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Engajamento

12 motivos para usar um chat online em franquias

7 min de leituraFilipe Pacheco

Fazer com que a sua franquia ganhe destaque no mercado vai demandar que você ofereça uma boa experiência aos seus clientes. Para isso, é necessário investir em um bom atendimento ao cliente.

Com a expansão do mercado online, torna-se imprescindível utilizar o ambiente virtual para melhorar a experiência do cliente. No ambiente online, a presença de um chat online no site da sua franquia pode conferir diversas vantagens para você e para o consumidor, pois ele permite um atendimento rápido e prático. 

Segundo uma pesquisa do Invesp, 73% dos consumidores apontam que a presença de um chat online em um site é satisfatória. Além disso, 63% dos clientes online têm mais chances de retornar a um site se ele disponibilizar alguma forma de live chat.

Assim, o serviço de chat online apresenta grande potencial para que você que deseja iniciar a sua franquia e pretende oferecer um bom atendimento no ambiente virtual. Por isso, neste artigo apresentaremos 12 motivos para usar chat online em franquias e melhorar o seu atendimento ao consumidor.

1. Melhora a satisfação do consumidor

Quando falamos em experiência do consumidor, nos referimos às diferentes etapas da jornada de compra, desde o primeiro contato do consumidor com a sua franquia até o pós-venda. 

Se você possui um site para fazer vendas online na sua franquia, a presença de um chat online oferece a oportunidade de melhorar o atendimento do consumidor em cada uma dessas etapas da jornada de compra. 

Pois, durante e após a compra, o chat online é um canal que contribui para que o consumidor possa solucionar as suas dúvidas ou problemas referentes ao produto ou serviço que você oferece.

Através do chat online um membro da sua equipe pode iniciar uma conversa em tempo real com o consumidor e, assim, encontrar a melhor solução para o cliente. Ou, se for o caso, conduzi-lo para próximo passo do funil de vendas.

Dessa maneira, o consumidor sente mais segurança na hora de realizar uma compra, sabendo da possibilidade de utilizar esse canal com apenas um clique e sem maiores burocracias.

2. Proporciona um atendimento rápido

Durante o atendimento, os consumidores costumam levar em consideração o tempo de resposta para a resolução das eventuais dúvidas ou problemas. 

O chat online atua otimizando a velocidade do seu atendimento, pois ele permite que você cadastre perguntas e respostas para dúvidas que são recorrentes entre os seus clientes.

Além de possuir o serviço de chatbot que oferece um atendimento 24 horas por dia e 7 dias por semana, se o problema não for solucionado através do chatbot, ele inclui um atendente na conversa.

Ou seja, o seu cliente não precisa esperar que um membro da sua equipe fique disponível para ter a sua dúvida solucionada.

3. Integrações com outras plataformas

Uma das grandes vantagens em utilizar chat online na sua franquia é que alguns chats permitem que você receba mensagens dos seus clientes nos diferentes canais que você utiliza para o atendimento, mantendo-o mais ágil e organizado.

Por exemplo, se você já sabe como vender no instagram e utiliza essa plataforma em  conjunto com o site da sua franquia e o whatsapp, cada uma dessas plataformas possui a sua própria ferramenta de mensagens instantâneas. 

Mas, acompanhar todas essas mensagens nos diferentes canais, pode deixar você e sua equipe perdidos e consequentemente resultar em demora no atendimento ou até mesmo no esquecimento de algumas mensagens. 

Para que você consiga acompanhar esse fluxo, as integrações de chat online permitem que você tenha acesso a todas as suas mensagens em uma única tela, facilitando o controle do fluxo e também otimizando o atendimento.

4. Compartilhamento de material online

Para contribuir com a experiência do cliente e melhorar a satisfação, é possível realizar o envio de materiais extras. O chat online permite o envio de arquivos como e-books, fotos, catálogos, vídeos, PDFs e arquivos de outros formatos que possam ser necessários durante o seu atendimento ao cliente.

5. Redução dos gastos 

Ao disponibilizar um chat online para a sua franquia, você reduz os gastos com o atendimento pelo telefone, pois a contratação do serviço de chat online é relativamente mais barata.

Também é possível que apenas um colaborador consiga atender mais clientes simultaneamente sem ficar sobrecarregado.

