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Engajamento

Veja 8 dicas IMPERDÍVEIS para oferecer um bom atendimento em sua franquia

9 min de leitura Carlos Griebler


A missão para ter um bom atendimento em sua franquia é mais do que comum entre aqueles que decidiram investir em uma marca já posicionada no mercado. Afinal, parte da padronização que fundamenta o franchising é proporcionar a mesma experiência de qualidade para todos os franqueados e clientes da rede. 

Ainda, sabemos que gerir uma franquia pode ser uma tarefa difícil e que requer uma série de cuidados a respeito da comunicação e do atendimento. Contar apenas com o suporte fornecido pela própria rede de franquia nem sempre é a melhor saída. Afinal, é preciso que você contribua para um bom posicionamento da marca e também consiga garantir uma padronização de atendimento

Pensando nisso, a Central do Franqueado preparou este artigo com 8 dicas imperdíveis para te ajudar a ter um bom vínculo com os seus clientes e manter a boa imagem de sua franquia. Não perca! 

Veja as dicas que você vai encontrar neste conteúdo:

Qual a importância de um bom atendimento?

Não é surpresa alguma afirmar que, independentemente do seu ramo de atuação, é essencial ter um bom atendimento. Isso porque além de satisfazer o seu cliente, é possível gerar diversos benefícios para a sua empresa. 

Vamos supor que você possui uma franquia de plano de alimentação saudável. Ao começar a investir no relacionamento com a clientela, seu negócio consegue usufruir de vantagens como: 

  • Aumento da fidelização: afinal, aqueles que são bem atendidos e tem uma boa experiência de compra, certamente ficarão felizes em voltar a fazer uma compra ou contratar um serviço da empresa.
  • Ganho de destaque no mercado: empresas que atendem bem se destacam porque o atendimento ainda é negligenciado por muitas empresas. Principalmente aquelas em que não há investimento no capital humano
  • Maior credibilidade: se você atende bem a clientela, certamente eles vão recomendar a sua franquia para amigos, familiares e conhecidos, o que vai aumentar a sua credibilidade e também autoridade no mercado, facilitando para se tornar uma referência.
  • Melhor avaliação: um bom atendimento sempre gera comentários positivos nas redes sociais. Assim, você recebe avaliações que melhoram a sua reputação nas redes sociais e ainda contribuem para estratégias de marketing boca-a-boca.

Dessa forma, será possível manter a qualidade da franquia e, consequentemente, começar a ter um lucro maior. 

8 dicas para oferecer um bom atendimento em redes de franquia

Agora que você já sabe quais são os benefícios que um atendimento de qualidade pode gerar para sua franquia, chegou o momento de descobrir como colocar em prática. Separamos 8 dicas imperdíveis para você aplicar na sua rede de franquias e aproveitar todos os benefícios que o  bom atendimento tem a oferecer para o seu empreendimento. Veja abaixo! 

1. Invista no desenvolvimento de sua equipe

Trabalhar em equipe é fundamental para que qualquer negócio consiga permanecer ativo. Um time bem estruturado e capacitado consegue atender as necessidades dos clientes de forma mais ágil e eficiente. Além de ter pessoas com um bom perfil, é preciso investir em programas de treinamento. Afinal, todo colaborador precisa estar apto a atender os consumidores da melhor forma possível.

Imagine que você deseja adquirir um plano dental empresarial para a sua empresa por meio de uma franquia de uma rede de convênios de qualidade. Contudo, ao começar a fazer algumas perguntas, o colaborador começa a demonstrar que não sabe qual é a resposta correta. Certamente você não se sentirá confortável em fechar negócio em uma empresa que não consegue responder suas dúvidas, não é mesmo? 

Afinal, finalizar uma compra ou assinar um serviço é muito mais do que apenas comprar. É preciso ter cautela em todas as informações que aquela aquisição vai trazer para você e ter certeza se o seu problema será resolvido.

2. Conheça o perfil do seu público

Sem conhecer o seu público-alvo é impossível planejar ações assertivas, por isso, conhecer e entender as características dos clientes é muito importante. Saber os hábitos e as necessidades dos seus consumidores e potenciais consumidores é essencial!

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Vale lembrar também que o comportamento do consumidor é um aspecto fundamental para desenvolver estratégias de marketing e divulgação e até mesmo de atendimento. Se você sabe que os consumidores costumam comprar o seu produto no fim do dia, por exemplo, simplificar o processo ao máximo é uma das alternativas. Afinal, provavelmente este colaborador estará cansado da sua rotina diária e informações demais podem fazer ele desistir da compra. 

3. Esteja alinhado(a) com o padrão da franqueadora

Toda franquia possui políticas e posicionamentos próprios. Assim, quando um empreendedor realiza a compra de uma delas, ele não deve alterar o padrão da loja. Afinal, a cultura e a forma em que a empresa se posiciona não deve ser alterada de acordo com cada dono de franquia, pois a marca tem suas características próprias. Isso também é válido para a qualidade do produto e do atendimento. 

Esse exemplo pode ser facilmente visto em redes de fast food. Muitas pessoas acabam preferindo algumas franquias específicas porque conseguem perceber a diferença de atendimento e, até mesmo, de como a sua comida é preparada. Entretanto, é fundamental que a qualidade seja unificada, independentemente de qual franquia o cliente esteja fazendo uso. Uma rede de plano odontológico, por exemplo, precisa que todas as franquias funcionem no mesmo ritmo e com o mesmo propósito.

4. Fique de olho nos resultados

Acompanhar os resultados de uma estratégia de comunicação e relacionamento com o cliente é fundamental para saber se está no lugar certo ou não. Fazer a análise de dados como taxa de conversão, alcance e relevância de suas páginas e sites é fundamental para saber se a sua franquia está gerando resultados. 

