do Franqueado — para deixar tudo organizado, planejado e estruturado.

Dicas importantes

Você quer se tornar um franqueado, mas tem dúvidas se a empresa irá lhe oferecer o suporte necessário? A Central do Franqueado preparou algumas dicas para você aprender ainda mais. 

A primeira dica é verificar se a franquia que te interessa tem Selo de Excelência em Franchising (SEF). O prêmio de reconhecimento é concedido pela Associação Brasileira de Franchising (ABF) somente às melhores empresas do mercado de franquias.

Além disso, esteja atento ao que está disposto na Circular de Oferta de Franquias (COF). No documento deverá constar que a franquia lhe dará o suporte necessário.

Nós também indicamos o curso Segredos da Franquia, ministrado pelo especialista em franchising, Erlon Labatut. Erlon é diretor do site Franqueador.com, especializado em consultoria para franquias e sócio fundador da rede de franquias Nuv-Nuv.

Com mais de 16 anos de atuação com consultoria e treinamentos, sendo os últimos seis anos focados no mercado de franquias, Erlon oferece uma oportunidade única para empreendedores que buscam expandir seu negócio. O curso irá detalhar todo o processo necessário para tornar o seu negócio em uma franquia.

Dividido em seis módulos, o curso oferece um aprendizado de tudo que é necessário para franquear e ingressar no mercado de franquias. Os módulos contemplam definição do modelo da sua franquia, auxiliando a estruturar seu planejamento financeiro e mostrando detalhadamente como montar a estrutura da rede. 

Se interessou? Então não perca a oportunidade de aprender com quem entende o sistema de franquias e saiba como estruturar o seu negócio da maneira correta para operar como franquia. Conheça os Segredos da Franquia!

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Redator em Central do Franqueado