Dessa maneira, você pode ter uma redução do número de pessoas na sua equipe e direcionar os recursos que seriam gastos pelo atendimento via telefone para outros setores, sem deixar de oferecer um serviço de qualidade. 

6. Registro de todas as informações durante o atendimento

Para buscar a melhoria e a qualificação do seu serviço, é importante que você monitore quais são as principais reclamações recebidas na sua franquia e acompanhe o desempenho das suas equipes de venda e de suporte ao cliente. 

Com um chat online, você consegue acompanhar o histórico das conversas com os seus clientes. Também pode gerar relatórios de atendimento que servirão para que você consiga otimizar o seu serviço e melhorar a gestão dos seus serviços.

7. Maior retorno de feedbacks

A realização de pesquisas de satisfação através do telefone demanda tempo. Além disso, a maioria dos clientes não espera até o final de uma ligação para oferecer seu feedback.

Através de um chat online, você pode coletar seus feedbacks de maneira simples e rápida e sem causar transtornos aos seus clientes.

A solicitação de feedback pode ser feita de maneira automatizada requerendo apenas alguns cliques, permitindo que você capte informações que sejam relevantes para a sua empresa e o seu atendimento. 

8. Otimização do seu processo de vendas

Se engana quem pensa que a única função do chatbot é responder às mensagens durante o atendimento online, o chatbot também funciona para qualificar seus visitantes automaticamente, coletar dados de contato e transferir leads para a sua equipe. 

Dessa maneira, você concentra maiores esforços naquela pessoas que estão mais próximas de fechar uma compra na sua franquia e conduzi-las pelo funil de vendas.

9. Maior chance de fidelização dos seus clientes

Como você já deve ter percebido, oferecer um serviço de chat online melhora a qualidade do seu atendimento. E oferecer um atendimento de qualidade, implica em clientes mais satisfeitos com o seu negócio. 

Clientes satisfeitos, por sua vez, sentem-se mais à vontade para continuar utilizando os serviços da sua franquia, e isso inclui realizar novas compras. Além disso, eles atuam fazendo um marketing indireto, ao comentar com seus parentes e amigos. 

Ou seja, dispor de um chat online melhora a satisfação dos seus clientes e como consequência você pode conquistar mais clientes fidelizados e também alcançar novos clientes.

10. Oferece um atendimento personalizado

Aposte na personalização de mensagens para que o seu cliente se sinta único e importante para a sua franquia.

Ferramentas de CRM (e FRM) permitem que você colete alguns dados relevantes sobre os seus clientes, e algumas dessas ferramentas possuem integração com chat online. 

Assim, é possível que você passe a personalizar suas mensagens com o nome dos seus clientes, emojis, gifs e imagens, para gerar um atendimento mais humanizado com base nas características desse cliente.

Por exemplo, você pode configurar uma mensagem de boas-vindas com o nome do seu cliente, para que ele saiba que o atendimento online está disponível naquele momento.

11. Evita a exposição negativa

Você minimiza o envio de feedback negativo em canais públicos quando os seus clientes têm algum problema. Ao invés de comentarem nas redes sociais publicamente, eles sabem que possuem um canal de atendimento com uma equipe especializada para atendê-los a qualquer momento.

Assim, evitam despertar desconfiança em alguns consumidores que ainda não conhecem o atendimento da sua franquia.

12. Canal de conveniência para o consumidor

O chat online é um canal de conveniência para o consumidor uma vez que não impede que ele realize outras atividades durante um atendimento.

Além de ficar localizado em um local de fácil acesso que contribui para que os consumidores não necessitem ir atrás de dados mais detalhados para entrar em contato com a sua empresa, como endereço de email ou número do telefone. 

Gostou dos benefícios de usar um chat online em franquias?

Prestar um atendimento de qualidade ao consumidor é essencial para que a sua franquia  consiga fidelizar os clientes e melhorar as vendas. 

No ambiente virtual, o chat online proporciona recursos para que você atenda o consumidor com qualidade, e ainda possa identificar como melhorar o serviço que a sua franquia presta, através do monitoramento de dados e de feedbacks. 

Se você ainda não encontrou o chat online ideal para a sua franquia, recomendamos que confira quais são os recursos e benefícios oferecidos pelo JivoChat. Boas vendas! 

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Filipe Pacheco

Redator em Central do Franqueado