Pesquisas de satisfação enviadas via e-mail também podem ser uma ótima maneira de entender como a sua empresa está sendo vista no mercado. Entretanto, vale lembrar que além do dado obtido, é preciso ter, de fato, um plano de ação. Por isso, utilize os dados obtidos para servir como uma bússola sobre quais serão as próximas estratégias utilizadas. 

5. Invista no atendimento digital

Não é segredo que a maioria das pessoas estão conectadas hoje em dia, certo? Além de usar a internet para entretenimento, elas também utilizam este meio para buscar soluções. Sendo assim, utilizar a internet para atender o seu público, esclarecer dúvidas e/ou passar orientações é uma ótima maneira de otimizar o seu atendimento e trazer diversos benefícios para ambos os lados.

A implantação de sistemas de conversa em tempo real, conhecidos como chats online, tem sido um ótimo exemplo de atendimento eficaz e vantajoso tanto para a franquia quanto para o consumidor. Afinal, é muito mais fácil entrar em contato por mensagem instantânea. O mesmo vale para o atendimento via WhatsApp.

6. Foque na experiência do consumidorhttps://centraldofranqueado.com.br/engajamento/whatsapp-suporte-franquias/

Não basta oferecer um produto ou serviço de qualidade, a franquia deve oferecer também uma experiência para quem a escolhe entre tantos concorrentes. Condição de pagamento e estrutura física fazem toda a diferença, mas valor de marca e identificação com o produto são essenciais!

No mercado competitivo, a empresa que oferece uma experiência de compra diferenciada certamente vai se destacar. Um exemplo é a rede de franquias McDonald’s que permite que os pedidos sejam feitos por um totem localizado no meio da loja. Isto evita filas nos caixas de atendimento e também agiliza o processo de compra. Nem todos os concorrentes da marca apresentam a mesma tecnologia. Nesse sentido, muitos clientes decidem pela marca devido à experiência de compra.

Franchisee centric e Franchisee success 

Especificamente no franchising, existem dois conceitos que podem ajudá-lo nesse momento: franchisee centric e franchisee success

Com o atendimento sendo o principal meio de comunicação entre a empresa e o cliente, podendo influenciar diretamente na percepção que o cliente tem sobre a qualidade dos produtos ou serviços oferecidos, o franchisee centric entra como uma estratégia na qual os franqueados são o capital de maior valor dentro da organização. 

Assim, uma franquia que desenvolve a cultura de franchisee centric, promove ações e planeja sua operação com objetivo principal de proporcionar o sucesso e satisfação de seus franqueados. Enquanto isso, o franchisee success é uma metodologia desenvolvida pela Central do Franqueado de forma pioneira no Brasil e se refere ao sucesso do franqueado em uma rede de franquias.

Para promover esta prática é necessário diversas ações para elevar a satisfação dos franqueados e o alcance de seus objetivos através do serviço prestado pela franqueadora. Sendo assim, as redes que buscam promover o sucesso de franqueados e manter uma boa gestão de relacionamento em sua rede tendem a obter crescimento e qualidade em seu serviço. 

7. Crie ações de relacionamento

Sabe aquelas campanhas que não são necessariamente comerciais mas que podem levar o público a interagir com a marca e até mesmo entrar na loja? Elas são as ações de relacionamento! Por exemplo, uma franquia de sorvetes pode promover um dia de sorvete de graça, assim, é possível atrair pessoas que já conhecem a marca e, principalmente, as que não conhecem. 

Porém, é preciso estar preparado para a demanda que certamente vai extrapolar os dias normais. Então, antes de promover ações como esta, treine seus funcionários e prepare a unidade para receber muitos consumidores.

8. Aposte na tecnologia

Muitos acreditam que ter uma franquia quer dizer que não é preciso criar estratégias de desempenho e alcance. Entretanto, existem maneiras de alavancar os seus resultados e utilizar a marca de sua franquia como um trampolim para o seu sucesso. Comece agora mesmo a utilizar essas dicas que demos neste artigo e aos poucos você poderá usufruir de um bom atendimento!

A Central do Franqueado entendeu a necessidade do mercado de franquias em estabelecer uma melhor comunicação interna, sempre em busca de otimizar o dia a dia da sua rede. Por isso, dentro da solução de “Engajamento” do nosso sistema para franquias, desenvolvemos uma Central de Atendimento ao Franqueado!

Em nossa central, todas as trocas de informação ficam registradas na plataforma, que envia alertas sobre os prazos caso o franqueado esqueça de algum compromisso. Além disso, você pode marcar reuniões, enviar comunicados e prestar suporte à sua rede de forma segura e com toda a praticidade da nossa ferramenta.

Para melhorar ainda, o Engajamento possui outro módulo, o “Arquivos”, que permite armazenar arquivos importantes da sua rede em lugares que possam ser acessados a qualquer hora e de qualquer lugar. Por fim, todos os dias são realizados backups, com todas as informações do sistema. Assim, você não corre o risco de perder nada! 

Juntos, os dois módulos formam um pouquinho do que a Central do Franqueado oferece! Gostou do que viu? São dezenas de funcionalidades que vão transformar a operação da sua franquia nos mais diferentes âmbitos. Junte-se às mais de 200 franquias que já transformaram sua gestão com a Central do Franqueado!

Ficou com alguma dúvida? Não perca muito tempo e agende uma demonstração gratuita! Teremos o prazer de apresentar nossa plataforma, criada para tornar mais prática e ágil a gestão de franquias. 

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Carlos Griebler

Redator em Central do Franqueado


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