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Engajamento

Canais de comunicação do franchising: quais são e como centralizar o diálogo interno da sua rede

7 min de leitura Carlos Griebler


No universo do franchising, onde a comunicação eficaz desempenha um papel fundamental no sucesso e na coesão de uma rede de franquias, a gestão dos canais de comunicação é uma tarefa essencial. Com uma estrutura complexa que envolve diversos stakeholders, desde franqueadores e franqueados até funcionários e fornecedores, garantir que as informações fluam de maneira clara, oportuna e eficiente é crucial para manter a coesão, promover a colaboração e impulsionar o crescimento sustentável da rede.

Neste artigo, exploraremos os principais canais de comunicação do franchising e discutiremos estratégias para centralizar o diálogo interno da sua rede. Desde plataformas digitais até reuniões presenciais, cada canal tem seu papel único a desempenhar na facilitação da comunicação entre os membros da rede. Ao compreender melhor esses canais e aprender a utilizá-los de forma eficaz, os franqueadores e franqueados podem fortalecer os laços dentro da rede, promover a troca de informações e conhecimentos e impulsionar o sucesso coletivo.

Para te ajudar a conhecer mais sobre as diversas opções que o mercado oferece, preparamos esse conteúdo. Afinal, se você possui uma unidade franqueada do outro lado do país, vai precisar de uma forma de se comunicar com ela, não é mesmo? Então confira!

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O que são canais de comunicação?

O relacionamento entre franqueador e franqueado é um dos principais pilares do franchising que estimulam o crescimento e engajamento da sua rede de franquias. Garantir que uma boa relação aconteça é buscar encontrar consensos e soluções sobre o que ocorre no cotidiano da franquia. Afinal, são eles que lidam diariamente com processos da rede.

Por isso, garantir o melhor canal para realizar essa comunicação é o primeiro passo para quem procura desenvolver um bom relacionamento com seus franqueados. Existe um ditado do mundo das franquias que é bastante intuitivo: não existe franchising sem parceria e sintonia. Por isso, promover um ambiente de diálogo e conhecimento vai ajudar muito no desenvolvimento da rede.

Nesse sentido, aliado aos benefícios trazidos pela era digital, se desenvolveram uma série de oportunidades para esse diálogo interno da rede. Antes de adentrar em quais são eles, é preciso fixar que, para atingir esse alto padrão de relacionamento, é preciso que os processos de comunicação de qualquer negócio estejam afiados. 

No franchising, é ainda mais importante. Pois, ao aderir ao sistema de franquias, os operadores de rede se associam a um modelo de negócio baseado no suporte, troca de conhecimento e ajuda mútua. Como esse suporte vai ocorrer sem um bom canal de comunicação?

Por isso, a responsabilidade pelo estabelecimento da rede de comunicação é da empresa franqueadora. Cabe a ela definir os melhores canais de troca de informação e as mensagens mais adequadas para cada situação. Além disso, também existe o papel do franqueado nesse processo, que é o de ouvir o franqueador e estar pronto para prover qualquer informação sobre sua unidade.

Agora que já sabe qual é o seu dever, seja como franqueador ou franqueado, é hora de entender quais são esses principais canais de comunicação do franchising!

Quais os canais de comunicação interna mais utilizados no franchising?

Telefone

O mais antigo dessa lista, o telefone ainda é muito utilizado por franqueadores de todo o mundo para realizar um contato mais superficial com seus franqueados. Porém, quando se trata de um suporte ou conversa mais complexa, o telefone se torna inviável, pois, além do áudio, uma visualização é necessária. 

Por isso, ainda que seja útil para conversas rápidas ou introduzir um novo tópico, o uso de ligações telefônicas está entrando em desuso. Afinal, por ser uma comunicação síncrona, exige a sincronia do tempo de dois profissionais muito ocupados, abrindo caminho para métodos menos imediatos.

E-mail

Agora, partindo para um canal assíncrono de comunicação, temos o e-mail. Popularizado com o crescimento da internet, o e-mail oferece muito mais que uma ligação telefônica em termos de possibilidades. Você pode enviar documentos, imagens, textos e muito mais, apesar de não obter uma resposta instantânea.

Ou seja, o outro interlocutor não se comunicará simultaneamente como na comunicação síncrona (telefone ou um jantar de negócios, por exemplo). No entanto, em um período de pandemia que vivemos ou limitações geográficas, se torna uma bela alternativa para a troca de informações e suporte.

