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Comunicação assíncrona: o que é e como ela funciona em redes de franquias

5 min de leituraCarlos Griebler

A comunicação assíncrona, assim como todos os outros tipos de comunicação, é essencial no franchising. No caso específico da assíncrona, quando o receptor da mensagem não a recebe ou responde imediatamente, ela costuma ocorrer com bastante frequência em redes de franquias. 

Esse tipo de desconexão acontece principalmente na relação franqueador e franqueado, pois muitas vezes o tempo disponível é pouco. Então, para esse relacionamento desconectado do tempo não criar um distanciamento na relação interna da rede, é preciso se atentar a detalhes importantes da comunicação assíncrona. Confira!

Neste artigo você lerá sobre:

O que é comunicação assíncrona?

Franqueadores e franqueados devem estar em sintonia para que a rede de franquias mantenha sua padronização e qualidade. Para isso acontecer, são necessárias diversas estratégias de comunicação interna que potencializam essa relação. Entre elas, podemos destacar a comunicação síncrona e assíncrona.

A comunicação síncrona é aquela que mais estamos familiarizados. Um telefonema, uma reunião ou um jantar de negócios. Ou seja, uma conversa onde tanto o emissor quanto o receptor dialogam no mesmo tempo e de forma direta, obtendo uma resposta imediata.

Já a comunicação assíncrona, se populariza cada vez mais com os adventos tecnológicos da era digital. Aqui, o outro interlocutor não se comunicará simultaneamente como na comunicação síncrona. 

Exemplos desse tipo de comunicação são os e-mails, WhatsApp e até mesmo ferramentas de comunicação digitais com franqueados, como algumas das funcionalidades de mensagens e avisos do módulo ‘CAF’ do sistema para franquias da Central do Franqueado

Dessa forma, fica claro o que é a comunicação assíncrona e qual sua diferença para outros tipos de contato. Mas, existe um problema que acompanha a popularização desse novo tipo de comunicação: o distanciamento entre franqueador e franqueados. Afinal, se não existe urgência e clareza na hora de se comunicar, mesmo um método de comunicação tão facilitado e oportuno pode atrapalhar o relacionamento.

Neste conteúdo, trazemos mais detalhes sobre a importância da comunicação assíncrona e como balancear esse contato de forma que tudo corra bem. Continue lendo até o final para saber tudo sobre a comunicação assíncrona e uma solução incrível para sua rede de franquias!

Qual a importância da comunicação assíncrona em franquias?

Partindo do princípio de que uma franquia se constrói a partir de um bom relacionamento entre os lados envolvidos em uma rede, já vimos que são muitos os tipos de comunicação que compõem o dia a dia do franchising. Cada um desses acompanha uma série de benefícios que precisam ser lembrados, pois fazem parte de um conceito maior de um relacionamento que deve funcionar na rede.

A pandemia causada pelo novo coronavírus, por exemplo, potencializou muito o uso da comunicação assíncrona com o trabalho remoto. Segundo um Relatório de Home Office da Vaipe, ainda que 97% dos colaboradores continuem a ter acesso aos métodos de comunicação da empresa em meio a pandemia, o contato ocorre de forma assíncrona na maior parte do tempo.

Isso mostra uma necessidade de conhecimento e as ferramentas certas para caso situações exijam o uso do contato assíncrono para que a franquia continue a funcionar independente da possibilidade de uma chamada de vídeo ou uma ligação telefônica.

Como otimizar a comunicação assíncrona no franchising?

O problema é que, muitas vezes, essa comunicação mais lenta e distante acaba se tornando uma desculpa na hora de se comunicar, orientar e ajudar dentro de uma franquia. Esse tipo de contato precisa ser complementar, e não a única forma de contato que existe entre franqueador e franqueados.

Problemas na comunicação são a principal causa do fracasso de franquias, especialmente a falta de suporte. De cada 100 processos que põe em lados opostos franqueadores e franqueados, 30 estão relacionados à falta de suporte por parte dos gestores da marca. Então, é fundamental que ocorra essa preocupação para evitar esse tipo de problema de comunicação.

Com isso, surgem algumas dicas essenciais nesse momento:

Comunicação assertiva e direta

Por conta da diferença temporal e de espaço na hora de responder, confusões podem acontecer. Por isso, é necessário assertividade e objetividade em uma relação onde ruídos podem comprometer a continuidade desse relacionamento – no caso, entre franqueador e franqueado.

Equilíbrio é fundamental

Depender 100% na comunicação assíncrona é um erro. Apesar de tentador, sempre busque por alternativas para comunicação síncrona e direta. A qualidade da conversa agradece e a interação em tempo real permite situações que não são possíveis no contato assíncrono, como o contato olho no olho.

Respeite o tempo 

Franqueadores e franqueados são profissionais ocupados. Não é porque ainda não foi respondido que você está sendo ignorado. Seja paciente e lembre-se de buscar sempre o contato direto para evitar perder tempo.

Atenção é necessária!

Ainda nessa linha, também é importante não deixar o contato cair no esquecimento. Se estamos falando de assuntos mais urgentes e você não está obtendo uma resposta importante, não há problema em confiar na comunicação síncrona e realizar uma ligação, por exemplo. 

Extra: Como a Central do Franqueado pode te ajudar

Ferramentas são essenciais nesse momento. Já citamos anteriormente, mas em  nosso sistema para franquias, especificamente o módulo ‘CAF’, existem funcionalidades de comunicação que podem ajudá-lo a pôr em prática o que foi apresentado. 

A principal função do CAF é buscar resolver os problemas e elevar a eficiência da sua comunicação com franqueados. Videoconferências, mensagens diretas, avisos e reuniões serão facilitadas e possíveis com nossa plataforma.

Se tiver dúvidas, que tal bater um papo conosco? Teremos o prazer de apresentar nossa plataforma, criada para tornar mais prática e ágil a gestão de franquias. Esperamos você! 

Leia nosso artigo sobre o Franchisee Success e conheça outra metodologia que pode influenciar sua rede.

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Carlos Griebler

Redator em Central do Franqueado