O que não pode acontecer, obviamente, é transformar essa comunicação via e-mail, mais lenta e distante, em uma desculpa na hora de orientar e ajudar dentro de uma franquia. Dessa forma, o e-mail acaba se tornando algo complementar, e não a única forma de contato que existe entre franqueador e franqueado.

WhatsApp

O canal de comunicação mais usado pelos brasileiros também se tornou útil para todo o tipo de empresa. Considerado uma opção ágil e eficaz para a comunicação empresarial, o WhatsApp pode ser considerado um meio termo entre o telefone e o e-mail, à medida que oferece as duas opções de contato — síncrono e assíncrono.

Todavia, a relação entre franqueador e franqueados pode ficar confusa com o uso do WhatsApp, principalmente para o franqueador que pode acabar se perdendo em meio a tantos grupos e conversas. É claro que não podemos ignorar o potencial da ferramenta como meio de contato com interessados, como clientes e investidores. Para isso, o WhatsApp funciona muito bem!

Além disso, sua extensão, o WhatsApp Business, foi projetado para que negócios tenham mais facilidade no envio de mensagens automáticas e na segmentação de contatos. Assim, é bastante útil em negócios menores, cuja demanda e alcance são mais restritos. Porém, assim como o e-mail, não deve ser a única forma de contato.

CAF

Por fim, temos o CAF (Central de Atendimento ao Franqueado). Por se tratar de uma plataforma especializada no franchising, um bom CAF se torna um canal definitivo para uma rede de franquias. Com funcionalidades síncronas (videoconferências) e assíncronas (chat para suporte, avisos e pesquisas), você consegue centralizar toda a comunicação da sua rede em um único canal.

Dessa forma, ao instituir um CAF, fica explícito para todos os filiados a rede, onde devem ser inseridas dúvidas, demandas e auxílios. Evitando assim, que um franqueador receba mensagens via outras plataformas, o que pode ocasionar em esquecimentos, desencontros e atendimentos rasos. 

Com esse canal de comunicação digital com seus franqueados, você poderá se comunicar independentemente da região em que ambos se encontrem. É uma das maravilhas da era digital em jogo, trazendo uma plataforma que otimiza a relação entre franqueador e franqueado.

Por fim, vamos conhecer a melhor solução do mercado de franquias! 

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Como centralizar a comunicação interna da sua rede

A Central do Franqueado sabe da importância de estabelecer canais de comunicação claros e flexíveis aos seus franqueados. Por isso, dentro da solução de “Engajamento” do nosso sistema para franquias, temos dois módulos que facilitarão a comunicação interna da sua rede de uma forma incrível!

O engajamento tem como finalidade buscar resolver os problemas e elevar a eficiência da sua comunicação com franqueados. Sabemos que em uma rede de franquias são muitos os envolvidos e a comunicação muitas vezes acaba sendo prejudicada. Nesse sentido, o primeiro módulo apresentado é justamente uma Central de Atendimento ao Franqueado.

Nele, todas as trocas de informação ficam registradas na plataforma, que envia alertas sobre os prazos caso o franqueado esqueça de algum compromisso. Além disso, você pode marcar reuniões, enviar comunicados e prestar suporte à sua rede de forma segura e com toda a praticidade da nossa ferramenta.

Ainda no Engajamento, temos o módulo ‘Arquivos’. Atualmente, é essencial armazenar arquivos importantes da sua rede em lugares que possam ser acessados a qualquer hora e de qualquer lugar. Por fim, todos os dias são realizados backups, com todas as informações do sistema. Assim, você não corre o risco de perder nada! 

Essa é a Central do Franqueado! Gostou do que viu? São dezenas de funcionalidades que vão transformar a operação da sua franquia nos mais diferentes âmbitos. Junte-se às mais de 200 Franquias que já transformaram sua gestão com a Central do Franqueado!

Juntos, será fácil transformar a gestão da sua rede. O franchising é um mercado inovador e que está evoluindo constantemente por meio da transformação digital.

Acreditamos muito no nosso trabalho e confiamos que a nossa plataforma pode fazer a diferença para a sua rede. 

Ficou com alguma dúvida? Não perca muito tempo e agende uma demonstração gratuita! Teremos o prazer de apresentar nossa plataforma, criada para tornar mais prática e ágil a gestão de franquias. 

Leia também nosso artigo sobre Franchisee Success e descubra uma metodologia sensacional que pode influenciar sua rede positivamente. Esperamos você!

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Carlos Griebler

Redator em Central do Franqueado


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